Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

#345534 | henrdias | 26 abr 2014 22:38

Caros Confrades,
este senhor natural de Bucelas, foi Almoxarife em Ega, Sargento Mor, Capitão Mor, Almoxarife e Juiz dos Direitos Reais das Cinco Vilas de Chão de Couce, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real e teve mercê do hábito de Cristo.
Casou em 15/09/1680? (creio que, em Chão de Couce) com Maria de Anvers Craesbeck, de quem teve a descendência que consta aqui na base do geneall, e teve ainda de Domingas de Faria (minha ascendente) um filho, Francisco de Medeiros, meu sexto avô.
Creio que terá morrido em Tomar cerca de 1705, mas nada mais sei quanto aos seus ascendentes.
Agradeço qualquer achega a este respeito.
Henrique Dias

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=249107

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

#345720 | henrdias | 01 mai 2014 23:27 | Em resposta a: #345534

Caros Confrades,

Julgo ter percebido a ligação entre Ega e Chão de Couce. É que ambas eram Comendas da Casa do Infantado, por esta altura.

E também percebi que a data de casamento que tenho com um ponto de interrogação, vai ter de recuar, pois entretanto localizei o baptismo do filho Nicolau de Carvalho Craesbeck em 23.12.1677 em Chão de Couce.

Agradeço qualquer indicação relativa aos seus ascendentes.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

#345851 | henrdias | 05 mai 2014 14:55 | Em resposta a: #345720

Caros Confrades,

Julgo também ter percebido a ligação da Família Carvalho de Bucelas com os Craesbeck da célebre "Officina Craesbeeckiana", a mais famosa casa editora do seu tempo.
Francisco de Carvalho natural de Bucelas, casou com D. Maria de Anvers, sobrinha de Paulo Craesbeeck, filho do fundador da dita gráfica. Acontece que este Paulo Craesbeeck foi nomeado em 1624 livreiro das ordens militares de Cristo, Aviz e Santiago, e em 1628 foi provido no lugar de livreiro e impressor, a título definitivo, das três ordens militares.
Paulo Craesbeeck teve os seus prelos instalados em Bucelas (~ 1643) e residiu com sua mulher Cecília Soares na Rua dos Douradores e ao Pocinho Secco, tendo morrido em 1660.

Pergunto: alguém tem informação desta tipografia instalada em Bucelas em meados do séc. XVII?
E acerca do Cap. Francisco de Carvalho, ninguém conhece a sua ascendência?
Desde já agradeço qualquer informação,
com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

#346815 | luis262 | 02 jun 2014 23:03 | Em resposta a: #345720

Caro Primo Henrique,

Por acaso, ao arrumar uns apontamentos, dei com um Nicolau de Carvalho de Carvalho Craesbeck, Capitão-mor das Cinco Vilas como testemunha no casamento de Manuel de Medeiros com Teresa de Jesus de Medeiros e Passos em Chão de Couce a 22.12.1736.
- ( LC Ansião, Chão de Couce 1729-1844 fl. 215 e 15v.).

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=517517

Um abraço,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

#346816 | luis262 | 02 jun 2014 23:15 | Em resposta a: #346815

Corrijo : Nicolau de Carvalho Craesbeck.
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

#346855 | henrdias | 03 jun 2014 19:11 | Em resposta a: #346816

Caro Primo,

com efeito, tenho reparado numa ligação forte destes Carvalhos oriundos de Bucelas com os Medeiros da Cinco Vilas.
E não deixa de ser curioso que o filho deste Francisco de Carvalho e da minha avó Domingas de Faria, tenha recebido o nome de Francisco de Medeiros. Por isso neste momento preciso encontrar os ascendentes de ambos para tentar perceber como aparece aqui o Medeiros, e se tem ligação com os conhecidos Medeiros das Cinco Vilas.
Esse Nicolau de Carvalho que referes, nasceu em C. Couce a 23/102/1677, e é filho do "meu" Francisco de Carvalho. Tanto quanto sei, teve duas irmãs, a Teresa Maria e a Arcângela Micaela (Craesbeck).
Entretanto um primo meu do ramo dos Coelhos, localizou um assento de óbito em Chão de Couce, onde se confirma que Francisco de Carvalho morreu de facto em Tomar a 19/05/1705:
http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/viewer?id=1021547
PT-ADLRA-PRQ-PANS04-003-0001_m0148
Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

#347027 | henrdias | 08 jun 2014 14:49 | Em resposta a: #346816

Caro Primo,

acabo de verificar que a data de casamento que eu tenho no post inicial não se confirma. O Capitão Francisco de Carvalho aparece mencionado nesse casamento em Chão de Couce, mas na qualidade de padrinho.
Entretanto localizei o baptismos em C. de Couce dos seus três filhos que vêm mencionados no Felgueiras Gaio, a saber:

D. Teresa Maria Crasbeque em 28.03.1676.
Nicolau de Carvalho Crasbeque em 23.12.1677
D. Arcangela Micaella em 27.11.1679.

E podem ser vistos em:
http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1021522
PT-ADLRA-PRQ-PANS04-001-0001_0101.tif
PT-ADLRA-PRQ-PANS04-001-0001_0104.tif
PT-ADLRA-PRQ-PANS04-001-0001_0108.tif

Assim, o casamento dele deveria ter ocorrido em data anterior a 1676, mas acontece que não o encontro porque faltam páginas no livro dos casamentos de 1672 a 1677, precisamente a data onde deve ter ocorrido.
Não havendo mais filhos, suponho que a esposa tenha morrido após o último parto, e com efeito localizei um óbito de uma D. Maria (como era conhecida no baptismo dos filhos) ocorrido em 8/12/1679, precisamente 11 dias após o parto. Todavia este óbito pela pouca informação que contém, não me parece muito convincente:

http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1021533
PT-ADLRA-PRQ-PANS04-002-0001_m0108.tif

Não sabendo o nome dos pais, nem a idade, vai ser difícil encontrar o baptismo de Francisco de Carvalho em Bucelas...
Bom, vou agora direccionar as pesquisas para a "minha" Domingas de Faria.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

#347073 | henrdias | 10 jun 2014 11:16 | Em resposta a: #345534

Caros Confrades,

O grande genealogista António Caetano de Sousa, nascido em 1674 e autor da obra de referência "História Genealógica da Casa Real Portuguesa", era filho de Maria Craesbeeck neta de Pedro Craesbeeck, impressor da Casa Real.
Maria de Anvers Craesbeeck, mulher do Cap. Francisco de Carvalho (de quem procuro saber a ascendência), era igualmente neta de Pedro Craesbeeck, o que faz delas primas. Estranho por isso não conseguir obter mais informações acerca deste avoengo.
Será que há por aí algum confrade que tenha acesso à obra de Afonso de Dornelas, "D. António Caetano de Sousa-A sua Vida, a sua Obra e a sua Família" e que possa ver se há ai alguma pista?
Com os meus agradecimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

#347077 | luis262 | 10 jun 2014 13:55 | Em resposta a: #347073

Caro Henrique,

http://www.biblioteca-genealogica-lisboa.org/livro.php?&id=28&

Só não sei como poderás consultar a dita obra.
Talvez na Biblioteca Nacional


Um abraço
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

#347102 | henrdias | 11 jun 2014 10:29 | Em resposta a: #345534

Caro primo,

agradeço a tua resposta, e devo dizer existe na Biblioteca Nacional e noutros locais. Agora o problem é arranjar tempo para me deslocar lá...

http://porbase.bnportugal.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1402C78J05540.93704&profile=porbase&source=~!bnp&view=subscriptionsummary&uri=full=3100024~!87254~!3&ri=1&aspect=basic_search&menu=search&ipp=20&spp=20&staffonly=&term=Dornelas,+Afonso+de&index=AUTHOR&uindex=&aspect=basic_search&menu=search&ri=1

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Francisco Carvalho, FCR, COC. (Bucelas, Ega, Chão de Couce, Tomar)

#347105 | henrdias | 11 jun 2014 10:40 | Em resposta a: #345534

O link anterior saiu mal, mas basta pesquisar (por autor, ou título) em:

http://porbase.bnportugal.pt/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 10:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen