Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#343591 | FBrito | 10 mar 2014 21:29

Caros confrades,

Alguém que pesquise regularmente na Torre do Tombo poderá ajudar-me a encontrar o testamento do 9º Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Guilherme Henriques de Carvalho.
Morreu a 15.11.1857 no Paço Patriarcal (freguesia de S. Vicente) e fez testamento.

Tenho interesse em saber quais dos seus afilhados beneficiou o Cardeal no seu testamento (e como). E se terá beneficiado de alguma forma o seu afilhado e homónimo Guilherme Henriques de Carvalho ou algum dos seus filhos (José Guilherme dos Santos, António Guilherme Henriques de Carvalho, entre outros) todos naturais e, segundo creio, moradores em Coimbra
Obrigado.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#343699 | FBrito | 13 mar 2014 11:52 | Em resposta a: #343591

Removo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#343870 | FBrito | 16 mar 2014 22:58 | Em resposta a: #343591

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345579 | FBrito | 27 abr 2014 23:09 | Em resposta a: #343591

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345589 | Incognitus | 28 abr 2014 10:14 | Em resposta a: #343591

Caro Confrade Francisco Brito

Deixo-lhe uma sugestão. Já tentou contactar o arquivo histórico do Patriarcado de Lisboa?

http://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?cont_=40&tem=164

Têm aí os contactos e os nomes dos reponsáveis: Dr. Ricardo Aniceto e Dr.ª Teresa Ponces.

Espero que seja útil.
Cumps.
José Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345616 | FBrito | 28 abr 2014 23:28 | Em resposta a: #345589

Caro Confrade José Loureiro,

Muito obrigado pela sua sugestão. Em tempos (há quase um ano) contactei o Arquivo do Patriarcado (do qual fiquei com a melhor das impressões pela simpatia com que fui atendido) mas foi-me dito que a informação relativa ao Cardeal D. Guilherme ainda não estava tratada, pelo que seria impossível darem-me uma resposta sem uma longa pesquisa. Para além disso disseram-me que esse tipo de informação, de natureza não institucional, poderia não estar lá.

Depois de ter encontrado o assento de óbito do Cardeal percebi que é quase certo que a informação está na Torre do Tombo. Infelizmente não tenho tido tempo para ir a Lisboa fazer a pesquisa (desde 2011 que não vou à TT)...Daí o meu pedido. Contudo vou seguir a sua sugestão e contactar novamente o Patriarcado pois é possível que, entretanto, a informação esteja tratada e acredito que o Testamento do Cardeal, mesmo sendo um documento de natureza pessoal possa ter uma cópia nos arquivos do Patriarcado...


Melhores cumprimentos e obrigado,
Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345667 | Incognitus | 30 abr 2014 13:01 | Em resposta a: #345616

Caro Confrade Francisco Brito,

porventura já conseguiu o documento que procura? Creio que tenho novidades para si.


Cumps.
José Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345669 | FBrito | 30 abr 2014 14:03 | Em resposta a: #345667

Caro Confrade José Loureiro,

Ainda não encontrei nada...Fico a aguardar notícias suas!


Cumprimentos e obrigado,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345670 | Incognitus | 30 abr 2014 15:32 | Em resposta a: #345669

Solicitei o seu contacto ao moderdor para lhe transmitir via e-mail o que tenho para si.

Cumps.
José Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345671 | FBrito | 30 abr 2014 15:37 | Em resposta a: #345670

Muitíssimo obrigado!

Fico a aguardar.


Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345686 | joão reis | 30 abr 2014 22:34 | Em resposta a: #345670

Caro confrade José Loureiro

Tenho acompanhado com especial interesse este tópico, pelas ligações familiares do Cardeal com uma família do meu interesse (o Cardeal é descendente dos Cunhas das Bouças - São Martinho da Cortiça, família estudada ao pormenor por mim).
Não intervim antes por não ter qualquer dado a adicionar, mas mantive a minha atenção no máximo.
Estou interessado em conhecer qualquer dado sobre familiares de sangue do Cardeal, pelo que tendo em conta que a informação disponibilizada pelo confrade José Loureiro não será pública, venho-lhe pedir que partilhe comigo as informações sobre eventuais parentes de D. Guilherme H. de Carvalho.

Fico-lhe agradecido desde já,

Cumprimentos

João Reis Caldeira

p.s. - Obviamente todos os dados da ascendência do Cardeal D. Guilherme que tenho, estão à disposição dos confrades deste fórum.

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345723 | Incognitus | 02 mai 2014 09:20 | Em resposta a: #345686

Caro Confrade João Caldeira

A razão de não disponibilizar, aqui, a informação que tenho para o Confrade Brito, prende-se com algumas pessoas que gostam de publicar e usar as investigações dos Confrades participantes neste Fórum, sem referenciar, ou no mínimo, agradecer a ajuda que foi prestada - e por vezes a terceiros. Esquecem-se que todos somos devedores uns dos outros no que respeita ao trabalho intelectual (já para não falar no plágio).

Eu próprio tenho andado um pouco afastado por diversas razões. E lamentavelmente tenho que reconhecer que perdemos alguma participação no Fórum e publicações que eram deveras interessantes!...

Também é certo que temos Confrades cuja prestimosa colaboração tem sido da mais utilíssima importância e justamente reconhecida.

Meus cumprimentos,
José Loureiro

P.S.: Se quiser contactamos por e-mail.

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345724 | Incognitus | 02 mai 2014 09:26 | Em resposta a: #345671

Caro Confrade

Já solicitei por duas vezes o seu contacto mas não obtive da sua parte qualquer resposta ao meu pedido. Por favor verifique se está a ser notificado. Ou então sugiro que solicite o meu.

Cumps.
José Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345725 | FBrito | 02 mai 2014 10:15 | Em resposta a: #345724

Caro Confrade,

Até agora não recebi nada, por isso deixo-lhe aqui o meu: fpsbrito arroba hotmail.com

Fico a aguardar novidadades!


Até breve,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Testamento do Cardeal D. Guilherme Henriques de Carvalho, 9º Cardeal Patriarca de Lisboa

#345726 | Incognitus | 02 mai 2014 10:27 | Em resposta a: #345725

Já vai ter as novidades de seguida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 10:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen