Ribeiros de Coimbra para Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Heráldica | Pessoas | Regiões

Ribeiros de Coimbra para Madeira

#342448 | PedroPires95 | 14 fev 2014 16:12

Olá a todos, depois de fazer toda a genealogia dos Furtados da ilha da madeira, que eu descendo por meio do meu bisavô que era neto de um Madeirense, eu cheguei na Cristã nova chamada Leonor Ribeiro, moradora em Funchal, processada pelo Sto Oficio de Lisboa, Como consta no processo:

digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2312525

Eu tive a oportunidade de ler, e vi que ela foi batizada na Sé de Coimbra, mas ela não falou o nome dos tios nem dos avós, somente das irmãs Margarida Ribeira, Ana Mendes e dos pais Tristão Ribeiro, e Isabel Fernandes, porem no processo da irmã dela (Margarida Ribeira) diz que havia um irmão do pai delas (Tristão Ribeiro) chamado Gabriel Ribeiro, morador na rua da Calçada, procurei na TT algum processo em relação ao Gabriel Ribeiro, mas achei do filho dele, Luis Ribeiro, que morava em Coimbra, e foi batizado na igreja de São Bartolomeu (perto da rua da Calçada) o que confirma o processo;

Logo tratei de encomendar o processo, e vi que ele tinha uma duas tias paternas, chamadas Filipa Ribeiro, e Isabel Ribeiro, essa Filipa Ribeiro foi processada pelo Santo Oficio e foi presa quase no mesmo dia de Luis Ribeiro, sendo que os dois Luis e Filipa saíram em datas semelhantes no auto-de-fé em 01/08/1568 o que confirma o parentesco deles.

Os pais de Filipa Ribeiro, segundo o processo são: João Pais, e Leonor Ribeiro;

Nesse caso preciso saber se existe alguma noticia genealógica do casal anterior, pois no processo de Filipa Ribeiro, diz que ela era natural de Tentúgal, em Montemor-o-Velho, Coimbra.

Alguém sabe de algum nobiliário ou tem noticia de como eu posso conseguir obter os dados que preciso sobre esse casal? João Pais e Leonor Ribeiro?

Eu desconfio que por serem X.n. sejam de outra freguesia ou até mesmo de Castela, já que Coimbra também foi rota de fuga dos judeus Castelhanos, Alguém teria alguma ideia?

Se for o caso posso deixar meu email aqui, para melhor comunicar;

Processo de Filipa Ribeiro:

http://digitarq.arquivos.pt/details?id=2356350

Obrigado, Pedro Arruda.

Resposta

Link directo:

RE: Ribeiros de Coimbra para Madeira

#342450 | PedroPires95 | 14 fev 2014 16:45 | Em resposta a: #342448

A proposito, alguém sabe se existe algum rol, ou arquivo que conste os judeus baptizados em Coimbra? Talvez fosse interessante para minha pesquisa estes dados, Ouvi que os Marques de Pombal havia destruído as Fintas de Cristãos novos, porem peço para me comunicar se alguém souber se por acaso não existe nem nos arquivos distritais algum rol com esses dados? E também queria saber o nome de algum nobiliário que estivesse online, das famílias de Coimbra?

Obrigado, Pedro Arruda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 20:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen