Luís Inácio Rosado, natural de Arraiolos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Luís Inácio Rosado, natural de Arraiolos

#342489 | peninha | 15 fev 2014 19:05

Caros Confrades,

Procuro informação sobre a ascendência paterna e materna de Luís Inácio Rosado, natural a Arraiolos, filho de João Rosado e de s.m. Maria Rosado de Oliveira. O qual, solteiro, morador na freguesia de Santa Maria Maior, da cidade de Lisboa, em 26.2.1816 casou com Maria Amália Coutinho (Lisboa, Santa Justa, C15, 1277, Etombo).

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Luís Inácio Rosado, natural de Arraiolos

#342497 | luisjrm | 15 fev 2014 21:28 | Em resposta a: #342489

Caro António Monteiro,
de acordo com o que lhe havia transmitido anteriormente Luís Inácio Rosado será provavelmente filho de João Rosado e de Maria de Oliveira, não encontro outro casal com os mesmos nomes, foi optimo que os tenha mencionado porque consegui encontrar a descendência de António de Oliveira que tem ascendência no apelido Mouzinho (segue o que encontrei):

Mouzinho
I – Matias Fernandes Mouzinho casou com Domingas Fernandes (residentes em Arraiolos).
II – Manuel Mouzinho que casou a 13-1-1692 (Arraiolos / Matriz) com Catarina de Oliveira, filha de João de Oliveira e de Joana Banha.
III – António de Oliveira que casou com Ana Maria, filha de Sebastião Dias e de Antónia da Silva
IV – Maria de Oliveira que casou na Matriz de Arraiolos a 11-6-1764 com João Rosado, filho de José Rodrigues Salvado e de Joana Mendes

Rosados
(em relação aos Rosados falamos por mail, segue uma parte)

V – Isabel Mendes (nº 9 (V) § 4, filho de Manuel Lopes e de Joana Mendes), casou em São Miguel de Machede a 18-2-1707 com Diogo da Costa, natural do Redondo, filho de António Monteiro e de Maria da Costa. Tiveram os seguintes filhos:
1 (VI) Joana Mendes, que se segue:
2 (VI) Manuel Rosado da Costa, que se segue no § 9

VI – Joana Mendes, casou em São Miguel de Machede a 9-2-1727 com José Rodrigues Salvado, natural de São Miguel de Machede, filho de Simão Rodrigues e de Maria Salvada. Tiveram os seguintes filhos:
1 (VII) Valério, baptizado em São Miguel de Machede a 18-12-1727.
2 (VII) Manuel Rosado, baptizado em São Miguel de Machede a 4-2-1729. Casou na Igreja de São Pedro da Cidade de Évora a 9-5-1753 com Rosa Coelho, filha de Luís Coelho e de Joana Fale.
3 (VII) Manuel, baptizado em São Miguel de Machede a 13-2-1730.
4 (VII) Isabel, baptizada em São Miguel de Machede a 21-9-1731.
5 (VII) Clemência, baptizada em São Miguel de Machede a 23-11-1733.
6 (VII) Rita, baptizada em São Miguel de Machede a 8-5-1735.
7 (VII) Jacinto, baptizado em São Miguel de Machede a 19-9-1736.
8 (VII) João Rosado, que se segue:
9 (VII) Margarida, baptizada em São Miguel de Machede a 29-2-1740.

VII – João Rosado, baptizado em São Miguel de Machede a 12-5-1738, casou na Igreja Matriz de Arraiolos a 11-6-1764 com Maria de Oliveira, filha de António de Oliveira e de Ana Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Luís Inácio Rosado, natural de Arraiolos

#342499 | luisjrm | 15 fev 2014 22:02 | Em resposta a: #342489

Caro António Monteiro,

Esqueci de mencionar que os ascendentes destes Rosados constam também no blogue Alengenea:

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.pt/search/label/Arraiolos

Sobre Mouzinho, os dois indivíduos mais antigos que constam dos registos paroquiais de Arraiolos são Fernão Roiz Mouzinho que casado com Catarina Favacha (segundo bap. do filho Braz a 4-10-1550), e Pedro Afonso Mouzinho, casado com Inês Martins (segundo bap. de Maria a 18-2-1550), provavelmente ambos familiares do mencionado Matias Fernandes Mouzinho.
Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Luís Inácio Rosado, natural de Arraiolos

#342504 | JCC | 15 fev 2014 23:38 | Em resposta a: #342497

Caros confrades
Também eu descendo deste João Rosado pelo que tenho todo o interesse nestas informações e também poderei contribuir com o que tenho, caso vos interesse.

Aguardo as vossas notícias. Cumprimentos.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Luís Inácio Rosado, natural de Arraiolos

#342511 | peninha | 16 fev 2014 00:29 | Em resposta a: #342504

Caro João Cordovil Cardoso

É sempre um gosto a intervenção dos demais Confrades, e estou certo que o Confrade Luís Martins comunga deste gosto.

Ademais, a propósito deste assunto o Confrade Luis Martins já me tinha indicado o site sobre a família Cordovil e sugerido que o consultasse. O que não me foi possível, porque a ele não logrei aceder. Quiçá, por inabilidade minha.

Maria Amália Coutinho, nasceu em 28.4.1788 na freguesia de Santa Justa, da cidade de Lisboa, filha de Manuel Francisco Coutinho e de Genoveva Teresa de Jesus, baptizada em 13.5.1788, foi padrinho ….? José Vasques da Cunha (Lisboa, Santa Justa, B8, fotograma 129, Etombo); solteira, moradora na mesma freguesia de Santa Justa, em 26.2.1816 casou com Luís Inácio Rosado, solteiro, baptizado na freguesia Matriz de Arraiolos, Arcebispado de Évora, filho de João Rosado e de Maria Rosado de Oliveira, morador na freguesia de Santa Maria Maior, da cidade de Lisboa, foram testemunhas deste casamento José Joaquim Coutinho, irmão da nubente, e Honório? José Soares, ambos desta freguesia (Lisboa, Santa Justa, C15, fotograma 1277, Etombo).

Maria Amália Coutinho não consta na BD do Geneall. Contudo, nesta já consta alguma informação sobre seu Irmão, Ricardo Silles Coutinho, nasceu em 14.4.1787 na freguesia de Santa Justa, da cidade de Lisboa, filho de Manuel Francisco Coutinho e de Genoveva Teresa de Jesus, baptizado em 3.5.1787, foi padrinho José António C…?, morador na freguesia de S. José (Lisboa, Santa Justa, B8, fotograma 111, Etombo); em 5.11.1825 casou com Rosa Máxima da Silva, natura da freguesia de Santa Isabel, filha de João Rodrigues e de Mariana Rosa da Conceição, moradora na freguesia da Conceição, foram testemunhas João Rodrigues da Silva, Irmão da nubente, morador na rua dos Sapateiros, e António José de Miranda Júnior, negociante, morador na rua da Princesa (Lisboa, Conceição-a-Nova, C7, fotograma 900, Etombo).

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Luís Inácio Rosado, natural de Arraiolos

#342512 | luisjrm | 16 fev 2014 01:13 | Em resposta a: #342504

Caro João Cordovil,

Desde a última vez que trocamos mensagens sobre os Rosados, ou melhor sobre estes Rosados, muitos mais dados fui adicionando, posso-lhe transmitir que dois dos seus ramos deste apelido descendem do mesmo casal Braz Fernandes / Guiomar Rosada, com origem na Igrejinha, por via de dois de seus filhos:

- Catarina Rosada (q. casou com Marcos Gomes), já do seu conhecimento e do qual descende Martinho Pedro Rosado.

- Matias Rosado, baptizado na Igrejinha a 1-2-1597, p.p. André Vidigal e Maria Alvares. Casou duas vezes, a 1ª com Gregória Braz (registo não localizado), a 2ª vez em Pavia a 22-8-1632 com Margarida Fernandes, já viúva, filha de André Fernandes e de Isabel Miguéns.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 15:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen