São Salvador de Montemor o Velho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

São Salvador de Montemor o Velho

#341778 | Franciscobt | 30 jan 2014 15:01

Esta nota escrevo quase pela comicidade e dificuldade da genealogia

David Correia Branco natural da Carapinheira casado a 19 de Abril de 1762 na Igreja de São Salvador de Montemor o Velho com Leonarda Costa do lugar da Torre de Montemor o Velho e tiveram a seguinte descendência:

1. Teresa Costa Correia Branco nasceu no lugar da Torre e foi baptizada a a 26 de Fevereiro de 1763 na Igreja de São Salvador de Montemor o Velho
2. Maria Costa Correia Branco nasceu a 24 de Abril de 1766 no lugar da Torre tendo sido baptizada a 25 do mesmo mês e ano na Igreja de São Salvador de Montemor o Velho.
3. Joaquina Costa Correia Branco nasceu a 7 de Agosto de 1767 no lugar da Torre tendo sido baptizada a 16 do mesmo mês e ano na Igreja de São Salvador de Montemor o Velho.
4. José Costa Correia Branco nasceu a 8 de Outubro de 1769 no lugar da Torre tendo sido baptizada a 10 do mesmo mês e ano na Igreja de São Salvador de Montemor o Velho.
5. Joaquina Gomes Correia nasceu no lugar da Torre e foi baptizada na Igreja de São Salvador de Montemor o Velho a 29 de Outubro de 1771.
6. Luís Costa Correia Branco nasceu a 24 de Julho de 1773 no lugar da Torre tendo sido baptizada a 29 do mesmo mês e ano na Igreja de São Salvador de Montemor o Velho.
7. Maria Costa Correia Branco nasceu a 21 de Dezembro de 1774, tendo sido baptizada a 1 de Janeiro de 1775 na Igreja de São Salvador de Montemor o Velho.
8. Teresa Costa Correia Branco nasceu a 26 de Abril de 1778, tendo sido baptizada a 4 de Maio do mesmo ano na Igreja de São Salvador de Montemor o Velho.
9. Joaquina Costa Correia Branco nasceu a 19 de Novembro de 1780 tendo sido baptizada a Igreja de São Salvador de Montemor o Velho.

Este casal em 18 anos de matrinónio assaz produtivo deu ao mundo 3 Joaquinas! E logo uma delas é ascendente da minha mulher! Mas qual??????????

Resposta

Link directo:

RE: São Salvador de Montemor o Velho

#341779 | tmacedo | 30 jan 2014 15:55 | Em resposta a: #341778

Caro confrade,

Não é insólito nem cómico. A ascendente de sua mulher é, obviamente, a última - certamente a única que atingiu a idade adulta.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: São Salvador de Montemor o Velho

#341781 | Franciscobt | 30 jan 2014 16:14 | Em resposta a: #341779

Boa tarde

Por regra é exactamente esse o princípio que sigo, no entanto vou ali "lamber" uns livros de Óbito para confirmar... Isto da genealogia já me deu cada dor de cabeça pelo que agora só depois de papel passado!

Mas obrigado pela confirmação da minha dedução! ( 3 com o mesmo nome é inédito para mim! Se fosse Maria, ainda era pacífico, ou Ana, mas Joaquina??? )

Resposta

Link directo:

RE: São Salvador de Montemor o Velho

#341791 | JFMenéndez | 30 jan 2014 19:46 | Em resposta a: #341781

Caro Francisco (e António)


Embora pareça óbvio que a Joaquina que procura seja a última das três irmãs homónimas, não é certo, nem seguro, que assim seja.

Tenho entre os meus ascendentes Biscaia, da Figueira da Foz, um caso quase similar (eram dois irmãos e não três) em que, por parecer óbvio, julguei ser descendente do último dos irmãos com o nome de José Biscaia, tal como sugere o António Taveira (a quem cumprimento). Posteriormente, vim a descobrir que o meu trisavô era precisamente o mais velho dos irmãos, exactamente com o mesmo nome.

O que por vezes sucedia com irmãos (ou irmãs) do mesmo nome, comtemporâneos entre si, era ser o nome de baptismo acrescentado com outro nome próprio por altura do crisma. O que não foi o caso daquele meu antepassado, nem do seu irmão homónimo mais novo, ambos vivos e com o mesmo nome, o que é raro, mas verídico. Talvez fossem conhecidos por alguma alcunha, ou outro ápodo, para os destrinçarem.

O vosso raciocínio, do António e seu, neste caso das Joaquinas foi o que eu tive no caso mencionado. Pensei que o irmão mais velho, que no caso vertente era o primogénito, teria sucumbido a uma das inúmeras doenças de que então morriam as crianças. E que depois os pais, em evocação daquele filho (como tantas vezes sucedia) tinham resolvido dar o mesmo nome a um irmão mais novo.

É por estas e por outras que a Genealogia (considero-la como ciência auxiliar da História ou, como hoje se defende, ciência autónoma) não deixa de ser do campo das denominadas Ciências Sociais e Humanas, em oposição aquelas ditas Ciências Exactas.

A probabilidade, quando não a própria improbabilidade, é uma constante a ter em consideração.

Melhores cumprimentos,

José filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: São Salvador de Montemor o Velho

#341795 | Franciscobt | 30 jan 2014 21:49 | Em resposta a: #341791

Só para complicar um pouco mais o assunto aparece-me mais uma 4!!!!! Joaquina.

Tenho que ir consultar os Óbitos!

Obrigado pela intenção de ajuda. Estou siderado. Nunca tinha apanhado 4 filhas com o mesmo nome!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 15:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen