Família Salgado (Montalegre) e Teixeira de Queiroga (Anelhe, Chaves)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Família Salgado (Montalegre) e Teixeira de Queiroga (Anelhe, Chaves)

#345302 | BMLino | 20 abr 2014 20:09

Boa Tarde!...


D. MARIA DE QUEIROGA SALGADO, (nasceu dia 22 de Maio de 1726), em Souto Velho, Anelhe, Chaves, Vila Real.

Filha de BENTO DE CHAVES SALGADO, (nasceu entre 1685-1710), em Santo André, Montalegre, Vila Real e de sua esposa D. MÓNICA TEIXEIRA DE QUEIROGA, (nasceu dia 19 de Julho de 1699), em Souto Velho, Anelhe, Chaves, Vila Real.


Neta paterna de: JOÃO SALGADO DA COSTA, (nasceu entre 1660-1680) e de sua esposa PÁSCOA RODRIGUES, (nasceu entre 1660-1680), naturais de Santo André, Montalegre, Vila Real.

Neta materna de: DIOGO DE QUEIROGA, (nasceu entre 1660-1680) e de sua esposa D. ILENA TEIXEIRA, (nasceu entre 1660-1680), natural de Souto Velho, Anelhe, Chaves, Vila Real.



Agradeço qualquer informação acerca destas famílias.




Cumprimentos,

BLino

Resposta

Link directo:

RE: Família Salgado (Montalegre) e Teixeira de Queiroga (Anelhe, Chaves)

#345435 | Vínculo | 24 abr 2014 12:21 | Em resposta a: #345302

Caro confrade,
Bom dia.
Tenho ascendência na zona de Anelhe (Rebordondo, Souto Velho,...) e em Montalegre (Vilar de Perdizes, Tourém,...).
Os meus Teixeira (Teixeira de Bragança) devem ter ligações aos Queiroga. Estas famílias ocuparam o cargo de Monteiro
Mor da Praça de Chaves durante várias épocas.
Após várias consultas aos registos paroquiais ainda não consegui estabelecer ligações concretas.

Cumprimentos,

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

Família Salgado (Montalegre) e Teixeira de Queiroga (Anelhe, Chaves)

#348407 | BGLino_19 | 18 jul 2014 19:33 | Em resposta a: #345302

Caro Amiel Bragança,

Peço imensa desculpa só estar a responder-lhe agora, passado 3 meses. Porém nunca mais vi este tópico e também perdi a minha senha.

No entanto, estive a fazer uma pesquisa mais profunda e deparei-me com o facto da D. Ilena, ser na verdade Ilena Teixeira Bragança, cuja faleceu no dia 19 de Novembro de 1714, esposa de Diogo de Queiroga Teixeira, cujo faleceu no dia 10 de Maio de 1716.

Também encontrei um registo de óbito de Teresa (1717), filha de Aleixo Álvares de Queiroga e Maria Teixeira Bragança e encontrei referência a um Padre José Teixeira Bragança.
Talvez estes 2 Teixeira Bragança tenham uma relação com Ilena Teixeira Bragança..


Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Família Salgado (Montalegre) e Teixeira de Queiroga (Anelhe, Chaves)

#348476 | Vínculo | 20 jul 2014 18:22 | Em resposta a: #345302

Caro BG Lino,
Boa tarde.
Tenho 2 Helenas da Veiga de Souto Velho. Uma, já defunta em 1694, casada com António Álvares Teixeira, tendo tido dispensa de casamento em 1651 por serem parentes. Outra, filha de Diogo Teixeira e neta de Francisco Afonso, casada com António Gonçalves de alcunha "o Cavaco".
Estes Teixeira por vezes assinavam Teixeira Bragança.
O Pe José Teixeira Bragança, já falecido em julho de 1732, era irmão de Domingas Teixeira Bragança casada com Pedro de Abreu Salgado. Ambos filhos Úrsula Teixeira e de Domingos Fernandes.
"Tenho" outro Pe José Teixeira Bragança baptizado em19 de Março de 1736 pelo abade de Tourém Caetano Teixeira Bragança.
Estas informações foram retiradas de Inquirições de Genere (ADB), paroquiais e ...
Quando consultei os paroquiais de Anelhe, "tropecei" com os Queirogas e verifiquei que tinham ocupado
o cargo de Monteiro mor. Não consegui estabelecer relações.
Parte desta gente foi para Lisboa e perdi-lhes o rasto.
Cumprimentos,

AB

Resposta

Link directo:

Família Salgado (Montalegre) e Teixeira de Queiroga (Anelhe, Chaves)

#348479 | BGLino_19 | 20 jul 2014 19:33 | Em resposta a: #345302

Boa tarde caro Amiel,

Antes de mais obrigado por responder à minha mensagem.
Relativamente às 2 Helenas que me apresenta, já tinha cruzado com elas, mas não são a Helena que procuro.
O que me intriga é o facto de existirem livros de batismo de 1646-1663, data em quem a "minha" Helena deveria ter nascido e também existem livros de casamentos de 1663-1701, e não consigo encontrar nenhum registo de Helena Teixeira Bragança nem do Diogo de Queiroga Teixeira, que tiveram um filho, o Gaspar em 1694 e Mónica em 1699.
Logo, a partir do nascimento dos 2 filhos é possivel imaginar que o casamento deveria ter sido próximo de 1690 e o batismo dos mesmos entre 1650-1675.

Já coloquei a hipótese de Helena Teixeira Bragança ser irmã de Maria T. Bragança, de Domingas T. Bragança e do Pe. José T. Bragança filhos de Domingos Fernandes e Úrsula Teixeira, mas não consigo provar esta teoria. O que acha?

Na sua mensagem refere que os Queirogas estavam ligados aos Cargo de Monteiro-Mor.
Quando pesquisava os registos de Anelhe encontrei os seguintes nomes:
» Aleixo Álvares de Queiroga, que casou em 1697-> filho de Aleixo Álvares Gomes e Marta de Queiroga, esta de Valdegas, Boticas;
» Inácio Álvares de Queiroga, que casou em 1665 -> filho dos mesmos acima;
Mas não sei se tem alguma relação com os Queiroga Teixeira!

Sabe alguma coisa sobre o dito Diogo de Queiroga Teixeira, que deveria ter nascido entre 1650-1670, e faleceu em 1716? É de salientar que este Diogo teve um filho, com o nome de Gaspar (1694). Ou seja, quando procuro por Queirogas Teixeiras surgem o Diogo, Gaspar e João de Q. Teixeira, de Chaves. Será coincidência ou um deles pode mesmo ser pai ou avô do "meu" Diogo de Queiroga Teixeira?


Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

Família Salgado (Montalegre) e Teixeira de Queiroga (Anelhe, Chaves)

#348504 | Vínculo | 21 jul 2014 10:39 | Em resposta a: #345302

Caro Gonçalo,
Bom dia.
Não descobri nenhuma Helena filha do casal Úrsula Teixeira e Domingos Fernandes. Isto não invalida nem confirma a sua existência.
O meu problema tem sido a repetição de nomes e a sua alteração ao longo da existência.
Neste momento com "arrumações" estou sem acesso a muita informação.
Esta gente andou por Samaiões mas há falta de elementos.
Lamento não poder contribuir para a resolução das suas dúvidas.
Cumprimentos,
AB

Resposta

Link directo:

Família Salgado (Montalegre) e Teixeira de Queiroga (Anelhe, Chaves)

#348549 | BGLino_19 | 22 jul 2014 13:31 | Em resposta a: #345302

Boa tarde.

Caro Amiel, obrigado pela sua resposta. No entanto a única solução é esperar que alguém tenha informações.
Caso consiga encontrar informações sobre os Teixeira (Bragança) e os Queiroga por favor avise-me.


Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 05:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen