Família Xavier Morato

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Família Xavier Morato

#342459 | ana.gandra | 14 fev 2014 19:44

Procuro ajuda sobre a família Xavier Morato.

A minha trisavó chamava-se Luzia da Conceição de Xavier Morato (de Abreu), faleceu a 18-02-1945 e tinha 3 irmãos (Nossa, Isabel e Henrique Joaquim). Era natural de S. Bartolomeu, na Charneca do Lumiar, Lisboa.

Luzia era filha de:
- Henrique Joaquim de Xavier Morato, nascido a 22-03-1852
- Ana da Conceição Zambujo (de Xavier Morato)

Agradeço qualquer informação sobre esta família.

Obrigada
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#343480 | José Lopes | 08 mar 2014 20:33 | Em resposta a: #342459

Ana Gandra:
Encontrei, neste Forum, o seu pedido de informação acima. Curiosamente ando a fazer uma pesquisa para um amigo,descendente do Henrique Joaquim irmão da sua trisavó Luzia.
Deste modo tenho já bastante informação sobre esta família na Charneca do Lumiar e que indico abaixo:
1)-Joaquim Francisco Xavier Morato (X.M.)filho de Francisco X.M.e de Micaela Rosa Barbosa, nascido em Stª.Catarina (Lx),casou em 1794 na Lapa (Lx) c/Ana Leonina Monteiro, também de St.ª Catarina e foram viver para a Charneca do Lumiar (S.Bartolomeu).
2)-Nesse mesmo ano de 1794 nasce o 1º filho Honorato ao qual se seguem mais 8 filhos:Gonçalo (1796);Cleta (1799);Severo (1801);Antão (1804);Epifânio (1811);Evaristo (1812);HENRIQUE JOAQUIM (1815) e Maurício (1817).
3)-Destes 9 filhos só encontrei descendência do Gonçalo (13 filhos) do Henrique Joaquim (4 filhos) e do Maurício (6 filhos).
4)-Este filho HENRIQUE JOAQUIM,nascido na Charneca em 15-3-1815,casou em 12-11-1838 c/ MARIA JOSÈ e tiveram 14 filhos (!): Gertrudes (1839);Maria (1840); Ana (1842);José (1844);Silvestre (1845); HENRIQUE JOAQUIM (24-11-1846);Emília (1848);Domingos (1849);Jorge (1851);Joaquim (1852);Francisco (1854); Candido (1856); Carlota (1858 e finalmente Antonio (1861).
5)- Este HENRIQUE JOAQUIM nascido em 24-11-1846 casou em 24-10-1878 c/ Ana da Conceição Zambujo também nascida na Charneca em 20-7-1852.Deste casamento nasceram os seguintes filhos: Maria (6-2-1878);Henrique Joaquim (4-1-1879) e duas gémeas- LUZIA (sua trisavó) e Isabel nascidas ambas em 23-11-1880.
6)- A casa onde a Luzia cresceu ainda existe e se estiver interessada posso indicar onde é. (sem mais espaço) José Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#343483 | Jorge Resende | 08 mar 2014 20:48 | Em resposta a: #343480

http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4814408

Nas imagens 481/482 do livro paroquial da Charneca do Lumiar, assento nº 22 (clic sobre o link inicial), está o assento de batismo de Luzia.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#343551 | MLuisa | 10 mar 2014 01:05 | Em resposta a: #342459

Ana Gandra

Tenho uma amiga Xavier Morato que talvez lhe possa também dar alguns dados.

O mail dela é

teresapmorato@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#343568 | ana.gandra | 10 mar 2014 13:03 | Em resposta a: #343480

Caro José Lopes:

Agradeço o seu contacto. já possuo alguns dos dados que me deu, se quiser posso dar-lhe a descendencia da minha trisavó Luzia.
Uma vez que os registos da freguesia da Charneca estão disponíveis online, já encontrei muitos dos dados que me forneceu, mas agradeço o que irei conseguir completar.

Gostaria de tentar recuar ainda mais no tempo e conseguir mais ascendentes. Só faço isto como amadora e para minha realização pessoal, sem outro interesse. É um hobby que me satisfaz. =)

Gostava de saber onde é a casa sim... Moro em Lisboa.
o meu contacto é ana.gandra@vodafone.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#343569 | ana.gandra | 10 mar 2014 13:13 | Em resposta a: #343483

Caro Jorge Resende,

Agradeço a sua ajuda. Já tinha encontrado este mesmo registo do baptismo das minha trisavó Luzia e do baptismo da sua irmã gémea Isabel, que é o assento seguinte no mesmo livro.

Obrigada pela sua disponibilidade
Disponha

Ana Gandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#343570 | ana.gandra | 10 mar 2014 13:20 | Em resposta a: #343551

Cara MLuisa,

Obrigada pelo seu contacto. Irei então entrar em contacto com a sua amiga, a ver que informações me consegue fornecer.

Obrigada
Disponha

Ana Gandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#343646 | José Lopes | 11 mar 2014 20:12 | Em resposta a: #343568

Cara Ana Gandra
Vou enviar para o mail acima indicado por si 3 Anexos com a localização e fotos da casa construida em 1886 pelo seu tetra avô Henrique Joaquim Xavier Morato e para onde foi provavelmente morar a sua trisavó (com 6 anos) e aí deve ter crescido até casar.
José Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#343648 | ana.gandra | 11 mar 2014 21:49 | Em resposta a: #343646

Caro José Lopes,

agradeço a sua disponibilidade.

Alguma coisa disponha.

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#343758 | José Lopes | 14 mar 2014 11:37 | Em resposta a: #343648

Cara Ana Gandra
No passado dia 12-03-2014 enviei, para o mail que me indicou ,um mail s/ a casa do seu tetravô,c/o titulo :Casa "VINHA GALEGA-H.J.X.MORATO 1886". Enviei este mail pelo da minha mulher "Maria Celeste" por ser mais facil digitalizar nele os 3 Anexos c/ fotos.
Espero que o tenha recebido,se não diga- me e tornarei a enviar .
José Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#343971 | ana.gandra | 18 mar 2014 19:17 | Em resposta a: #343758

Caro José,

Sim recebi e respondi de volta. Respondi para o mail da sua exma esposa, pois foi o que me forneceu.
A única coisa que consigo dizer-lhe são os nomes dos pais de Belmira de Sá e Simas Parrot (Morato).

Se ajudar diga-me que torno a enviar os nomes.

Obrigada pela sua ajuda

Atenciosamente
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#344004 | José Lopes | 19 mar 2014 12:47 | Em resposta a: #343971

Cara Ana
De facto não recebi a sua resposta no mail da Maria Celeste.Se calhar ela, sem querer, apagou-o.Por isso mandei-o novamente pelo meu outro endereço que uso mais com o iPad.De futuro pode usar este.
Sim,agradeço que me mande os nomes dos pais da Belmira pois isso já dá uma boa ajuda.
Tenho continuado a pesquisar para trás do Joaquim Francisco (1747) e da Ana Leonina (1779) que casaram na Lapa em 4-9-1794 ( com este assento transcrito para o livro de casamentos da Charneca em 11-9-1794).Por estas 3 datas se percebe uma grande diferença de idades entre os dois: ele c/ 47 anos e ela só c/ 15. Tambem se vê que o 1º filho Honorato (22-12-1794) nasceu 3 meses após o casamento. Terá sido isto que provocou a ida do casal para a Charneca ? Neste tempo estas situações eram socialmente muito mal vistas. Como os tempos mudaram...
Já consegui chegar aos avós deste Joaquim Francisco ( seus 8° avós) ,nada mau... A partir daqui já é dificil porque o pai do Joaquim Henrique nasceu em S. Julião e aí,devido ao terramoto de 1755, jà não há regitos. Os nomes dos avós do Joaquim Francisco estão mencionados no casamento do seu pai Francisci X.M. Que casou em Stª Catarina em 23-6-1742 c/ Micaela Rosa (9-10-1724) tambem nascida nesta freguesia.Agora ando á procura do ramo da Ana Leonina Monteiro cujos pais são Antonio José Monteiro e Eugénea Barbara casaram na Lapa,mas tambem está um pouco dificil.
Eu tambem sou "amador " nestas coisas e isto para mim é um passatempo de que gosto bastante. José Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#344184 | ana.gandra | 22 mar 2014 13:08 | Em resposta a: #344004

Caro José.

Pelo que encontro no Myheritage, os pais de Belmira de Sá e Simas Parrot são:

- Carlos Deodato Parrot e
- Emília de Sá e Simas

desconheço as naturalidades

Cumprimentos
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#344186 | ana.gandra | 22 mar 2014 14:01 | Em resposta a: #344004

Caro José

http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4816574

Pode-me dar uma ajuda a decifrar os nomes dos meus 8ºs avós?

Só entendo Francisco e Maria, sendo que não consigo decifrar os apelidos.
Se me conseguir ajudar, agradeço

Cumprimentos
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#344263 | José Lopes | 23 mar 2014 18:59 | Em resposta a: #344186

Cara Ana
Não sendo "grafólogo",aquí vão 2 hipóteses ( usando o texto do assento de casamento do Francisco X.M. c/a Micaela Mª Rosa):
1)- Comparando a 1ª letra dos 2 primeiros nomes do pai da Micaela (Paulo Pires) c/ a 1ª letra do 2º nome do pai do Francisco X.M.parece serem iguais. Portanto este nome começa por P e a palavra toda parece ser PORCIUNCULA. Parece não fazer sentido mas este é o nome da pequena capela reconstruida pelas próprias mãos de S.Francisco de Assis , onde começou o movimento franciscano e onde ele morreu em 1226.Atualmente está no interior da Basílica de Stª Maria dos Anjos,na planice a 4Km da Assis. Parece portanto não ser um apelido mas sim o 2º nome próprio que se usava para distinguir de S.Francisco Xavier ( Jesuita).
2)- Comparando tambem a mesma letra P c/ o 1º nome da mãe do Francisco X.M.,parece que este nome tambem começa por P,seguido de um A , depois um S ou um P , depois um O ,depois um H ( ver o H em MicaHela)seguido de um R e de um A o que dá a palavra PASHORA. Esta palavra é um nome da India e nesta altura as relações c/ a India Portuguesa eram muito importantes.Será que a mãe do Francisco X.M.era de origem indiana?.
Tudo isto são meras hipóteses mas é o que torna por vezes estas pesquisas interessantes.
Sempre ao seu dispor
José Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família Xavier Morato

#344385 | ana.gandra | 26 mar 2014 21:59 | Em resposta a: #344263

Caro José,

Agradeço a sua ajuda. é uma pena que não haja duplicados de registos das freguesias destruidas pelo terramoto, pois assim não consigo prosseguir na minha pesquisa. ou é-me mais dificil.

Agradeço a sua ajuda.

Cumprimentos

Ana Gandra

Resposta

Link directo:

Família Xavier Morato

#350672 | mxmorato | 28 set 2014 11:39 | Em resposta a: #342459

Bom dia,
o meu nome é Mariana Xavier Morato Fernandes dos Santos Perez, e sou neta de João Xavier Morato que também nasceu na Charneca a 20 de Agosto de 1910. O seu pai era João Epifânio Xavier Morato (em 1867- 1967) e a sua mãe Maria José Amoroso Xavier Morato.
Tenho andado a pesquisar a nossa família, mas agora cruzei-me com estas mensagens. Estou inscrita no site MyHeritage através do Miguel João Pinto Xavier Morato (neto do Prof. Dr. Manoel João Xavier Morato).
Ana, sei que anda a tentar combinar um encontro com a Teresa Parrot Morato, pois falei com ela outro dia. Seria muito interessante juntarmos as nossas árvores. :)

Fico a aguardar um contacto.

Muito obrigada Mariana (marianaperez@sapo.pt)

Resposta

Link directo:

Família Xavier Morato

#352504 | mauriciomorato | 27 nov 2014 18:41 | Em resposta a: #342459

Boa tarde,

Já consegui efectuar a minha árvore até ao meu penta avô Joaquim Francisco Xavier Morato casado com D. Anna Leonina Monteiro.

Se houver alguém que entretanto já tenha conseguido recuar mais, e possa disponibilizar essa informação, agradeço.

Cumprimentos
Maurício Morato

Resposta

Link directo:

Família Xavier Morato

#352765 | anagandra | 09 dez 2014 02:57 | Em resposta a: #342459

Caro Maurício,

Joaquim Francisco de Xavier Morato e Ana Leonina Monteiro são meus hexavós. Meu pentavô é o seu filho Henrique Joaquim de Xavier Morato.

Consigo-lhe alguns ascendentes, mas sem grandes dados, ainda estou a efectuar pesquisa :D

talvez possamos trocar informação

Os pais de Joaquim Francisco são: Francisco Xavier Morato e Micaela Roza Barbosa. Veja o tópico http://geneall.net/pt/forum/166279/familia-xavier-morato/#a344004

Cumprimentos
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

Família Xavier Morato

#352770 | mauriciomorato | 09 dez 2014 12:11 | Em resposta a: #342459

Bom dia,

antes de mais Cara Ana quero agradecer a sua amável resposta.

O Henrique Joaquim de Xavier Morato, também é meu pentavô por parte da minha avô paterna. Os meus avós paternos eram primos, sendo que o meu avô descia do Maurício Joaquim, e a minha avó do Henrique Joaquim.
O Joaquim Francisco Xavier Morato é meu hexavô por parte da minha avó e meu pentavô por parte do meu avô.
Só tive conhecimento que os registos se encontravam digitalizados e disponíveis para consulta há relativamente pouco tempo. Consegui, sem grande dificuldade efectuar a árvore até ao primeiro Morato que chegou à Charneca. Daí para trás, confesso que me tem sido mais difícil.
A minha família ainda tem propriedades na Charneca, e a Quinta da Vinha Galega pertence a um primo direito da minha avó.
Tenho conseguido recolher alguma informação, mas não muita.
Melhores Cumprimentos
Maurício Morato

Resposta

Link directo:

Família Xavier Morato

#352777 | anagandra | 09 dez 2014 17:16 | Em resposta a: #342459

Caro Maurício,

sendo Henrique Joaquim de Xavier Morato tb seu pentavô, parece que somos primos afastados. O meu tetravô, tb ele Henrique Joaquim (1846) era irmão do seu tetravô José Henrique (1844). As nossas trisavós eram primas direitas. Coincidências :)

Conheço a Vinha Galega. Encontrei-a através do Sr. José Lopes que me facultou a sua localização e fomos visitá-la, uma vez que andávamos a fazer pesquisa sobre a mesma família.

O primeiro Morato a chegar à Charneca que fala é o seu hexavô (e pentavô) Joaquim Francisco Xavier Morato? Nascido na frequesia de Santa Catarina a 26-04-1747 e falecido a 04-03-1821, na Charneca.

Seus pais, Francisco Xavier Morato e Micaela Rosa Barbosa casaram a 23-06-1742, em Santa Catarina (ou Santa Catarina do Monte Sinai, como pode encontrar em alguns registos).
Ele, natural da freguesia de S. Julião, onde ainda não consegui encontrar registos devido ao terramoto de 1755, filho de ?? Francisco de Porciuncula?? e ??Paschoa Maria?? (não conisgo decifrar bem os nomes)
Ela, natural da freguesia de Santa Catarina, filha de Paulo Pires de Aguiar e Maria de Jesus, nasceu a 09-10-1724. Neta paterna de João Pires e Paula Fernandes e neta materna de João Pires e Ângelo de Carvalho

Pode encontrar o assento de casamento em: http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4816574, pp 119. (PT-ADLSB-PRQ-PLSB28-002-C11_m0433.tif)

Já tem os ascendentes de Ana Leonina Monteiro (5avó e 6avó)? Eram naturais da Charneca.
E os ascendentes de Maria José Matias(5avó)? Tb estes eram naturais da Charneca.

Eu possuo um site no MyHeritage, mas não se encontra actualizado, pois sou utilizadora básica. Pode encontrá-lo aqui: http://www.myheritage.com.pt/site-240481811/xavier-morato.Pode ser que tenha alguma informação útil para si.

O principal programa com que trabalho é o GenoPro, e o ficheiro mais completo que tenho encontra-se nesse formato. Poderei enviar-lho se o desejar e conseguir visualizar.

Já agora, e a título de curiosidade, é familiar do Maurício Morato, que jogou no Sporting na década de 80's?

Cumprimentos
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

Família Xavier Morato

#352779 | anagandra | 09 dez 2014 17:52 | Em resposta a: #342459

Caro Maurício, perdoe-me novamente a intromissão, mas permita-me a seguinte curiosidade:

Veja em:
http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4814415

(Assento de nascimento do seu bisavô)
PT-ADLSB-PRQ-PLSB13-001-B18_m0709.tif
PT-ADLSB-PRQ-PLSB13-001-B18_m0710.tif

Acabei de verificar que a mãe do seu avô Eduardo era filha de uma prima direita da sua trisavô Elisa.

Cumprimentos
Ana Gandra

Resposta

Link directo:

Família Xavier Morato

#352781 | mauriciomorato | 09 dez 2014 18:43 | Em resposta a: #342459

Boa tarde Cara Ana,

agradeço a sua pronta resposta. Para lhe ser sincero, por enquanto ando só no encalço da família Morato, não tive ainda oportunidade de explorar outros ramos. Vou apenas colocando alguns nomes quando estes surgem nos assentos de nascimento ou de casamento.
Em relação à sua pergunta do Morato do Sporting, o meu avô conhecia o pai dele, e referiu-me que eram primos, mas neste momento não sei estabelecer a ligação. O pouco que me recordo é que viviam para a zona de Loures (se não estou em erro). Infelizmente o meu avô faleceu em 1999, e a minha avó sofre de alzheimer, pelo que as informações mais antigas perderam-se.
Também fiz uma árvore, que caso entenda poderá consultar http://www.myheritage.com.pt/site-family-tree-261662521/morato por enquanto também estou só na versão base.
Deixo aqui o meu email para irmos trocando mais informação que entretanto se possa vir a encontrar
mauriciomorato1972@gmail.com

Melhores Cumprimentos
Maurício Morato

Resposta

Link directo:

Família Xavier Morato

#352782 | mauriciomorato | 09 dez 2014 19:16 | Em resposta a: #342459

Boa tarde novamente,

agradeço a sua ajuda, de facto e pelo que sei, isto eram quase todos primos e primas, recordo-me do meu avô dizer que os homens da família dele eram da Charneca e que as senhoras eram da Ameixoeira. Por enquanto apenas me concentrei nos ascendentes directos dos meus avós paternos, que sabia serem ainda primos, e fui atrás do apelido. O meu bisavô (José Maurício) já não colocou o sobrenome Xavier ao meu avô (Eduardo), sendo que nem o meu pai, nem eu, nem o meu irmão temos Xavier no apelido, mas eu recuperei-o para os meus filhos. Há uns anos atrás ainda fui à Torre do Tombo tentar saber mais, mas por falta de tempo, e também por alguma dificuldade em situar os parentescos, fui adiando esta minha pesquisa até agora. Há alguns dias descobri por acaso que os livros se encontravam já digitalizados, e dei de novo início a esta pesquisa. Entretanto e por pesquisas que fui efectuando na net, cheguei a este fórum, e fiquei deveras satisfeito por saber que existem mais pessoas a efectuar esta pesquisa.
Já agora, só por curiosidade, pois não tenho documentos que o comprovem, o meu avô contava-me que o pai dele lhe teria dito que a nossa família teria vindo de Espanha há cerca de 400 anos. Era interessante conseguir estabelecer esta ligação.

Melhores Cumprimentos
Maurício Morato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 07:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen