Ajuda - Aduzinda Assumpção Hordaz e João dos Santos Belchior - Bragança

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Ajuda - Aduzinda Assumpção Hordaz e João dos Santos Belchior - Bragança

#342090 | carvalhinha | 06 fev 2014 12:21

Bom dia a todos!

Estou precisando muitíssimo dos registros de nascimento de meus falecidos bisavós, que vieram para o Brasil no início do século passado, e gostaria de contar com a ajuda dos amigos. Eis aqui o resultado de minhas pesquisas até este ponto.

Minha bisavó foi registrada no Brasil da seguinte forma:

Nome: Aduzinda Assumpção Hordaz
Naturalidade: S. Pedro-Portugal
Data de nascimento: 20 de Agosto de 1902
Pai: João Manoel Hordaz
Mãe: Maria da Conceição

Conversando com minha avó (brasileira), ela me deu mais algumas informações, com as quais fiz algumas pesquisas na internet. Minha bisavó dizia vir da região de "Trás-os-montes", mais especificamente, Quinta de São Pedro. Fiz algumas pesquisas, e descobri que Quinta de São Pedro faz parte da freguesia de Meirinhos, concelho de Mogadouro, distrito de Bragança. Quando fiz este relato a minha avó, ela disse se lembrar vagamente que minha bisavó falava destes lugares, o que é um forte indício de que estava no caminho certo.

A partir daí, fiz algumas pesquisas site do Arquivo Distrital de Bragança, e, finalmente, consegui encontrar o registro do passaporte do pai de minha bisavó, ali registrado apenas como "João Manuel". Este é o endereço: http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/details?id=1285932

Ali, de fato, consta sua naturalidade como sendo de Meirinhos. O nome de sua esposa bate com o nome da mãe de minha bisavó (Maria da Conceição), assim como o nome de seus filhos (todos confirmados por minha avó como sendo seus tios). O nome de minha bisavó constante ali, porém, é um pouco diferente de seu registro brasileiro. Ali, seu nome é relatado como “Adosinda da Assunção”. Suponho que a diferença tenha ocorrido no momento em que chegaram ao Brasil, já que eram analfabetos (segundo o próprio registro do passaporte). Minha avó relatou ainda que minha bisavó dizia que, quando veio ao Brasil, ainda era criança de colo, e seu pai teve de “mentir” sua idade, como se já tivesse 2 anos de idade, quando na verdade, tinha menos. Assim, possivelmente, o ano de seu nascimento é 1903 (mais provável) ou 1904.

Quanto ao meu bisavô, ele foi registrado no Brasil da Seguinte forma:

Nome: João dos Santos Belchior
Naturalidade: Portugal
Data de nascimento: 2 de Novembro de 1900
Pai: Albino Joaquim Belchior
Mãe: Libânia dos Santos Barracha

Disponho de bem menos informações em relação ao meu bisavô. Ainda assim, minha avó relatou se lembrar que sua origem era Agrobom, Alfândega da Fé. Novamente pesquisando no Arquivo Distrital de Bragança, encontrei o registro do passaporte de seu pai, que é coerente com esta informação. Este é o endereço: http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/details?id=1296873

Em harmonia com o relato de minha avó, ali consta sua naturalidade como sendo da freguesia de Agrobom, concelho de Alfândega da Fé, que provavelmente é a mesma de meu bisavô.

Estas são as informações que consegui obter. Assim, gostaria de pedir ajuda aos amigos do fórum, para que pudessem me orientar sobre como prosseguir para, finalmente, obter o registro de nascimento dos meus bisavós.

Imagino que, como eles nasceram antes de 1911, devo procurar por registros de batismos, e não por certidões de nascimento, certo? Quem devo consultar? O próprio Arquivo Distrital? Devo entrar em contato com igrejas (Paróquias de Meirinhos e Agrobom, ou Capela de São Pedro e Santo Antônio, que fica em Quinta de São Pedro)? Como devo pedir? Encontrei referências dos livros com os registros de batismos da Paróquia de Meirinhos entre 1902 e 1911 (http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/details?id=1301675) e da Paróquia de Agrobom entre 1891 e 1901 (http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/details?id=1182949). Estes livros contêm as informações que busco? Como faço para consulta-los? Eu realmente não sei como prosseguir a partir daqui.

Desde já agradeço imensamente pela ajuda.

Saudações,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Aduzinda Assumpção Hordaz e João dos Santos Belchior - Bragança

#342115 | MCNN | 07 fev 2014 00:12 | Em resposta a: #342090

Boa noite Ricardo

Infelizmente o site do Arquivo Distrital de Bragança não está operacional, pelo que não posso confirmar os links que colocou.

Partindo do princípio que a informação que colocou está correcta (e não tenho nenhuma razão para pensar o contrário), o que precisa é dos registos de baptismo que estão nos livros que identificou e que estão à guarda do Arquivo Distrital de Bragança.

Assim sendo, deverá contactar o Arquivo Distrital de Bragança e solicitar-lhes, para cada um dos seus bisavós, que localizem o respectivo assento de baptismo, devendo para o efeito fornecer-lhes o nome, o nome dos pais, o ano aproximado de nascimento e o concelho e paróquia onde foram baptizados.

Pode pedir-lhes uma certidão ou uma cópia não autenticada (muitíssimo mais barata), mas isso dependerá do fim para o qual pretende estes documentos.

Se for para a sua avó adquirir a cidadania portuguesa, até há pouco tempo bastaria a cópia não autenticada para dar início ao processo, mas o melhor será confirmar no Consulado português.

Em princípio o site do Arquivo Distrital tem uma página com um formulário online para pedir esta documentação, mas com o site em baixo não posso confirmar.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 out 2024, 16:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen