certidão/ registo de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

certidão/ registo de nascimento

#345783 | LAMBERT | 04 mai 2014 00:25

Em 2008/2010 vim a este fórum solicitar uma ajuda no sentido de localizar o registro de batismo de FELICIDADE PEREIRA DE JESUS, que nasceu em 12/03/1908, filha de SEBASTIÃO VENANCIO E AGUEDA AUGUSTA PEREIRA (1882/1947).
Na sua certidão de casamento consta de: Vinhaes-Trás-os-Montes-Portugal.
Não obtivemos sucesso, vamos novamente solicitar aos prezados participantes o auxilio para tentar, agora, localizar o referido documento.
A “Vó Dade”, como era chamada, era mãe de minha sogra, e ela contava que veio de Portugal ainda menina, juntamente com a mãe e uma irmã de nome Alice.
Contava ainda que havia nascido em VINHAIS, e vieram para o Brasil após a morte do pai, em Portugal.
Sua irmã voltou para Portugal e nunca mais tiveram notícias da mesma.
Um de seus filhos em visita a Portugal passou por Vinhais e tentou localizar o documento, em vão.
Uma certa ocasião me informou que pesquisou ou mandou pesquisar, nas vilas do concelho, também em vão.
Ele, me disse, que desconfiava que sua mãe provavelmente não teria sido registrada (batisada).
Poderia uma criança, viajar para o Brasil, acompanhada da mãe e irmã, sem nenhum documento ¿
O que os prezados participantes podem me sugerir, que caminhos poderemos tomar ¿
Antecipadamente, agradeço a todos aqueles que possam colaborar, de alguma forma.
Abraços,
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: CERTIDÃO/REGISTRO DE NASCIMENTO DA VOVÓ

#345785 | pedroacpinto | 04 mai 2014 00:34 | Em resposta a: #345783

Caro, tem a certeza da data? Obteve-a em algum documento oficial ou resulta da tradição oral familiar? Poderá ter nascido algum ano mais tarde ou mais cedo? Já tentou ver se encontra o casamento dos pais para poder delimitar melhor as pesquisas?
Há 37 paróquias e os registos estão digitalizados de 1899 para trás e é provável que vendo uma a uma poderá encontrar o casamento: http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/results?lg=Fonds&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADBGC%2fPRQ%2fVNH%25&s=CompleteUnitId&sd=False
Cumprimentos
PP

Resposta

Link directo:

RE: CERTIDÃO REGISTO DE NASCIMENTO DA VOVÓ

#345787 | rfmc | 04 mai 2014 00:50 | Em resposta a: #345785

-
Caro Lambert;
Envio este tópico, tem muita informaçãp sobre
Vinhais etc.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=343177
Sorte
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: CERTIDÃO/REGISTRO DE NASCIMENTO DA VOVÓ

#345790 | Manotorres | 04 mai 2014 01:02 | Em resposta a: #345783

"RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes 10-08-2010, 17:39
Autor: MCNN [responder para o fórum]
Caro Lambert

O mais provável é que a localidade de Vinhais que é referida corresponda, de facto, à vila de Vinhais, que é vila e sede de concelho no distrito de Bragança.

Acontece que o concelho de Vinhais tem quase 40 freguesias, sendo que uma delas é a freguesia de Vinhais.

Das duas uma; Ou Felicidade nasceu na freguesia de Vinhais, o que facilitaria muito a busca do seu assento de baptismo (pois o assento estará no livro de baptismos de 1908 da paróquia de Vinhais), ou então Felicidade nasceu numa outra qualquer freguesia do concelho de Vinhais, o que complica bastante a busca do seu assento de baptismo (porque será necessário pesquisar quase 40 livros).

De qualquer forma, o que eu faria primeiro era tentar saber onde se encontram actualmente os livros de baptismos das diversas paróquias do concelho de Vinhais. Ou ainda estão na Conservatória do Registo Civil de Vinhais (que será o mais provável), ou então já se encontram à guarda do Arquivo Distrital de Bragança.

Para obter essa informação, o melhor será talvez contactar o Arquivo Distrital de Bragança, cujo contacto é o seguinte:

Arquivo Distrital de Bragança
Morada: Convento de S. Francisco
Apartado 125
5301-902 Bragança

Telef: 273 300 270

Site: http://adbgc.dgarq.gov.pt

Email: mail@adbgc.dgarq.gov.pt


Depois de ficar a saber onde estão os livros, o que eu faria era pedir, à entidade que tem os livros à sua guarda (Arquivo Distrital ou Conservatória), que procurassem o baptismo de Felicidade na paróquia de Vinhais do concelho de Vinhais. Pedia para procurarem esse baptismo nos livros de 1908 e de 1909 (para prevenir a situação de Felicidade ter sido baptizada mais tarde).

Se encontrarem o assento de baptismo tem o problema resolvido. Caso não o encontrem, será necessário procurar nos livros das restantes paróquias de Vinhais.

O contacto da Conservatória do Registo Civil de Vinhais é o seguinte:

Conservatória do Registo Civil
Largo do Arrabalde
5320-318 VINHAIS

Telef: 273 77 00 60

Email: crcpncom.vinhais@dgrn.mj.pt


Boa sorte

Mário César Navarro"

__________________________ /// _________________


Como o confrade Mário Navarro disse, ela pode ter nascido no Concelho de Vinhais e na Freguesia de Vinhais ou no Concelho de Vinhais e em qualquer outra das Freguesias de Vinhais. Como já se passaram mais de 100 anos á data do seu nascimento, os registos já se encontram sob posse do Arquivo Distrital de Bragança, motivo pelo qual deverá entrar em contato com o próprio a fim de tentar localizar esse registro.

Se os outros dados que você tem estiverem certos, o problema máximo que você pode ter é ter que mandar vários e-mails diferentes, cada um pedindo para que procurem numa freguesia diferente. O problema é se os outros dados, como a data de nascimento, estiverem errados...

Resposta

Link directo:

RE: CERTIDÃO/REGISTRO DE NASCIMENTO DA VOVÓ

#345801 | aeiou2 | 04 mai 2014 10:46 | Em resposta a: #345790

Mas porque é que transcreve as mensagens de outras pessoas? Só lança confusão e por isso voltou com outro nome e logout !!!!!!

Resposta

Link directo:

RE: CERTIDÃO/REGISTRO DE NASCIMENTO DA VOVÓ

#345809 | Manotorres | 04 mai 2014 14:57 | Em resposta a: #345801

aeiou2,

Mesmas perguntas pedem mesmas respostas.

Resposta

Link directo:

RE: CERTIDÃO/REGISTRO DE NASCIMENTO DA VOVÓ

#345810 | Manotorres | 04 mai 2014 15:27 | Em resposta a: #345801

E eu gostaria também que me explicasse, por gentileza, o final da sua frase. "Só lança confusão e por isso voltou com outro nome e logout !"

O fato de eu ter transcrito uma resposta, da qual eu achei satisfatória para a pergunta, dada por um confrade que pelo que eu estou vendo você tinha alguma desavença, te faz pensar que eu sou ele? É isso? Não entendi muito bem... Também não entendi porque é que sou eu quem lança confusão se foi a senhora quem veio aqui exclusivamente para fazer uma acusação e desviar o assunto principal do tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Tópico de LAMBERT, 10-08-2010

#345816 | rfmc | 04 mai 2014 21:52 | Em resposta a: #345810

.
Caro Confrade Torres;
Por gentileza poderia colocar o endereço deste tópico;
"RE: Assento de baptismo Trás-os-Montes 10-08-2010, 17:39
Autor: MCNN [responder para o fórum]
Caro Lambert"
--
Corri " seca e meca "... e não o encontrei!
Obrigado
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Tópico de Lambert, 10-08-2010

#345833 | Manotorres | 05 mai 2014 01:36 | Em resposta a: #345816

Caro Confrade rfmc;

Aqui vai: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=299386

Resposta

Link directo:

RE: CERTIDÃO/REGISTRO DE NASCIMENTO DA VOVÓ

#345847 | LAMBERT | 05 mai 2014 13:25 | Em resposta a: #345785

Prezados:
Venho agradecer a todos participantes que sempre com o espírito de ajuda, responderam para minha questão.
Com relação à certeza da data, o único documento localizado em que consta a data de 12/03/1908, como nascimento da “Vó Dade” é o registro civil de seu casamento, em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo.
Como falei fiz essa tentativa em 2008 e 2010; deixando de buscar no período posterior, uma vez que um de seus filhos passou pela região e tentou a localização de algum registro; como não localizou nada, ficou até a dúvida do casamento de seus avós.
Lanço ainda a questão: havia necessidade do passaporte pelos idos de 1910, para se viajar para o Brasil ¿
Caso sim, em que lugar seria emitido o passaporte ¿
Com paciência seguiremos as sugestões, na esperança de melhor sorte.
No caso de minhas pesquisas familiares, em Miranda do Corvo e Lousã, tivemos melhor sorte, provavelmente por ser uma região (Coimbra) mais pesquisada, com maior numero de participantes nesse fórum.
Bem, esta é minha impressão, deixo um abraço a todos.
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Tópico de Lambert, 10-08-2010

#345881 | rfmc | 05 mai 2014 23:10 | Em resposta a: #345833

-
Caro Confrade Torres;
OK.
Perfeito desempenho nas mensagens.
Obrigado.
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: CERTIDÃO/REGISTRO DE NASCIMENTO DA VOVÓ

#345890 | LAMBERT | 05 mai 2014 23:56 | Em resposta a: #345809

Prezados:
Venho agradecer a todos participantes que sempre com o espírito de ajuda, responderam para minha questão.
Com relação à certeza da data, o único documento localizado em que consta a data de 12/03/1908, como nascimento da “Vó Dade” é o registro civil de seu casamento, em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo.
Como falei fiz essa tentativa em 2008 e 2010; deixando de buscar no período posterior, uma vez que um de seus filhos passou pela região e tentou a localização de algum registro; como não localizou nada, ficou até a dúvida do casamento de seus avós.
Lanço ainda a questão: havia necessidade do passaporte pelos idos de 1910, para se viajar para o Brasil ¿
Caso sim, em que lugar seria emitido o passaporte ¿
Com paciência seguiremos as sugestões, na esperança de melhor sorte.
No caso de minhas pesquisas familiares, em Miranda do Corvo e Lousã, tivemos melhor sorte, provavelmente por ser uma região (Coimbra) mais pesquisada, com maior numero de participantes nesse fórum.
Bem, esta é minha impressão, deixo um abraço a todos.
Lambert

Resposta

Link directo:

certidão/ registo de nascimento

#455786 | LAMBERT | 18 set 2024 01:21 | Em resposta a: #345783

Esta mensagem tem por finalidade agradecer a todos aqueles que voluntariamente, desde idos de 2008, nos prestigiaram dando informações sobre nossas questões.

Os registros que nos interessavam foram encontrados: FELICIDADE - DIRE/FRESULFE em 1908; e sua mãe AGUEDA - PRADA/VILA VERDE - 1886.

Ambos em VINHAIS.

PARABÉNS A TODOS.

Lambert

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 set 2024, 07:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen