Familia Gama Lameiras Pinhel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Familia Gama Lameiras Pinhel

#342305 | gama2013 | 11 fev 2014 10:38

venho solicitar aos participantes no forum se me podem ajudar.
Gostaria de saber se existe algum parentesco entre o Padre José Escolástico da Gama, Pároco em Lameiras Pinhel no ano 1798,e tambem foi paroco de Vendada Pinhel, o Padre António Monteiro Gama que tambem foi pároco desta paróquia de Lameiras e faleceu em 12/2/1830 com 76 anos, e Maria Ribeiro Gama natural da mesma paróquia de Lameiras e que casou em 14/2/1797 com José dos Santos que tiveram vários filhos entre eles Justina Ribeiro Gama que nasceu em 9/9/1803 .
Muito agradecido por qualquer informação sobre a familia Gama em Pinhel e suas paróquias.
Santos Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gama Lameiras Pinhel

#342486 | anabeirao | 15 fev 2014 18:19 | Em resposta a: #342305

Boa tarde:
Há algum tempo que estudo a família Gama, paralelamente aos Beirões.
Ainda não consegui encontrar uma relação directa entre os padres e a Maria Ribeiro da Gama, mas acredito que a ascendência seja mesma.
Tenho os Gamas em duas famílias:
1. Manoel Ribeiro da Gama, Lameiras cc Theresa Francisca, de Penhaforte, tiveram pelo menos um filho:
Manoel Ribeiro da Gama, da Paróquia de Santíssima Trindade, Pinhel, morreu em 1812, Teve uma filha em solteiro:
(a sua) Maria Ribeiro da Gama
cc Maria Rosa, Lameiras, morreu em 1810, com quem teve
Paulino Ribeiro da Gama, n. 1795, Lameiras
cc 2ªas nupcias em 1811 Sebastiana Saraiva, n. 1754, m. 1824

Maria Ribeiro da Gama (a sua) cc 1797 José dos Santos, m. 1805, de quem teve, pelo menos:
Maria, bapt. 1800
Justina, nasc. 1803
cc 2ª Manoel dos Santos

Paulino Ribeiro da Gama, Capitão, cc 1819 Florinda Pereira Saraiva; cc 1823 Leonarda Maria Saraiva
(Nao sei ainda se tem descendência)

Maria Ribeiro da Gama, nasc, 1800 cc em 1829 com José Monteiro da Cruz. Foi testemunha Paulino e Leonarda


Ramo da Família Gama 2:

Alexandre José Gama cc Anna João, tiveram pelo menos:
Domingos José Ribeiro da Gama, n.1771, m. 1828 cc em 1800 Perpectua, todos das Lameiras (nao confirmei descendentes) Padrinho de casamento: Manoel Ribeiro da Gama, da árvore 1
José Ribeiro da Gama cc a 29-4-1798 com Maria Ribeiro , filha de Manoel José Alves cc Maria Ribeiro. Test: Padre José da Gama; Tiveram, pelo menos:
José 1799
Maria 1800
Brízida 1802
António 1805
Isabel Gama 1807 cc 1834 José Lemos (Test: Paulino Ribeiro Gama e esposa)
Teresa 1810
Maria Ribeiro voltou a casar em 1813 com Joaquim Pinheiro

São todos das Lameiras, excepto quando especifico.

Acredito que as duas árvores se cruzem até porque em baptismos e casamentos, padrinhos e testemunhas se cruzam também,dá ideia de serem famílias próximas.

Espero que tenha ajudado. Quando tiver novidades dou notícias. Aguardo novidades suas

A. Beirão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gama Lameiras Pinhel

#342501 | gama2013 | 15 fev 2014 22:43 | Em resposta a: #342486

Cara Ana Beirão
Agradeço a sua ajuda e parece-me que em conjunto poderemos contribuir paar esclarecer toda a ascendência dos atuais Gamas.
Vejamos o que encontrei:
Nos registos paroquiais de Lameiras Pinhel (1788 a 1897) já disponíveis digitalizados no arquivo distrital da Guarda encontrei no registo de casamentos registo Nº299 no dia 14/2/1797 :
Casaram José dos Santos e Maria Ribeiro Gama ele filho de Domingos Fernandes e Anna Santos naturais de Lameiras e ela de Manuel da Gama, solteiro, de Lameiras, e de Magdalena Maria, solteira, da Santissima Trindade de Pinhel.
Portanto esta Maria Ribeiro Gama é realmente aquela que eu procurava e a mãe será esta Magdalena Maria.
O pai deste Manuel Gama ou Manuel Ribeiro Gama será outro Manuel Ribeiro Gama, de Lameiras , c.c.Theresa Francisco, eu copiei Catharina Francisca de Penhaforte.

Verifiquei depois que Manuel Ribeiro Gama c c Maria Rosa tiveram um filho Paulino mas nascido em 18/9/1798 Registo nº 44 e não como indica 1795.
Portanto o Manuel Ribeiro Gama terá deixado a Magdalena paar casar com a Maria Rosa.
No registo de batismo dos filhos de José dos Santos e Maria Ribeiro Gama já aparece o avô materno como incógnito.
Estes José dos santos cc Maria Ribeiro Gama tiveram os seguintes Filhos:
-Manuel n 4/2/1799 Registo 41
-Thomásia Maria n 6/12/1800 Registo 50
-Justina Gama n 9/9/1803 Registo 60

Esta Justina Gama teve de pai incógnito os seguintes filhos
-Tiago n 25/9/1829 registo 168
-Manuel Justino n 6/10/1832 registo 177 casou c Leonor Maria filha de José pedro do Manigoto e Maria Josefa de Malta
-José n 3/6/1834 Barregão ,b 13/6/1834 mas registado só em 29/5/1858 em Lameiras.
-João n3/10/1836 registo 197

Este José Gama cc Luisa de Jesus Gil, de Souropires e tiveram pelo menos
-António Gama n 17/7/1878 em Souropires e falecido em 12/10/1953 em Bogalhal
- Amélia Gama n ????? em Souropires (se tiver acesso a dados de Souropires agradeço)

Este António Gama cc Ernestina Almeida de Bogalhal em 12/10/1916 e tiveram filhos
-Carlos Almeida Gama que morreu Solteiro
-Joaquim Almeida Gama n 5/2/1920 Bogalhal e faleceu a 19/12/1996 em Malta
-Eduartina Almeida Gama
-Amilcar Almeida Gama
-José de Almeida Gama
-Alfredo almeida Gama

Este Joaquim de Almeida Gama cc Adelina dos Santos de Carvalho de Malta em 20/2/1943 que tinha nascido em 17/5/1923 e tiveram
- António Luis dos Santos Gama n 26/12/1944 em Malta ( eu PRÓPRIO).

Da outra familia de Alexandre Gama tambem tenho alguns dados que coincidem com os seus.
Dos seus dados obtive mais algumas datas e algumas confirmações que desde já agradeço.
Gostaria de encontrar o elemento comum das familias de Manuel Monteiro Gama e Alexandre Gama, daos descendentes de Paulino Ribeiro Gama e a relação destas familias com os padres António Ribeiro Gama e José Escolastico da Gama.
Tambem Gostava de saber se existiu alguam relação entre Justina Gama e o Padre Manuel António Fonseca Leal

Melhores Cumprimentos
Santos Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gama Lameiras Pinhel

#342503 | anabeirao | 15 fev 2014 22:58 | Em resposta a: #342501

Boa noite mais uma vez

Agradeço as suas informações. Para ser franca, só há muito pouco tempo comecei a "olhar" para os Gama. Mas estas pesquisas são um vício. A mim o que me interessava, de início, e será sempre a base, para o caso de ter alguma informação que me ajude, é o Beirão também das Lameiras. Contudo, embora a minha trisavó fosse D. Maria Nazaretha Beirão, o seu irmão era Alfredo António Gama Beirão; tanto quanto sei o seu pai era Antonio Manoel Paulino cc Maria da Piedade Beirão, pelo que não consigo perceber de onde vem o Gama (ainda).

As informações que lhe dei foram um pouco amplas, eram apenas as anotações que aqui tinha rápidas, mas quis mostrar.lhe se poderia ajudar.Neste momento estou a ler as paginas que guardei dos Gamas, Monteiros, Ribeiros e Beirões das Lameiras e arredores. Do que já li, e apontei, já tenho mais informações, mas ainda que consiga relacionar as famílias.

Vou dando noticias! E para a próxima mais bem dadas!

Cumps

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gama Lameiras Pinhel

#342505 | gama2013 | 15 fev 2014 23:42 | Em resposta a: #342503

Obrigado pela sua pronta resposta.
Não estive com atenção à familia Beirão, mas fá-lo-ei daqui para a frente.
Recordo que o meu avô materno da familia dos Luises de Aldeya Lourenço, hoje Malta, me falavam da familia Beirão das Lameiras

Obrigado
Santos Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gama Lameiras Pinhel

#342993 | anabeirao | 26 fev 2014 22:30 | Em resposta a: #342305

Boa noite caríssimo Santos Gama
Peço desculpa pela demora, não tenho tido muito tempo para me dedicar tanto quanto desejava.
Para começar faço apenas uma correcção ao que me enviou, no respeita aos Manuel Ribeiro Gama (e terá lógica cronologicamente). O pai de Maria Ribeiro Gama, teve com Magdalena Maria além desta José (26.08.1792), casando com Catherina Francisca de Penhaforte (em alguns documentos aparece como Theresa Francisca).
Com Catherina teve Manoel Ribeiro da Gama, casado com Maria Josefa (1795) e Maria Rosa, com quem teve Paulino Ribeiro da Gama.

Envio agora o que entretanto encontrei, prometendo quando tiver tudo analisado enviar com datas e pormenores completos (mas quis compartilhar consigo o que encontrei)

-João André Gama cc Izabel Gonçalves, tiveram:
--Manoel André Gama
-- Alexandre Gama

- Manoel Jozé (Gama?), de Souropires cc Joanna Thereza Leonor Pires tiveram:
-- Manoel José Gama*, de Souropires

- Silvestre Francisco cc Maria André Gama (seria irmã de Manoel André Gama, e portanto Alexandre Gama e Izabel Ribeira da Gama primos?), tiveram:
-- Izabel Ribeiro da Gama*, Lameiras


-Manoel André Gama cc Catherina Francisca, de Penhaforte (a mesma que casou com Manoel Ribeiro da Gama?), tiveram:
--Manoel, b. 11.02.1773

-Alexandre Gama cc Anna João (f. de MAoel Pires Guilhoto e ? João Alves), tiveram:
-- José Ribeiro da Gama, b. 21.10.1758 cc Maria Ribeira da Gama*
-- Domingos José Gama, b. 28.02.1768 cc Perpectua Maria, (acredito que sem descendência visto ter deixado o sobrinho como testamenteiro)

-Manoel José Gama*, Souropires cc Izabel Ribeira da Gama*, tiveram:
-- Maria Ribeira da Gama, b. 22.01.1769,
cc José Ribeiro da Gama, com quem teve:
--- José , 1799
--- Maria Ribeiro da Gama, 1800, cc 1822, Manuel Antunes
--- António, 1805
--- Theresa, 1810
cc Joaquim Pinheiro, com quem teve:
--- João, n. 1814, m. 1820
--- José, n. 1817 cc Eufrásia Lopes, de quem teve:
--- Manoel, 1850
-- Manoel José Ribeiro da Gama
Com Magdalena, solteira, de Pinhel:
--- José, 26.08.1792
--- Maria Ribeiro, 1779, cc José dos Santos, tiveram:
---- Justina Ribeiro da Gama, 1803 (descendência já sabe!)
---- Maria Ribeiro da Gama, 1800, cc José Monteiro da Cruz, tiveram:
----- António, 1830
----- Paulino, 1833
----- João, 1835
----- Theresa, 1841/45
cc Manoel do Nascimento, tiveram:
----- Joaquina, 23.10.1808
cc Catherina Francisca, teve:
--- Manoel Ribeiro da Gama, cc Maria Josefa
Cc Maria Rosa, de quem teve:
--- Paulino Ribeiro da Gama

CUmprimentos

Ana Beirão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gama Lameiras Pinhel

#343039 | gama2013 | 28 fev 2014 10:29 | Em resposta a: #342993

Cara D. Ana Beirão

Agradeço reconhecido os elementos que me enviou.
Fiquei a conseguir estender os meus ascendentes um pouco mais para trás.
Já agora gostaria que me esclarecesse dois pontos que não percebi inteiramente.
1- Maria Ribeiro Gama , nascida a 22/01/1769 casou em 1ªs núpcias com José Ribeiro Gama filho de Alexandre Gama e Ana João e em 2ªs núpcias com Joaquim Pinheiro.
Esta Maria Ribeiro Gama era irmâ do Manuel José Ribeiro Gama que teve filhos com Magdalena , solteira de Pinhel de quem descende a minha familia.Certo?
2- Quase ao fundo da sua página depois de Theresa 1841/45 .
Quem casou com Manuel Nascimento e teve Joaquina em 23/10/1808?
A Catherina Francisca da linha seguinte é a mesma de Penha Forte que casou com Manuel André Gama ou uma outra que veio a casar com Manuel José Ribeiro Gama o mesmo que teve filhos com Magdalena , casou depois com Maria Rosa.?

Como lhe disse eu sou natural de Malta e resido atualmente no Porto.

Sobre os Beirões talvez encontre algo no livro sobre os Solares e Casas Nobres de Pinhel pois a Familia Beirão foi proprietária tanto de um solar em Pinhel como em determinada altura do solar de Souropires hoje dos familiares de Dr Augusto Cesar de Carvalho e sua esposa D. Maria Adelaide Beirão Metello e Almeida.

mais uma vez obrigado pela sua colaboração

António Luís Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gama Lameiras Pinhel

#343045 | anabeirao | 28 fev 2014 16:19 | Em resposta a: #343039

Caríssimo
Antes de mais, tentarei esclarecê-lo:

1- Maria Ribeiro Gama, nascida a 22/01/1769 casou em 1ªs núpcias, a 29.04.1798 com José Ribeiro Gama filho de Alexandre Gama e Ana João e em 2ªs núpcias, a 22-08-1813 com Joaquim Pinheiro.
Esta Maria Ribeiro Gama era irmã do Manuel José Ribeiro Gama que teve filhos com Magdalena, solteira de Pinhel de quem descende a sua família, sim, e que viria a casar, com Catherina Francisca. Maria Ribeiro da Gama e Manuel tiveram ainda outros irmãos
2- Quase ao fundo da sua página depois de Theresa 1841/45: Maria Ribeira, nascida em 1779, filha de Manoel Ribeiro da Gama e Magdalena, casou em 2ªas Nupcias com Manuel Nascimento e teve Joaquina em 23/10/1808.
Em Relação à Catherina Francisca, ainda n lhe posso confirmar se é a mesma. Apenas sei que ambas são de Penha Forte, uma casou com Manuel André Gama e a outra com Manuel Ribeiro da Gama (que já tinha tido filhos de Magdalena).
Com essa Catherina teve um outro Manuel Ribeiro da Gama, esse sim, viria a casar com Maria Josefa em 1795, e mais tarde Maria Rosa, de quem tivera Paulino Ribeiro da Gama em 1798.
Não querendo confundir mais ou tornar-me repetitiva, o Manuel que esteve com Magdalena é o pai do Manuel q casou com Maria Rosa e não o mesmo.

Agradeço imenso a sua colaboração, e em breve envio-lhe novidades.

De qualquer maneira, se achar importante, ou tiver alguma dúvida entretanto, esteja à vontade para me contactar: ana.luisa.beirao@gmail.com

Cumprimentos

Ana Beirão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gama Lameiras Pinhel

#343095 | anabeirao | 01 mar 2014 22:10 | Em resposta a: #342305

Caro Santos Gama:

Aproveito para lhe enviar o link de onde retirei as últimas informações. http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4827634
Comecei pelo M3, o mais recente, e é esse que ainda me encontro a analisar. Não sei se tem conhecimento destes que estão disponiveis na Torre do Tombo, e não no Arquivo da Guarda...

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Ana Beirão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gama Lameiras Pinhel

#343117 | gama2013 | 02 mar 2014 12:09 | Em resposta a: #343095

Cara D. Ana Beirão

Não tinha conhecimento da disponibilidade destes linKs que irei analisar nos pròximos dias.
Como se consegue lá chegar?
Também gostaria de ter acesso a mais links da Coriscada Meda pois a minha mulher natural de Sernancelhe tem ascendência dos São Payo ou Sam Payo da Coriscada e Marialva.
outros assuntos veja meu email

Santos Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gama Lameiras Pinhel

#343300 | anabeirao | 05 mar 2014 19:02 | Em resposta a: #343117

Caríssimo Santos Gama:

Normalmente chego lá através do site http://tombo.pt/ . Mas é sempre uma questão de pesquisar ou no Arquivo da Torre do Tombo, ou no do Arquivo Distrital da Guarda!

Em relação aos Arquivos da Meda, irei ver, se bem que o apelido Sam Payo é-me familiar!

Até breve.

Ana Beirão

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#368303 | deamonteiro | 17 abr 2016 12:24 | Em resposta a: #342305

Boa tarde estou a procura de familiares Gama pinhel- Malta. O meu trisavô chamava-se Manuel Justino Gama que foi casado com Arminda Rosa . Gostaria de obter ascendência e saber datas de nascimentos. Obrigado

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#368311 | anabeirao | 17 abr 2016 17:40 | Em resposta a: #368303

Boa tarde. Penso poder ajudar. Assim q possa confirmo e envio-lhe as minhas pesquisas. Cumps Ana Beirão

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#368333 | gama2013 | 18 abr 2016 09:48 | Em resposta a: #342305

Caro amigo possivelmente conterrâneo e familiar.
Pelos dados que coligi para a minha família com uma forte ajuda da Ana Luísa Beirão que mais uma vez agradeço, o seu Manuel Justino Gama (1) nasceu a 6 de outub de 1831 mas eu encontrei-o casado com Leonor Maria. Possívelmente casou em 2ªs núpcias com Arminda Rosa.
Manuel Justino Gama era filho de Justina Gama(2) nascida a 6 de set de 1803 e de pai incógnito.
Manuel Justino Gama era irmão de José Gama nasc em 2 de jul 1834 em Lameiras e registado no Barregão em 1842 que é o meu bisavô . Tinha ainda o irmão João Gama nasc a 2 de out 1836 em Lameiras e o irmão Tiago Gama nasc a 23 de set 1829.
A trisavó Justina Gama era filha de José dos Santos e Maria Ribeiro Gama(3) nasc em 1779 e neta paterna de Domingos Fernandes e Ana Santos e Neta materna de Manuel José Ribeiro Gama (4) que morreu em 1812 e de Nagdalena Maria.
Justina Gama teve irmãos Thomás Ribeiro da gama nasc a 4 dez 1800 e Manuel Ribeiro Gama nasc a 4 fev 1799.
O (4) Manuel Ribeiro Gama era filho de Manuel José Gama de Souropires e Isabel Ribeiro Gama de Lameiras.
Neto paterno de Manuel José Gama de Souropires e de Joana Teresa Leonor de Souropires e neto materno de Silvestre Francisco de Lameiras e de Maria André Gama(5) de Lameiras.
Esta Maria André Gama(5) era filha de João André Gama e Isabel Gonçalves.
Este foi o ponto mais longe onde consegui ir.
Um abraço espero os seus comentários e os da amiga Ana Luísa Beirão também Gama.

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#371757 | gama2013 | 09 jul 2016 21:39 | Em resposta a: #368303

Caro deamonteiro
Enviei-lhe em Abril alguns dados sobre o que penso ser a família comum. Não tive da sua parte qualquer indicação sobre a recepção e interesse, nem consegui saber se é natural de Malta e de quem é descendente.
Pode dar continuidade e resposta a esta mensagem
Santos Gama

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#371777 | deamonteiro | 10 jul 2016 09:31 | Em resposta a: #371757

Bom dia, peço desculpa por não ter respondido mas só hoje é que recebi notificação das respostas... e como não passo por cá com frequência...

Muito obrigado pelas respostas vou agora tentar ordenar para procurar perceber...

Eu sou neta de Ester Gama e bisneta de César Gama ambos da Malta. Meu pai emigrou para o Brasil nos anos 70 e regressamos nos anos 90. Estou a organizar um dia da família Gama Brasil/Portugal /França e nessa altura é que surgiu várias questões sobre bisavós, trisavós e tretavós ... a informação que possuíamos vai de encontro ao que você consegui encontrar... no entanto parece que a data de nascimento do meu trisavô (pai de meu bisavô César) que também é Manuel Justino não bate certo com a data que refere aqui, parece faltar uma geração. .. mas para verificamos com exactidão teremos que ir aos registos de batizados nas lameiras/Pinhel. .. e por agora não será tão cedo, visto viver em Lisboa e a falta de tempo muita. .

Muito obrigado e se entretanto conseguir econtrário mais dados esclareço aqui. Obrigado mais uma vez!

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#371778 | deamonteiro | 10 jul 2016 09:46 | Em resposta a: #371757

Meu nome é Andreia Monteiro por lapso não referi.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#371784 | gama2013 | 10 jul 2016 11:54 | Em resposta a: #371778

Cara Andreia
Pois concluo que somos mesmo familiares. Eu, sou engenheiro, também nasci na Malta sou filho de Joaquim Almeida Gama e D Adelina Santos Carvalho e conheci muito bem a D. Ester tua avó e ainda me lembro do Sr César nas casas junto à estrada. Portanto serás prima do António Gama casado com a Emilia do Paulo que vivem perto de Almada.
Se me enviares o teu email posso enviar-te a árvore completa onde também entra o ramo da D Lucrécia que foi a última produtora de casulos de seda na nossa aldeia.
Um abraço
até breve
Santos Gama

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#379152 | Deapaulo | 26 mar 2017 19:10 | Em resposta a: #371784

Olá Boa tarde. Mais uma vez não recebi notificação da mensagem... peço desculpa. E estava com problemas para entrar na página.

Eu sou sobrinha do Antonio Gama porque a minha mãe, Laurinda Paulo, é irma da Emilia Paulo... e meu pai é o Rogerio Gama Monteiro filho da D. Ester.

O meu e mail: deamonteiro@hotmail.com

Neste momento a minha pesquisa esta parada porque necessito de tempo para consultar os arquivos das Lameiras, e não tenho, com muita pena minha...

Muito Obrigado!

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#392296 | AGama | 18 mai 2018 15:33 | Em resposta a: #342993

Olá Boa tarde,

entre buscas para encontrar informações da Justina Gama, que teve vários filhos de pai incógnito, vim aqui parar. Justina Ribeiro Gama será então a mãe de meu tetra avô Thiago Gama, da qual não consigo identificar o pai.

Sou de SouroPires, mas o meu nome Gama vêm do meu pai natural de Lameiras. A Justina era uma granda maluca... parte incógnita da minha história e que assim permanecerá! Muito obrigada

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#394178 | gama2013 | 19 mai 2018 22:41 | Em resposta a: #392296

Caro amigo.
Se for um pouco atrás nestes diálogos encontrará alguns dados sobre os ascendentes da Trisavó Justina Ribeiro Gama, que talvez não fosse assim tão maluca, mas um padre do (Barregão Lameiras) nessa altura como ainda hoje Tinha muito poder sobre as suas paroquianas. Penso que ele será o nosso trisavô , seu quadriavô, pois inscreveu no registo paroquial do Barregão o meu bisavô José Gama, nascido a 3 de junho de 1834, só cerca de dez anos depois do seu nascimento, mas fazendo uma anotação no registo paroquial de Lameiras sobre essa inscrição. O José Gama é o mais novo dos 4 filhos de Justina Ribeiro Gama a saber João Gama nascido a 3 de Outubro de 1836 , Manuel Justino Gama nascido a 6 de Outubro de 1831 e Tiago Gama seu quadriavô a 25 de set de 1829. O nosso primeiro ascendente que eu conheço é José André Gama Casado com Isabel Gonçalves.
Como é difícil transmitir toda a árvore familiar , sugiro que me envie o seu email e eu envio-lhe a árvore já bastante grande que tenho, que completará com os descendentes do tio trisavô Thiago Gama que depois me devolverá ainda mais completa.
Eu tenho aí no Brasil, em S. Paulo filhos e netos do meu tio Alfredo Almeida Gama que viveu em Souropires com a Tia Amélia Gama, Casado com Felismina dos Anjos Gil de Souropires cujos filhos eram António Cesar e Maria Candida esta casada com José Manuel Guerra Frutuoso de Bogalhal e têm netos Mauricio Gama Furtuoso e Fátima dos Anjos Gama Frutuoso, como depois poderá ver na àrvore.
Um abraço
António Luís dos Santos Gama (Malta Pinhel)

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#395580 | AGama | 20 mai 2018 11:34 | Em resposta a: #394178

Bom dia estimado António Santos Gama,

deixo o meu e-mail: arq.anagama@gmail.com, sendo que agradeço desde já toda a informação que facultou.
Teria todo o gosto em debater alguns pontos de vista em relação à Justina Ribeiro Gama, visto eu ter outras teorias possíveis para os 4 filhos de pai incógnito que ela teve. Fico a aguardar contacto da sua parte.

Cumprimentos,
Ana Gama

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#396985 | gama2013 | 20 mai 2018 20:28 | Em resposta a: #395580

Cara Ana
Vou então enviar-lhe por email as árvores que elaborei para os ascendentes e descendentes de Justina Ribeiro Gama.
Fico a aguardar todas as informações que achar importantes sobre a família Gama
Um abraço
António Luís dos Santos Gama

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#425357 | ancastelo | 04 jul 2020 00:40 | Em resposta a: #342503

Boa noite
Sou António Castelo Ribeiro da Gama, natural de Lameiras, 66 anos, filho de José Ribeiro da Gama, neto paterno de António Ribeiro da Gama, bisneto de António Manoel Paulino e de Maria da Piedade Beirão, ou seja sou sobrinho neto da sua trisavó Maria da Nazareth Beirão , irmã mais velha do meu avô que, sei desde criança, casou em Longroiva com um jovem professor.
Eram sete irmãos: Alfredo, Nazareth, Raquel, Emília, Graça, Isabel e António e os pais faleceram quando o António, o mais novo, tinha onze anos.
Sei que o meu avô nasceu em 1878 e fez a instrução a instrução primária em Longroiva com o seu trisavô.

Quanto às suas dúvidas:
- O Paulino Ribeiro da Gama, n em 1798 e cc Leonarda Joaquina em 1823, teve um filho de mãe solteira, quando já casado, que perfilhou por escritura publica, em 1858, chamado António Manuel da Gama (existe documento comprovativo desta perfilhação na Torre do Tombo, legitimada pelo Rei D.Pedro em Março de 1859). Assim sendo, penso que António Manuel Paulino, meu bisavô, seria filho de Antonio Manuel da Gama e neto de Paulino Ribeiro da Gama [ (1878 - 1798) / 3 = 80 / 3 = 27, média aceitável ... ] e já seria nascido aquando da perfilhação, em 1858 ...! seria por isso que não tinha o nome de família ...?
- O Beirão: a minha bisavó e sua tetravó Maria da Piedade Beirão era natural da Miuzela do Côa, concelho de Almeida, portanto o nosso ¨beirão¨ não é das Lameiras, mas sim da Miuzela. Sei que o meu avô , o meu pai e os meus tios paternos tinham boa relação com os tios e primos da Miuzela.

Por hoje é tudo, aguardo o seu contacto.

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#425510 | ancastelo | 10 jul 2020 15:16 | Em resposta a: #425357

Boa tarde
Fiz mais investigações em relação aos descendentes de Paulino Ribeiro da Gama e verifiquei que estava errado nalguns aspectos:
Na realidade PRG teve um filho de Mª Josepha, solteira, nat. de Moimentinha - Trancoso, que perfilhou em 1858/59, de nome Manuel Ribeiro da Gama. Este casou, em 1862 c, Mª da Piedade Beirão, nat de Miuzella - Sabugal (hoje Almeida), filha de Joaquim Gomes Marques e de Anna Beneditta Deldado, ambos de Miuzella. Tiveram oito filhos:
Maria, n. em 21-12-863, q faleceu em Longroiva; Mª Emília, n em 8-03-865; Abel Augusto, n em 22-04-867 e faleceu em 12-11-875; Alfredo, n em 26-12-869; Maria da Graça, n em 9-06-872; Maria Raquel, n em 30-10-874; Maria Isabel, n em 22-04-876; António (meu avô) n em 27-11-878;

mais tarde continuo, cumprimentos

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#425518 | ancastelo | 10 jul 2020 19:08 | Em resposta a: #425510

Continuação:
... -878; Maria,n em 882, q faleceu em criança.
Nos registos de casamento, ?-02-862, e de batismo dos filhos mais velhos, o pai aparece com o nome de António Manuel da Gama, mas nos restantes aparece os nomes de: Ant. Man. Paulino Ribeiro da Gama ou Ant. Man. Paulino ou Ant. Man. Paulino da Gama. Portanto, o Antonio Mauel Paulino e o António Manuel da Gama ou o António Manuel Paulino Ribeiro da Gama são a mesma pessoa, contrariamente ao que eu pensava e escrevi na mensagem de 4-Julho.
Faleceu em Dezembro de 1891, com 52 anos de idade, ou seja terá nascido em 1839, ainda não consegiu ler os registos da freg. de Moimentinha relat. a este ano.

Maria da Piedade, sua mulher nasceu em 28-08-840, na Miuzella e faleceu, nas Lameiras, em Janeiro de 1891, com cinquenta anos.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#425541 | ancastelo | 11 jul 2020 14:51 | Em resposta a: #342501

Boa tarde, sou António Castelo Ribeiro da Gama, natural de Lameiras.
Pf, consulte minhas mensagens neste fórum sobre descendentes de Paulino Ribeiro da Gama.
Aguardo sua resposta
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Familia Gama Lameiras Pinhel

#425568 | anabeirao | 12 jul 2020 11:30 | Em resposta a: #342305

Caro António Ribeiro da Gama, agradeço o seu contacto e contributo.
Há muito que não actualizo aqui as minhas informações, porém estão disponíveis noutros locais.
O que não sabia, (e o q as máquinas nunca fazem é esta parte! Nunca irão substituir o conhecimento pessoal, ou as nossas memórias..., enfim, o que de facto desconhecia) era o facto de o seu avô António Ribeiro da Gama, ter ido para Longroiva para ter aulas com o meu trisavô.
Deixe-me dizer-lhe que há cerca de 5/6 anos conheci o seu tio Agostinho pessoalmente. Ele conhecia uma minha tia-avó e, ao saber deste meu interesse, ligou-me. Deu-me a conhecer muito da nossa família.
E foi mais fácil, como é óbvio, prosseguir as pesquisas, ou entender certas peças soltas.
Assim, consegui fazer a árvore de descendentes de António Manuel Paulino Ribeiro da Gama cc Maria da Piedade Beirão. Obviamente que está sempre em actualização e qualquer dado é bem-vindo!
Em relação às informações que tão gentilmente me fornece, também já as tinha, à excepção do documento de perfilhacão, mas sei que :

-Paulino Ribeiro da Gama, n. 1798, Lameiras, Capitão, teve um filho com Maria Josefa, de Moimentinha, Guarda: António Manuel Ribeiro da Gama, nascido em Moimentinha ( cc Maria da Piedade Beirão)
E foi casado 2 vezes:
cc (1819, Lameiras) Florinda Pereira Saraiva
cc (1823, Lameiras) Leonarda Maria Dourada Farinha.

Mais uma vez, agradeço o contributo, e espero podermos continuar a trocar informações!

Cumprimentos

Ana Luísa Beirão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 11:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen