Ao confrade que está adicionando a ascendência do casal Manuel de Sousa e Helena Luís de Portela

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ao confrade que está adicionando a ascendência do casal Manuel de Sousa e Helena Luís de Portela

#341645 | vmo123 | 28 jan 2014 05:53

Ao confrade que está adicionando no Geneall a ascendência do casal Manuel de Sousa e Helena Luís que casaram-se em São João da Boa Vista e tiveram filhos em Portela, ambas freguesias de Penafiel, gostaria de o contactá-lo pois descobri ser descendente destas pessoas.

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Ao confrade que está adicionando a ascendência do casal Manuel de Sousa e Helena Luís de Portela

#341646 | vmo123 | 28 jan 2014 06:28 | Em resposta a: #341645

Já o informo, que a ascendência dada a Benta Luís ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2097100 ) casada com Gonçalo António é cronologicamente improvável, pois Benta Luís teve um filho baptizado em 1701 em Portela, Penafiel, portanto, Benta não pode ter uma mãe nascida em 1676, e também em seu assento de matrimonio consta que era natural de São Tomé de Canas, e não de Rans.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Ao confrade que está adicionando a ascendência do casal Manuel de Sousa e Helena Luís de Portela

#341656 | aapamp | 28 jan 2014 11:43 | Em resposta a: #341646

Caro confrade Vinicius
Eu bem lhe dizia para não confiar em nada do que esse "geneologo" anda para aí a colocar.
O mesmo confrade para azar meu parece que entronca em alguns meus ascendentes e o dito senhor entretem-se a colocar informações erradas aos montes.São tantos os erros que não podem ser enganos,e no meu caso o dito senhor parecia que andava a querer colecionar bolinhas...mas já ficou sem todas...embora ainda continue com uma Maria da Mota http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2170934
que conseguiu casar antes de nascer...
Aparentemente esta ascendencia
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=602396
parece ser colocada também pela mesma pessoa.... se for deve ser a mesma maravilha de correção das outras linhas nossas conhecidas.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ao confrade que está adicionando a ascendência do casal Manuel de Sousa e Helena Luís de Portela

#341658 | PP | 28 jan 2014 12:04 | Em resposta a: #341645

Caro confrade Vinicius,

Se lhe interessar estes dados para as suas investigações...

Manuel Luís de SOUSA c.c. Clara Maria LUÍS, a 05.02.1773, na Igreja de São Martinho de Parada de Todeia, Penafiel.

Casaram numa sexta-feira de manhã, tendo a cerimónia sido celebrada pelo padre cura Teodósio Pinto Brandão, da dita igreja, por ordem «do muito? reverendo [ilegível] Doutor Provisor e Juiz dos Casamentos, sendo dispensados no 2.º grau de consanguinidade; foram testemunhas: o padre Luís Moreira Coelho, do Lugar de «Cerreloba?» e José Barbosa, ambos da freguesia de São Martinho de «Perada de Todea» (Parada de Todeia), Paredes. Nota: No assento de casamento não consta o nome dos pais dos nubentes, apenas constam os nomes dos avós paternos e maternos de ambos.

Manuel de SOUSA c.c. Helena Maria LUÍSA, a 12.01.1739, na Igreja de São Pedro da Boa Vista, Boa Vista, Galegos, Penafiel.

Casaram numa segunda-feira, tendo a cerimónia sido celebrada pelo [padre cura] «M.el» (Manuel) Nunes; foram testemunhas: José, «meu familiar», e Manuel Teixeira, do Lugar de Fafiais, freguesia de Boa Vista (atual freguesia de Galegos), Penafiel.

Sobre Gonçalo António tirei os seguintes apontamentos, a saber:

1725-06-04 - Era do Lugar da Aldeia, freguesia de São Pedro da Boa Vista (por volta do ano de 1824 foi anexada à freguesia do Salvador de Galegos), Penafiel.

1739-01-12 - Natural da freguesia de São Pedro da Boa Vista (por volta do ano de 1824 foi anexada à freguesia do Salvador de Galegos), Penafiel.

1773-02-05 - Natural da freguesia de São Pedro da Boa Vista (por volta do ano de 1824 foi anexada à freguesia do Salvador de Galegos), Penafiel, ou natural da freguesia de São Tomé de Canas, «Comarca e Bispado de Penafiel». (constam duas naturalidades diferentes no dito assento; Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Parada de Todeia - Paredes (1770-12-23 a 1807-09-21) (Parada de Todeia, Paredes, Porto, Portugal, Paróquia de Parada de Todeia, 1770-12-23 a 1807-09-21), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/1/2 - 7.2, fólio 104, assento de 1773-02-05).


Sobre Benta Luís tirei os seguintes apontamentos, a saber:

1725-06-04 - Era do Lugar da Aldeia, freguesia de São Pedro da Boa Vista (por volta do ano de 1824 foi anexada à freguesia do Salvador de Galegos), Penafiel.

1739-01-12 - Natural da freguesia de São Tomé de Canas, Penafiel, e assistente no Lugar da Aldeia, freguesia de São Pedro da Boa Vista (por volta do ano de 1824 foi anexada à freguesia do Salvador de Galegos), Penafiel.

1773-02-05 - Natural da freguesia de São Tomé de Canas, Penafiel, «Comarca e Bispado de Penafiel».

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Ao confrade que está adicionando a ascendência do casal Manuel de Sousa e Helena Luís de Portela

#341661 | PP | 28 jan 2014 12:33 | Em resposta a: #341645

Caro confrade Vinícius,

Informo que a freguesia chama-se São Pedro de Boa Vista.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Ao confrade que está adicionando a ascendência do casal Manuel de Sousa e Helena Luís de Portela

#341687 | vmo123 | 28 jan 2014 19:12 | Em resposta a: #341656

Caro confrade António Mendes,

é realmente uma pena que isso aconteça, o Geneall é um site fascinante e não merece o mal uso por parte de pessoas de má fé.

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Ao confrade que está adicionando a ascendência do casal Manuel de Sousa e Helena Luís de Portela

#341688 | vmo123 | 28 jan 2014 19:20 | Em resposta a: #341658

Caro confrade PP,

muitíssimo obrigado por todas estas referências que documentam bastante estes meus antepassados, Helena Maria Luísa, minha 7ª avó foi batizada em São João da Boa Vista em 1704, ela era mãe de meu 6º avô Antônio Luís de Sousa, nascido em Portela em 1743 que veio ao Brasil e aqui se instalou na cidade de Ibituruna, estado de Minas Gerais.

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Ao confrade que está adicionando a ascendência do casal Manuel de Sousa e Helena Luís de Portela

#341691 | PP | 28 jan 2014 20:48 | Em resposta a: #341688

Caro confrade Vinícius,

Informo que a freguesia chama-se São Pedro de Boa Vista.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Ao confrade que está adicionando a ascendência do casal Manuel de Sousa e Helena Luís de Portela

#341707 | vmo123 | 29 jan 2014 00:59 | Em resposta a: #341661

Caro confrade PP,

é verdade, perdoe-me o erro, São Pedro da Boa Vista, e não São João.

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 05:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen