Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#341423 | Camila123 | 23 jan 2014 14:54

Boa tarde Pessoal,

Peco ajuda para identificar a cidade em que meu bisavo portugues nasceu, pois enviei as informacoes que tenho disponivel para o ADP e nao conseguiram me voltar uma resposta.

Os dados sao:

Manoel (Gomes) Catharino
Nasceu em 1907 provavelmente em 11-10-1907.
Filiacao: Jose Gomes Catharino e Rosa Catharino.

Partiu do porto de Leixoes.
Meu tataravo respondeu que sua residencia local dem Portugal era FEBRE porem nao encontro nada sobre este local.

Vieram para o RJ no vapor Wyneric e chegaram em 29/12/1911.

Por favor, agradeco qualquer tipo de ajuda.

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA- Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#341437 | rfmc | 23 jan 2014 18:15 | Em resposta a: #341423

-
Camila;
.... Existe uma localidade do Concelho de Cantanhede-Distrito de Coimbra,
" FEBRES ".
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Febres
-
O apelido " Catarino " é muito comum nesta localidade.
-
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Febres%2C%20Cantanhede/who/Catarino/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
---
Cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA- Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#341446 | Camila123 | 23 jan 2014 19:10 | Em resposta a: #341437

Muito obrigada!!!! :D

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA- Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#341450 | JorgeMendes | 23 jan 2014 21:43 | Em resposta a: #341446

Cara Camila,

Sem querer lançar a confusão:
http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?anome=&anaturalidade=&apai=Jos%C3%A9+Gomes+Catarino&amae=Sem+Indica%C3%A7%C3%A3o&SUBMIT=Pesquisar

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA- Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#341453 | rfmc | 23 jan 2014 22:38 | Em resposta a: #341446

-
Camila;
... Convém analisar ao pormenor o seguinte;
"Manoel (Gomes) Catharino
Nasceu em 1907 provavelmente em 11-10-1907.
Filiacao: Jose Gomes Catharino e Rosa Catharino.

Partiu do porto de Leixoes.
Meu tataravo respondeu que sua residencia local dem Portugal era FEBRE porem nao encontro nada sobre este local.
Vieram para o RJ no vapor Wyneric e chegaram em 29/12/1911."
---
Manuel Gomes Catarino, teria nascido em 1907.
" Você diz que foram para o Br. em 1911 "....portanto o seu avô tinha 4 anos, e teria viajado com os Pais.
A ser assim, o seu [ trisavô José Gomes Catarino ] "" talvez fosse natural de Póvoa de Varzim ""....
Como P. Varzim é uma zona Piscatória, .....Febres, fica a 18 Km da [Praia de Mira por conseguinte também
uma Localidade piscatória.....]. Poderá aqui haver algum ponto comum! ....
Está nas suas mãos averiguar o que efectivamente se passou.
--
http://goo.gl/maps/c09u6
-
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/p%C3%B3voa%20de%20varzim/who/catarino/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true

Cumptºs
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA- Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#341456 | MCNN | 23 jan 2014 23:19 | Em resposta a: #341423

Olá Camila


Pode ver aqui o registo da chegada da sua famíia ao Brasil

http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L085_091.pdf

A partir do número 9943, pode ver indicados os seus trisavós (ambos de 32 anos de idade) e quatro filhos, de nomes Maria (8 anos), Acácio (6 anos), Manuel (4 anos) e António (1 ano).

Eles iam para Taquaritinga, para a fazenda de Joaquim de Araújo Cintra.

É indicado que eles eram naturais de Febre. Trata-se com toda a probabilidade de Febres, freguesia do concelho de Cantanhede.

Aliás, as famílias que são indicadas junto à sua família eram naturais de Cantanhede e da Tocha (outra freguesia de Cantanhede).

Quando o site do Arquivo Universitário de Coimbra estiver operacional (o que não é o caso neste momento), eventualmente poder-se-á confirmar esta informação.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA- Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#341471 | Camila123 | 24 jan 2014 14:51 | Em resposta a: #341456

Muito obrigada a todos pela ajuda!

Com estes dados ja solicitei a certidao de nacimento no arquivo distrita de Coimbra!

Obrigada!!

Resposta

Link directo:

RE: A Revolta nas Febres; anos 1888

#341483 | rfmc | 24 jan 2014 17:54 | Em resposta a: #341471

-
-
Camila;

O Distrito de Coimbra não tem arquivo Distrital, estando os documentos
entregue à guarda do Arquivo da Universidade de Coimbra, para onde
vc. deverá encaminhar o seu pedido.

A titulo de informação, envio um tópico onde é comentado passagens da
história da Vila de Febres, anos 1888, teria o seu trisavô cerca de 30 anos.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=328757&fview=e
-
Arquivo Univ. Coimbra
Endereço Postal:
Rua São Pedro, nº 2, 3000-370 COIMBRA.
Telefone:
+351 239 859 855
auc-geral@auc.uc.pt
-----
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: A Revolta nas Febres; anos 1888

#341486 | Camila123 | 24 jan 2014 19:06 | Em resposta a: #341483

Muito obrigada pela ajuda!

Encaminhei um pedido com todos os dados que pussuo porem foi pesquisado o periodo equivocado, entao pedi novamente para que verificassem e estou aguardando a resposta desde entao.


Estou lendo sua indicacao de leitura sobre a Revolta nas Febres, no entanto o meu trisavo nasceu em 1879.
Muito obrigada pela indicacao!

Resposta

Link directo:

AJUDA - Certidao de Nascimento nao encontrada

#341657 | Camila123 | 28 jan 2014 11:46 | Em resposta a: #341486

Bom dia a todos!

Gostaria de uma ajuda se possivel, pois solicitei pesquisa na Universidade de Coimbra referente a certidao de nascimento/batismo de meu bisavo Manoel Gomes Catharino porem nao foi encontrada. A pesquisa foi realizada no ano em que ele nasceu 1907 e inclusive 1908.

Ele veio de Febres porem nada foi encontrado para esta localidade.

Como posso saber a localidade do nascimento dele? Alguma forma de pesquisa?

Agradeco muito desde ja!

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - Certidao de Nascimento nao encontrada

#341664 | MCNN | 28 jan 2014 13:03 | Em resposta a: #341657

Olá Camila

Não estranho a notícia que lhe deram porque eu já havia procurado esse baptismo mas não o tinha encontrado.

Só não lhe disse nada porque tinha esperança que tivesse sido falha minha, e como sabia que a Camila tinha feito o pedido ao Arquivo resolvi esperar pela resposta deles.

De qualquer forma, deixe-me adiantar-lhe que a sua família era mesmo daquela zona, pois eu encontrei o assento de casamento dos seus trisavós e o assento de baptismo de dois irmãos do seu bisavô.

Logo mais, quando estiver em casa, voltarei aqui.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Gomes Catarino

#341677 | rfmc | 28 jan 2014 16:57 | Em resposta a: #341657

-
Camila,
... Deve ter em linha de conta aquela mensagem de um
Confrade, que encontrou uma ficha da CEPESE ID 323964,
Manuel Gomes Catarino, Natural Póvoa Varzim, Pai; José
Gomes Catarino. Mãe; sem indicação.
http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?anome=&anaturalidade=&apai=Jos%C3%A9+Gomes+Catarino&amae=Sem+Indica%C3%A7%C3%A3o&SUBMIT=Pesquisar
-----
Pode dar-se o caso de ter nascido na Póvoa Varzim [Norte], e posteriormente ter constituído família em
Febres-Concelho Cantanhede-Distrito de Coimbra [Centro], aliás conforme já lhe tinha sugerido em mensgª anterior. [ Em última análise, se se confirmar a indicação dada pelo A.U. Coimbra, deve tentar P. Varzim.]
Como já foi ventilado,na Póvoa de Varzim, existem alguns apelidos " Catarino ".
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - Certidao de Nascimento nao encontrada

#341706 | MCNN | 29 jan 2014 00:09 | Em resposta a: #341657

Olá Camila


Afinal não vou ter muito tempo hoje, mas aqui vai o que eu descobri

José Gomes Catarino e Rosa de Jesus casaram em Febres em 02/05/1902. Eram ambos naturais de Febres.

Pode ver o assento aqui:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=48011

(seleccione a imagem 7, e é o registo número 14)


Um filho deles de nome Acácio nasceu no lugar de Cabeços, freguesia de Febres em 02/03/1905, pode ver o baptismo aqui:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=47996

(seleccione a imagem 13, e é o registo número 48)



Um outro filho de nome António nasceu no lugar de Cabeços, freguesia de Febres em 31/10/1910, pode ver o baptismo aqui:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=121224

(seleccione a imagem 51, é o registo número 143)


Como pode ver, eram naturais de Febres.

Já agora, esclareço-a que eles não eram da Póvoa de Varzim, e a pessoa que aparece no Cepese com nome igual ao do seu bisavô nasceu em 1872, muito antes do seu bisavô, além de que não existe relação alguma entre Febres e Póvoa de Varzim.

Deve pois concentrar os seus esforços, em primeiro lugar, no concelho de Cantanhede.

Se não apareceu o baptismo do seu bisavô, isso quererá dizer que a idade dele pode não estar correcta, pode ter sido baptizado noutra paróquia, etc.

Amanhã conto trazer-lhe mais notícias.

Mas para já queria perguntar-lhe que nomes aparecem no assento de casamento do seu bisavô como seus pais e avós ? E no nascimento do seu avô, que nomes aparecem como avós paternos ? O seu bisavô faleceu no Brasil ? Sabe onde e quando ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - Certidao de Nascimento nao encontrada

#341721 | Camila123 | 29 jan 2014 13:38 | Em resposta a: #341706

Bom dia Mario!

Muito obrigada pela ajuda!

Bom, o nome que aparece nos documentos de minha avo e Manuel Gomes Catarino.

Meu bisavo faleceu no Brasil, na cidade de Cianorte no estado do Parana, na data 17 janeiro 1986

Estou aguardando a resposta de alguns tios que moram em Cianorte referente aos documentos dele, assim que eu receber postarei aqui as informacoes!

Ate agora, o que eu consegui, e que pode ser que ele seja de 1906 tambem. Pois houve uma alteracao na data de nascimento dele, variando entre marco e novembro. Estou aguardando a confirmacao.


Obrigada a desde ja!

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - Certidao de Nascimento nao encontrada

#341727 | a13263 | 29 jan 2014 16:07 | Em resposta a: #341721

Cara Camila,


Já viu o registo de óbito do seu bisavô? É o número 9379.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-12027-21411-34?cc=2016194&wc=M97R-YMN:158110702

Nele é dito que tinha 77 anos aquando da morte.


Cumprimentos,
Ana Silva

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - Certidao de Nascimento nao encontrada

#341750 | MCNN | 29 jan 2014 23:34 | Em resposta a: #341721

Boa noite Camila


Tal como prometido, aqui estou eu de volta, mas desta vez com notícias mais concretas.

Esta mensagem vai ser longa, mas acredite que vale a pena lê-la até ao fim.

Em face de não se ter encontrado o assento de baptismo do seu bisavô em Febres no ano de 1907, fiquei com muitas dúvidas quer sobre a idade dele quer sobre o lugar onde ele tinha nascido.

Acontece, e isto eu ainda não he tinha dito, que eu já tinha procurado pelo assento de baptismo do seu bisavô no ano de 1907 em todas as outras freguesias de Cantanhede e também não tinha encontrado nada.

E também já tinha procurado nos outros anos da freguesia de Febres, e nada tinha encontrado.

Aliás, e deixe-me que lhe diga, cheguei até a pôr em dúvida que o seu bisavô fosse de facto filho de José Gomes Catarino e de Rosa de Jesus.

A razão é simples, em Outubro de 1907 por coincidência nasceu em Febres uma criança baptizada com o nome de Manuel, filha de um José Catarino e de uma Guilhermina.

Vai daí considerei a hipótese deste Manuel ser um qualquer primo ou sobrinho de José Gomes Catarino e que o tivesse levado consigo para o Brasil, tendo dito às autoridades quando chegou ao Brasil que era seu filho.

Foi também por isso que eu lhe perguntei como é que se chamavam os pais e avós do seu bisavô nos registos do Brasil.

Como estava num beco sem saída, resolvi procurar o pedido de registo de passaporte dos seus trisavós quando foram para o Brasil.

E encontrei, como pode ver no link abaixo:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-25479-20945-9?cc=1928596&wc=M945-YWG:1436126093

É o pedido número 3678, e aí é indcado que o seu bisavô era filho deles e tinha 4 anos de idade.

Em face disso convenci-me que ele era mesmo filho de José Gomes Catarino e de Rosa de Jesus, pelo que as minhas suspeitas não passavam de divagações.

Resolvi depois procurar o processo associado a este pedido de passaporte. encontrei-o e o mistério ficou esclarecido !!!!

O processo começa aqui:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1971-38564-699-89?cc=1928596&wc=M945-YJQ:n678154050

Vai desde a imagem número 470 até à imagem número 484.

Este processo contém a transcrição dos assentos de baptismo de todos os quatro filhos dos seus trisavós.

A transcrição do assento de baptismo do seu bisavô está nas imagens 481 e 482:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-38564-845-42?cc=1928596&wc=M945-YJQ:n678154050

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1971-38564-584-53?cc=1928596&wc=M945-YJQ:n678154050


A razão pela qual não foi encontrado o assento de baptismo do seu bisavô é muito simples, o pároco em vez de dizer que ele era filho de José Gomes Catarino disse que ele era filho de José Francisco.

Aliás, no final da imagem 482 está isso dito, que o verdadeiro nome do pai era José Gomes Catarino.

De notar que o seu trisavô quando casou identificou-se como José Francisco Catarino.


Em conclusão, o assento de baptismo do seu bisavô está aqui:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=47998

(imagem 38, é o registo número 98)

O seu bisavô nasceu em 21/08/1907 !!!!

Mas que grande aventura !!!!

Mas acabou bem, graças a Deus.


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - Certidao de Nascimento nao encontrada

#341765 | Camila123 | 30 jan 2014 12:14 | Em resposta a: #341750

Mário, eu nao tenho palavras para descrever o quanto estou grata por toda a ajuda que me foi prestada!

Agradeco muito mesmo a sua boa vontade e dedicacao, pois gracas a voce consegui os documentos que tanto procurei!


Muito obrigada por tudo!

Resposta

Link directo:

AJUDA- Certidão de Casamento - Brasil

#354627 | Camila123 | 11 fev 2015 19:37 | Em resposta a: #341423

Boa tarde Pessoal,
Ainda estou nesta jornada haha e desta vez preciso da certidão de casamento entre meu bisavô Manuel Gomes Catharino e minha bisavó Maria Luchette. Ambos se casaram no Estado de São Paulo entre os anos de 1920 a 1930. Acredito que provavelmente na cidade de São Carlos, porém não posso afirmar com toda certeza.
Muito obrigada pela ajuda, este forúm e todos vocês tem me ajudado muito, já estou para dar entrada na transcrição de casamento + óbito para Portugal! :)

Resposta

Link directo:

AJUDA- Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#354635 | igtorres | 11 fev 2015 22:06 | Em resposta a: #341423

Caro Confrades,

Boa noite!

Estou a procurar informações sobre a partida de minha Bisavó, Maria Goncalves Ferreira (ou Maria Thome Goncalves Ferreira) e seus pais, Antonio Thome da Silva e Ritta Goncalves Ferreira, de Portugal para o Brasil, entre os anos 1870 a 1880.

Minha Bisavo nasceu em 1865 em Portugal, porem seus documentos no Brasil não informam em qual localidade ela nasceu. Sei apenas que ela veio em idade tenra para o Brasil (entre 5 e 10 anos de idade) com seus pais, meus Triavos.

Fui informado que eh possível recuperar os registos de solicitação dos passaportes junto aos arquivos dos Governos Civis daquela época, que são 17 ou 18 no total. Encontrei na Internet arquivos digitalizados desse período dos Governos Civis de Lisboa e de Coimbra.

Pergunto aos caros amigos:
Existe alguma outra forma de tentar localizar esses registos, ou terei que investigar nos 17 arquivos dos Governos Civis?
Sao realmente 17?
Estão todos digitalizados?
Havia algum tipo de centralização para emissão dos passaportes?

Agradeço qualquer ajuda ou orientação.

Saudacoes

Igor Goncalves Torres

Resposta

Link directo:

AJUDA- Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#355924 | Tânia Reis | 20 mar 2015 02:53 | Em resposta a: #354635

Olá Igor
Também estou numa situação igual a sua. Esse arquivo a que você se referiu, poderia me repassar? Só tenho o nome do meu avô e que era português, mas não sei de que cidade. Como data de nascimento também só tenho o ano pelos dados da idade na certidão de óbito.
Qualquer luz que você puder me dar ficarei muito agradecida.
Grata
Tânia Reis

Resposta

Link directo:

AJUDA- Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#355925 | Tânia Reis | 20 mar 2015 03:01 | Em resposta a: #341456

Olá Camila,
Lendo sua postagem vi que o Mário César Navarro te passou um link com o registro de imigração. Você saberia me dizer como posso conseguir isso também? Quem é esse senhor que te deu esse caminho?
Também estou querendo o registro de nascimento de meu avô, mas tenho poucos dados dele.
Se você puder me dar uma direção ficarei muito agradecida.
Grata
Tânia Reis

Resposta

Link directo:

AJUDA- Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#355937 | Camila123 | 20 mar 2015 11:49 | Em resposta a: #355925

Bom dia Tania!
Você pode conseguir através deste site : http://200.144.6.120/memoriaimigrante/ se estiver no Brasil como eu :)

Resposta

Link directo:

AJUDA- Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#356045 | Tânia Reis | 23 mar 2015 04:40 | Em resposta a: #355937

Oi Camila,
Obrigada pela informação. Coloquei na pesquisa mas não gerou resultado. Meu avô era do Rio. Você sabe dizer se aqui no Rio também tem arquivo como o de S. Paulo?
Muito grata pelas informações
Tânia Reis

Resposta

Link directo:

Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#388421 | rafael_andrade1311 | 15 jan 2018 19:43 | Em resposta a: #341423

Boa tarde Pessoal,

Estou procurando o certidão de nascimento do meu Bisavo para então tentar obter a cidadania portuguesa.

Estou procurando ha meses e confesso que estou perdendo as esperanças.
Como ultima tentativa, gostaria de pedir a ajuda de vocês.

Os dados que possuo no momento do meu bisavo são:

Nome: Armando Marques Videira
Casado com: Evangelina da Cruz Videira

Pai: Antonio Marques Videira
Mae: Maria das Dores

Nascimento: 1910/1911
Local: Febres / Carmaneiras

Registro de chegada no Brasil:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9JS-NJZK?i=250&cc=2140223

Porto de Santos - SP


.

Como meu bisavo morreu qndo meu vo tinha apenas 13 dias de vida nao consigo nem sequer saber exatamente sua data de nascimento.

Por parte da familia o maximo que consegui foi seu atestado de obito, cujo acredito nao constar nenhuma informacao relevante, apenas a data de sua morte:
1 de agosto de 1940


Agradeceria muito se alguem pudesse me dar umas dicas/caminho etc..

Muito obrigado

Rafael

Resposta

Link directo:

Certidao de nascimento/Passaporte - Portugal

#388444 | MCNN | 16 jan 2018 16:17 | Em resposta a: #388421

Boa tarde Rafael

Se seu bisavô era natural de Camarneira, então a freguesia a procurar seria a de Covões, que é uma freguesia vizinha à de Febres, também no concelho de Cantanhede

Tenha em atenção ainda um dado muito importante, o nome do pai do seu bisavô não era António Marques Videira. Era, isso sim, Manuel Marques Videira.

Os pais do seu bisavô casaram em Covões em 03/06/1905, pode ver aqui o assento de casamento (onde o pai do seu bisavô é identificado com o nome de Manuel José Videira):

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=47960&FileID=691662

(selecione a imagem número 12)

Quanto ao seu bisavô, ele nasceu em Areia da Camarneira, Covões, em 11/06/1911, e foi registado em 18/06/1911. Estamos a falar de registo civil e não de registo paroquial, pois os paroquiais vão só até 03/1911.

Para obter uma certidão de nascimento do seu bisavô terá de contactar a Conservatória do Registo Civil de Cantanhede.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 09:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen