Carta de Armas visconde do Torrâo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Títulos

Carta de Armas visconde do Torrâo

#345904 | filipams1 | 06 mai 2014 15:38

Gostaria de saber se alguem consultou a carta de armas do 1º visconde do torrão .- estou a fazer um estudo sobre as pedras de armas do Torrão e não consigo identificar um dos quarteis...

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#345908 | RCCORREIA | 06 mai 2014 16:07 | Em resposta a: #345904

Cara Filipa

Pode indicar-nos onde ver a imagem e o que desconhece?

A alternativa será enviar a imagem por e-mail (pedindo o contacto ao moderador)

No resto haverá toda a disponibilidade para a ajudar.

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#345942 | filipams1 | 07 mai 2014 13:39 | Em resposta a: #345908

Caro Rui
A pedra de Armas está na fachada do edifício do palácio do Visconde do Torrão na vila. Acontece que tenho quase a certeza que no III quartel estão as armas dos Macedo ainda que deficientemente representadas.
Mas acontece que eu sou uma mera "novata" neste difícil mundo da Heráldica, pois a minha área é História da Arte,
Penso que a fachada está na net - caso não encontre na proxima segunda tentarei mandar - lhe uma ampliada. Sem a respetiva C.B,A é de facto complicado.
Para nós que lidamos com representações e encomendas de objectos, é fundamental tentar estabelecer canais de comunicação e com troca de ideias com pessoas de boa vontade que dominem estas áreas tão específicas.

Muito obrigada pela pronta resposta
Felipa M.Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#345985 | RCCORREIA | 07 mai 2014 23:44 | Em resposta a: #345942

Olá Filipa

Não consegui ver (mesmo no google não se consegue uma boa imagem) e só com ela dará para tentar identificar, admitindo que até possa dos anteriores proprietários (Morgados do Poço Mau).

Cumpts,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#346223 | filipams1 | 13 mai 2014 19:36 | Em resposta a: #345985

Caro Rui poderei estar a incorrer em erro, mas o morgadio do poço mau não estava em posse da mae do primeiro visconde do torrão?

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#346226 | luis262 | 13 mai 2014 20:00 | Em resposta a: #345904

Boa tarde,

Não serão estas?

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#346228 | luis262 | 13 mai 2014 20:10 | Em resposta a: #345908

Não enviei a imagem...
Aí vai. Será esta?

http://solaresebrasoes.blogspot.pt/2014/03/ex-libris-do-visconde-do-torrao.html

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#346243 | cardosodoamaral | 13 mai 2014 23:28 | Em resposta a: #345904

Cara Confreira

Diga-me por favor o nome do Sr. Visconde de Torrão e vou tentar ver a sua carta de brasão consultando (se tiver) uma obra de Sanches Baena.

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#346244 | cardosodoamaral | 13 mai 2014 23:49 | Em resposta a: #345904

Cara Confreira

Já vi o nome do Sr. Visconde do Torrão, mas no Arquivo Heraldico-Genealógico do visvonde de Sanches Baena, não consta a carta de brasão de armas de tal senhor, nem de seu Pai.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#346247 | RCCORREIA | 14 mai 2014 00:44 | Em resposta a: #346228

As que estão no solar são diferentes. Que pelo que percebi e antevi serão um esquartelado.

Estas provêm na descendência e são Lencastre-Henriques (das Alcáçovas), timbre Lencastre. A obra é de António Lima e pode não ter CBA correspondente (na verdade são um ex-libris).

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#346445 | filipams1 | 20 mai 2014 20:30 | Em resposta a: #346243

Caro Adelino
Jerónimo de Magalhães Baião de Sande Lança Mexia- aqui está o nome. Tenho a obra de M.A. Norton e a de Nuno Borrego e não consta, em ambas, a C.B.A.
A pedra esquartelada têm Magalhaes, Salema, Sande, e no III quartel nada que eu conheça...

Do pai tem Magalhaes, da mãe, Salema e Sande.
No III quartel têm
quatro faixas com uma estrela de seis pontas ao centro. Pareçe ser a junçao "inventada" dos apelidos paternos Macedo e Mexia...
Nós os historiadores da Arte estamos sempre (infelizmente) no terreno a lidar com estes quebra cabeças.
A casa inicialmente pertenceu ao Ducado de Aveiro - e não se sabe quando passou para as mãos do 1º Visconde do Torrão.
Reza a História local, que foi herdadada por sua mãe - o que não me parece nada, Mas claro que posso não ter estudado convenientemente a possivel ligaçao da familia materna com os Tavora ou Mascarenhas.

Muito obrigada pelo seu interesse e ajuda
Cumprimentos
Felipa Marques de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#346446 | filipams1 | 20 mai 2014 20:36 | Em resposta a: #346226

Caro Luis
Jerónimo de Magalhães Baião de Sande Lança Mexia: aqui está o nome do 1º Visconde. Tenho a obra de M.A. Norton e a de Nuno Borrego e não consta, em ambas, a C.B.A deste senhor.
A pedra esquartelada têm Magalhaes, Salema, Sande, e no III quartel nada que eu conheça...

Do pai tem Magalhaes, da mãe, Salema e Sande.
No III quartel têm
quatro faixas com uma estrela de seis pontas ao centro. Pareçe ser a junçao "inventada" dos apelidos paternos Macedo e Mexia...
Nós os historiadores da Arte estamos sempre (infelizmente) no terreno a lidar com estes quebra cabeças.
A casa inicialmente pertenceu ao Ducado de Aveiro - e não se sabe quando passou para as mãos do 1º Visconde do Torrão.
Reza a História local, que foi herdadada por sua mãe - o que não me parece nada, Mas claro que posso não ter estudado convenientemente a possivel ligaçao da familia materna com os Tavora ou Mascarenhas.

Muito obrigada pelo seu interesse e ajuda
Cumprimentos
Felipa Marques de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#346448 | filipams1 | 20 mai 2014 20:52 | Em resposta a: #346226

Caros Confrades

No seguimento do tema "Armas na vila do Torrão" não gostariam de comentar mais este caso extraordinário:

Armas da casa conhecida na Terra como "a dos Carneiros" (descritas por mim):

Escudo partido: I uma cruz florida vazia do campo (de Santiago ou Avis) ou, Pereiras (dos condes da Feira). II (?) com cinco borregos passantes os do Chefe e da ponta afrontados e dispostos em sautor; dois a dois, afrontados, separados, ao centro, por um outro passante

Durante o séc. XIX na família Lança - João Jacome da Lança Cançado . vendida depois a Mariana Luzitana Fialho Barreto (1874). Sim poderia ter pertencido ao morgadio de Jorge Pinheiro passado à família Lança mas...o que são estes borregos em sautor ???

Felipa M.Sousa

Resposta

Link directo:

morgado do Sadão : Ana José Rita da Cunha d' Eça Teles de Menezes Salema Correia Carreiro

#346484 | filipams1 | 21 mai 2014 22:25 | Em resposta a: #345904

Caros confrades
Agradeço a quem me puder informar o seguimento familiar da administração do morgadio do Sado a partir de

Ana José Rita da Cunha d' Eça Teles de Menezes Salema Correia Carreiro - a última administradora de que há noticia do Morgado do Sado.

Filha de:
Pai: João Xavier da Cunha d' Eça Teles de Menezes Descendente de D. Afonso Henriques
Mãe: Luisa Antónia da Gama Coutinho Reboredo Salema * bp 02.06.1713 Descendente de D. Afonso Henriques.

Casada com:Manuel Gomes de Carvalho da Silva
Com os seguintes filhos:

António Joaquim de Carvalho - o unico que pode ter descendência Mas não a encontro!
Seria crucial conhecer a sua descendencia e/ou.quem herdou o morgadio passado por sua avá Ans josé(...).
Em curso está um trabalho sobre pedras de armas na vila do Torrão.
Muito obrigada desde já
Felipa

Resposta

Link directo:

morgado do Sadão : Ana José Rita da Cunha d' Eça Teles de Menezes Salema Correia Carreiro

#346485 | filipams1 | 21 mai 2014 22:30 | Em resposta a: #346484

morgado do Sadão : Ana José Rita da Cunha d' Eça Teles de Menezes Salema Correia Carreiro 21-05-2014, 22:25
Autor: filipams1 [responder para o fórum]
Caros confrades
Agradeço a quem me puder informar o seguimento familiar da administração do morgadio do Sado a partir de

Ana José Rita da Cunha d' Eça Teles de Menezes Salema Correia Carreiro - a última administradora de que há noticia do Morgado do Sado.

Filha de:
Pai: João Xavier da Cunha d' Eça Teles de Menezes Descendente de D. Afonso Henriques
Mãe: Luisa Antónia da Gama Coutinho Reboredo Salema * bp 02.06.1713 Descendente de D. Afonso Henriques.

Casada com:Manuel Gomes de Carvalho da Silva
Com os seguintes filhos:

António Joaquim de Carvalho - o unico que pode ter descendência Mas não a encontro!
Seria crucial conhecer a sua descendencia e/ou.quem herdou o morgadio passado por sua avá Ans josé(...).
Em curso está um trabalho sobre pedras de armas na vila do Torrão.
Muito obrigada desde já
Felipa

Resposta

Link directo:

RE: Carta de Armas visconde do Torrâo

#346486 | RCCORREIA | 21 mai 2014 23:34 | Em resposta a: #346446

Se vir o ex-libris do Visconde tem ali as armas dos Lencastres (dos Condes da Lousã e também dos Duques de Aveiro).
Será por ai a ligação entre as casas?

Mas no Torrão dizem que vem a casa do Morgadio do Poço Mau.

Só com uma foto razoável se pode procurar esse III quartel.

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

Carta de Armas visconde do Torrâo

#408436 | gmexia | 08 out 2018 20:56 | Em resposta a: #345904

Permitam-me uma achega:

O 1º visconde do Torrão -- Jerónimo de Magalhães Baião de Sande Lança Mexia Salema, era filho de Joaquim de Magalhães Mexia MACEDO e Serra e de Catarina José Baião de Lança Parreira de Sande Salema.

As armas do Ex-Libris que referem são as usadas pelo 2º visconde, D. Luís Lancastre, neto materno do 1º visconde, e correspondem àquelas que usam os condes das Alcáçovas (Lancastre e Henriques), uma vez que este senhor era filho dos 3º condes das Alcáçovas.

Gonçalo Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 04:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen