O que significa ser Senhor do Prazo X?

Este tópico está classificado nas salas: Património

O que significa ser Senhor do Prazo X?

#344057 | NM231272 | 20 mar 2014 12:41

Gostava de perceber o que significava , em testamentos dos finais do Século XVIII e ínicio do Século XIX , o testador intitular-se de Senhor do prazo de ? O que é o Prazo ?

Resposta

Link directo:

RE: O que significa ser Senhor do Prazo X?

#344059 | ppb | 20 mar 2014 13:35 | Em resposta a: #344057

Boa tarde,

pode consultar uma explicação abrangente em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aforamento

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

RE: O que significa ser Senhor do Prazo X?

#344066 | peninha | 20 mar 2014 15:05 | Em resposta a: #344057

Caro Confrade

Estamos no domínio da propriedade imperfeita, onerada por encargos diversos, pelo que a explicação não é fácil.

Vou pois, recorrendo a conceitos actuais, tentar explicar o que era um Prazo.

Um Prazo que era uma espécie de usufruto dos nossos tempos, mas que durava mais do que uma vida (normalmente eram constituídos por 3 vidas), mas algumas vezes, não poucas, foram constituídos para todo o sempre, em que o emprazador, senhor da terra, ficava a receber uma renda dos sucessivos tomadores do Prazo. Prazo este que o seu tomador podia explorar directamente, arrendar ou vender. Em caso de venda ao senhor da terra era devido o pagamento de um imposto, o laudémio.

No caso que refere, o senhor do prazo é o tomador do Prazo que pagava uma renda ao senhor da terra, e que podia transmiti-lo gratuitamente a quem quisesse.

A explicação não e fácil, pelo que rogo aos Confrades que não se inibam de intervir ainda que contradigam a minha tentativa de explicação que está longe de ser perfeita, e quiçá nem é a melhor.

Uma palavra final ao Confrade interpelante, mais simpático seria se assinasse as suas mensagens.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: O que significa ser Senhor do Prazo X?

#344073 | NM231272 | 20 mar 2014 16:40 | Em resposta a: #344066

Muito obrigado a todos pelo vosso esclarecimento relativamente à minha questão.
E desculpem não ter assinado eu achava que estaria sempre indentificado.
Os melhores cumprimentos a todos,
Nuno Moreira

Resposta

Link directo:

RE: O que significa ser Senhor do Prazo X?

#344081 | peninha | 20 mar 2014 17:23 | Em resposta a: #344073

Caro Nuno Moreira

Agradeço a sua resposta, mas não tem que pedir desculpa. O que sucede é que cada forúm tem os seus usos e costumes. Neste, firmou-se o costume de assinar as mesagens, o que é muito simpático. Até porque, de alguma forma é a maneira de personificar o Confrade com que se comunica. Tomando, por exemplo, o seu caso, entre NM231272 e Nuno Moreira, é mais simpática a comunicaçao com Nuno Moreira, do que com NM231272. Mas, também podemos tomar como exemplo o meu caso com o peninha, que é um username mais "macio", que o resultado é exactamente o mesmo. Mas é apenas mais simpática a comunicação, não mais do que isso.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 06:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen