Ascendência de Inácia (Ignacia) Xavier Pinto Monteiro - S. José do Rio Preto - SP - Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Ascendência de Inácia (Ignacia) Xavier Pinto Monteiro - S. José do Rio Preto - SP - Brasil

#341798 | PauloBraga | 30 jan 2014 23:12

Caros confrades,

procuro conhecer a ascendência de D. Inácia Xavier (Pinto Monteiro), não tendo a noção exacta quando esta nasceu ou faleceu, mas o seu nascimento deve ter ocorrido pelos anos 50/60 de 1800 em São José do Rio Preto, SP, Brasil, não sabendo onde faleceu, podendo ter sido em Portugal, Vila Real de Trás-os-Montes.

D. Inácia Xavier (Pinto Monteiro) casou com o antigo Reverendo Maximiano Júlio Pinto Teixeira Monteiro (capitalista) que nasceu em 15/08/1834 em Santa Comba da Ermida, Vila Real, que ao que se conta possuiu fazendas de café tanto em S. José de Rio Preto, São Paulo como em Minas Gerais, ainda não tendo conseguido descobrir quando e onde faleceu.

Os pais de Maximiano Júlio Pinto Teixeira Monteiro foram Manuel Joaquim Teixeira Pinto de Mesquita que julgo ter nascido em Gervide, Vila Real, no ano de 1801 e falecido a 16/03/1875 no lugar de Carrazedo, Santa Comba da Ermida, Vila Real. Este casou com D. Doroteia Júlia do Carmo, nascida em 30/10/1791 na Freguesia de São Pedro, Vila Real e falecido em 17/03/1877 em Carrazedo, Santa Comba da Ermida, Vila Real.

Os pais de D. Inácia são-me totalmente desconhecidos, não sabendo se são portugueses ou brasileiros. Houve conversas de gente antiga próxima da família que diziam que era ainda o seu marido Reverendo quando este se apaixonou por ela; se foi por cá, ou no Brasil onde tinha as fazendas e passava largas temporadas, não sei.

O casal Maximiano e D. Inácia tiveram três filhos e uma filha de nome D. Alcina Xavier Pinto Teixeira Monteiro, nascida em 14/04/1885 em S. José do Rio Preto, SP, Brasil e falecido em 3/08/1963 em Vila Real. D. Alcina casou com o Dr. José Tibúrcio Monteiro (Capitão - Médico).
Os outros três filhos foram os seguintes: o Dr. Maximiano Monteiro, nascido em S. José do Rio Preto, SP, Brasil, a 25/02/1887 e falecido em 28/08/1938 em Anta, São Martinho d' Anta, Sabrosa, Vila Real. Casou com D. Etelvina Etelvina Lameirão (Monteiro), nascida em 16/01/1890 em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Brasil e falecido em 27/11/1987 em Lisboa. Descendo directamamente deste casal.
Os outros dois filhos eram o Alberto Monteiro (1900-1979) e Júlio Monteiro, antigo dono da Quinta da Castanheira em Anta, São Martinho d' Anta, Sabrosa, Vila Real.

Se algum confrade português ou brasileiro souber alguma coisa que possa fazer avançar no ramo da minha antepassada D. Inácia agradecia muito.


Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Acrescento - Rev. Maximiano Júlio P. Teixeira Monteiro - Trás-os-Montes, esposo de D. Inácia

#342087 | PauloBraga | 06 fev 2014 11:33 | Em resposta a: #341798

Caros confrades,

acrescento que o Rev. Maximiano Júlio Pinto Teixeira Monteiro possuía na altura várias quintas no Douro como a actual Quinta do Têdo, Quinta da Formigosa, uma quinta onde hoje é o Vintage House Hotel no Pinhão, a Quinta da Sabordela que pertence hoje a Natália Lameirão Monteiro Gonzalez, sua neta, entre outras.

Digo isto apenas para situar melhor a zona por onde este casal andava e sua família, assim como, para abrir novos modos de abordar a questão por parte dos confrades.


Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Acrescento - Rev. Maximiano Júlio P. Teixeira Monteiro - Trás-os-Montes, esposo de D. Inácia

#342304 | PauloBraga | 11 fev 2014 10:38 | Em resposta a: #342087

...

Resposta

Link directo:

Ascendência de Inácia (Ignacia) Xavier Pinto Monteiro - S. José do Rio Preto - SP - Brasil

#361802 | PauloBraga | 24 set 2015 08:27 | Em resposta a: #341798

...

Resposta

Link directo:

Ascendência de Inácia (Ignacia) Xavier Pinto Monteiro - S. José do Rio Preto - SP - Brasil

#361808 | mila1001 | 24 set 2015 12:45 | Em resposta a: #341798

Paulo,

Gostaria de saber onde obteve a informação de que o Reverendo possuia grandes fazendas em S.J.Rio Preto .

Veja que há S.J.R.Preto em SP e RJ:

São Jose do Rio Preto/SP ,município fundado em 1852,e, emancipou-se de Jaboticabal em 1850
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_do_Rio_Preto

São José do vale do Rio Preto/RJ
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_do_Vale_do_Rio_Preto

Santa Catarina RJ,poderia ser o Curato Santa Catarina,mas, também é um bairro de São Gonçalo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Curato_de_Santa_Catarina

Mila

Resposta

Link directo:

Ascendência de Inácia (Ignacia) Xavier Pinto Monteiro - S. José do Rio Preto - SP - Brasil

#409046 | PauloBraga | 28 out 2018 09:40 | Em resposta a: #361808

Bom dia Mila,

Desculpe-me responder-lhe cerca de 3 anos depois. O certo é que nunca vi a sua resposta até hoje.

Sobre as fazendas em S. José de Rio Preto soube por familiares que conheci o terem referido. Até tem lógica, pois D. Inácia Xavier nasceu nessa cidade, tendo eu provas disso pelo assento de nascimento de minha bisavó.

Uma questão que me coloca e eu não fazia ideia é de existirem duas cidades com o mesmo nome, uma no RJ e outra em SP. Eu investi tudo em S. José de Rio Preto de SP, como referi não conhecia a outra.

Santa Catarina, tenho a certeza da minha bisavó aí ter nascido, pois possuo o seu assento de nascimento.

O que me faz procurar mais em Santa Catarina é onde sua mãe Maria Delfina foi sepultada.

Nasceu nos Açores, mais propriamente em S. Jorge e faleceu sem dúvida no Brasil. Procuro nessa zona porque era aí que moravam e onde tiveram a minha bisavó.

Mais uma vez peço desculpa pelo atraso na resposta, mas só hoje aqui a rever o Geneall é que vi tal situação.

Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 19:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen