Casamento às duas horas da madrugada e funerais nocturnos?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Casamento às duas horas da madrugada e funerais nocturnos?

#344448 | JFHPereira | 28 mar 2014 10:29

Bom dia a todos,

Tenho alguns assentos de casamento e óbito da freguesia de Ribeira de Fráguas, um pouco estranhos. Tenho um assento de casamento entre duas pessoas viúvas, onde o mesmo refere que o casamento foi às duas horas da madrugada...E tenho assentos de óbito onde tem nota lateral a dizer "nocturno". O que significa isto? Será erro do pároco? O funeral é por volta do ano 1830 e o casamento por volta de 1860.

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Casamento às duas horas da madrugada e funerais nocturnos?

#344458 | silvestre | 28 mar 2014 14:37 | Em resposta a: #344448

Boa tarde,
Já vi um assento de casamento que decorreu de madrugada, pos razões que se imaginam, o do famoso João Vítor Brandão com a viúva Ana Eugénia de Jesus Correia Nobre, em Candosa, Tábua, 1863, uma data próxima da dos seus registos. Quem será o noivo?...
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Casamento às duas horas da madrugada e funerais nocturnos?

#344459 | JFHPereira | 28 mar 2014 14:49 | Em resposta a: #344458

Boa tarde cara Vera,

Desconheço as razões do assento que você tem ter sido de manhã, pode explicar sff? No meu caso, o noivo chama-se Pedro Tavares e a nubente Josefa de Jesus.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

Casamento nocturno de João Brandão

#344463 | silvestre | 28 mar 2014 16:20 | Em resposta a: #344459

Caro João,

O famoso e polémico João Brandão, http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Brand%C3%A3o andava fugido à data do seu casamento às 4 da manhã, casamento esse testemunhado pelos irmãos deste, Roque e António. O próprio João Brandão refere-se à situação nas Memórias. A data do casamento do Pedro é muito próxima mas poderá ser mera coincidência, apesar de ser a segunda vez que "vejo" um casamento de madrugada. Daí, ser interessante saber quem era esse senhor ou as testemunhas.

Vera

Resposta

Link directo:

RE: Casamento nocturno de João Brandão

#344464 | JFHPereira | 28 mar 2014 16:53 | Em resposta a: #344463

Cara Vera,

Agradeço a partilha, realmente desconhecia. Abaixo segue o link se encontra o assento que me referia.

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1167706

TIF 64 e 65.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

Casamento nocturno

#344469 | silvestre | 28 mar 2014 18:25 | Em resposta a: #344464

Caro João,

Talvez no óbito haja alguma referência à actividade do Pedro. Noto que uma das duas únicas testemunhas é a filha da noiva e outra um mineiro. Ainda em relação à primeira mensagem, já vi vários óbitos com o averbamento "nocturno", julgo que os padres teriam dado a extrema unção durante a noite.
Tenho algumas pesquisas de Tavares em Angeja, Albergaria a Velha.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Casamento nocturno de João Brandão

#344471 | Maria Ribeiro | 28 mar 2014 18:53 | Em resposta a: #344464

Confrade


Casamentos de madrugada eram muito comuns nessa época, pela menos numa área próxima de Aveiro, nomeadamente tenho conhecimento de que assim acontecia nas freguesias de Eixo, Oliveirinha, Requeixo. Quanto às razões, só podemos especular. Poderia ser, por vergonha, quando envolvia viúvos, o que era muito frequente, em ~épocas de elevadíssima mortalidade e muitos filhos, ou, talvez, para evitar maiores despesas, quando a miséria era muita, com enorme aumento de mendicidade e emigração.
Quanto aos óbitos nocturnos, também muito frequentes, deviam-se à grande mortalidade, causada por inúmeras epidemias. A própria hierarquia religiosa determinava medidas nesse sentido, para evitar maior alarme público

Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Casamento nocturno de João Brandão

#344494 | jmacdonald | 29 mar 2014 16:22 | Em resposta a: #344471

Caras e caros,


Tudo parece indicar que pudor dos enviuvados era a razão principal para os casamentos nocturnos. No caso de D. Ana Eugénia e João Brandão, esse é sem dúvida o caso, como opina o confrade José Caldeira, o grande estudioso da genealogia dos Brandões (vasto trabalho cuja versão mais recente pode ser lida no último número na revista "Arganilia"). Aliás, nessa época (1863), Brandão estava a atravessar um dos raros momentos de "acalmia" na sua vida: o casamento com D. Ana Eugénia permitir-lhe-ia "normalizar" a sua posição na sociedade beirã (bem sabemos que nada disso aconteceu).

João Macdonald

Resposta

Link directo:

RE: Casamento nocturno de João Brandão

#344558 | JFHPereira | 31 mar 2014 10:37 | Em resposta a: #344494

Obrigado a todos pela ajuda.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen