Ajuda nas fontes do geneall

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Informática | Pessoas

Ajuda nas fontes do geneall

#343877 | MariaDavid | 17 mar 2014 01:27

Caros confrades

Solicito ajuda para a identificação das fontes apresentadas pelo Geneall. A título de exemplo:

Tenho na minha ascendência um Francisco Lopes Morão casado em 17.12.1613, em Idanha a Nova, (segundo o Geneall) com Maria Franco de Paiva, filho de Manuel Rodrigues e Leonor Henriques. A descendência apresentada na Base de Dados é igual à minha investigação, embora reduzida, pois só são apresentadas duas filhas. Os pais dele também conferem com os meus dados investigados. Contudo, a dita Maria Franco de Paiva, segundo a minha investigação pessoal, é referida de duas formas em processos do TSO: Maria Franca ou Maria de Vargas.

Pelo facto de nunca ter utilizado este recurso da Base de dados do Geneall, gostaria de saber:

1- Como posso ter acesso à pessoa que colocou aquelas informações, para que eu possa questionar as mesmas ou tirar dúvidas, já que esse núcleo familiar está levantado por mim e o nome da dita Maria Franco de Paiva não aparece assim nos dados que recolhi?

2- A data de casamento apresentada parece-me que estará correcta, já que o primeiro baptismo de uma filha do casal se verifica em 1614. Como posso aceder à respectiva fonte (desse casamento)?

3- Nunca explorei os recursos colocados à nossa disposição através da Base de Dados por ter verificado alguns erros, quer de nomes, quer de datas. Mas atendendo às dificuldades de tempo disponível, ser-me-ía mais fácil confirmar os elementos apresentados se pudesse ter acesso aos registos. Alguém me ensina como encontrar as fontes?

Fico muito grata por qualquer ajuda. Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#343983 | MariaDavid | 18 mar 2014 22:29 | Em resposta a: #343877

Caros confrades

Renovo o meu pedido de ajuda. Não estou habituada à Base de Dados do Geneall e não sei como encontrar os registos respeitantes a baptismos, casamentos e óbitos respeitantes às datas que constam da referida Base de Dados.

Com os meus agradecimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#343985 | Fernando do Vabo | 18 mar 2014 22:53 | Em resposta a: #343877

Cara MARIA.

AO LADO DO NOME DA PESSOAS QUE MANDOU A MENSAGEM COM OS DADOS QUE VOCÊ NÃO CONCORDA, TEM ' RESPONDER AO FÓRUM", CLIQUE EM CIMA E ABRIRA UMA PAGINA ABAIXO DA COLOCAÇÃO DA PESSOA , PARA QUE VOCÊ QUESTIONE , COMPLEMENTE .

CLIQUE EM ENVIAR, E ELE RECEBERÁ UM AVISO NA SUA CAIXA DE EMAIL, DIZENDO QUE TEM UM EMAIL DO GENEALL PARA ELE.

ESPERO TER AJUDADO.


FERNANDO VABO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#343986 | rfmc | 18 mar 2014 23:12 | Em resposta a: #343983

-
Maria David;
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1303823
... Sugiro que abra este link, e de seguida carregue em
CORRECÇÕES E ACTUALIZAÇÕES, que se encontra lado
esquerdo ao fundo...[ na árvore de costados Francisco L. Morão.]
... Vai aparecer isto;
-"Este formulário serve para enviar dados genealógicos complementares sobre o registo de
Francisco Lopes Morão ou para fazer pequenas correcções e actualizações sobre os seus ascendentes e descendentes directos.

Antes de prosseguir, verifique primeiro se dispõe de todos os dados que pretende sugerir para evitar o sucessivo envio de informações parcelares. Depois, leia atentamente e respeite estas indicações:

Nunca utilize só maiúsculas nem só minúsculas.
Não utilize abreviaturas e dê sempre espaço entre as palavras.
Deixe em branco os campos onde não houver sugestões de correcção a fazer.
Não repita nunca informação que já conste das páginas, nomeadamente nomes e/ou datas de conjuges e filhos.
Respeite a especificidade dos campos e não os utilize para complementar informações que tenha colocado noutros campos.
Para cada pessoa, escreva os nomes e as datas em texto corrido, usando os símbolos * para identificar o nascimento e + para identificar a morte.
Exemplo: Manuel da Costa * Lisboa, Santa Isabel 10.6.1540 + Porto, Miragaia 20.12.1620
Indique sempre fontes para as sugestões introduzidas.
As informações enviadas que não observem estas regras serão ignoradas." etc....]
---------
Espero ter ajudado.
Cumptºs
Rfmc
-

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#343996 | MariaDavid | 19 mar 2014 12:03 | Em resposta a: #343986

Bom dia, caro rfmc

Antes de mais, os meus sinceros agradecimentos pela sua mensagem. Foi claro e rápido na resposta, o que me deixou sensibilizada. Embora tenha tido a intenção de me ajudar, explicando os passos a dar em actualizações ou correcções, a verdade é que continuo com o mesmo problema sobre quais as fontes para a data de casamento que é apresentada na Base de Dados.
Repare, o Geneall apresenta como data de casamento do dito Francisco Lopes Morão com a dita Maria Franco de Paiva 17.12.1613, em Idanha a Nova. Nada mais. Pede que apresentemos as fontes do que enviamos para correcções ou actualizações mas não são dadas as mesmas fontes a quem pesquisa. Deste modo, implica que tenhamos que ir, por tentativas, procurar o assento desse casamento.

Pessoalmente, quando dou qualquer informação de registos paroquiais, quer no geneall quer no facebook, (quando tal implica ajudar quem precisa de auxílio) não me limito a dizer as datas mas dou logo as cotas das mesmas, isto é, referencio o microfilme, o item, a folha, para que, quem esteja interessado em comprovar, vá directo ao sítio e não se perca em dificuldades pelo caminho. Julguei que a Base de Dados do Geneall funcionasse assim, quando tem expressas as datas relacionadas com os registos paroquiais. Por outro lado, fiquei sem saber quem colocou aquela informação. Aliás, uma prima minha já me questionou sobre dados que aparecem sobre ela e a família e perguntou-me se tinha sido eu a colocá-los no site. Disse-lhe que não. Pretendemos saber quem o fez, para nos pronunciarmos sobre as informações colocados e não sabemos a quem nos dirigir.

Caro confrade, agradeço a sua boa vontade e espero poder ser-lhe útil, também, em aspectos da investigação que eu domine. Muito obrigada, mais uma vez.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#343998 | MariaDavid | 19 mar 2014 12:14 | Em resposta a: #343985

Boa tarde, caro Fernando Vabo

Agradeço muito a sua mensagem. Contudo, fiquei um tanto perplexa com a mesma dado o seu teor. Falou "do nome da pessoa que mandou a mensagem com os dados"...mas que dados? Eu referi-me aos dados da Base de Dados e não a mensagens do Forum. Sobre as mensagens do Forum, eu sei como actuar, responder. A questão que apresentei prende-se com as informações que constam da Base de Dados, saber quem as envia para lá e quais as fontes dessas mesmas informações. Penso que o confrade, quando me respondeu, se estava a referir ao Forum e não à Base de Dados, certo?

De qualquer modo, valeu o seu interesse em me ajudar e a sua disponibilidade.

Os meus cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#344001 | roz | 19 mar 2014 12:35 | Em resposta a: #343998

Ola Maria

Tambem ja questionei isto mesmo uma vez e podera' ver o que o Geneall me respondeu no topico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=295723

Se a informacao foi encontrada por eles seria realmente util que tivesse as fontes e se foi enviada por outrem (e que eles editaram) seria simpatico que enviassem o nosso contacto a quem enviou. 'E pena que nao funcione assim.

Boa sorte com a continuacao das pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#344003 | Fernando do Vabo | 19 mar 2014 12:39 | Em resposta a: #343998

Cara MARIA,

PEÇO DESCULPAS CASO NÃO TENHA ENTENDIDO SUA INTENÇÃO, QUE ME PARECEU NÃO CONCORDAR COM OS DADOS COLOCADOS POR UM CONFRADE EM RELAÇÃO A DATAS E NOMES DE UMA DETERMINADA FAMÍLIA.

FIZ ESSA COLOCAÇÃO, POIS OS DADOS CONSTANTES NAS FAMÍLIAS, SÃO TAMBÉM ACRESCENTADOS POR NÓS, ATRAVÉS DAS CORREÇÕES, ONDE COLOCAMOS NOSSO EMAIL, PARA IDENTIFICAR QUEM ESTA ALTERANDO OU ACRESCENTANDO ALGUM DADO, COM A FONTE DA PESQUISA.

CASO AINDA NÃO SEJA ESSE, SEU OBJETIVO, ENTRE EM CONTATO COM O MEDIADOR.

AQUI , APRENDEMOS JUNTOS.


ATENCIOSAMENTE

FERNANDO VABO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#344005 | MariaDavid | 19 mar 2014 12:52 | Em resposta a: #344001

Boa tarde, Rosário

Muito obrigada pelo seu apoio. Realmente, há coisas que não se percebem e esta da ausência de fontes nas informações da Base de Dados é uma delas. Como só tem acesso à totalidade das informações quem pagou a anuidade, não faz sentido não se ter a vida facilitada com a apresentação das fontes respeitantes aos registos paroquiais.

Gostei de a rever! Boas pesquisas, também para si!
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#344014 | MMSA | 19 mar 2014 17:25 | Em resposta a: #344005

Cara Maria David
Tem toda a razão nas observações que faz a respeito da omissão de fontes enviadas por quem corrigiu ou actualizou dados. Eu falo por experiência própria. Enviei e corrigi dados, referenciei as respectivas fontes e essa indicações estão omissas. Aliás foi essa omissão que me levou a deixar de enviar dados novos para o Geneall ou a corrigir e/ou completar dados das fontes indicadas.
É uma pena e uma lacuna do Geneall que considero relevante. Genealogia sem fontes serrá mais "estória" da família do que história da família,
Cumprimentos
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#344022 | Fernando do Vabo | 19 mar 2014 18:46 | Em resposta a: #344014

CARA Sr. MANUELA,

AINDA COMO NOVATO NO MANUSEIO DESTE SITE, TENTEI AJUDAR A Srª MARIA , PORÉM NÃO ENTENDI O OBJETIVO DELA.

AGORA COM A SUA COLOCAÇÃO, SINTO QUE O QUE VOCÊS GOSTARIAM , É QUE AS FONTES FICASSEM VISÍVEIS A TODOS.

COMO NO ITEM 7º DAS CORREÇÕES A ATUALIZAÇÕES DIZ QUE : INDIQUE SEMPRE FONTES, E NO ITEM 8º, QUE AS INFORMAÇÕES ENVIADAS QUE NÃO OBSERVAREM ESTAS REGRAS SERÃO IGNORADAS, ENTENDE-SE QUE EM ALGUM LUGAR ESTAS FONTES ESTÃO GUARDADAS.

SERÁ QUE PEDINDO AO MODERADOR, ELES NÃO NOS FORNECE ESTAS FONTES.


O OBJETIVO É SEMPRE APRENDER.


ATENCIOSAMENTE


FERNANDO VABO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#344023 | Fernando do Vabo | 19 mar 2014 19:00 | Em resposta a: #344014

DESCULPE , ESQUECI DE DIZER QUE AO FINAL DAS ATUALIZAÇÕES E CORREÇÕES, COLOCAMOS NOSSO NOME E EMAIL, QUE SÓ O MODERADOR PODE FORNECER.


Atenciosamente

FERNANDO VABO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#344025 | MariaDavid | 19 mar 2014 19:07 | Em resposta a: #344003

Caro Fernando Vabo

Acabei de ver a sua mensagem de resposta à minha.

Quando escreveu "FIZ ESSA COLOCAÇÃO, POIS OS DADOS CONSTANTES NAS FAMÍLIAS, SÃO TAMBÉM ACRESCENTADOS POR NÓS, ATRAVÉS DAS CORREÇÕES, ONDE COLOCAMOS NOSSO EMAIL, PARA IDENTIFICAR QUEM ESTA ALTERANDO OU ACRESCENTANDO ALGUM DADO, COM A FONTE DA PESQUISA", isso significa que foi o confrade que deu/colocou a data do casamento de Francisco Lopes Morão e Maria Franco de Paiva? Em caso afirmativo, pode dizer-me, por gentileza, onde está a respectiva fonte.

Muito obrigada.
Maria

PS: Faço minhas as suas palavras: aqui aprendemos juntos!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do geneall

#344028 | MariaDavid | 19 mar 2014 19:24 | Em resposta a: #344014

Cara Manuela

Obrigada pelo seu testemunho.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas fontes do Geneall

#344074 | rfmc | 20 mar 2014 16:48 | Em resposta a: #343996

Boa tarde Maria David;
OK.
As oportunidades de entre-ajuda não irão faltar,
agradeço reconhecido a sua disponibilidade.
Muito obrigado.
Cumprimentos
Rfmc
.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 20:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen