famílias sequeira e amarante em horta, faial

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

famílias sequeira e amarante em horta, faial

#16612 | JoaoSLopes | 03 fev 2002 18:24

Descendo do casal Mateus José de Sequeira e Joana Ignacia do Amarante, casados em Horta por volta de 1740. Foram pais de Elisia Rosa de Sequeira, Ritra Guilhermina de Sequeira e Jose Inacio de Sequeira, e provavelmente do padre Felisberto Jose de Sequeira, talvez o mesmo que foi deputado. Gostaria de informacoes sobre estas familias faialenses.

Resposta

Link directo:

RE: famílias sequeira e amarante em horta, faial

#16614 | 1947 | 03 fev 2002 18:43 | Em resposta a: #16612

Receio que a sua Joana Inácia de Amarante seja oriunda da vizinha ilha de S. Jorge, onde este apelido está localizado e satisfatoriamente estudado. Seria desejável obter o assento de casamento para deduzir a freguesia de origem.
Também existem Sequeiras em S. Jorge, e não os conheço no Faial, o que, em boa verdade, não quer dizer que não existam.
Aconselho-o a persistir na pesquiza desse assento
Cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: famílias sequeira e amarante em horta, faial

#16615 | JoaoSLopes | 03 fev 2002 18:56 | Em resposta a: #16614

De fato acho possível que estes Sequeiras e Amarantes venham de S.Jorge, mas ainda não pesquisei nos registros de Horta. Descobri estes meus antepassados em São Roque semana passada, através de microfilmes. Minha antepassada Elisia Rosa de Sequeira casou-se com Tomás José Lopes, natural de S.Pedro de Angra do Heroísmo, pais de Tomas Jose Lopes de Sequeira, que casou com Ana Isabel de Melo, e migraram para o sul do Brasil.
Tenho vasta ascendência açoriana, incluindo ramos em Vila do Topo, Calheta, Norte Grande, Velas, Ribeira Seca e Santo Amaro. Futuramente pretendo pesquisar os registros de Hortas, embora eu não saiba ainda qual das 3 freguesias (Matriz, Conceicao ou Angustias.

Resposta

Link directo:

RE: famílias sequeira e amarante em horta, faial

#16653 | 1947 | 04 fev 2002 12:52 | Em resposta a: #16615

Meu Caro João S Lopes
Está a iniciar um processo que vai levar o seu tempo mas tem boas hipóteses de o compensar, uma vez que os paroquiais respeitantes ás zonas donde terão vindo os seus ascendentes recuam frequentemente até ao começo do séc XVII, com excepção do Pico.
Conheço razoavelmente as freguesias da Calheta , Topo e Ribeira Sêca e cá estarei para o ajudar, na medida do que souber e puder.
com os meus cumprimentos
manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: famílias sequeira e amarante em horta, faial

#16654 | JoaoSLopes | 04 fev 2002 13:08 | Em resposta a: #16653

Fiz uma pesquisa bem detalhada em Calheta e Vila do Topo (onde listei todos casamentos de 1633 a 1731, 1756-1760). Tens algum antepassado em Calheta e Topo?

Em Ribeira Seca ainda não pesquisei, mas tenho antepassados lá no casal JERONIMO DE SOUZA e APOLONIA MACHADO, casados por volta de 1740. Se puder me ajudar agradeço.
jodan99@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: famílias sequeira e amarante em horta, faial

#16674 | 1947 | 04 fev 2002 20:15 | Em resposta a: #16654

Caro João
Vou procurar o seu casal nos meus apontamentos, entretanto para ordenar os Silveiras do Topo nrcessitava dos primeiros vinte anos de óbitos e baptismos do Topo. O meu email é
fsomas@clix.pt
Abraços
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: famílias sequeira e amarante em horta, faial

#16694 | 1947 | 04 fev 2002 23:09 | Em resposta a: #16674

Caro parente João:
Muito obrigado pela sua impecável gen. jorgense onde chegou a conclusões que me demoraram anos. Se recebeu o meu esboço, ainda estou a passá-lo, verificará que a ascendência do nosso Francisco Lopes é ainda só uma proposta. Julgo que o Pedro Mendes de Vasconcrlos seja fº dum Tristão Mendonça Vasconcelos, das Velas.
Afinal sou eu a aprender consigo. Para "acabar de passar os Matos da Silveira precisava dos baptismos e óbitos ( sobretudo as ttas, respeitantes ao Francisco Lopes, mulher e respectivos filhos e o mesmo no tocante a uma Águeda de Matos, viúva de António Álvares, que casa 1636, no Topo, com Paulo Ferreira, pode mandar-mos
Um abração do parente Manuel

Resposta

Link directo:

RE: famílias sequeira e amarante em horta, faial

#16848 | jobe00 | 06 fev 2002 23:51 | Em resposta a: #16694

Manel
Com que então lucubrações sobre estas matérias e eu a ver navios!Que genealogia é essa do João Sousa Lopes com quem troquei informações no rootsweb que cancelei por causa dos virus.
Dá notícias
João Bettencourt de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: famílias sequeira e amarante em horta, faial

#16862 | 1947 | 07 fev 2002 01:12 | Em resposta a: #16848

João
Tenho 40 p. de Gulartes a partir de António Luís e Barbara Gularte. Dá-me o teu email p. f.
Também vou entroncando com segurança todos os Silveiras do Topo, bem quase todos os que o Zé Pereira da Cunha dizia que não eram entroncáveis
Manel

Resposta

Link directo:

RE: famílias sequeira e amarante em horta, faial

#16865 | jobe00 | 07 fev 2002 11:03 | Em resposta a: #16862

Manuelaqui segue o meu mail:joaobett@mail.telepac.pt
aguardo ansioso!O J.S.L. não fez nada dos Lemos?
fraternal abraço,
João Gato

Resposta

Link directo:

RE: famílias sequeira e amarante em horta, faial

#16869 | 1947 | 07 fev 2002 12:39 | Em resposta a: #16865

João Gato No brasil estão muito mais avançados do que nós, mesmo técnicamente, para não falar já do impressionante banco de dados.
A contactar, sem falta, sobre os lemos
jodan99@uol.com.br
Manuel Gularte Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: famílias sequeira e amarante em horta, faial

#17014 | JoaoSLopes | 10 fev 2002 22:05 | Em resposta a: #16869

Este fórum foi muito útil para descobrir tantas ligações em comum com Manuel Lamas, e agora vejo as mensagens do João Bettencourt, com quem já havia me comunicando. Mas o assunto inicial acabou ficando para trás. De onde vêm os Sequeiras faialenses? Desconfio que de Velas ou Manadas? Alguma pista?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 04:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen