«The Genographic Project»: alguém participou?

Este tópico está classificado nas salas: Genética

«The Genographic Project»: alguém participou?

#342221 | PP | 09 fev 2014 12:38

Caros confrades,

Por acaso alguém participou no projecto «The Genographic Project»: https://genographic.nationalgeographic.com/ e fez o respectivo teste: http://shop.nationalgeographic.com/ngs/browse/productDetail.jsp?productId=2001246&gsk&code=MR20936?

Sei que há vários projectos neste âmbito, mas este chamou-me particularmente atenção por ser da National Geographic Society... e sobre o qual parecem estar a desenvolver o dito projecto, encontrando-se agora numa segunda versão.

Gostaria de ter, por gentileza, algum testemunho sobre o assunto.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

RE: «The Genographic Project»: alguém participou?

#342231 | jaboo | 09 fev 2014 18:25 | Em resposta a: #342221

Caro PP,

Eu participei no projecto do National geographic .. mas também fiz o test com outras companhias para confirmar os resultados e saber um pouco mais sobre os haplogrupos do meu cromosoma Y e do meu ADN mitocondrial. Mas cuidado, estes testes é apenas para aqueles que têm curiosidade em aprofundar um pouco sobre a sua ancestralidade dum ponto de vista "antropologico" (por exemplo conhecer a "etnicidade" que compoe o seu ADN) ... dum ponto de vista genealógico pouco se consegue pelo facto de ainda haver relativamente poucas pessoas a fazer o test. A medida que mais portugueses fizerem os testes, mais parentescos "recentes" se poderão encontrar.

Eu por exemplo descobri que o haplogrupo a que pertence o meu cromosoma Y (que é transmitido apenas de pai para filho, sem modificaçoes) é o haplogrupo I, haplogrupo a que pertencem menos de 20% dos homens europeus. O haplogrupo maioritário em Europa é o R (R1a e R1b) onde se incluem cerca de 60% dos homens europeus. Por isso foi uma surpresa para mim eu pertencer ao haplogrupo I. O meu subgrupo é I2a2a, o qual está provavelmente associado com as tribos germanicas que invadiram a peninsula ibérica no sec V. Por isso existe a forte probabilidade de a minha linha paterna descender de um desses suevos que vieram para o Norte de Portugal nessa época.

Este é um dos tipos de dados que se pode alcançar com este tipo de teste.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: «The Genographic Project»: alguém participou?

#342232 | PP | 09 fev 2014 18:46 | Em resposta a: #342231

Caro confrade João,

Muito obrigado pelo seu testemunho.

Estou a considerar a hipótese de participar no projecto, pelo que gostaria de obter testemunhos sobre o grau de satisfação quanto ao custo/benefício... ou seja a satisfação com os dados fornecidos. Daí a minha mensagem inicial.

Permita-me que lhe pergunte se, em termos de confidencialidade, pareceu-lhe razoável os dados pedidos sobre a sua pessoa.

Podia, por favor, dar-me uma pequena ideia do que é pedido? Necessitamos de fornecer algum tipo de documentação pessoal?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: «The Genographic Project»: alguém participou?

#342233 | jaboo | 09 fev 2014 19:29 | Em resposta a: #342232

Caro PP,

Sim estou satisfeito quanto aos termos de confidencialidade.
Quando se faz a registração, pedem username (à sua escolha) e email para se poder depois consultar os dados. Mas para ajudar o projecto, também pedem em que país e cidade mora, onde e quando nasceu, a etnicidade e país dos seus pais e avós ... mas nunca pedem nomes ou dados mais pessoais.

Quanto ao custo/benefício, depende do que pretende. O geno2.0 inclui os testes para determinar o haplogrupo do seu cromosoma Y, ADn mitocondrial e a etnicidade. Se tiver interesse em apenas num aspecto (cromosoma Y ou ADN mitocondrial ou etnicidade) pode utilizar o FTDNA, que vai muito além dos haplogrupos gerais (determinam vários subgrupos). Se quiser apenas saber sobre a etnicidade do seu ADN, também pode utilisar o "23andMe", que é o mais barato.
Portanto sim o geno 2.0 é o mais completo pois consegue dados (não tão aprofundados como o FTDNA) sobre vários aspectos. Um dos pontos negativos do geno 2.0 é que eles não indicam os seus "parentes genéticos". Mas se tiver interesse nessa questão, pode depois transferir os seus dados para a base de dados do FTDNA, ou outros websites como o Gedmatch.com etc onde poderá comparar os seus dados com os de milhares de outras pessoas.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: «The Genographic Project»: alguém participou?

#342276 | dantasrego | 10 fev 2014 17:25 | Em resposta a: #342221

Prezado confrade,

Participei ao projecto"The Genographic..." Geno 2.0, que veio completar o estudo de genealogia clássica, via os assentos de baptismo que levei a termo, para os meus dois projenitores.

O aspecto que mais me motivou foi a possibilidade de saber, se teria algum parentesco genético, com os homo-sapiens arcaicos... Homens de Neandertal, habitantes da Eurasia durante milhares de anos, até à chegada dos homens de Cromagnon, paralelamente ao conhecimento dos Clãs de origem dos meus projenitores.

O resultado foi particularmente surpreendente:

- 1) Linhagem Paterna, tem commo primeiro povo de orígem: "o povo Ibero", e segundo povo de origem: o "povo Etrusco", antigo povo que ocupou a região Toscana, na Itália!

- 2) Lignhagem Materna, tem o Clã U7b, povo de origem: Mesopotamia (Sumer, Akkad,Caldeia) hoje Iraque.

-3) 4% dos genes vem dos Homens de Neandertal. (considerados extintos ha 25.000 anos +/-)

- 4) 2% dos genes são atribuidos aos homens de Denisovan (considerados extintos ha 40.000 anos +/-)

Resultado que me levou a estudar de perto, as "peregrinações dos povos proto-historicos, e particularmente aqueles que teriam pisado o solo da Península Ibérica.

Foi um trabalho extremamente dificil e ao mesmo tempo muito interessante, que me obrigou a consultar dezenas e dezenas de livros antigos, em varias linguagens.

A genética tem o seu interesse, para aqueles que desejam saber a que Clã ou povo primitivo pertencem, e certas particularidades como a pertença ou não, aos povos arborigenes do país em que nasceram.

Mas não de deve esperar milagres, como conhecer antigos avós ou filiações... Isto é fruto da minha própria experiencia!

Cumprimrntos

DantasRego

Resposta

Link directo:

RE: «The Genographic Project»: alguém participou?

#342297 | jaferro | 10 fev 2014 23:46 | Em resposta a: #342221

Caro Confrade PP,

Participei no "Geno 1.0" e um dos meus filhos realizou o Geno 2.0. Entre os dois momentos verificaram-se importantes melhorias. No sentido de apoiar à sua decisão, deixo-lhe o meu testemunho.

O Geno 2.0 é um produto interessante em termos de custo-benefício, pois permite em simultâneo: 1. uma visão sobre as nossas "linhagens" materna e paterna, identificando o haplogrupo masculino (Y) e feminino (Mitocondrial) a que pertencemos; 2. uma visão estrutura em % das origens dos nossos ancestrais em relação à aventura humana, com base numa análise agregada da nossa estrutura autosómica, isto é, tendo por base os restantes 22 pares e (muito menos importante, neste âmbito) 3. saber o peso na nossa estrutura cromossomática dos resquícios conhecidos de um antepassado comum ou dos cruzamentos com outros ramos, como os “Homens” de Neandertal e de Denisova.

Os dados podem ainda ser transferidos para a empresa privada FTDNA e comparados com a base de dados desta empresa e ainda com as bases de dados disponíveis em Ysearch.org e Mitosearch.org ou podemos exportar os dados para, por exemplo, o Gedmatch, como refere o nosso confrade João (Jaboo) no seu texto.

Em suma, um produto que responde às nossas perguntas iniciais e abre as portas para um outro olhar sobre os nossos ancestrais. Estamos obviamente a falar de uma primeira aproximação à nossa história genética, pois análises mais profundas implicarão sempre a aquisição de novos pacotes, que com muita pena minha não trazem ainda o “retorno” esperado devido ao nº reduzido de pessoas que o realizaram. Neste caso, a massificação destas análises é um passo crítico para garantir “valor” da informação que recebemos e pagamos. Sem àquela, a análise comparativa é sempre limitada e pouco compensadora.

Todavia, através do Family Finder, produto do FTDNA, foi possível identificar um conjunto de relações genéticas próximas - isto é superiores a 20 centiMorgans (cM). Valor muito acima dos 7 cM que o Gedmatch considera o valor minímo aceitável para as ligações genéticas com interesse genealógico - com 15 outros utilizadores, alguns ao nível dos 3ºs a 5ºs primos... a viver no Cánada, nos EUA ou em França, totalmente desconhecidos!

Espero ter ajudado.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: «The Genographic Project»: alguém participou?

#342325 | GoldenDays | 11 fev 2014 17:44 | Em resposta a: #342221

Caro Confrade PP,

Sugiro-lhe uma visita a este URL onde estão os resultados de quem contribuiu para o projecto "Portugal" divulgando os resultados de alguns dos testes:
http://www.ourfamilyorigins.com/portugal/dna.htm

No meu caso participei do primeiro projecto através da NG em Janeiro de 2007 e mais tarde encomendei análises suplementares Y-DNA (até 67 loci) e de mtDNA. Encontrei até agora parentes afastados em Y-DNA em diversas regiões do Mundo.Os resultados de Y-DNA que encontrei foram os seguintes:

- 25 pessoas com 12 marcadores idênticos
- 6 pessoascom 25 marcadores identicos
Nenhuma pessoa foi encontrada com 37 ou 67 marcadores idênticos até agota

Em mtDNA encontrei até agora apenas 24 pessoas em HVR1.

Na minha opinião o importante é contribuir para o peojecto. Essa é a minha maior satisfação. Resultados mais motivantes apenas daqui a uns anos quando a base de dados tiver crescido bastante.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

BI genético:
Mitocondrial: Haplogrupo: HV
Mutações diferentes da CRS (Cambridge Reference Sequence):
HVR1: 16298C, 16519C
HVR2: 195C, 263G, 315.1C, 573.1C, 573.2C
Y-DNA: Haplogrupo: E1b1b1 (E-M35) determinado por 67 loci do meu genoma

Resposta

Link directo:

RE: «The Genographic Project»: alguém participou?

#342327 | PP | 11 fev 2014 18:00 | Em resposta a: #342233

Caro confrade João,

Muito obrigado pela sua atenção e informações dadas.

Permita-me mais uma pergunta: alguma das outras empresas devolve alguma espécie de certificado impresso dos resultados?

Tanto quanto julgo saber, o «Genographic Project», não o faz e apenas apresenta os dados para consulta «on-line».

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: «The Genographic Project»: alguém participou?

#342328 | PP | 11 fev 2014 18:07 | Em resposta a: #342276

Caro confrade,

A sua frase introdutória vem precisamente de encontro à minha ideia: complementar «o estudo de genealogia clássica».

Não fazia ideia que os resultados fossem tão específicos e que chegassem aos povos/tribos... Só por esse dado, já me parece interessante o teste.

Não recebeu nenhuma documentação impressa, certo?

Obrigado pelo seu testemunho.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: «The Genographic Project»: alguém participou?

#342330 | PP | 11 fev 2014 18:12 | Em resposta a: #342297

Caro confrade,

Agradeço também o seu testemunho.

Começo a considerar o teste como uma boa prenda de aniversário: útil e original.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: «The Genographic Project»: alguém participou?

#342331 | jaboo | 11 fev 2014 18:13 | Em resposta a: #342327

Caro PP,

Sim atraves do website do FTDNA, pode imprimir certificados com todos os resultados.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: «The Genographic Project»: alguém participou?

#342364 | dantasrego | 12 fev 2014 09:13 | Em resposta a: #342328

Caro confrade,

Em efeito, aquando da disponibilidade dos resultados mais ou menos seis semanas após o envio do teste, o Site do "Genographic" disponibilisa um dossiê completo (em Inglês) e uma Video explicativa dos resultados... Todos os dados fornecidos podem ser impressos.

Libre aos interessados de fazer copy coler des l'ecras, ou de imprimir os resultados, ou os dois modos.
Foi o que eu fiz.
O accesso aos dados é permanente, de maneira que se podem consultar tantas vezes, quanto desejado!

Para mim, o resultado foi uma verdadeira revelação!

Tanto o do cromossoma Y (paterno) como as Mithocondrias (materno) revelam origens de povos considerados autochotonos da Peninsula Ibérica, (paterno) e outros (materno) vindos pelo fluxo migratório datando de milhares de anos, como os "caldeios" que poderiam ter vindo no rasto dos herois myticos que fazem parte das lendas da Peninsula... Como Osiris, ou seu filho Horus, mais conhecido por Melqart ou Hercules, cujo templo ainda existia aquando da ocupação Romana da Penísula.

Certos topomínios antigos como Medobriga, (cidade dos Medas) povos vizinhos da Mesopotamia, das margens do rio Tigre, revela a presença desses povos na península, assim como os povos Sarrios, da Caldeia que habitaram na orla marítima vizinhos do Cabo Espichel, que se chamou antigamente Cabo Bárbaro, em recordação dos povos agrestes que perto dele habitavam, etc.

São estas "pistas" que se podem encontrar através dos dados expostos, à condição de ter gosto da pesquisa, e tempo disponível...!

à disposição
Cordiais cumprimentos

DantasRego

Resposta

Link directo:

«The Genographic Project»: alguém participou?

#363109 | Miriam Mesquita | 04 nov 2015 20:31 | Em resposta a: #342231

Olá João,

Eu sou brasileira/italiana, descendente de europeus (italianos, espanhóis e portugueses), gostaria de saber qual é o teste indicado para mulheres, já que não possuímos o cromossomo Y.


Obrigada

Resposta

Link directo:

«The Genographic Project»: alguém participou?

#363115 | jaboo | 04 nov 2015 23:04 | Em resposta a: #363109

Cara Miriam,

As mulheres apenas podem participar nos testes do ADN mitocondrial ou de etnicidade ... pode encontrar ambos nas varias empresas citadas ja nas outras mensagens (FTDNA, Geno 2.0 ou 23andMe).

Cumprimentos,
Joao

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen