Origem da familia Jales

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Heráldica | Regiões

Origem da familia Jales

#344110 | Natan123 | 21 mar 2014 01:30

Olá, eu não tenho tido sorte nos tópicos iniciados por mim mesmo, pois não tenho conseguido respostas nem ajuda satisfatórias. Entretanto estou a tentar, mais uma vez, conseguir informações verdadeiras ancestrais: Eu gostaria de que alguém, com conhecimento da familia Jales, me concedesseinformações que me esclarecessem a origem da familia Jales. Quem seria o primeiro Jales a vir para o Brasil? Onde e quando se originou a familia Jales? Alguém da familia Jales fez teste de dna, entre os confrades? Esta familia é um mistério para mim.

Qualquer ajuda, seria bem vinda.

Meus cumprimentos,

Ubirajara Jales de Lira.

Resposta

Link directo:

Origem da familia Jales

#418162 | geilsabaptista | 21 set 2019 05:14 | Em resposta a: #344110

Olá, vice conseguiu alguma informação da família Jales? Gratidão

Resposta

Link directo:

Origem da familia Jales

#418163 | tmacedo | 21 set 2019 07:25 | Em resposta a: #344110

Caro confrade,

O apelido tem uma origem toponímica.

O antigo concelho de Jales já existia na Idade Média. No século XVI a sede era na recém criada paróquia de Alfarela de Jales. Abrangia algumas paróquias para além da vila de Alfarela: Vreia de Jales, Carva, Três Minas e Fiolhoso. E não sei se Jou e Vilares. Elas constituíam as terras de JALES.
Terra planáltica, confinava a Poente com o concelho de Vila Pouca de Aguiar, onde se veio a integrar a sede (e algumas das freguesias) com a reorganização administrativa de meados do século XIX.

Como em muitos outros casos (Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, ...) naturais dela, idos para fora, terão acrescentado ao seu nome o nome da sua terra.

Excepcionalmente, o apelido encontra-se desde meados do século XVIII numa família com algum destaque social que, sendo originária do concelho, lá permaneceu. É a excepção que confirma a regra.

Quer isto dizer que poderá não haver um tronco genealógico comum entre todos os Jales, mas há, certamente, um berço comum: a terra que viu nascer um seu antepassado.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Origem da familia Jales

#418191 | geilsabaptista | 22 set 2019 03:58 | Em resposta a: #344110

Olá, eu vivo no Brasil e por pura curiosidade, gostaria de descobrir a história da minha tataravó que veio para o Brasil viúva por volta de 1900 com cinco filhos. Seu nome era Isabel Jales de Carvalho. Sabemos que ela era transmontana, casou-se com Antonio José Carvalho, um comerciante de Coimbra. Seus filhos eram Maria, Umbelina, José, Augusto Jales de Carvalho. O quinto filho eu não sei o nome. Será que poderia me ajudar?

Resposta

Link directo:

Origem da familia Jales

#418202 | Natan123 | 22 set 2019 17:12 | Em resposta a: #418162

Olá, Geilsa! Sim, depois de vários anos, consegui encontrar o meu ancestral Jales que chegou no Brasil no início dos anos 1800s. Seu nome era Raimundo Fernandes Jalles, nascido em Mondim de Basto, Vila Real, Portugal. Ele era meu pentavô. Seus descendentes se fixaram na região de Pombal, Catolé do Rocha, Sousa, Brejo do Cruz e Belém do Brejo do Cruz, na Paraíba; Messias Targino, no estado do Rio Grande do Norte; No estado do Ceará, etc. Se quiser me contatar, aqui está meu e-mail: ntnjales@gmail.com.

Resposta

Link directo:

Origem da familia Jales

#418203 | Natan123 | 22 set 2019 17:13 | Em resposta a: #418163

Caro confrade,

Agradecimentos por sua resposta! Acabei de expor uma mensagem sobre meu antepassado português cujos descendentes se fixaram no Nordeste do Brasil.

Cumprimentos,

Ubirajara Jales de Lira

Resposta

Link directo:

Origem da familia Jales

#418204 | Natan123 | 22 set 2019 17:53 | Em resposta a: #344110

Algumas correções:

O Raimundo Fernandes Jalles teria nascido na Alemanha e não em Portugal. Ele teria migrado para Mondim de Basto, Vila Real, Portugal, e teria vindo vindo para o Nordeste do Brasil por volta dos anos 1800s e não no início dos anos 1800s. Contudo, não disponho de provas documentais para confirmar.

Sinceramente,

Ubirajara Jales de Lira

Resposta

Link directo:

Origem da familia Jales

#418213 | geilsabaptista | 23 set 2019 01:58 | Em resposta a: #344110

Seria então o Raimundo o antecessor dos Jalles em Portugal? Será?

Resposta

Link directo:

Origem da familia Jales

#418232 | Natan123 | 23 set 2019 21:54 | Em resposta a: #418213

Não sei. Tudo o que tenho de informação é o que postei anteriormente.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 03:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen