Defunta sepultada dentro da igreja?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Defunta sepultada dentro da igreja?

#342778 | JFHPereira | 21 fev 2014 11:55

Bom dia amigos,

Preciso da vossa ajuda e esclarecimento acerca de duas situações no assento de óbito de Joaquina Maria, da freguesia de Telhadela, Ribeira de Fráguas, Albergaria a Velha.

Tenho dúvidas no nome do marido, José Domingues (?). E qual a profissão da defunta?
Agora a minha interrogação pretende-se com o facto da defunta ser enterrada dentro da igreja...É uma situação normal?

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1176322

Tif 0101- Óbito nº 9 de Joaquina Maria.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Defunta sepultada dentro da igreja?

#342780 | JC | 21 fev 2014 12:10 | Em resposta a: #342778

Caro confrade,

Até meados do séc XIX os sepultamentos eram feitos nas igrejas e nos adros. Só a partir dessa data em que foram proibidos os sepultamentos em Igrejas, por razões de higiene e espaço, é que surgiram os cemitérios.

Em muitos locais todas as pessoas eram sepultadas dentro das Igrejas excepto os não baptizados que eram nos adros.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Defunta sepultada dentro da igreja?

#342784 | NMMSPP | 21 fev 2014 13:16 | Em resposta a: #342778

Parece-me "vendeira", será?

Resposta

Link directo:

RE: Defunta sepultada dentro da igreja?

#342788 | peninha | 21 fev 2014 14:57 | Em resposta a: #342778

Caro Confrade João Pereira

Consultei o assento que refere, que é do ano de 1871, e alguns outros do mesmo livro de óbitos, que tem o seu início no ano de 1860.

Muito interessante, a questão que suscita.

Uma vez que o enterramento dentro da Igreja Paroquial de Ribeira de Fraguas era comum no 3.º quartel do Séc. 19

Não obstante, desde os finais da 1.ª metade do séc. 19, a regra ser a proibição dos enterramentos dentro das igrejas. Proibição esta, que até é comum ser associada à revolução da Maria da Fonte, como uma das suas causas.

Em jeito de conclusão, parece-me poder extrair-se que a normalidade em Ribeira de Fráguas é um desvio à regra nacional, e nesta medida deveras curiosa.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Defunta sepultada dentro da igreja?

#342861 | badim | 23 fev 2014 01:29 | Em resposta a: #342788

Caros Confrades

A lei saiu no Seculo XIX, mas muitas freguesias não tinham terreno ou dinheiro para construir um cemitério, tenho o exemplo na minha freguesia que foi construido em 1910, até 1910 as pessoas eram enterradas dentro da igreja ou no adro.
Cumprimentos
Badim

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 15:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen