Comemoração dos 521 anos do desembarque de Cristóvão Colon em Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Património | Pessoas

Comemoração dos 521 anos do desembarque de Cristóvão Colon em Lisboa

#343805 | chartri | 15 mar 2014 11:58

Caros confrades
Acabo de receber a seguinte nota dos Eng Mattos e Silva, sobre uma cerimónia aqual não pode contat com a minha presença. Como se trata de assunto que vos pode interessar, aqui fica o texto que recebi:


COMEMORAÇÃO DOS 521 ANOS DO DESEMBARQUE DE CRISTÓVÃO COLON EM LISBOA

"Realizou-se, no passado dia 12/03/2014, no Hotel Altis Belém, um evento comemorativo do desembarque de Cristóvão Colon em Lisboa, na tarde do dia 04/03/1493, quando do regresso da sua primeira viagem. Foi descerrado, no exterior do hotel, uma placa metálica assinalando essa efeméride, tendo participado nesse acto S.A.R. o Senhor D. Duarte de Bragança, o Embaixador do Panamá e o Embaixador Interino dos Estados Unidos da América, acompanhados pelo Eng.º Raúl Martins (Presidente do Grupo Altis) e pelo Eng.º José Mattos e Silva que, com o seu irmão António, foi um dos organizadores do evento.

A placa, com versões em português e inglês, refere que “CRISTÓVÃO COLOMBO DESEMBARCOU EM LISBOA, NA TARDE DO DIA 4 DE MARÇO DE 1493, QUANDO EFECTUAVA O REGRESSO DA SUA PRIMEIRA VIAGEM À AMÉRICA, COMO ELE REFERE NO SEU DIÁRIO. PARTIU DE LISBOA, PARA ESPANHA, NA TARDE DO DIA 13/03/1493. NO ENTANTO O APELIDO QUE CONSTA DOS DOCUMENTOS OFICIAIS SEMPRE FOI COLON E NÃO COLOMBO, DADO ESTE ÚLTIMO NOME TER RESULTADO DUMA TESE ERRADA QUE DEFENDE QUE ELE TERIA NASCIDO EM GÉNOVA. DE ACORDO COM A TEORIA QUE VEM SENDO DIVULGADA PELOS IRMÃOS JOSÉ E ANTÓNIO MATTOS E SILVA, CRISTÓVÃO COLON SERIA UM NOBRE PORTUGUÊS, DENOMINADO SALVADOR ANES DA SILVA, FILHO DA INFANTA D. LEONOR DE AVIZ (QUE DEPOIS CASARIA COM O IMPERADOR ALEMÃO FREDERICO III) E DE D. JOÃO MENEZES DA SILVA (QUE DEPOIS DA MORTE VIRIA A SER CONHECIDO POR BEATO AMADEU). COLON NASCEU NA VILA ALENTEJANA DE CUBA, CERCA DO ANO 1450, E VIRIA A CASAR, PELO ANO DE 1479, COM FILIPA MONIZ, FILHA DE BARTOLOMEU PERESTRELO, O 1.º CAPITÃO-DONATÁRIO DE PORTO SANTO (ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA)”.

Depois do descerramento da placa passou-se ao interior do hotel onde se desenrolou a sessão solene e os mais de oitenta convidados presentes puderam assistir às intervenções orais dos seis membros que integravam a mesa de honra: ao centro, o Eng.º Raúl Martins tendo, sucessivamente à sua direita, o Embaixador do Panamá D. Frederico Umbert, o Almirante Alexandre da Fonseca e o Eng.º António Mattos e Silva. À esquerda do Eng.º Raúl Martins, sentaram-se, sucessivamente, o Embaixador Interino dos E.U.A. Mr. John Olson e o Eng.º José Mattos e Silva.

A sessão foi iniciada pelo Eng.º Raúl Martins que deu as boas vindas aos presentes e referiu o interesse do Hotel Altis Belém em se associar às comemorações dos 521 anos da passagem de Colon por Lisboa, não só por se tratar dum marco histórico importante para a cidade, mas também pelo facto do hotel, desde que iniciou a sua actividade, ter vindo a manter, como sua temática principal, a divulgação dos feitos dos navegadores portugueses.

Seguidamente falou o Eng.º José Mattos e Silva que apresentou uma resenha sobre o tema da placa, evidenciando o papel de Colon como agente secreto do Rei de Portugal, D. João II, o que justificaria que o navegador tenha vindo a Lisboa receber instruções daquele rei (com quem se reuniu em Vale do Paraíso, perto da Azambuja, de 09 a 11/03/1493).

Depois falou o Almirante Alexandre da Fonseca que fez uma intervenção sobre o tipo de embarcações usadas na 1.ª viagem de Colon ao continente americano, apresentando também informação relativa ao regime de ventos que o navegador enfrentou no seu percurso.

Usou depois da palavra o Eng.º António Mattos e Silva que referiu as possíveis cumplicidades de Colon com alguns dos seus companheiros de viagem, nomeadamente com Juan de la Cosa (proprietário e mestre da Nau “Santa Maria”) e com os irmãos Martim e Vicente Pinzón (que comandavam, respectivamente, as caravelas “Pinta” e “Niña”, sendo que foi a bordo desta última que Colon chegou a Lisboa). Falou do facto da “Pinta” ter aportado ao porto galaico de Baiona e ali se ter recebido a notícia da chegada da “Niña” a Lisboa, referindo ter sido possivelmente D. Pedro de Noronha e Menezes, 3.º Conde e 1.º Marquês de Vila Real (que esteve presente na audiência que a Rainha de Portugal, D. Leonor, concedeu a Colon no Convento de Santo António da Castanheira, perto de Vila Franca de Xira), quem terá enviado essa notícia, dada a sua relação de amizade com os Senhores de Baiona, da família Sotomayor.

Falou depois o Embaixador do Panamá, D. Frederico Umbert, que abordou a temática da importância de Colon na História do Panamá, cujo território o navegador descobriu durante a sua 4.ª viagem ao continente americano. A sessão foi encerrada pelo Embaixador Interino dos E. U. A., Mr. John Olson, que realçou o significado de mais esta evocação da passagem de Colon por Portugal.

Seguiu-se um cocktail, no bar do hotel, que permitiu que os convidados pudessem trocar opiniões sobre as intervenções que haviam escutado."

Resposta

Link directo:

RE: COMEMORAÇÃO DOS 521 ANOS DO DESEMBARQUE DE CRISTÓVÃO COLON EM LISBOA

#343818 | Anachronico | 15 mar 2014 17:55 | Em resposta a: #343805

Agora festejamos até os 521 annos? Isto é, passamos a festejar todos os annos, todos os acontecimentos? O Tractado de Zamora há 871 annos? O Tractado de Alcanizes há 717 annos? As Pazes de Alcoutim há 643 anos? O nascimento do Infante Santo há 612 anos?

Que parolice, meu Deus...

Resposta

Link directo:

RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de Cristóvão Colon em Lisboa

#343846 | AQF | 16 mar 2014 07:44 | Em resposta a: #343818

Não são comemorações ... é a crise ... e há que aproveitar as oportunidades.

Portugal para além da capacidade de endividamento também é líder na venda ponderada do romance histórico ... e se a coisa resulta para um locutor, um comentador e até um historiador, porque não poderá um engenheiro tentar a mesma sorte ?

A diferença está no método, que é mais criativo quando mete engenharia e hotelaria ... por isso o confrade Manuel Rosa que se cuide, porque o Segismundo em várias línguas está ameaçado pelos engenhosos Salvador Anes da Silva e Pedro Ataíde ...

O Natal já passou, mas o Circo continua ...

Bom Domingo a todos

Resposta

Link directo:

RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de Cristóvão Colon em Lisboa

#343859 | chartri | 16 mar 2014 16:24 | Em resposta a: #343846

Caríssimo Ângelo
Até que enfim apareces, com os teus habituais e simpáticos comentários, mas cuida-te pois caso sejas membro da Ordem dos Engenheiros, tens deveres deontológicos com os colegas de profissão. Ou estarei errado?
Será que já alteraste a tua base de dados em relação ás criticas e comentários que te mandei?
Um abraço amigo e boas comemorações em anos "certos" como tu gostas
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de Cristóvão Colon em Lisboa

#343860 | josemariaferreira | 16 mar 2014 16:24 | Em resposta a: #343846

...


O Natal já passou, mas o Circo continua ...


Não obstante, o rei esperado para os fins dos tempos (Nova Era) não seria chamado de Messias, mas viria sim como Vice-Rei mandatário de Deus (Jeová)


Cristóvão Colombo veio como mandatário de Deus e foi seu Vice-Rei!!!


Alguém de bom juízo ainda pensará que Cristóvão Colombo, aportou em PORTUGAL para ser Vice-Rei de novas terras que Ele como mandatário de Deus punha sob o domínio dos Reis Católicos???


...

Resposta

Link directo:

RE: COMEMORAÇÃO DOS 521 ANOS DO DESEMBARQUE DE CRISTÓVÃO COLON EM LISBOA

#343861 | chartri | 16 mar 2014 16:29 | Em resposta a: #343818

Que parolice, meu caro Anacrónico, digo eu (ou escrevo). Então não se comemora todos os anos o 25 de Abril, a Tomada da Bastilha, o 1º de Maio, para não falar no Natal, na Páscoa, etc.
Será que o seu anacronismo obriga a sua família a celebrar o Natal nos anos que correspondem a um numero redondo de anos desde que o primeiro Natal foi celebrado, ou seja, só comemoram o Natal de dez em dez anos? E os seus anos só são comemorados de 10 em dez anos?
Interessante posicionamento... anacrónico

Meu caro, que anacronismo, que parolice pimba... pim!
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de Cristóvão Colon em Lisboa

#343954 | josemariaferreira | 18 mar 2014 16:04 | Em resposta a: #343860

...



....



O Natal já passou, mas o Circo continua ...


Não obstante, o rei esperado para os fins dos tempos (Nova Era) não seria chamado de Messias, mas viria sim como Vice-Rei mandatário de Deus (Jeová)


Cristóvão Colombo veio como mandatário de Deus e foi seu Vice-Rei!!!


Alguém de bom juízo ainda pensará que Cristóvão Colombo, aportou em PORTUGAL para ser Vice-Rei de novas terras que Ele próprio como mandatário de Deus punha sob o domínio dos Reis Católicos???


...



...

Resposta

Link directo:

RE: Parolices

#343956 | Anachronico | 18 mar 2014 16:21 | Em resposta a: #343861

Caro confrade,


Recentemente foi decidido, como sabe, que o Primeiro de Dezembro não mais será feriado nacional. Podemos concordar ou discordar. O facto é que os annos passam, e os homens esquecem.

Pondere isto. Quer comparar o significado d’esse dia em 1640 para a Historia de Portugal com o desembarque de Colombo em Lisboa há 521 annos?

_____________


Permitta-me commentar as comparações que effectivamente fez, quando escreveu:

“Então não se comemora todos os anos o 25 de Abril, a Tomada da Bastilha, o 1º de Maio, para não falar no Natal, na Páscoa, etc.
Será que o seu anacronismo obriga a sua família a celebrar o Natal nos anos que correspondem a um numero redondo de anos desde que o primeiro Natal foi celebrado, ou seja, só comemoram o Natal de dez em dez anos?”
[http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=343861#lista]


1 ― O 25 de Abril que o confrade menciona está destinado a soffrer a mesma sorte que o 1 de Dezembro. Mais cedo ou mais tarde será esquecido: apenas tem importancia para os que viveram o seculo XX. Nunca no seculo XXV será commemorado. Mas como o Ricardo faz a comparação, eu pergunto-lhe: quer realmente comparar a importancia d’essa data para a Historia recente de Portugal ― a Historia d’os vivos ― com o desembarque de Colombo em Lisboa há 521 annos? A Historia d’os homens que ainda se lembram do Estado Novo teria sido differente se Colombo não tivesse desembarcado em Lisboa?

2 ― A tomada da Bastilha marca um momento fundamental da Historia não apenas da França, mas da Europa moderna ― e logo de meio Mundo. Obviamente a Republica francesa commemora todos os annos esse acontecimento. E como o confrade faz a comparação, eu pergunto-lhe: quer realmente comparar o significado d’esse acontecimento com o desembarque de Colombo em Lisboa há 521 annos? A Historia Universal teria sido differente se Colombo não tivesse desembarcado em Lisboa?

3 ― O Primeiro de Maio é, como sabe, uma data importante para determinado movimento politico internacional, e para certos sectores da sociedade e da população não apenas de Portugal, mas de grande parte do Mundo. Podemos concordar ou discordar da ideologia, mas como sabe, a data é commemorada em immensos paises exactamente por este symbolismo. E como o confrade faz a comparação, eu pergunto-lhe: quer realmente comparar o significado symbolico d’essa data para os trabalhadores de todo o Mundo com o desembarque de Colombo em Lisboa há 521 annos? A vida d’os trabalhadores que commemoram essa data teria sido differente se Colombo não tivesse desembarcado em Lisboa?

4 ― Por ultimo, o confrade quer ainda comparar a importancia do desembarque de Colombo em Lisboa com a importancia da Paschoa e do Natal. Aqui faltam-me palavras. O confrade estaria certamente com muita pressa, e não pensou de todo no que estava a escrever. Apenas isso pode explicar tão tremenda comparação.

Espero assim que veja como estes seus quatro exemplos foram muito mal escolhidos. Como se compara o desembarque de Colombo em Lisboa a qualquer um d’elles?

Eu dei-lhe exemplos relevantes da Historia de Portugal, comparaveis em importancia ao desembarque de Colombo em Lisboa. Na realidade, os dous primeiros exemplos que lhe dei são mesmo muito mais importantes que este ― os tractados de Zamora e de Alcanizes são muito mais importantes para a nossa Historia que a passagem de Colombo por Portugal. E no entanto, não os festejamos todos os annos. Assim como agora tambem não commemoramos o 1 de Dezembro ― data tambem esta muito mais importante que o desembarque de Colombo em Lisboa.

Ora o confrade anteriormente fez notar a commemoração d’os 520 annos do desembarque com um painel de azulejos em certo hotel em Cascaes:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=341890

Agora refere aqui a commemoração d’os 521 annos, com uma placa em certo outro hotel.

E por isso eu agora perguntei-lhe: continuaremos agora a desvendar placas e paineis todos os annos a commemorar o desembarque de Colombo em Lisboa?

Existe a mais minima razão para andarmos a commemorar esse acontecimento tão pouco relevante todos os annos?

Não tem a nossa Historia nada mais importante a celebrar?

E finalmente: é de bom gosto desvendar placas e paineis com os referidos textos? Affirmando uma these ainda por provar? Ora isto não é uma total parolice vaidosa?

Pergunto-lhe ainda: o confrade julga que se eu na Inglaterra escrevesse um livro propondo uma these tão ridicula como esta, que os municipios ingleses me permittiriam todos os annos affixar placas commemorativas em edificios publicos evocando essa minha these não provada? Tem a mais minima duvida quanto à resposta?

Bem sei que aqui em ambos os casos se tractam de hoteis privados. Mas o principio é exactamente o mesmo.

O que aqui vemos é pura e vergonhosa parolice. E vaidade. O confrade defende a practica?

De qualquer modo, se desejar dialogar comigo, peço que o faça de modo menos irrelevante que esta sua resposta. Se tiver falta de tempo, proponho que responda apenas quando tiver tempo sufficiente para elaborar uma resposta um pouco mais ponderada. Apenas ganharei com a demora.


Cumprimentos,
Anachronico

Resposta

Link directo:

RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de Cristóvão Colon em Lisboa

#343969 | josemariaferreira | 18 mar 2014 19:05 | Em resposta a: #343954

...



A Cidade Santa, a Nova Jerusalém, descerá do Céu e o Senhor será Rei sobre toda a Terra, e Vice-Rei de Deus!!!



Naquele dia em que a Cidade Santa descer, terá Cristo(vão) seus pés no Monte das Oliveiras, defronte de Jerusalém para Oriente, o Monte das Oliveiras será fendido pelo meio, uma parte para o Oriente e outra para o Ocidente...

D. Manuel I considerava-se um enviado de Deus para a criação de uma Nova Jerusalém. Não foi D. Manuel, o enviado de Deus para a criação desta "Nova Jerusalém" foi o seu irmão Dom Diogo que veio predestinado por Deus!!!


Dom Diogo, aquele que teve o Dom de Deus, o eleito que Deus destinou à glória eterna...



...

Resposta

Link directo:

RE: Parolices

#343979 | Decarvalho | 18 mar 2014 21:45 | Em resposta a: #343956

Caro confrade Anachronico,

sem me deter em aspectos menos relevantes na sua mensagem, gostaria apenas de lhe perguntar se acha que teria havido Tordesilhas sem a vinda de Colon a Lisboa.
E sem Tordesilhas, como teria sido a evolução de Portugal vs. Castela?

cumprimentos
Carlos Calado

Resposta

Link directo:

Parolices - RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de CC em Lisboa

#343990 | AQF | 19 mar 2014 04:56 | Em resposta a: #343859

Meu caro Ricardo,

Razões familiares afastaram-me destas lides nos últimos meses, mas, sem que esta vinda aqui signifique um regresso em força, não resisti a dar uma resposta ao teu "anúncio provocador", pelas seguintes razões: a notícia nada acrescentava ao Fórum de Genealogia, nomeadamente nas salas que indicavas (cargos, património e pessoas) e também não se podia considerar um aviso de evento, pois sendo à posteriori era de eficácia nula, pelo que apenas se podia considerar uma "provocação" para alimentar a estafada discussão do "Colon Lusitano" dos Mattos e Silva, para mais repetindo a situação de há poucos meses atrás com o idêntico evento de Cascais.

Como compreenderás, penso ser do senso comum a aceitação de iniciativas de autarquiais ou de privados valorizando lugares e património onde CC ou outras figuras históricas comprovadamente tenham vivido ou passado, com fins turísticos e culturais. Já não será do senso comum a aceitação da colocação de placas comemorativas por iniciativa dos diferentes autores de teses do Colombo Lusitano, para mais sem qualquer prova documental. Já viste a situação ridícula de termos, por exemplo:

- nos Açores uma placa dizendo que Colombo de acordo com uma teoria divulgada por Manuel Rosa seria o Segismundo Henriques filho de Henrique Alemão, Rei da Polónia, e de sua esposa Senhorinha Annes de Sá Colonna

- na Madeira uma placa dizendo que Colombo de acordo com uma teoria divulgada por Mascarenhas Barreto seria o Salvador Fernandes Zarco, n. de Cuba, filho bastardo de D. Fernando, infante de Portugal, 2º duque de Viseu, 1º duque de Beja e de Isabel Sciarra Camara.

- em Cuba uma placa dizendo que Colombo de acordo com uma teoria divulgada por José Maria Ferreira seria D. Diogo, infante de Portugal, 4º duque de Viseu, 3º duque de Beja (reencarnação), filho de D. Fernando, infante de Portugal, 2º duque de Viseu, 1º duque de Beja e de D. Beatriz, infanta de Portugal

- em Lisboa uma placa dizendo que Colombo de acordo com uma teoria divulgada pelos Mattos e Silva seria o Salvador Anes da Silva, filho da Infanta D. Leonor de Aviz (que viria a casar com o imperador Alemão Frederico III) e de João Menezes da Silva (depois conhecido por Beato Amadeu).

- em Vale do Paraíso uma placa dizendo que Colombo de acordo com uma teoria divulgada por Fernando Branco seria o Pedro Ataíde "O Inferno" filho do Abade do mesmo nome ... etc.

Não meu caro, assim não contes com a minha complacência. Placas deste tipo só por Concurso Público e sem interferência política, para haver igualdade de oportunidades !!!

Um abraço amigo, mas reprovador ...

Ângelo

Resposta

Link directo:

Parolices - RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de CC em Lisboa

#344018 | josemariaferreira | 19 mar 2014 18:00 | Em resposta a: #343990

...


A Cidade Santa, a Nova Jerusalém, descerá do Céu e o Senhor Dom Diogo [Cristo], com os pés assentes no Monte das Oliveiras, será Rei sobre toda a Terra [a Oriente e a Ocidente], e será Vice-Rei de Deus!!!


D. Diogo, o homem da Ordem de Cristo, que tinha do Papa todo o poder espiritual para as terras descobertas e a descobrir... veio como mandatário de Deus


A estreita ligação do conceito de semelhança de Deus com o de incumbência de exercer um senhorio apresenta-se de modo bem natural: assim como reis terrenos colocam, em províncias de seu reino nas quais eles não entram e saem
pessoalmente, uma imagem sua como símbolo de sua pretensão de senhorio, da mesma maneira o ser humano em sua semelhança de Deus está colocado na terra como insígnia de Deus. D. Diogo transmutado em Cristóvão Colombo é verdadeiramente o mandatário de Deus, conclamado a defender e impor a pretensão divina de senhorio na terra.

D. João II foi verdadeiramente um Santo, quem o quis encobrir não terá a bênção de Deus!!!


...

Resposta

Link directo:

Parolices - RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de CC em Lisboa

#344043 | chartri | 19 mar 2014 23:21 | Em resposta a: #343990

Meu caro Ângelo
Porque é que reages ás notícias que "posto" aqui? Eu não me meti contigo nem com o Anacrónico.
Anunciei, não fiz juizos de valo, não dei opiniões... mas não resististe de "molhar na sopa".

Mas já agora te digo que fizeste bem pois um Concurso Público é uma boa ideia. NINGUÉM a teve ainda

!!! Mas que "boa ideia" !!!!

Para quando o seu lançamento? .. por ti ?... julgo que será uma tua iniciativa?
Não tenhas complacências contigo próprio e avança.. força ....


Eu só anunciei o evento quando o soube (não estive presente), mas aqui há quem goste de matar o mensageiro
Mas agora que todos aqui sabem que existe a placa, poderão, ir vê-la.
Aconselho-te mesmo que com a Anacrónico façam no próximo fim de semana, os dois, o "passeio dos tristes" e deslocando-se na Marginal, vão a Belém e depois a Cascais colocar uma flor em cada placa e tirarem um foto em frente delas. SE o não fazem rapido, terão dentro algum tempo mais umas placas para visitar
Um abraço
Ricardo

PS: e não te esqueças de me mandar a foto

Resposta

Link directo:

Parolices - RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de CC em Lisboa

#344050 | danib | 20 mar 2014 09:43 | Em resposta a: #344018

Caro José Maria


As suas intervenções fazem-me lembrar uma canção ligeira da década de 70 do século passado cuja letra dizia assim:

O Zé Maria vivia
Tranquilo na sua aldeia
Tinha o Sol por companhia
E um sonho de alma cheia.
Mas pensou ir para a cidade
E seguir outro destino
Uma alma de poeta
Num coração de menino

Refrão:
Coitado do Zé Maria
Coitado do Zé Maria

Repare que os seus comentários já não suscitam qualquer rebate...

Cumprimentos

Danib

Resposta

Link directo:

Parolices - RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de CC em Lisboa

#344087 | josemariaferreira | 20 mar 2014 19:19 | Em resposta a: #344050

Danib



É interessante associar as minhas humildes intervenções neste Fórum a cancões. Anteriormente tinha-me associado à canção popular da Tia Anica do Loulé agora associou-me a canção do Zé Maria. Como vê, mesmo não tendo nenhuma vocação para a poesia e para a música, música não lhe tem faltado e gratuita!

Num país onde ninguém investe ao menos deixe-me a mim investir na música!


Não sei se sabe mas eu sou filho duma Anica de Loulé!!! ( da serra Algarvia, se tem dúvidas posso-lhe provar pelo B.I.)

Coitado do Nino Zé Maria
Era filho duma Anica
E ninguém no Mundo sabia
Anica, colina lá do Alto
Da Serra do Caldeirão ou Mu
Dela se avistava a aldeia
Onde o Zé Maria vivia
Tinha o Sol por companhia
E um sonho de alma cheia.
Mas pensou ir para a cidade
Onde a Maldade campeia
Dar musica, fazer Epopeia
E seguir outro destino
Uma Alma de poeta
Num Coração de Menino

Se por acaso ver por aí, nos meus versos, um Colombo navegando na Nina, diga qualquer coisa cá ao Nino!!!



Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Parolices - RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de CC em Lisboa

#344670 | josemariaferreira | 02 abr 2014 22:39 | Em resposta a: #344087

...

A MULA DO LUMIAR

D. Betaça, magnânima mulher
Trouxeste Salas a Portugal
Desde os primórdios de Sumer
Para Alumiar um Mundo Novo
A partir deste Porto-Gal
Alumiar com arte e manha
Saiu numa Mula montado
Colombo p`las estradas de Hespanha

...

Resposta

Link directo:

Parolices - RE: Comemoração dos 521 anos do desembarque de CC em Lisboa

#344747 | josemariaferreira | 05 abr 2014 12:52 | Em resposta a: #344670

...

PORTUGAL

Portugal é Fogo de Deus
No Mundo não há igual
Tem a cor da laranja
Por isso laranja é Portugal
Desde o persa, o grego ou romano
Das grandes e antigas civilizações
O Fogo de Deus sobre o Mundo pairava
E sobre algumas delas laranja ficava
Ainda hoje o fruto da cor do fogo de Deus
É nas diversas línguas do Mundo falado igual
Portocala... portokali...portokal
Burtugaal... porteghal...portugal
Portogaleto... portokale ... Portakal
E foi Colon que levou (transportou)
Esse misterioso e divino fogo
De Portugal, onde aportou
Para (na América) o transmitir ao seu filho Diogo

...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 20:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen