Origem do nome Crespo

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Origem do nome Crespo

#344510 | Felipe 1991 | 30 mar 2014 08:15

O genearca da familia Crespo aqui em campos dos goytacazes no estado Rio de Janeiro e Gregório Gomes Crespo.Ele veio de Braga Em 1720.Antes de vir pra ca ele só tinha o sobrenome Gomes,existia uma aldeia com o nome Crespo.A origem
Desse e toponímica?Ela pode ser de origem judaica? Alguem de Portugal poderia me ajudar a desvendar isso?

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#344525 | AntonioGonçalves | 30 mar 2014 17:27 | Em resposta a: #344510

Prezado Filipe 1991


Sem apurar até aos limites, penso que o seu antepassado, deve ser neto deste casal:


- Gregorio Gomes, filho de Domingos Gomes e Madalena Francisca, Panoias, couto de Tibães (casou, em 16.1.1656, com Maria Fernandes, filha de Francisco Lopes e Cecília Fernandes, falecidos, torrente, Crespos, T. Domingos Francisco, cal, Francisco Lopes, Domingos de Lemos, Padre Jacinto Gomes Brandão, cura de Crespos)

... Claro, que da freguesia de Crespos, concelho de Braga.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#344539 | Felipe 1991 | 30 mar 2014 21:19 | Em resposta a: #344525

Antônio sua informação e totalmente útil!Aqui em campos ele teve outra esposa chamada Maria de Souza Almeida.rs teve 11 filhos! quer dizer que o nome Crespo e de uma freguesia?

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#344542 | roz | 30 mar 2014 22:04 | Em resposta a: #344539

Caro Felipe 1991

Este 'e o link para a paroquia de Crespos, Braga http://tombo.pt/f/brg08
Os registos desta paroquia ainda nao estao acessiveis on line mas va' vendo de vez em quando porque o Arquivo esta' a disponabilisar a pouco e pouco.

O mesmo acontece com a paroquia de Requiao http://tombo.pt/f/vnf33

Cumprimento.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#344545 | Felipe 1991 | 30 mar 2014 22:53 | Em resposta a: #344542

Obrigado roz mais uma vez.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#344547 | AntonioGonçalves | 31 mar 2014 00:01 | Em resposta a: #344539

Prezado Filipe 1991


Atenção eu disse que devia ser neto.

E há probabilidades de o ser, para isso era fundamental ter um elementos indicando quem eram os pais e assim se confirmaria se é correcto ou não esta hipotese.

Portando, repito, não confunde o Seu Gregorio Gomes, 'Brasileiro que que teria casado com a Maria de Sousa, seria neto. O casamento que lhe enviei, poderá ser os avós e como neto teria herdado nome do avô. Mas sem o tal elemento são apenas suposições.

Bom Semana de trabalho

Nota: Quanto ao Crespo/Crespos - é uma freguesia do concelho de Braga.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#344548 | Felipe 1991 | 31 mar 2014 00:29 | Em resposta a: #344547

Entendo.Pode ser que sim,mas o que me intriga e o que o alcunha Crespo e de origem castelhana.Esse apelido no caso não e muito encontrado em Portugal.Agora esse Gomes e muito.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#344771 | Vimpério | 06 abr 2014 05:36 | Em resposta a: #344548

Felipe

Sou 6º neto de Gregório Gomes Crespo.

Talvez algumas das informações que você postou acerca dele tenha visto em postagens minhas aqui ou noutros sítios pois os termos repetem-se. Sobre os 11 filhos, por exemplo, não lembro de outro pesquisador ter citado. Eu citei porque tenho a cópia do inventário de Maria de Sousa de Almeida, sua viúva, datado de 1780. Conheço bem a descendência dele e tenho um esboço de sua ascendência.

Agora, que mal pergunte, qual é o objetivo da sua pesquisa? É para genealogia?

Quem sabe eu possa ajudar?

Cpts,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#344814 | Felipe 1991 | 07 abr 2014 07:02 | Em resposta a: #344771

Olá bem minha pesquisa e para saber se o Gregório Gomes Crespo e de origem portuguesa,quero saber da sua genealogia,Se você tem algumas informações poderia me passar? Ele é meu antepassado aqui na região de Campos Dos Goytacazes.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#344954 | IvanCrespo | 11 abr 2014 07:55 | Em resposta a: #344814

Olá a todos que estão participando desse tópico!

Estou em busca de informações sobre os meus antepassados da cidade de Campos dos Goytacazes, com sobrenome "Gomes Crespo".

Meu nome é Ivan Crespo tenho 33 anos. Meu pai é Ivan Gomes Crespo, tem 77 anos e é natural do Rio de Janeiro. Meu avô se chamava Domingos Gomes Crespo, nasceu em meados do século XIX, minha avó se chamava Conceição Gomes Crespo (embora não ache que essa informação seja relevante pois minha avó deve ter herdado o sobrenome Crespo do meu avô).

Isso é tudo que sei.

Queria muito saber quem são os pais do meu avô, Domingos Gomes Crespo. Por incrível que pareça, meu pai não sabe ao certo pois ele (meu bisavô) era chamado por um apelido, se não me engano.

Será que alguém pode me ajudar?

Abraço,

Ivan

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345185 | IvanCrespo | 17 abr 2014 07:06 | Em resposta a: #344814

Olá Felipe,

Será que você não sabe alguma coisa sobre os antepassados do meu avô (Domingos Gomes Crespo) na região de Campos dos Goytacazes?

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345201 | Felipe 1991 | 17 abr 2014 19:03 | Em resposta a: #345185

Olá Ivan,as informações que eu tenho e sobre Gregório Gomes Crespo que teve seus 11 filhos.Todos os que tem o sobrenome crespo na região vão chegar nele.O seu avô morava em que região de Campos?Procure ir sabendo nos registros nos cartórios.Na pesquisa onde parei sobre o Gregório ele veio de Braga, Portugal.Tenho que continuar pra saber mais qualquer coisas estamos aí.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345211 | IvanCrespo | 18 abr 2014 06:51 | Em resposta a: #345201

Oi Felipe!

Muito obrigado pela resposta.

Então, o meu pai nasceu em 1936 e é um dos caçulas, portanto, não teve muito contato com seu pai (meu avô) e por isso ele desconhece os nomes de meus bisavós. Os meus outros tios, mais velhos que meu pai, já morreram. Com certeza, o Gregório é avô do meu avô, mas infelizmente sem os nomes de meus bisavós eu não consigo fazer uma conexão direta dele com o Gregório.

Eu não sei ao certo em qual região de Campos meu avô nasceu, apenas sei que ele nasceu em Campos. Pesquisando em alguns documentos antigos sobre eleições, descobri que em 1860 exisita em Campos um "Domingos Gomes Crespo" que é exatamente o nome do meu avô, mas não é o meu avô, pois se meu pai nasceu em 1936, esse "Domingos Gomes Crespo" (já eleitor em 1860) seria velho demais para ser meu avô. Com certeza, meu avô recebeu esse nome em homenagem a seu pai ou seu avô.

Muito me ajudaria se eu conseguisse a árvore genealógica do Gregório Gomes Crespo. Por acaso você não tem os nomes desses 11 filhos? Se você tivesse já iria me ajudar demais.

Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345212 | roz | 18 abr 2014 09:10 | Em resposta a: #345211

Caro Ivan

Veja um pouco mais acima a mensagem de Marcos (autor "Vimperio") no dia 6/4/2014 'as 5.36.
Sugiro que o contacte pois ele diz que 'e 6.o neto de Gregorio Gomes Crespo e tem sua descendencia. Pode ser que ele lhe facilite a informacao.

Talvez lhe interesse tambem ler alguns dos topicos em que Marcos participou, referentes ao nome Crespo. Ver : http://www.geneall.net/P/forum.php?search=Vimperio&tema=0&pesq_por=uid

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345237 | Felipe 1991 | 18 abr 2014 21:04 | Em resposta a: #345212

Ivan eu peguei as informações dele aqui neste Grupo:http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=868845&tid=12361535
São todos com sobrenome na região de Campos dos Goytacazes. A informação de um companheiro daqui que disse que Gregório pode ser neto deste casal aqui:

Gregorio Gomes, filho de Domingos Gomes e Madalena Francisca, Panoias, couto de Tibães (casou, em 16.1.1656, com Maria Fernandes, filha de Francisco Lopes e Cecília Fernandes, falecidos, torrente, Crespos, T. Domingos Francisco, cal, Francisco Lopes, Domingos de Lemos, Padre Jacinto Gomes Brandão, cura de Crespos)

... Claro, que da freguesia de Crespos, concelho de Braga.
Agora por favor se você conseguir falar com o Marcos,poderia passar mais informações sobre o Gregório?

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345238 | Felipe 1991 | 18 abr 2014 21:12 | Em resposta a: #345237

Ivan consegui os registros da freguesia dos crespos!Tente achar o sobrenome GOMES.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345239 | Felipe 1991 | 18 abr 2014 21:19 | Em resposta a: #345238

aqui está:http://origenshc.blogspot.com.br/search/label/Crespos

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345498 | Vimpério | 26 abr 2014 04:43 | Em resposta a: #345239

Caros confrades, caro Felipe

O problema desse tópico é que não faz muito sentido.

Se o Felipe está pesquisando a sua história familiar, deve ter algo mais para dizer do que simplesmente indagar sobre um antepassado que nasceu na virada do século XVII para o XVIII.

Esse é um fórum que caracteriza-se pela troca de informações, ainda que assimétrica, não importa. Todos estão aqui com a boa vontade de querer ajudar.

Mas é curioso que alguém tenha o interesse por um avoengo tão distante sem apresentar as informações que aproximem-no desse antepassado. Só comecei a pesquisar o Gregório, meu 6º avô, quando cheguei ao meu 4º avô e ficou claro que seria inelutável que chegasse também ao Gregório, e isso por uma linha paterna direta que, penso, seja o começo da maioria das pesquisas.

Todas as informações trazidas pelo Felipe foram postadas antes por mim no orkut ou em algum outro sítio. Gostaria de ver o que o próprio Felipe pesquisou. Porque temo que a finalidade não seja a pesquisa genealógica senão uma tentativa equivocada de tentar obter a nacionalidade portuguêsa ou espanhola. Já vi Perguntas a esse respeito em outros foruns, envolvendo o mesmo antepassado, que fazem crer tratar-se da mesma pessoa que indaga por cá.

Recentemente, a lei que dá a nacionalidade portuguêsa aos descendentes de judeus portuguêses na diáspora, aprovada em 2012 no parlamento português e, penso, ainda carente de regulamentação, aliada à uma lista estapafúrdia divulgada no Brasil sobre apelidos (supostamente) típicos de judeus sefaraditas espanhóis, deram azo a que perguntas desse tipo fossem feitas em vários fóruns.

Perguntas feitas nesse tópico sobre se tal apelido é de origem judaica ou se vem da Espanha, por si, são despropositadas se não houver um estudo anterior que, minimamente, pavimente o caminho para essas indagações. E são, para mim, comprovações do que estou a dizer sobre o que seria o móbil dessas postagens.

Não há nenhum mal que o objectivo seja esse, mas seria bom que houvesse transparência por parte de quem pergunta. Estamos aqui para ajudar, também no que for possível, em relação a esses questionamentos. Mas que sejam claramente colocados. É o que se pede.

Caso eu esteja errado, peço, desde já, imensas desculpas a quem postou e que traga outras informações, pelo menos até o seu bisavô, para que seja estabelecido um nexo para esse tópico. Caso eu esteja correcto no que disse, é só dizer, para que possamos tentar esclarecer e ajudar.

Bem Hajam,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345511 | Felipe 1991 | 26 abr 2014 17:44 | Em resposta a: #344525

Caro Vimpério tenho feito essa pesquisa desde do ano passado,para saber as minhas origens do meu antepassado e dos meus parentes próximos.Sim surgiu uma parada aí na mídia esta parada de uma lista que tinha o meu sobrenome,EU ESTRANHEI!CONTINUEI com as minhas pesquisas,MAS EU ESTAVA PESQUISANDO ANTES! DESDE DE 2013,PARA FINS DE FORMAR MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA!Não foi agora que comecei isso foi ANTES!Eu quero mostrar ao meu filho com orgulho de onde veio a minha origem,meu filho irá nascer daqui alguns meses,terei imenso orgulho de mostrar a ele e ir até á Portugal para mostra-ló de onde tudo começou e mostrar todo a minha família também,quero conseguir arquivos,fotos para guardar,não aqui com esta intenção.Por favor.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345513 | Manotorres | 26 abr 2014 18:02 | Em resposta a: #344510

O Site FamilySearch disponibiliza os livros de batismo/casamento/óbitos da Freguesia de Crespos, para pesquisas online, caso seja do interesse de vocês, aqui vai o link: http://bit.ly/Crespos

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345516 | Felipe 1991 | 26 abr 2014 18:13 | Em resposta a: #344525

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome Crespo

#345533 | Vimpério | 26 abr 2014 22:38 | Em resposta a: #345511

Caro Felipe

Então, peço que aceite minhas desculpas pelo juízo equivocado que fiz.

Penso que seria interessante que você tivesse, pelo menos, os nomes de seus bisavós nessa linha dos Crespos, para que eu veja no que posso ajudar.

Apesar de eu nunca ter encontrado sequer uma pessoa desse apelido em Campos dos Goytacazes que não fosse descendente do Gregorio, o facto é que, entre a sua geração e a do genearca, muita coisa pode ter acontecido. Lembrando, também, que não havia regra rígida para a adoção de sobrenomes até o século XIX.

Enfim, veja o que você consegue saber com os seus pais, avós e pessoas mais idosas da família, principalmente em relação aos nomes dos bisavós. E a partir daí vamos ver se conseguimos subir.

Cpts,

Marcos.

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#349327 | IvanCrespo | 17 ago 2014 00:56 | Em resposta a: #344510

Oi Felipe,

Tudo bem? Me desculpe a demora.... então, ainda me encontro estagnado com essas pesquisas. Meu avô (Domingos Gomes Crespo) morava sim na região de Campos, em Murundu e Morro do Coco.

Meu avô nasceu por volta de 1890.

Abraço

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#349328 | IvanCrespo | 17 ago 2014 00:57 | Em resposta a: #344510

Oi Rosario,

Muito obrigado pela resposta. Vou tentar perguntar para o Marcos.

Grande abraço,

Ivan

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#349329 | IvanCrespo | 17 ago 2014 01:05 | Em resposta a: #344510

Oi Marcos,

Tudo bem?

Como você já deve ter lido nesse tópico, estou a procura de meus antepassados, apenas por curiosidade e para deixar tudo registrado para meus filhos (tenho dois). É o seguinte: meu avô paterno, Domingos Gomes Crespo, nasceu em Campos por volta de 1890/1880, mas tudo que eu sei vai até aí. Nem meu pai, nem meu uníco tio vivo sabem o nome do avô (no caso, meu bisavô paterno).

Gostaria muito de saber quem é o pai de meu avô, ou seja, pai de Domingos Gomes Crespo.

Fazendo uma pesquisa na internet eu encontrei um outro Domingos Gomes Crespo na região de Campos, no entanto, esse seria apenas um homônimo de meu avô (pois seria velho demais para ser meu avô). Seria meu avô (Domingos Gomes Crespo) filho ou neto desse outro Domingos?

Você tem algum registro aí com esse nome?

Abraço,

Ivan

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#353032 | IvanCrespo | 20 dez 2014 15:55 | Em resposta a: #344510

Oi pessoal,

Atualizando (consegui o nome do meu bisavô)

Ivan Crespo (1981 - Eu)
Ivan Gomes Crespo (1936 - Meu pai)
Domingos Gomes Crespo (+ou- 1880 - Campos dos Goytacazes)
Jose Gomes Crespo (acredito +ou- 1840/50) casado com Maria Gomes Crespo

A minha pergunta é, quem foi o meu bisavô Jose Gomes Crespo???? Quem são seus pais?? Se alguém puder ajudar??

Abraço,

Ivan

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#353033 | AntonioGonçalves | 20 dez 2014 16:46 | Em resposta a: #353032

Prezado Ivan Crespo

Tanta dificuldade ... talvez não tanta ... já pensou pedir uma fotocopia, de teor informativo, do casamento de seus pais ... (se foram casados, claro !), nesse documento, por norma, virá o nome dos pais deles e seus avós, a partir daqui, tem um alicerce sólido para trabalhar, com dados precisos e reais.
Depois desta primeira etapa e tendo elementos certos, é que pode pedir ajuda, caso contrário há dificuldade de parte a parte e trabalha-se em cima de hipóteses.

Um Santo Natal a todos .... e um Grande ano de 2015

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#355189 | Felipe 1991 | 01 mar 2015 17:49 | Em resposta a: #344510

Caro Vimperio

como vai? Voltei as minhas pesquisas a respeito do Gregório Gomes.Preciso saber a respeito do nome dos pais cele, seus avôs.Quando ele nasceu? E falando nascimento...Meu filho nasceu há 7 meses to muito feliz em ser pai mais um Crespo na genealogia, tá no sangue.

abraços

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#355190 | Felipe 1991 | 01 mar 2015 17:54 | Em resposta a: #344510

Vimperio o nome da minha bisavó era Maria Crespo e vi que o sobrenome crespo veio a partir dela, pois meu avô se chamava jayme Crespo.

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#355222 | Felipe 1991 | 02 mar 2015 18:31 | Em resposta a: #344510

Também achei o nome do meu bisavô paterno Angelo de Souza só que achei estranho que minha bisavó maria crespo não aderiu o Souza quando casou.Estranho!

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#379353 | IvanCrespo | 31 mar 2017 09:18 | Em resposta a: #353033

Caro Antonio,

Consegui o nome dos meus bisavós através da certidão de meu pai.

Meu bisavô se chamava José Gomes Crespo e a esposa Maria Gomes Crespo
Acredito que eles tenham nascido por volta de 1840/50/60... algo assim.

O problema é que com esses nomes tão comuns (Maria e José), fica difícil aprofundar nas pesquisas.

Grato pela atenção,

Ivan Crespo

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#379354 | IvanCrespo | 31 mar 2017 09:25 | Em resposta a: #379353

Desculpem-me, devo fazer uma correção. Meus avós é que nasceram por volta de 1850. Meus bisavós (Maria Gomes Crespo e José Gomes Crespo) devem ter nascido por volta de 1800.

Abraço

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#385543 | Felipe 1991 | 19 out 2017 15:45 | Em resposta a: #344510

Consegui achar o nomes dos meus bisavós paternos:
Angelo de Souza e Maria Crespo.
Só não sei o ano que nasceram.

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#385544 | Felipe 1991 | 19 out 2017 16:03 | Em resposta a: #385543

Corrigindo Angelo de Souza Crespo e Maria Crespo.O Crespo vem do meu bisavô.

Resposta

Link directo:

Origem do nome Crespo

#385545 | Felipe 1991 | 19 out 2017 16:05 | Em resposta a: #344510

Corrigindo:

O sobrenome Crespo vem do meu bisavô Angelo de Souza Crespo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 15:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen