Simão Gonçalves de Teive

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Simão Gonçalves de Teive

#342859 | pares | 23 fev 2014 00:36

Caros Amigos.
Simão Gonçalves de Teive casado com Luzia Aguiar de Oliveira,Açorianos da ilha de São Miguel tveram neto que veio para o Brasil de nome Domingos Aguiar de Oliveira casado com Ines Montenegro.Se tiverem algo sobre a ascendencia de Simão seria de grande valia para mim.
Atenciosamente
Pares Pompeu

Resposta

Link directo:

RE: Simão Gonçalves de Teive

#342891 | RCCORREIA | 23 fev 2014 22:52 | Em resposta a: #342859

Caro Pares

Existem documentos que dizem o Domingos ser filho de Simão e Luzia, e não neto como diz.

Terá nascido em S. Miguel e ido para Pernambuco.

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Simão Gonçalves de Teive

#342899 | pares | 24 fev 2014 12:04 | Em resposta a: #342891

Caro Correia
Muito prazer em corresponder-se comigo.
Nos meus levantamentos Domingos de Aguiar de Oliveira casou-se co Inês Montenegro sua sobrinha,esta filha de Felipe S.Thiago de Oliveira e Lourença Maciel de Andrade.Já Felipe é filho do primeiro casamento de Luzia de Aguiar de Oliveira com um capitão espanhol chamado Domingos de S.Thiago Montenegro.Casou-se Luzia de Aguiar de Oliveira pela segunda vez com Amaro Lopes ...da Madeira, sendo estes pais de Domingos de Aguiar de Oliveira.
Voltando a esta Luzia tenho-a como filha de Simão Gonçalves de Teive e de Luzia de Aguiar de Oliveira,ou seja mãe e filha com o mesmo nome.
Tenho que este Simão e sua mulher seriam de S.Miguel daí para cima Simão filho de Gonçalo de Teive e este filho de Alvaro Afonso de Santiago(Teive) e Maria Vasques!!??
Sei também que a familia Teive é originaria da Terra da Maia(cidade do Porto).
Consultei a Pedatura Lusitana e não consegui um esclarecimento de fato,com certeza por minha culpa.
Lí tambem nesta(Pedatura)sobre a origem dos Teve em Portugal que vem de um françes que naturalizou-se portugues de nome D.Richarte de Teve.
Alvaro Gonçalves da Maya serviu o infante D.Pedro ,assim como também seu pai Fernando Als da Maya casado com D.Guiomar de Sá.Casou-se Alvaro Gls.da Maya com D.Joana de Teve esta descendente de D.Richarte de Teve.
Bem fico por aqui no aguardo de umesclarecimento.
Atenciosamente
Pares

Resposta

Link directo:

RE: Simão Gonçalves de Teive

#342927 | RCCORREIA | 24 fev 2014 23:18 | Em resposta a: #342899

Caro Pares

Segundo vi no Nobiliário de Famílias de Portugal de Felgueiras de Gayo. Título de Teives §1. Tomo XXVII Pag 169

1. Vasco Pires de Temes (que depois trocou por Teives), Fidalgo honrado do Porto, Senhor da Quinta de Teive, na Maia. Casado com Aldonça Lopes de Valboa, fª de Lopo Rz de Valboa
[Temes e Valboa são na Galiza]

2. Vasco Pires de Teive

3. D. Florença de Teive. Casaria com D. Ricarte, que uns dizem fidalgo francês e outros que seria bastardo do Rei D. João de Inglaterra ("João sem terra" - 1166-1216) e que viera a Portugal em tempo de D. Pedro I (1320-1367) o que parece pouco lógico (a ser filho viria antes, a vir no reinado de D. Pedro não seria filho de John)

4. D. Ricarte de Teive. Casado com Florença de Lancos fª de D. Afonso de Lancos, Governador da Galiza

5. Álvaro Afonso de Santiago

6. Gonçalo Lopo de Teive. Foi clérigo mas teve descendência.

Será o que procura?

Álvaro teve por irmã Ana

5. Ana Afonso de Teive. Esta casou com Martim da Maia, senhor da Trofa e vedor da fazenda do Rei D. João I

estes são os pais de

6. Álvaro Gonçalves da Maia, que sucedeu nos cargos e títulos do pai e foi ainda Embaixador de D. João I ao Rei D. Fernando
em 1415. Foi sepultado no Porto.


Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Simão Gonçalves de Teive

#342928 | pares | 25 fev 2014 01:20 | Em resposta a: #342927

Caro Rui Correia,vamos lá e desculpe-me pelo raciocínio lento.
Devo entender que Alvaro Afonso de Santiago(Teive)casado com Maria Vasques, pais de Gonçalo de Teive,sendo este o tal Gonçalo Lopo de Teive?
D.Ricarte de Teive e Florença de Lancos seriam pais de Alvaro Afonso de Santiago?
Falta ainda entender a relação de DRicarte eVasco Pires de Teive e por ultimo o grau de parentesco entre Gonçalo(Lopo) de Teive e Simão Gonçalves de Teive.
Mais uma vez desculpe-me por tantas perguntas.
Atenciosamente
Pares

Resposta

Link directo:

RE: Simão Gonçalves de Teive

#342934 | RCCORREIA | 25 fev 2014 10:24 | Em resposta a: #342928

Caro Pares

A sequência é sempre de pai para filho (1 é pai de 2, 2 é pai de 3 e assim sucessivamente). 4 será pai dos dois indicados com 5.

No nobiliário referido 6. Gonçalo é o último a ser referido com uma filha. Simão poderia ser seu filho e neto de Álvaro, como diz acima numa sua mensagem, e não ter sido nascido ou conhecido do autor quando o texto foi escrito.

Por vezes não são referidas esposas.

RCC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 15:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen