onde posso encontrar lista de navios que sairam de Lisboa?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

onde posso encontrar lista de navios que sairam de Lisboa?

#343132 | mila1000 | 02 mar 2014 15:32

Confrades,
Por favor,onde posso encontrar listas de navios que sairam de Lisboa com destino ao Brasil ?
No museu da imigração não localizei,nem no arquivo nacional do Rio de janeiro,pois,ao receber uns documentos de um parente,identifiquei a chegada do mesmo no Rio de Janeiro,em 15/3/1918 navio Angu.
Obrigada.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: onde posso encontrar lista de navios que sairam de Lisboa?

#343134 | rfmc | 02 mar 2014 16:31 | Em resposta a: #343132

-
http://www.imigrantesitalianos.com.br/Listas_de_Passageiros.html
-
https://sites.google.com/site/naviosimigrantes/links_listas
-
Rfmc

Resposta

Link directo:

Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343240 | jaferro | 04 mar 2014 15:59 | Em resposta a: #343132

Caros Confrades,

Aproveitando a questão da nossa confreira e procurando não incrementar o nº já por si muito elevado de tópicos, peço a quem souber informações sobre as fontes/instituições onde seja possível consultar as listas de navios que sairam dos portos portugueses na 1ª metade do século XX, mais precisamente na década de 30, para à África, nomeadamente Angola e Moçambique.

Aguardando as vossas informações/indicações

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343322 | peninha | 06 mar 2014 11:27 | Em resposta a: #343240

Caro Confrade José Fernandes Rodríguez

Apenas para deixar a informação conexa de que (pelo menos no ano de 1803) o Jornal de Coimbra notícia as entradas de embarcações no Porto, mencionando nomeadamente o porto de origem e carga. Nesta medida, é provável que em algum outro periódico haja noticia do movimento do porto de Lisboa.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343342 | jaferro | 06 mar 2014 18:19 | Em resposta a: #343322

Caro Confrade António Pena Monteiro,

Obrigado pela sua mensagem. Pode ser um caminho, mas implicará sempre um levantamento prévio na hemeroteca da BN para ver se vale a pena... O que procuro é muito objectivo e temporalmente bem definido: navios e listagem de passageiros que sairam dos portos nacionais na segunda metade de 1930 com destino às antigas colónias portuguesas.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343343 | peninha | 06 mar 2014 19:19 | Em resposta a: #343342

Caro José Fernandes Rodríguez

Os elementos que pretende devem existir, mas não me parece que a imprensa da época divulgasse as listas de passageiros.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343345 | rfmc | 06 mar 2014 19:36 | Em resposta a: #343343

-

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/imigracao/listas.php
-
http://www.museu-emigrantes.org/docs/memoria/emigracao%20portuguesa%20para%20brasil.pdf
-
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343347 | jaferro | 06 mar 2014 20:16 | Em resposta a: #343343

Caro António Pena Monteiro,

Obrigado pela atenção. Concordo consigo, mas onde estarão essas listagens: no Arquivo Histórico Ultramarino? Na Biblioteca Central da Marinha?

O Centro de Documentação e Informação do Porto de Lisboa tem listas de passageiros embarcados, desembarcados e em trânsito no Porto de Lisboa, desde 1955. Será que integram no seu arquivo histórico listagens mais antigas? Era desta tipo de informação/orientação que necessitava para não estar a perder tempo, que é obviamente precioso...

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343349 | jaferro | 06 mar 2014 21:20 | Em resposta a: #343345

Obrigado!

JFR

Resposta

Link directo:

RE: Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343368 | peninha | 07 mar 2014 01:02 | Em resposta a: #343347

Caro José Fernandes Rodríguez

O Centro de Documentação do Porto de Lisboa deve saber onde estão essas listagens.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343428 | peninha | 08 mar 2014 00:29 | Em resposta a: #343347

Caro José Fernandes Rodríguez

Quiçá seja de consultar os Boletins Oficiais das Províncias Ultramarinas. Pode muito bem ser que contenham as listas de passageiros.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343512 | jaferro | 09 mar 2014 12:14 | Em resposta a: #343428

Meu Caro António Pena Monteiro,

Muito obrigado pela sua indicação. Ela levou-me à pagína desenvolvida pela equipa do Prof. José Mattoso sobre os arquivos ultramarinso: http://arquivos.ministerioultramar.holos.pt/source/presentation/pag.php?pag=0. Fonte inestimável para os pesquisadosres da história ultramarina contemporânea. Mais uma das minhas visitas "obrigatórias"... :)

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343528 | mila1000 | 09 mar 2014 17:12 | Em resposta a: #343512

Estimados confrades,

Agradeço pelas informaçoes contidas neste tópico,elas serão importantes para minha pesquisa.
Obrigada.

Mila
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Onde posso encontrar as listas de navios com destino à Africa, na 1ª metade do séc. XX?

#343542 | peninha | 09 mar 2014 19:45 | Em resposta a: #343528

Cara Mila

Tive notícia de que há uma investigadora, Claúdia Castelo, com tese e obra publicada sobre a colonização de Angola e Moçambique no Séc. XX.

O que não passa de uma "dica", quiçá possa contribuir para a bibliografia da sua pesquisa.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 18:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen