Os Teles Almeida Castelo Branco da Casa das Ameias em Vouzela

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Os Teles Almeida Castelo Branco da Casa das Ameias em Vouzela

#343353 | nunoataide | 06 mar 2014 22:08

Caros Confrades

Sei que a última proprietária da casa das Ameias em Vouzela, da família Teles, foi a Srª D Ana Carlota Teles de Almeida Castelo Branco. Não teve descendentes e deverá ter vendido ou deixado em testamento esta casa ao Sr Gil Ribeiro de Almeida, no início do séc, XX.
Será que me podem ajuda a descobrir os ascendentes desta Senhora?

Obrigado

Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Os Teles Almeida Castelo Branco da Casa das Ameias em Vouzela

#343365 | rfmc | 07 mar 2014 00:25 | Em resposta a: #343353

-
... Casa das Ameias - Pr. República-Vouzela
http://goo.gl/maps/2l12e
-

Resposta

Link directo:

RE: Os Teles Almeida Castelo Branco da Casa das Ameias em Vouzela

#343371 | pedrolx78 | 07 mar 2014 03:11 | Em resposta a: #343353

Exmo. Sr.

D. Ana Carlota Telles de Loureiro Cardoso e Almeida Castelo Branco era filha de José Telles de Figueiredo e Almeida Castelo Branco e de D. Maria Rita de Loureiro Cardoso.

Já há muito tempo procurava alguém que tivesse interesse por essa casa (também conhecida como Casa dos Teles), pois pelo que soube encontra.se em bastante mau estado.

José Telles de Figueiredo e Almeida e D. Maria Rita de Loureiro Cardoso tiveram vários filhos, entre os quais a referida D. Ana Carlota . Houve outros descendentes que venderam propriedades ao Dr. Gil Ribeiro de Almeida.

Possuo dados paroquiais e alguma história sobre a casa, nomeadamente sobre a Capela adjacente onde encontra um brasão de Armas plenas de Almeidas.

Encontro-me neste momento a compilar toda a informação possível sobre a família (Homem) Telles de Loureiro (e outros ramos) de Vouzela e Lafões.

Se quiser trocar informações, encontro-me ao seu dispor (peça o meu contacto ao moderador)
Cumprimentos cordiais

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Os Teles Almeida Castelo Branco da Casa das Ameias em Vouzela

#343445 | nunoataide | 08 mar 2014 13:35 | Em resposta a: #343371

Exmo Senhor
Pedro Teles

Agradeço o seu interesse e já solicitei na sexta-feira ao moderador o seu contacto para podermos trocar impressões.
Se entretanto puder, mande-me sff o seu email para através do contacto que lhe deixo:
nunoataide@sapo.pt

Com os meus cumprimentos

Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Os Teles Almeida Castelo Branco da Casa das Ameias em Vouzela

#343484 | pedrolx78 | 08 mar 2014 20:49 | Em resposta a: #343445

Caro Nuno Ataíde Amaral,

Por alguma razão, não recebi o seu email.

Entretanto, já lhe respondi para o email que me indicou.

Fico a aguardar a sua resposta.

Com os meus cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Os Teles Almeida Castelo Branco da Casa das Ameias em Vouzela

#343488 | pinheirov | 08 mar 2014 21:48 | Em resposta a: #343353

Caro Nuno Ataíde Amaral

Interessou-me particularmente a sua mensagem sobre a casa dos Teles de Almeida, de Vouzela, e em relevo a combinação os apelidos nela mencionados, dos seus proprietários. Sugiro faça uma pesquisa sobre os Telles Almeida (Malafaia) de Sta. Cruz da Trapa e Serrazes que usam esses apelidos e que por proximidade de datas e de região, me levariam a pensar estarem ligados a esses Teles de Vouzela. Porém, é apenas uma intuição e de momento não tenho qualquer dado que o possa confirmar. Seria de grande interesse saber a opinião do confrade Pedro Teles.
Elaborei recentemente um estudo sobre os meus ascendentes Malafaia, ramo de S. Pedro do Sul, mas à parte a presença desses mesmos apelidos, não encontrei nenhuma ascendência-descendência directa com D. Ana Carlota, nem com o último occupante da casa, o Dr. Gil Ribeiro Almeida Cabral, aparentemente seu proprietário nas primeiras décadas de 1900 e do qual se revela uma curiosa história que explicaria em parte o estado ruinoso no qual se encontra a dita casa. Por mera coincidência, e por relações familiares, minha esposa frequentou durante a sua juventude essa casa.
Para apoio da sugestão que acima faço, envio em simultâneo para o seu endereço web, a informação que possuo (em formato PDF) sobre os Telles d'Almeida (____) de S. Pedro do Sul. Espero lhe possa útil, para além do interesse que eu próprio teria em alargar eventualmente essa informação.

Com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Os Teles Almeida Castelo Branco da Casa das Ameias em Vouzela

#343503 | pedrolx78 | 09 mar 2014 04:20 | Em resposta a: #343488

Caros confrades,

A ligação com os Teles Malafaias de Serrazes/São Pedro do Sul/Sta. Cruz de Trapa, faz-se por outro ramo da familia Homem Telles que não o da casa das Ameias.

Tenho feito uma colecção de registos paroquiais, e de outras informações sobre esta família que de momento preferia não divulgar publicamente, mas teria grande interesse em conhecer os dados em posse de Victor Pinheiro. Haveria grande interesse em cruzar dados.

Com os meus cumprimentos,


Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Os Teles Almeida Castelo Branco da Casa das Ameias em Vouzela

#343581 | pinheirov | 10 mar 2014 17:48 | Em resposta a: #343503

Caro Pedro Teles

Queira dispor.
Li com atenção a sua resposta ao confrade Nuno Amaral sobre a casa dos Teles d’Almeida de Vouzela, e indirectamente, à que eu próprio lhe enderecei. Da opinião que emitiu, deduzi que a minha intuição saiu errada sobre um possível ou provável parentesco entre os de Vouzela e os de S. Pedro do Sul. É porém de notar a curiosa proximidade dos apelidos que uns e outros usaram, sendo essa a razão da minha sugestão de aprofundar essa pista de investigação.

À sua disposição, com os melhores cumprimentos

Victor Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Os Teles Almeida Castelo Branco da Casa das Ameias em Vouzela

#343598 | pedrolx78 | 10 mar 2014 23:32 | Em resposta a: #343581

Caro Victor Pinheiro,

Tem toda a razão, são aparentados, apenas de dois ramos diferentes, que aparentemente se separaram em finais do séc. XVI.

Se não se importar, Vou enviar-lhe um email com alguns dados, uma dúvida e uma sugestão, esperando que no cruzamento de dados possamos chegar a novas conclusões.

Com os meus cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 05:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen