Titulos

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Pessoas

Titulos

#16660 | Jurema | 04 fev 2002 16:22

Boa tarde.
Quem poderia informar-me sobre o que encontrei aqui mesmo neste seti, sobre Manuel Gomes de Amorim (1857 / 1918), Primeiro Barão de Aver-o-Mar??
E também quem sabe algum sobre o ilustre escritor, romancista e poeta, Francisco Gomes de Amorim???
Na formação da minha genealogia, sei que o grande escritor foi um antepassdo nosso, mas não sei em que ponto faz-se o entroncamento.

Qualquer ajuda será de grande valia.
Abraços,
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16690 | Vasco Jácome | 04 fev 2002 22:49 | Em resposta a: #16660

Cara Jurema

O que lhe posso dizer sobre o Barão de Aver-o-Mar é o que está na “Nobreza de Portugal e do Brasil”:

“Foi único Barão de Aver-o-Mar Manuel Gomes de Amorim, abastado agricultor e proprietário na Póvoa de Varzim, que nasceu em 1857 e morreu a 29-X-1918, filho de José Gomes de Amorim e de sua mulher, D. Maria Gomes Barros. O título foi criado por Decreto de 4-III-1895 (D. Carlos).”

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16713 | Johnny | 05 fev 2002 04:07 | Em resposta a: #16660

Cara Jurema,
Tanto quanto sei, este "seu" Francisco Gomes de Amorim, é um antepassado do meu cunhado Francisco Vilardebó Loureiro (casado c/ a minha irmã Maria Madalena Viana Léchaud).
Se seguir a linha paterna deste meu cunhado vai chegar lá...
Sei que existe uma casa em A-Ver-o-Mar, que tem uma lápide onde vem incrito o nome, data de nascimento, etc. Estive lá c/ a minha irmã e o meu cunhado, e fizemos umas fotografias (já lá vão +- 20 anos)dessa lápide.
Tanto quanto me lembro este Francisco Gomes de Amorim "era um pouco" excentrico, e sei que foi, para o Brasil...e que havia umas histórias engraçadas da vida "doida" que tinha feito....e vivido...
Vou tentar saber mais alguma coisa.
Um abraço.
Johnny Léchaud

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16728 | Jurema | 05 fev 2002 13:11 | Em resposta a: #16713

Olá Johnny.

Agradeço, à atenção que me destes pelo assunto em referência. Será que estamos falando do mesmo Francisco? O famoso escritor?
Sei que nasceu em Aver-o-Mar em 1927,e faleceu em Lisboa em 1891.
Migrou ainda criança para o Brasil, juntamente com um irmão chamado Manuel Gomes de Amorim.
Francisco, aos vinte e poucos anos, voltou para Portugal, onde seguiu a carreira literária, tornando-se Membro da Academia Real das Ciências de Lisboa. Seu irmão, Manuel, permaneceu no Brasil, deixando descendentes.
Meu esposo é português e estou construindo a genealogia dele.
Gostaria de saber dos antepassados e descendentes do Francisco Gomes de Amorim.
Acredito que o avô do Francisco, venha a ser o terceiro ou quarto avô do meu marido.
Já estou quase chegando nos terceiros avós, nas minhas investigações. Se vc puder enviar-me algo sobre a linhagem paterna do seu cunhado, Francisco Vilardebó, quem sabe eu consiga proseguir nas minhas pesquisas. Pode escrever para os seguintes e-mails.
jgmiguel@bol.com.br
jgmiguel@ig.com.br

Agradeço,
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16729 | Jurema | 05 fev 2002 13:32 | Em resposta a: #16690

Olá Vasco Jácome.

Primeiramente agradeço muitissimo a gentileza de responder-me à minha solicitação. Por isso vou fazer mais umas perguntinha.
Será que neste livro "Nobreza de Portugal e do Brasil", não se consegue mais alguns dados sobre este Barão?
Como por exemplo árvore de costados?
Faço a genealogia do meu marido que é português de Aguçadoura, e ele tem antepassados com o nome Gomes de Amorim. Existe até um escritor na linhagem. O poeta e romancista Francisco Gomes de Amorim,(1927 / 1981) como já disse, ainda não descobri aonde se faz a intersecção na linhagem. Gostaria de saber se este Barão, faz parte ou não desta linha.
Sou amadora e tenho dificuldade em encontrar alguns dados, visto que os Arquivos Distritais, demoram na resposta às minhas solicitações. Conto sempre com a ajuda dos colegas genealogistas internautas.
Se souber mais alguma coisa, pode escrever para:
jgmiguel@bol.com.br
jgmiguel@ig.com.br

Agradecida desde já,

Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16733 | Johnny | 05 fev 2002 14:27 | Em resposta a: #16728

Olá Jurema,
Em relação ao meu cunhado (Francisco Vilardebó Loureiro), pode ver em:
http://www.geneall.net/pessoas/costados.php?id=19844
e seguir a linha da sua avó paterna.
O Francisco Gomes de Amorim (1827/1891) é bisavô do meu cunhado, e trata-se do mesmo Francisco que vc fala, poeta e dramaturgo, que foi para o Brasil com dez anos, acompanhado de um irmão mais velho. No Brasil teve uma "vida acidentada"...pode ver um resumo da sua vida em:
http://www.instituto-camoes/escritores/garrett/gomesdeamorim.htm
Um abraço
Johnny

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16738 | Jurema | 05 fev 2002 15:47 | Em resposta a: #16733

Olá Johnny.

Você nem sabe como estou contente em saber dos antepassados e descendência de Francisco.
As datas que tenho do nascimento de Francisco, 13 de agosto de 1827, bate com a da árvore de costados, mas a sua morte não confere, com a que está lá. Eu tenho a data de 04 de novembro de 1891, e lá no site consta 04 de fevereiro de 1891. Quem me passou a data de 04-11-1891, foi a Biblioteca Municipal de Póvoa de Varzim. Deve haver algum desencontro com as duas datas. Seu cunhado precisa verificar.
Tenho outra notícia para vocês. Procurando pela lista telefônica, contactei uma pessoa de nome Terezinha, aqui de São Paulo, e ela diz ser a bisneta de Manuel Gomes de Amorim, irmão de Francisco.
Mais uma vez obrigada.
Você nem imagina como me ajudou. Agora vou procurar pelos nomes mais antigos dos antepassados do meu esposo, para fazer o entroncamento com o Francisco.

Um abraço,
Jurema
(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16747 | Johnny | 05 fev 2002 17:12 | Em resposta a: #16738

Olá Jurema,
Fico satisfeito por saber que ajudei...
O endereço que enviei, para saber mais alguns dados da vida de Francisco Gomes de Amorim está errado, o correcto é:
http://www.instituto-camoes.pt/escritores/garrett/gomesdamorim.htm
Vale a pena dar lá "um salto".

Em relação á data de falecimento, é sempre possível que haja um erro, quer aqui no site, ou eventualmente na sua fonte Biblioteca Municipal de Póvoa de Varzim...vou tentar confirmar qual a data correcta. O que não tenho dúvida, é que estamos a falar da mesma pessoa.
Em relação a Manuel Gomes de Amorim, francamente desconheço se é ou não irmão do Francisco.

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16751 | Jurema | 05 fev 2002 17:29 | Em resposta a: #16747

Olá Johnny

Parece que hoje não vamos dar tréguas para o teclado, munitor e Internet.
Estou ligada 24 horas na rede. Vou sim dar uma lida na página que você me indicou.
Com referência ao Manuel Gomes de Amorim, estou afirmando, que se tratava de um irmão de Francisco. Pois o tio do meu marido, já contou-me esta história. Francisco migrou para o Brasil ainda pequeno, (l0 anos), com seu irmão Manuel, 1 ou 2 anos mais velho que ele. Francisco voltou para Portugal, Manuel ficou no Brasil.
Isto ficou confirmada através de um E-mail, que a Biblioteca Municipal de Póvoa me enviou.

Um abraço,
Jurema (SP)

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16763 | Vasco Jácome | 05 fev 2002 19:39 | Em resposta a: #16729

Cara Jurema

Infelizmente, na "Nobreza de Portugal e do Brasil", nada mais é dito. O livro só trata dos próprios titulares e cônjuges. Fora disso, normalmente só são referidos os pais dos primeiros titulares.

Se conseguir uma certidão do registo de nascimento do Barão, que deve trazer os pais e avós, talvez já dê para ligar aos Gomes de Amorim que estão aqui no GP.
Tente para o Arquivo Distrital do Porto (www.adporto.org), na data indicada e em A Ver-o-Mar, Póvoa de Varzim.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16770 | Jurema | 05 fev 2002 20:11 | Em resposta a: #16763

Olá Vasco Jácome,

Aqui no GP existe uma árvore de costados, onde contém o nome de José Gomes de Amorim, pai do ilustre escritor Francisco Gomes de Amorim.
Este José Gomes de Amorim nasceu por volta de 1800, em S.Tiago de Amorim, Outeirinho. Sabes onde fica este lugar?
A que distrito pertence?

Obrigada,
Jurema.

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16776 | Vasco Jácome | 05 fev 2002 21:13 | Em resposta a: #16770

Cara Jurema

Como pode ver no site www.minhaterra.com.pt, S. Tiago de Amorim é mais uma freguesia do concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto.

Neste site é só colocar o nome das terras (distritos, concelhos ou freguesias) para obter informações, incluindo mapas.
Experimente colocar “Varzim”.

É bem possível que a origem do apelido Amorim dos Gomes de Amorim, seja resultado do nome desta freguesia.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16777 | Vasco Jácome | 05 fev 2002 21:15 | Em resposta a: #16770

Cara Jurema

Como pode ver no site www.minhaterra.com.pt, S. Tiago de Amorim é mais uma freguesia do concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto.

Neste site é só colocar o nome das terras (distritos, concelhos ou freguesias) para obter informações, incluindo mapas.
Experimente colocar “Varzim”.

É bem possível que a origem do apelido Amorim dos Gomes de Amorim, seja resultado do nome desta freguesia.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16789 | Johnny | 05 fev 2002 23:56 | Em resposta a: #16751

Olá mais uma vez,
Penso que hoje, conseguimos alguma troca de informações importantes!
Aqui no Genea, pelo que se pode verificar, faltam (continuarão sempre a faltar), informções, a história nunca acaba...
Assim, penso que era necessário actualizar alguns dados, no que diz respeito á Biografia de Francisco Gomes de Amorim, assim como a existência desse seu irmão Manuel, o qual não está aqui referenciado...
Um abraço
Johnny

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#16799 | Jurema | 06 fev 2002 09:43 | Em resposta a: #16789

Bom dia Johnny,

Como vc mesmo disse, a história nunca acaba...Gostaria de perguntar se seu cunhado (bisneto de Francisco) sabe, quantos filhos o avô de Francisco, o Sr. José Gomes, teve. E o nome deles também. Pois preciso achar um nome comum, aonde faz-se a intersecção da familia do Francisco, com a família do meu marido.

Se o que estou construindo está realmente correto, o avô do Francisco, (José Gomes), vem a ser o quarto avô do meu marido.

Como já disse pra vc. encontrei aqui em São Paulo, através de telefonema, uma bisneta deste Manuel Gomes de Amorim, irmão do Francisco. Esta bisneta, contou-me toda a história direitinho.
Um abraço, depois a gente fala mais, se Deus quiser.

Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#17714 | Jurema | 27 fev 2002 00:07 | Em resposta a: #16733

Ol'a Johnyy
Ha algumas semanas atras trocamos muitas informacoes sobre o escritor FRANCISCO GOMES DE AMORIM. Na genealogia dele que se encontra no neste site, faltam algumas informacoes que eu mesma descobri. Faltam os nomes dos irmaos de Francisco. Como ja havia dito, ele tinha um irmao chamado Manuel, com quem migrou para o Brasil. Tinha tbem uma irma chamada Maria Joaquina Gomes de Amorim, que vem a ser a trisavo do meu esposo.
Conclusao:
Os pais do Francisco sao os tataravos do meu marido.
Escrevi para a Biblioteca de Povoa de Varzim, e eles ma enviaram via correio uma obra de COSTA CARVALHO, intitulada " Aprendiz de Selvagem - que conta a biografia de Francisco.
La encontrei quase todos os nomes de que necessitava. E para fazer a ligacao com a nossa familia, foi so ver escrito la, o nome de Maria Joaquina Gomes de Amorim.
Francisco foi tio-trisavo do meu marido.

Mais novidades eu conto.

Um abraco,
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#17784 | Johnny | 28 fev 2002 20:55 | Em resposta a: #17714

Olá Jurema,
Fico muito contente pelos progressos que atingiu nas suas pesquisas.
Penso que agora deve actualizar aqui o Genea, no que diz respeito a nomes, datas etc.
Um abraço
Johnny

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#20206 | Jurema | 29 abr 2002 00:18 | Em resposta a: #16789

Olá Johnny.
Alguns meses atrás trocamos bastante informações sobre a genealogia dos "Gomes de Amorim", lembra?
Agora estou preparando umas pesquisas nos microfilmes da Igreja Mórmom, sobre a familia do Francisco Gomes de Amorim, penso que encontrarei alguma coisa mais, se localizar o microfilme do lugar exato onde viveram os nossos ancestrais comum. Você me diria onde fica Finisterra ? Na árvore genealógica de Francisco, fala-se neste lugar. É uma freguesia ou um lugarejo? Pertence a que Concelho? E o nome da principal Igreja daquela época (1790) de lá, vc saberia me dizer?
Fico imensamente agradecida pela ajuda.
Um abraço,
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#20208 | Johnny | 29 abr 2002 03:46 | Em resposta a: #20206

Olá Jurema,
Penso que deve estar a referir-se ao Cabo de Finisterra, onde existia, um lugarejo com o mesmo nome, situado no norte da península ibérica (Galiza/Espanha).
Possivelmente, o dito lugarejo, já virou cidade, com shopping centers, etc. :-)
Em relação á principal Igreja, deve estar a falar de Santiago de Compostela (não muito distantante do dito Cabo de finisterra, para leste...). O Paulo Coelho, escreveu um livro sobre os caminhos de Santiago...
Espero ter ajudado.
Um abraço
Johnny (600 Km a sul de Santiago...:-))

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#20227 | magalp | 29 abr 2002 13:16 | Em resposta a: #20208

Johnny
Continuo fiel às romagens a Santigo, pelo menos 1 vez por ano!
Tenho uma imagem de S. Tiago à cabeceira e será a minha única devoção/surprestição...
Naquela cidade de encanto, onde a visita à monumental e histórica catedral é obrigatória, e onde não tenho qualquer vergonha de cumprir os usos, fiquei já brutalmente impressionado com o bota-fumeiro em funcionamento. Uma cerimónia esmagadora!
Igualmente encantadora a simpatia das pessoas.
Muito se nota a influencia celta.
A gastronomia local é excelente. Quanto a vinhos, não recomendo os da região. Aconselharia um bom Rioja ou Borja, que ligam bem com tudo.
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Titulos

#20230 | Jurema | 29 abr 2002 16:38 | Em resposta a: #20208

Olá Johnny

Obrigada por responder-me prontamente. Este lugar que estou a perguntar, não é este Cabo, não. Sei que existe Finisterra na Espanha. É o extremo oeste daquele país. E já li tbem o livro de Paulo Coelho. Inclusive, quando fui à Póvoa de Vazrim, estive nem Santiago de Compostela. A Finisterra que pergunto, é o lugar onde nasceu Antonio Gomes,o bisavô de Francisco Gomes de Amorim. Assim como está na genealogia feita pelo seu cunhado e que se encontra aqui no GP, Antonio Gomes e sua esposa, são de Finisterra. Procure ver para mim, onde fica este lugar. Preciso saber se pertence à Póvoa de Varzim. Do contrário não posso fazer minhas pesquisas. Seu cunhado, que é bisneto do Francisco, não sabe nos informar?
Agradeço sua ajuda,
Abraços,
Jurema.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 23:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen