Caso insólito a não existência de certidão de óbito

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Caso insólito a não existência de certidão de óbito

#341762 | Cristina Lima | 30 jan 2014 11:28

Peço ajuda aos entendidos para desvendar este mistério de não encontrar o assento de óbito do meu avô José Augusto de Lima, falecido e enterrado em 1950 na Foz do Douro.
Não existe qualquer registo no Arquivo Central do Porto, local onde segundo indicação do Arquivo Distrital do Porto estão os arquivos dos assentos de óbito. Não sei o local de nascimento nem data. Como devo proceder para conseguir alguma informação por ínfima que seja? Obrigada.

Cristina Lima

Resposta

Link directo:

RE: Caso insólito a não existência de certidão de óbito

#341767 | MJNFVC | 30 jan 2014 12:31 | Em resposta a: #341762

Sugiro que se dirija pessoalmente às secretarias dos cemitérios portuenses para tentar saber o que pretende, já que estas dispõem de livros de enterramentos, organizados por ordem de data, para o que talvez necessite de obter previamente autorização do município da cidade.

Resposta

Link directo:

RE: Caso insólito a não existência de certidão de óbito

#341771 | Cristina Lima | 30 jan 2014 13:12 | Em resposta a: #341767

Boa tarde.
Agradeço a a sua sugestão, mas antes de me derigir ao Arquivo Central do Porto, contactei os cemitérios da Foz do Douro e Nevogilde, onde me disseram que como estavam sobre a tutela das juntas de freguesia os arquivos dos assentos de óbito estavam na posse destas.
Após contactos com as juntas de freguesia da Foz do Douro e Nevogilde nada consegui pois os registos terminavam no ano de 1902...

Resposta

Link directo:

RE: Caso insólito a não existência de certidão de óbito

#341775 | evieira | 30 jan 2014 14:26 | Em resposta a: #341762

Se souber em que cemitério o seu avô foi sepultado, com a data aproximada pode no cemitério procurar o seu registo nos livros de entrada ou sepultamento. Desta maneira obterá a data correta e o local onde ocorreu o óbito, podendo com os novos dados solicitar o assento respetivo na conservatória.

Resposta

Link directo:

RE: Caso insólito a não existência de certidão de óbito

#341777 | Cristina Lima | 30 jan 2014 14:55 | Em resposta a: #341775

Boa tarde,

Agradeço a sua resposta.
Desculpe a minha ignorância, mas para o meu avô ser registado nesses livros que existem nos cemitérios, não era necessário a certidão de óbito para poder ser sepultado? confesso que sou novata nesta matéria.
O cemitério certo não sei, mas ao que pode apurar o avô residiu e faleceu na Foz do Douro onde foi sepultado, na Foz do Douro só existem 2 cemitérios.
Em sua opinião devo entrar em contacto com esses cemitérios para poder obter alguma informação, certo?
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Caso insólito a não existência de certidão de óbito

#341787 | evieira | 30 jan 2014 17:34 | Em resposta a: #341777

Acredito que exista certidão de óbito. Se não a localizaram na conservatória, é porque procuraram na data errada, ou muito simplesmente não tenham feito a busca como deve ser e escapou-lhes. Também pode ter falecido noutro lado.

Se tem a certeza quanto ao ano do óbito (1950) e cemitério, creio que o caminho mais simples para encontrar o rasto será ir ao cemitério e pedir para ver os livros de entrada. Lembre-se cada pessoa que entrasse no cemitério tinha o nome lavrado neste livro, juntamente com dados como data e hora da morte, local, motivo, local onde foi sepultado, etc. Não tenho presente se era necessária a certidão de óbito para os funcionários do cemitério fazerem o registo ou bastava uma guia expedida pelo hospital ou agencia funerária por ex., mas para o caso não interessa.

Recomendo-lhe que se dirija em pessoa ao tal cemitério e peça para ver os livros de entrada para o tal ano. Depois é só procurar o nome do seu avô. Os livros são de fácil leitura mas se não tiver a data correta arrisca-se a ter de passar por centenas de nomes antes de encontrar o que quer.

Depois e se encontrar o tal registo ficará com dados concretos para pedir o assento de óbito novamente. Boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: Caso insólito a não existência de certidão de óbito

#341790 | MJNFVC | 30 jan 2014 19:11 | Em resposta a: #341771

Parece-me estranho que, quanto aos cemitérios portuenses que cita, não se encontrem registos dos enterramentos neles efectuados a partir de 1902. Quando em tempos fiz uma pesquisa presencial similar num cemitério do Porto, encontrei livros de registo no próprio cemitério... Os cemitérios têm de registar diariamente todos os sepultamentos. Sugiro estes links:

http://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/series/457642/

http://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/series/357418/

http://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/series/457619/

Outra possibilidade seria uma consulta aos arquivos das agências funerárias portuenses: talvez as agências mais conservadoras ainda mantenham registos antigos...

Também as notícias necrológicas publicadas nos jornais da época poderão ser esclarecedoras.

Resposta

Link directo:

RE: Caso insólito a não existência de certidão de óbito

#341834 | Cristina Lima | 31 jan 2014 10:55 | Em resposta a: #341790

Bom Dia,

Agradeço a sua resposta. mas como disse foi a informação que me deram que os registos terminavam em 1902 e após estas datas deveria contactar a Arquivo Central do Porto o que fiz mas infelismente não surgiu nenhuma luz ao fundo do túnel... Das duas funerárias da época só uma ainda presiste, entrei em contacto mas o amavél Sr. Gomes não tinha nenhuma informação.
Confesso que não me tinha lembrado dos jornais da época. obrigada pela dica vou procurar quais os periódicos da época quem consigo vislumbrar algo.
Cumprimentos,

P.S. sei querer abusar da sua amabilidade, e como é bem mais entendido na matéria do que eu, sabe dizer-me se existe online os registos de enterramentos dos restantes cemitérios da cidade do Porto? Obrigada, mas uma vez pelo tempo que me dispensou :)

Resposta

Link directo:

RE: Caso insólito a não existência de certidão de óbito

#341835 | Cristina Lima | 31 jan 2014 11:03 | Em resposta a: #341787

Bom Dia apesar de toda esta chuva...

Obrigada por me responder. Mas como ontem lhe disse no registo central do Porto tiveram a amabilidade de procurar uns anos anos antes e uns anos depois, já que a data de 1951 foi deduzida por mim atendendo a que uma das filhas do meu avô, minha tia disse-me que ele tinha falecido tinha ela 7 anos, ela nasceu em 1944, somando dá 1951. A pouca familia viva não me dá muita informação mudam de assunto até. Peço desculpas, ontem escrevi mal a data do falecimento.
Agradeço o seu conselho e tentarei escrever para ambos os cemitérios para saber se é possivel consultar os livros dessa época e se existem mesmo lá. Vivo longe do Porto e a trabalhar não fico com muito tempo disponivel para me deslocar à cidade por isso tentarei se possivel obter primeiro informações fiaveis junto destes.

Muito obrigada.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Caso insólito a não existência de certidão de óbito

#341853 | MJNFVC | 31 jan 2014 19:24 | Em resposta a: #341834

Desconheço se existem registos de enterramentos online relativamente a outros cemitérios portuenses.

Na Hemeroteca Municipal de Lisboa podem ser consultadas publicações periódicas de todo o país, incluindo, entre outros jornais, 'O Primeiro de Janeiro' e o 'Jornal de Notícias' do Porto.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 11:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen