Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Heráldica | Património | Pessoas

Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#342706 | aníbal | 19 fev 2014 18:22

Caros Confrades,

Sou um dos muitos descendentes da Casa de Valdoleiros.

Possuo alguma informação, mas é muito exígua.

"Esta Casa foi fundada por Ricos Homens de sangue real, vindos de Hespanha..."

Peço ajuda, para lançar este tópico.

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#342717 | mosorio | 19 fev 2014 22:40 | Em resposta a: #342706

Caro Aníbal Pacheco,

A Casa de Vale de Oleiros não era em Cambres e sim em Vale de Oleiros, no entanto já encontrei em Cambres alguns casais descendentes dos de Vale de Oleiros. Eu tenho o livro, o que é que pretende saber?

Cumprimentos.

MEmília

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#342736 | aníbal | 20 fev 2014 13:59 | Em resposta a: #342717

Cara Dª MEmília

Desde já fico muito grato pela informação e oferta de ajuda.

Felizmente que encontrei um pequeno registo fotocopiado, sobre a "CASA DE VAL D´OLEIROS", apesar de lhe faltar a/s primeiras páginas.

Gostaria de saber quem será o Autor da possível obra que possuo, a qual totaliza 37 páginas, terminando com uma ADENDA, procedida por DOCUMENTAÇÃO.

A minha ligação a Val D´Oleiros, deriva pela Casa da Corredoura, Capítulo X, pág. 30. (Ana Aragão Sauzedo c.c. João de Bettencourt Vasconcelos Corrêa d´Avila).

Outra questão, será sobre o vazio que existe sobre a Família Osório, apesar da sua antiguidade e linhagem; será que me pode indicar alguma obra sobre a mesma ?

Receba os meus melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#342748 | mosorio | 20 fev 2014 18:38 | Em resposta a: #342736

Caro Aníbal Pacheco

O autor da obra é Abel Boaventura Osório de Castro, a edição que possuo é de 1987, exemplar nº 115 que me foi gentilmente oferecida pelo autor e devidamente autografada. Na introdução fala do seu gosto pela genealogia, refere dois elementos da família que se ocuparam,com interesse na matéria e divulgação da História Genealógica Da Casa de Val D'Oleiros, refere-se ao General Rodolfo Soares Osório Cardoso da Fonseca e Castro e ao embaixador Nosolini, foi o primeiro com base em manuscritos, na posse da família que publicou pela primeira vez a história da família (1886). Mais tarde surge uma publicação do Dr. José Nosolini Pinto Leão,representante pela materna, de um dos ramos da Casa de Vale D'Oleiros (c. 1920/30), acrescenta com mérito as ligações a outras Casas, como a da Lageosa, Samodães, Encambalados, Corredoura, Quinta do Souto Couvo, entre outras. Estão reunidas no livro três versões sobreponíveis dos três genealogistas, uma delas cópia manuscrita.
Tenho um exemplar do tratado Primeiro dos Ascendentes e Descendentes Da Casa da Ratoeira,por José Osório da Gama e Castro, também um presente do Abel Boaventura Osório de Castro.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=97314&fview=e
Nada mais conheço.

Meus cumprimentos

Maria Emília.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#342763 | aníbal | 20 fev 2014 22:44 | Em resposta a: #342748

Cara Dª Maria Emília

Em princípio, as obras correspondem conforme as especificações que fez.

Agradeço-lhe muito a sua colaboração.

Com os melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#342906 | aníbal | 24 fev 2014 16:42 | Em resposta a: #342717

Cara Dª Maria Emília

Se me permite a informação.

Precisando a localização e a História da Casa de Val d`Oleiros:

"A Casa de Val d`Oleiros era um solar antiquíssimo e da mais distinta nobreza. Ficava situada junto á cidade de Lamego, entre Manhos e Portêlo, Foz de Ferreiros e a estrada da Regoa. Outrora os seus domínios eram vastíssimos, mas em 1799, segundo um manuscripto da mesma data, restavam apenas duas quintas - a de Val d´Oleiros de Cima e a de Baixo - nas quaes ainda havia «a capela de S. João e as ruínas da antiga torre que assignalava a memoria das passadas grandezas de tão distincto solar.»

Não podemos ter notícia do primeiro Senhor desta casa, mas os apelidos Rodrigues Osório, que eram usados por aquele por quem se começará o nosso estudo, foram trazidos a Portugal em tempos imemoriaes por fidalgos hespanhoes dos Senhorios de Villalobos, de Cabrera y Ribera.

Muito antes a 1129 havia já a Lamego pessoas que usavam o apelido que depois se tornou Osorio, como se vê da escriptura de S. João de Tarouca, que contem uma doação que fez Tendon Fafiz ao mosteiro de Santa Maria das Archas de Bentas. Nela se faz referencia ao assassinato da «addatissa Columba OZORIS cum sororibus suis per manus mauri Almançoris.»

Daqui se depreende a sua localização: Manhos e Portelo (de Cambres).

Agradeço ajuda e correções.

Melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#342915 | mosorio | 24 fev 2014 18:32 | Em resposta a: #342906

Prezado Anibal Pacheco,

Obrigada pelas suas informações. Segue tudo o que juntei da linhagem dos ascendentes da Casa de Val de Oleiros.
Segundo li e que passou aos nossos dias por tradição, Santa Comba Osores, abadessa do mosteiro de Arcas pelos anos 980 não foi canonizada, o que não quer dizer que não tivesse existido.


MARQUESADO DE SERRALVO (excerto) Autor-Jesús Sevillano


Señor de Cerralbo, D. Rodrigo Pacheco Osorio de Toledo, sirvió desde muy joven al Emperador Carlos I, quien el 2 de Enero de 1533, le concedió el título de I Marqués de Cerralbo. Ocupó cargos de responsabilidad política, siendo embajador en Roma. Fue Capitán General y participó en la guerra de Portugal. Igualmente fue gobernador en Galicia. Entre los años 1533 y 1540 construyó la casa de los Cerralbo en la Plaza Mayor de Ciudad Rodrigo. Se casó con Ana Enríquez de Toledo, sucediéndoles su hijo Juan.

De acordo com F. Gaio (ttº Pachecos, § 41), Rodrigo Pacheco [Osório], governador da Galiza e 1º marquês de Serralvo, era filho natural, entre cinco referidos, de João Pacheco [Osório], que "faleceu antes de seu pai", e de D. Ana Enriquez de Toledo, filha esta de D. Fernando de Toledo, senhor de Vilota, e de sua mulher D. Maria de Roxas

Copy-paste do & 41 do ttº Pachecos de F. Gaio


§ 41

N 10 ESTEVÃO PACHECO fº. de D. Lopo Fernandes Pacheco N 9 do § 2. Foi 1º Sr. de Serralvo como diz Álvaro Ferreira de Vera na Plana 297 a fls. 652 e casara com D. Joana Rodrigues de Las Varilhas
11 João Pacheco 2º Sr. de Serralvo
11 D. Maria Pacheco
11 D. Teresa Pacheco c.c. João Afonso Pimentel c.g. no ttº. de Pimenteis § 7 N 6

N 11 JOÃO PACHECO fº. de Estevão Pacheco N 10. Foi Sr. de Serralvo. Casou com D. Maria Rodrigues Couto f. H. de Álvaro Rodrigues do Couto Adiantado do Reino de Leão
12 Estevão Pacheco
12 D. Teresa Pacheco segundo outros c.c. João Afonso Pimentel

N 12 ESTEVÃO PACHECO fº. de João Pacheco N 11. Foi Sr. de Serralvo, Monteiro Mor do Rei D. João II, e D. Henrique 4º. Casou com D. Inês de Monroi
13 D. Maria Pacheco

N 13 D. MARIA PACHECO fª. de Estevão Pacheco N 12. Casou com Álvaro Peres Osório fº. de João Álvares Osório e de D. Maria Manuel f. de Sancho Manuel Neto e Gracia Álvares Osório, e s.m. D. Catarina Rodrigues Sanches 2º neto de Álvaro Peres Osório, Conde, e Sr. da Casa de Vila Lobos, e D. Constança de Haro
14 João Pacheco Osório
14 Francisco Pacheco Osório
14 Estevão Pedro, Cavaleiro de S. Tiago
14 D. Inês Pacheco Osório c.c. ................................em Cidade Rodrigo

N 14 JOÃO PACHECO OSÓRIO fº. de D. Maria Pacheco N 13. Foi Sr. de Serralvo. Casou com D. Catarina Maldonado f. de Rodrigo Aires Mendes Maldonado, cavaleiro. de S. Tiago e D. Maria Álvares Maldonado, da cidade de Salamanca
15 António Pacheco Osório
15 João Pacheco Osório
15 Francisco Pacheco
15 D. Inês Pacheco casada com Francisco Neto da Silva no ttº. de Silvas § ... N ... c.g.
15 D. Beatriz casou com Fernando Lopes de Varaona
15 D. Maria Pacheco casou com D. Francisco de Aguila 3º Sr. de Paio de Valencia e Elizeda, e Alcaide da cidade de Rodrigo; Vide Salazar Hist. da C. da Silva Tomo 2º, pag. 202 e 208.

N 15 JOÃO PACHECO fº. de João Pacheco Osório N 14. Faleceu antes de seu pai. Teve de D. Ana de Toledo f. de D. Fernando de Toledo Sr. de Vilota, e s.m. D. Maria de Roxas f. de Sancho de Roxas Sr. de Monzom, e D. Catarina Pereira
16 Rodrigo Pacheco
16 Francisco Pacheco Arcebispo de Burgos o qual o Papa Pio 4º criou Cardeal em 26 de Fevereiro de 1561
16 Fernando de Toledo Cap.am Mor na Guerra de África
16 Álvaro Pacheco de Toledo, Cavaleiro de Malta
16 Jerónimo ..........................................., o mesmo

N 16 RODRIGO PACHECO fº. de João Pacheco N 15. Foi G.or de Galiza e 1º Marquês de Serralvo Embaixador a Roma. Casou com D. Ana Henriques de Toledo f. de Diogo Henriques de Gusmão Conde de Alva de Alista fº. de D. Henrique Henriques de Gusmão Conde de Alva, e D. Teresa de Gusmão f. de D. Henrique Henriques
17 D. João Pacheco
17 D. Francisco ......................... de Doria
17 D. António, morreu novo
17 D. Diogo Arcediago da Cidade Rodrigo
17 D. Leonor de Toledo Dama da Raínha D. Isabel e depois freira
17 D. Catarina, freira
17 D. Maria, freira

Foi a N 17 D. Catarina que teve filhos de João Rodrigues Rebelo (clérigo)



TTº Amados

§ 24


N 11 JOÃO RODRIGUES REBELO f. de Diogo Rodrigues Rebelo N 10 do § 21 estudou em Salamanca e se namorou em Cidade Rodrigo de Catarina da Silva Fidalga Ilustre e furtando-a a trouxe para Portugal, e por ser pobre e não ter com que a sustentar por seu consentimento alcançou o Arcediago de Ribacoa, e se fez Clérigo e dela teve
12 D. Catarina da Silva mulher de seu tio Jerónimo Rodrigues Rebelo acima no § 24 N 11
12 D. Beatriz mulher de Nuno Cardoso

Com os meus melhores cumprimentos.


















É a N 17 D. Catarina que tem filhos de João Rodrigues Rebelo

TTº Amados

N 11 JOÃO RODRIGUES REBELO f. de Diogo Rodrigues Rebelo N 10 do § 21 estudou em Salamanca e se namorou em Cidade Rodrigo de Catarina da Silva Fidalga Ilustre e furtando-a a trouxe para Portugal, e por ser pobre e não Ter com que a sustentar por seu consentimento alcançou o Arcediago de Ribacoa, e se fez Clérigo e dela teve
12 D. Catarina da Silva mulher de seu tio Jerónimo Rodrigues Rebelo acima no § 24 N 11
12 D. Beatriz mulher de Nuno Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#342983 | aníbal | 26 fev 2014 18:49 | Em resposta a: #342915

Cara Dª Maria Emília

Boa investigação e informação que nos envia.

Quanto a Santa Comba Osores, deduzo que será um dos elementos familiares mais antigos da Casa de Valdoleiros/ ou não, a usar o apelido Osores, será assim ? porque segundo o mesmo livro anteriormente citado e em seguimento, cronológicamente mais tarde por suposição minha por falta de data do Autor:

CAPÍTULO I
1-Dom Afonso Rodrigues Osório (data ?) rico-homen de sangue, como o 1º senhor de Valdoleiros e seguintes; 2-Isabel Rodrigues Osorio
3-Catarina Afonso de Rebêlo ( c.c. Ruy Lopes de Almeida descendente por pai, da família dos Amados e por linha feminina, 5º neto de Duarte de Almeida, o Decepado de Toro, da ilustre casa dos Almeidas
4-Fermando Sequeira de Almeida Amado
4-Maria Afonso de Rebelo (? ) êrro do Autor ?(Rebelos de Viseu)
5-João Rodrigues de Rebêlo ( estudou em Salamanca e enamora-se de Leonor da Silva, filha do Marquez de Cerralbo), conforme indica a Sra. Dª Maria Emília, no post anterior.
6-Diogo Rodrigues de Rebêlo de Valdoleiros
7-Catarina da Fonseca Rebêlo(-»Jerónimo Osorio de Almeida -»João Rebêlo Osorio c.c. Paula da Fonseca, procedem os Perfeitos de Magalhães e Meneses da Casa da Corredoura/ meu ramo)
8-Manuel de Rebêlo Osório
9-João da Fonseca Osorio
10-Baltazar da Fonseca Guedes Osório

Cumprimentos e disponha,
Aníbal Pacheco
11-Manuel Osório da Fonseca
12-Manuel Osório da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#343021 | mosorio | 27 fev 2014 20:24 | Em resposta a: #342983

Prezado Anibal Pacheco!

Se Santa Comba está relacionada com os de Vale de Oleiros é um mistério! O que sei, através das fontes paroquiais, é que vários elementos desta ilustre casa descendem de padres, uma santa na família dá sempre jeito...podemos adoptá-la!

Cumprimentos.

Maria Emília.


Osório.

Família espanhola muito antiga que procede do conde D. Osório de Campos no reinado de D. Afonso VI, de Leão. Veio de Espanha, por D. Gutierre Osório, pai de D. Osório Cabreira, que veio povoar Portugal em tempo do conde D. Henrique. Passou segunda vez este apelido a Portugal no reinado de D. João I, em 1386, na pessoa de Martim Osório, da casa dos marqueses de Astorga, fez seu solar na Vila de Trancoso.

Tem por armas: em campo de ouro dois lobos de púrpura, passantes em pala, elmo de aço aberto; e por timbre, um dos lobos das armas. Outros do mesmo apelido usam: em campo de púrpura, banda de prata, entre dois lobos do mesmo. Outros usam: em campo de ouro dois ursos de púrpura. Outros usam: em campo de púrpura duas vacas de ouro, passantes, em pala. Elmo e timbre, como as primeiras.

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume V, pág. 273.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#343037 | aníbal | 28 fev 2014 10:11 | Em resposta a: #343021

Cara Sra. Da. Maria Emília

Agradeço as suas boas respostas, e muito particularmente a graciosidade evasiva, do possível parentesco da Santa com Valdoleiros...!

Sobre a origem Osório, é muito oportuna a informação, porque no Genea, a mesma é muito limitada.

Fico-lhe muito grato com os melhores cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#349663 | f.g | 28 ago 2014 10:48 | Em resposta a: #342706

Manuel Osório Rebelo, filho de outro Manuel Osório Rebelo (senhor da casa do Prado e dos Encambalados) e de sua mulher Catarina da Fonseca Rebelo (senhora da casa de Val d´Oleiros):

Pelo manuscrito “Pecúlio Genealógico”, de João de Sá Pereira de Sampaio Osório (1ª parte, pág.59): «Casou em Soutello com D. f de quem tem larga descendência que existem em muitas partes da Beira, Trás os Montes, principalmente em Penaguião».

Pelo manuscrito “Memória Genealógica da casa do Val d´Oleiros”: «casou em Soutello de Penedono com D. N., que possuía a casa do Paço de Gouveães».

Pelo manuscrito “Gloria da casa Val d´Oleiros”, pág 301: «casou na casa do Poço com D. Joana Rebelo, casou a 16 de Maio de 1624»

Pelo General Rodolfo de Castro no seu trabalho “Genealogia”: «casou com D. Joana Rebelo da Silva, da casa do Poço em Lamego a 16 de Maio de 1624, enviuvou a 24 de Setembro de 1632, e casou 2ª vez».

Por José Nosolini Pinto Osório da Silva Leão, no seu trabalho “Casa de Val d´Oleiros, notas genealógicas”: «casou a 16 de Maio de 1624, com Brites da Fonseca, filha de Jerónimo Rodrigues Rebelo e de Catarina Rodrigues da Silva; enviuvou a 24 de Setembro de 1632, e casou 2ª vez com sua prima Maria da Fonseca Pinto Osório».

Com quem terá casado este Manuel Osório Rebelo, e alguém sabe a sua larga descendência?

f.g

Resposta

Link directo:

Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#370017 | anabcosta | 29 mai 2016 15:32 | Em resposta a: #342717

Boa Tarde,
Busco informações relativas ao Major António Pinto e leão da Silva, que nasceu em 1814 (Almacave ou Cambres - Lamego?) e faleceu em 25.01.1894, em Leça da Palmeira (foi o Governador do Castelo de Leça da Palmeira). Possuo o assento de óbito do Major e menciona que faleceu no Castelo, em Leça da Palmeira.
Existem dados no genea (não sei quem os colocou nem se estão muito corretos em termos de ancestralidade...). Link em anexo :
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwi99PGqv__MAhWGyRoKHbb9B4IQFggnMAE&url=http%3A%2F%2Fgeneall.net%2Fpt%2Fnome%2F16539%2Fantonio-pinto-de-leao-da-silva%2F&usg=AFQjCNFO0qGWYZkhxCyHQBB1ss8p5sDUVw&bvm=bv.123325700,d.d24

O filho do primeiro casamento com Maria das Dores, de Castelejo - Espanha (José Leão Pinto da Silva), nasceu em Almacave/Lamego, em 01.10.1850 (tenho assento de nascimento).
Obrigada.
Ana

Resposta

Link directo:

Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#370019 | anabcosta | 29 mai 2016 15:41 | Em resposta a: #342706

Boa tarde,
Agradecia que me confirmassem se os nomes de José da Silva Pinto, de Cambres, casado com Maria do Rosário Pinto, também de Cambres (Século XVIII / XI), pais do Major António Pinto e Leão da Silva (século XIX)que foi Governador do Castelo de Leça da Palmeira e lá faleceu em 1894) . Predomina o apelido "Pinto".
Remeto link, julgo que com alguns erros... mas que servem de orientação
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwi99PGqv__MAhWGyRoKHbb9B4IQFggnMAE&url=http%3A%2F%2Fgeneall.net%2Fpt%2Fnome%2F16539%2Fantonio-pinto-de-leao-da-silva%2F&usg=AFQjCNFO0qGWYZkhxCyHQBB1ss8p5sDUVw&bvm=bv.123325700,d.d24
Obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#430362 | pedroferreira | 12 jan 2021 20:33 | Em resposta a: #342706

Boa noite

Peço, desde já, desculpa por intrometer-me nesta troca de comunicações, que encontro na sequência de uma pesquisa que faço, no âmbito do meu percurso como heraldista, mas, gostaria de colocar algumas questões, pois, talvez, pelo que me apercebo pela vossa partilha de informações, me consigam ajudar.

Em finais de 1996, realizei, no âmbito da referida atividade, uma obra (tela a óleo), que me foi encomendada num representante do Shopping Cascais, em nome do Sr. Osório de Castro, obra essa um Brasão de Armas da família Rodrigues Valdoleiros (assim me foi indicado).

Até hoje, no decorrer dos meus estudos, estou por aferir alguns aspetos sobre estas armas, pois a obra é emblemática no meu curriculum, a qual pode ser visualizada seguindo o seguinte link:

https://pedroferreiraarte.blogspot.com/2013/02/brasao-rodrigues-valdoleiros.html

Posto isto, caso esteja ao vosso alcance, gostaria de estabelecer contacto para o efeito.

Na esperança de ter sido oportuno, agradeço e endereço os meus cumprimentos.

Pedro Ferreira

Resposta

Link directo:

Casa de Valdoleiros em Lamego (Cambres)

#430363 | pedroferreira | 12 jan 2021 20:39 | Em resposta a: #430362

...deixo o meu endereço de email, pois não me recordo se aqui o registei.

contactopf@sapo.pt.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 05:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen