Família Caldas, de Monção e Coura

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Títulos

Família Caldas, de Monção e Coura

#342930 | APRPatacas | 25 fev 2014 01:55

Caros confrades,

No NFP de FG, título Abreus §63 N10 e §138 N11 temos D. Sebastiana de Lima, filha de João de Abreu Lima e D. Joanna da Costa, estes casados no Valle que, digo eu, pode ser um lugar perto de Coura. FG não dá mais qualquer informação sobre esta Sebastiana.
Um blogue sobre Paredes de Coura indica que D. Brízida de Abreu e Lima de Caldas, filha de José de Caldas Soares e D. Sebastiana de Abreu, de Vascões, casou na freguesia de Resende em 19-2-1737 com Francisco Barreiros da Cunha. Vascões e Resende são lugares perto de Paredes de Coura.
O confrade Casimiro Puga encontrou um assento de Alonsa nascida em 31-1-1748 em S. Martinho de Crasto, lugar de Caldas, filha de Felix de Araújo Coutinho e D. Teresa Maria de Abreu e Lima, neta materna de José de Caldas e D. Sebastiana de Abreu, sendo estes avós de S. Martinho de Vascões, termo de Coira. Encontrou ainda, entre outros irmãos de Alonsa, a mais velha Brites nascida em 27-3-1731.
Parece assim certo, pelos dados relativos às duas filhas e a duas netas, que estes José de Caldas Soares e D. Sebastiana de Abreu (e/ou Lima) já eram casados por volta de 1710 e viveram em S. Martinho de Vascões – Paredes de Coura.

Por outro lado, a BD aqui, e um site de genealogia sobre os Caldas, indicam que um José de Caldas Soares, nascido em Ceivães, Monção em 15-5-1679, filho de João de Caldas e neto do padre Sebastião Lourenço de Caldas, terá casado em Segude, Monção, em 3-9-1698 com Páscoa Pereira de Araújo nascida em 13-12-1683; eram ambos, portanto, muito novos. A BD indica que este casal teve um filho em Segude, João dos Santos Pereira Caldas, capitão e fidalgo de cota de armas, que casou também em Segude em 13-10-1743.

Perguntas:
Será que a Sebastiana indicada por FG, acima referida, é a mesma que casou com José de Caldas Soares e viveu em Vascões?
Será que o José de Caldas Soares, que casou com Sebastiana de Abreu e viveu em Vascões, é o mesmo que nasceu em Ceivães e casou com Páscoa Pereira de Araújo? Será que, tendo enviuvado ainda novo, desceu de Monção para Paredes de Coura para casar de novo?
O assento de casamento com Sebastiana, caso indique os pais dos nubentes, pode esclarecer estas questões.

Algum confrade dispõe de dados sobre esse casamento, ou pode obtê-los?
Ficaria muito grato.

António Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Família Caldas, de Monção e Coura

#342931 | GPC40 | 25 fev 2014 03:02 | Em resposta a: #342930

Caro António Rufino,

O José de Caldas Soares casado D. Sebastiana de Abreu não pode ser o mesmo que casou com Páscoa Pereira de Araújo. No casamento do Capitão João dos Santos Pereira Caldas em São Paio de Segude em 13.10.1743 está registado que o pai José de Caldas Soares era falecido, enquanto que a mãe Páscoa Pereira de Araújo ainda era viva.

João dos Santos Pereira Caldas nasceu em Segude em 1.11.1722.

Cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis - SC - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Caldas, de Monção e Coura

#342943 | APRPatacas | 25 fev 2014 15:59 | Em resposta a: #342931

Caro Geraldo Pereira Caldas,

Muito obrigado pela sua pronta resposta.

Se é certo que um José de Caldas Soares casou com Páscoa Pereira de Araújo, e se Páscoa ainda era viva em 1743, então esse José não podia ter casado com Sebastiana. Como não tenho nada que me comprove que um José de Caldas Soares tenha casado com Sebastiana, tenho apenas a possibilidade de admitir que, se o José era o mesmo, as filhas que teve foram fora do casamento com Páscoa.
Mas o confrade tem, muito provavelmente, razão; tratar-se-á de pessoas diferentes.
Não obstante, não leve a mal, eu gostava de ter a prova do casamento de outro José de Caldas Soares com Sebastiana.

Já agora, aproveito para lhe perguntar: Sabe alguma coisa sobre um Henrique Correia de Caldas e Lima, de Sergipe de El´Rei - Bahia, filho de Fernão Correia de Caldas e Lima, de Paredes de Coura, talvez seu parente?

Os melhores cumprimentos de

António Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Família Caldas, de Monção e Coura

#342954 | GPC40 | 25 fev 2014 22:38 | Em resposta a: #342943

Caro António Rufino,

Infelizmente não sei sobre este Henrique Correia de Caldas e Lima. Descendo do padre Sebastião de Caldas que está na base de dados da Geneall, passando por Leandro de Caldas Castro, irmão do José de Caldas Soares referido na mensagem anterior.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179609

Em que época viveu ou veio para o Brasil Henrique Correia de Caldas e Lima? Tentarei buscar informação sobre ele.

Cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas

Resposta

Link directo:

RE: Família Caldas, de Monção e Coura

#342967 | peninha | 26 fev 2014 12:40 | Em resposta a: #342943

Caro António Rufino

Apenas, para lhe deixar nota que João Rodrigues Caldas, o qual penso ser o constante da BD do Geneall, foi morador na freguesia de S. Cristovão da cidade de Lisboa.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Caldas, de Monção e Coura

#342990 | APRPatacas | 26 fev 2014 22:09 | Em resposta a: #342954

Caro Geraldo Pereira Caldas,

Muito obrigado pela sua boa vontade.
Henrique Correia de Caldas e Lima e o pai Fernão estão aqui na BD. Daí se tira que uma filha de Henrique nasceu por volta de 1700, Henrique já nasceu no Brasil e o pai era português de Paredes de Coura, Viana do Castelo. Não sei mais nada.

Cumprimentos,

António Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Família Caldas, de Monção e Coura

#342991 | APRPatacas | 26 fev 2014 22:15 | Em resposta a: #342967

Caro António Pena Monteiro

Agradeço a sua informação
Cumprimentos

António Rufino

Resposta

Link directo:

Família Caldas, de Monção e Coura

#370264 | palmadasilva12 | 02 jun 2016 16:57 | Em resposta a: #342930

Bom dia procuro Todas as informações possíveis sobre a família de Caldas de Ferreira em Paredes de coura . Meu antepassado Antonio de Caldas nasceu em 18 Março 1653 em Ferreira, seu pai era Domingos de Caldas e Mãe Catarina Dias ; era casado com Sarafina da Rocha em 30 Agosto 1699.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 20:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen