Família Gandra - Valença

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Gandra - Valença

#341541 | ana.gandra | 26 jan 2014 00:05

Boa noite a todos:

Meu bisavô chamava-se Joaquim Luiz da Gandra, nascido a 21-Nov-1894 na localidade de Gandra, Valença. Era filho de António da Gandra e de Maria Rita, segundo a certidão de nascimento.

Terá falecido em Lisboa entre 1950 e 1952

Gostava de poder obter mais informações acerca de outros Gandras que possam ter conhecido alguma destas personagens, pois não sei se o meu bisavô teve irmãos ou não, e gostava de fazer a minha árvore genealógica de uma forma completa, de forma a descobrir as origens da família e do apelido Gandra.

Obrigada desde já.
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família Gandra - Valença

#341546 | JorgeMendes | 26 jan 2014 01:07 | Em resposta a: #341541

Cara Ana,

Correndo o risco de lhe estar a dar informação que porventura já possa ter (principalmente se a Ana residir na zona de Valença), informo que existem vários "Gandras" em Gandra-Valença que poderão ter conhecido ou ouvido falar da pessoa que refere. Tinha conhecimento?

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Gandra - Valença

#341562 | ana.gandra | 26 jan 2014 16:47 | Em resposta a: #341546

Caro Jorge,

Eu resido em Lisboa, e não tenho grandes informações deste ramo familiar, pois o meu bisavô faleceu ainda antes do meu pai nascer. A única certeza é que em 1924, este bisavô que refiro já se encontrava em Lisboa, pois o meu tio-avô nasceu já em Lisboa e o meu avô tb, em 1927, ambos na freguesia de São José.

Por vezes procuro em redes sociais pelo apelido Gandra e encontro imensa gente que não consigo (ainda) relacionar com a família, mas são todos do Norte. Em Lisboa, esse apelido é raro. Já consultei nas páginas amarelas.
A minha ideia era conseguir encontrar algum parente (descendentes de primos/irmãos deste meu bisavô) que me conseguisse fornecer alguns dados, ou datas de forma a eu conseguir consultar os registos.

Como não tenho grandes posses financeiras fica fora de questão andar a pedir certidões ao registo civil, para além de que não tenho datas concretas, apenas as estimadas pelo avançar das gerações.

Muito obrigada pela sua resposta.
Cumprimentos
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Gandra - Valença

#341638 | JorgeMendes | 27 jan 2014 23:19 | Em resposta a: #341562

Cara Ana,

Se mais do que estabelecer contacto com pessoas que tenham informação sobre o seu bisavô, o seu principal objectivo é essencialmente obter informação para construção da sua árvore genealógica, uma vez que tem a data e local de nascimento do seu avô, facilmente poderá obter uma cópia do registo de nascimento do seu avô na respectiva conservatória do registo civil (em Lisboa). As cópias dos registos custam 1€ (as certidões custam 20€).

No registo de nascimento do seu avô muito provavelmente encontrará o nome do seus bisavós, e respectiva idade à data de nascimento do seu avô (logo a data aproximada de nascimento dos seus bisavós) e ainda os nomes dos seus quatro trisavós.

Admitindo que todos esses ascendentes são de Gandra-Valença, de momento será difícil progredir pois os registos desta freguesia existentes no Arquivo Distrital de Viana do Castelo não estão ainda online, mas mais tarde ou mais cedo estarão.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Gandra - Valença

#341746 | ana.gandra | 29 jan 2014 21:00 | Em resposta a: #341638

Caro Jorge,

Obrigada pela sua resposta.

De facto possuo a Certidão de Nascimento do meu bisavô (original) que estava nos papéis do meu avô aquando da sua morte.
Mas a única informação que tem é a data de Nascimento, a freguesia e o nome dos progenitores, sem datas.
Daí a minha dúvida...

Não sei como colocar imagens no fórum senão mostrava-lhe.

Mas fico-lhe grata pela sua mensagem.

Atenciosamente
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Gandra - Valença

#341796 | JorgeMendes | 30 jan 2014 22:05 | Em resposta a: #341746

Cara Ana,

Uma vez que a certidão de nascimento é extraída do assento de nascimento ou baptismo, muito provavelmente o registo original de baptismo do seu bisavô terá mais informação do que a que consta na certidão que possui.

Sugiro que coloque novo post neste fórum, colocando no assunto explicitamente um pedido de ajuda a quem frequente o AD de Viana do Castelo, indicado a informação que já tem do seu bisavô, para que alguém aceda ao registo de baptismo do seu bisavô e tente obter nele informação adicional.

Cumprimentos
Jorge Mendes

Resposta

Link directo:

Família Gandra - Valença

#406897 | lelasousa | 28 ago 2018 21:12 | Em resposta a: #341541

Em minha busca pelos registros de Gandra, encontrei mais filhos de Antonio de Gandra e Maria Rita. Se você ainda está procurando por registros, me avise.

Maria Alves Sousa

Resposta

Link directo:

Família Gandra - Valença

#413278 | anagandra | 19 mar 2019 20:54 | Em resposta a: #406897

Boa noite.

Só li a sua mensagem hoje, estive afastada da genealogia durante uns tempos. Estou interesssada sim. Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Gandra - Valença

#448646 | anagandra | 30 jun 2023 20:59 | Em resposta a: #341541

Alguém pode ajudar neste tópico?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Gandra - Valença

#448647 | ADB | 30 jun 2023 21:42 | Em resposta a: #448646

Cara Ana

Só a posso ajudar no que respeita à genealogia e não a localização de parentes.

Segue o batismo do seu bisavô, podendo agora tentar localizar o casamento dos pais e outros eventuais filhos deles.

https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1110036 160/161.tif.

De referir que apenas vai poder prosseguir na linha paterna, uma vez que a avó materna era uma Carlota Amália Exposta. É pena mas a genealogia é mesmo assim, é difícil que alguém não tenha na sua árvore pelo menos um exposto.

Boas pesquisas e boa sorte!

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Família Gandra - Valença

#448648 | ADB | 30 jun 2023 21:51 | Em resposta a: #448647

Cara Ana

O óbito dele foi muito longe dos anos que indicou: 1936! Tinha casado em 1922.

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7666097 327.tif.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 12:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen