e-tombo passou tombo (beta) para pior...

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

e-tombo passou tombo (beta) para pior...

#343607 | PauloBraga | 11 mar 2014 10:57

Caros confrades,

sempre vi os assentos paroquiais pelo e-tombo porque era prático, descomplicado e fácil de ver. Ontem quando ia continuar a minha investigação surge-me o tombo (beta), tudo bem, fui ver e pensei que fosse uma evolução para melhor, mas não, desapareceram uma data de livros que estavam digitalizados (investigo na ADVR) e os que estão lá demoram uma eternidade para virar a página. Porquê mudar uma coisa que estava bem para o que temos hoje?

Será que também os confrades têm o mesmo problema que eu? Será uma coisa temporária, ou a melhorar, ou ficaremos no meu ponto de vista pior?


Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: e-tombo passou tombo (beta) para pior...

#343608 | jaferro | 11 mar 2014 11:36 | Em resposta a: #343607

Caro Confrade Paulo Braga,

Penso que o confrade - certamente por desconhecimento - não percebeu o que aconteceu. Assim passo a explicar. Tanto o e-tombo como o Tombo.pt são iniciativas particulares extremamente louváveis de confrades que procuraram facilitar-nos a vida, centralizando a pesquisa dos registos digitais dos paroquiais.

No caso do e-tombo, o confrade cansado da falta de apoios da uma comunidade que crítica, mas não sabe, nem ajuda, deixou de actualizar a informação: os links de acesso aos referidos registos. Perante esta situação, o nosso confrade João Ventura tomou a iniciativa de avançar com o projecto tombo.pt. Podemos gostar mais ou menos, mas é certamente uma iniciativa que devemos louvar e agradecer, apresentando ao autor as nossas recomendações e se soubermos as nossas competências/disponibilidade de trabalho, o que certamente seria do agrado do nosso confrade!

Neste processo não posso deixar de agradecer o papel e a iniciativa da nossa confreira Rita van Zeller, com o site da “Quinta do Mosteiro”.

Se o confrade souber fazer melhor, esteja à vontade. Todos certamente agradeceríamos!

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: e-tombo passou tombo (beta) para pior...

#343609 | jaferro | 11 mar 2014 11:54 | Em resposta a: #343607

Caro confrade,

Esclareço ainda que tombo.pt, bem como o e-tombo, são estruturas de links de acesso, não podendo ser "responsabilizados" pela demora de acesso às páginas dos registos digitais. O que poderá ser explicado, por exemplo, pela demora da resposta dos servidores dos AD/TT; pela reduzida largura de banda das nossas redes domésticas ou limitações dos nossos PC´s...

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: e-tombo passou tombo (beta) para pior...

#343610 | roz | 11 mar 2014 12:02 | Em resposta a: #343609

Caro Jose' Fernandes Rodriguez

Muito bem dito!

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

e-tombo (beta) é excelente

#343612 | agp | 11 mar 2014 12:21 | Em resposta a: #343608

Caro José Fernandes Rodríguez,

Completamente de acordo consigo.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: e-tombo passou tombo (beta) para pior...

#343614 | evieira | 11 mar 2014 13:27 | Em resposta a: #343608

Nem mais! há com cada um...

Resposta

Link directo:

RE: e-tombo passou tombo (beta) para pior...

#343616 | PauloBraga | 11 mar 2014 15:34 | Em resposta a: #343608

Caro Confrade José Fernandes,

obrigado pela sua pronta resposta.

Eu estava na completa ignorância sobre o assunto. Até pensava que o e-tombo vinha dos arquivos nacionais e não queria ofender ou criticar seja quem for que tanto fez/faz pela Genealogia em Portugal. Pensava que era uma evolução do anterior como está bem explicito no meu 1º post.

Eu não não sou mais que ninguém, julgava que era uma coisa e é outra.

Lamento que alguns Confrades se calhar não tenham lido o que 1º escrevi e tenham respondido de uma forma menos cordata.

Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: e-tombo passou tombo (beta) para pior...

#343621 | jaferro | 11 mar 2014 16:27 | Em resposta a: #343616

Caro Confrade Paulo Braga,

Entendi, obviamente, que a crítica só poderia ser por desconhecimento. Todavia, o tópico abre uma discussão importante sobre o tema, pois se não fossem as iniciativas dos confrades que referi não tinhamos nenhum serviço de index para os registos paroquiais, o que certamnente explica a pronta resposta de muitos dos confrades/confreiras. Não leve a mal, é apenas a defesa dos que fazem tanto por nós, de forma completamente desinteressada!

Ao nível oficial, o Portal Português dos Arquivos ou no caso da TT, a TT-online, deveriam atingir esse objectivo de centralização da pesquisa, mas não o cumprem, estando muitas vezes em off-line ou desactualizados. O que é uma pena!

Cumprimentos,
José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: e-tombo passou tombo (beta) para pior...

#343657 | lezico | 12 mar 2014 04:28 | Em resposta a: #343607

O facto de não encontrar livros que encontrava antes creio dever-se a um fenómeno que me parece exclusivo do ADVR, que tem páginas parecidas com os dos outros arquivos onde não aparecem como estando digitalizados livros que se podem consultar quando se navega na base.

Dou como exemplo a Paróquia de Afonsim, se consultarmos esta página parece que ainda não digitalizaram este livro:
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1091631

No entanto podemos consultá-lo carregando no simbolo de imagem desta página:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/registov2.php?code=1091631

Aconselho por isso a utilizar, por enquanto, a navegação na base (em "Paroquiais"):
http://www.advrl.org.pt/documentacao/index_treev2.html

Resposta

Link directo:

RE: e-tombo passou tombo (beta) para pior...

#343661 | PauloBraga | 12 mar 2014 10:02 | Em resposta a: #343657

Caro confrade Lezico,

muito obrigado. Pela forma como me ensinou leio da mesma forma como lia antes, que é sem dúvida mais fácil.


Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 19:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen