Os Pereira do Lago da Casa do Sopegal em Cambeses

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Os Pereira do Lago da Casa do Sopegal em Cambeses

#346000 | natercia7 | 08 mai 2014 13:43

Caros confrades,

Venho solicitar ajuda neste topico, mais no sentido de cultura geral, do que propriamente para beneficio no estudo da minha àrvore. Trata-se dos PEREIRA do LAGO versus PEREIRA de CASTRO. No seu Livro " Monçao e seu alfoz etc", o Dr. José Garçao Gomes, a proposito da Casa do SOPEGAL, em Cambeses, Monçao diz pàgina 138 : "Afonso Pereira do Lago, que aparece como primeiro senhor da Casa do Sopegal, foi fidalgo da Casa de D. Afonso V, seu reposteiro-mor e Vedor da Fazenda Real na provincia do Minho. Faleceu em 1502. Era casado com D. Inês VAZ VELHO de CASTRO, filha de Vasco FERNANDES de CASTRO, fidalgo galego que viveu em Valença, senhor do Couto de Caldelas, junto de TUI e de sua mulher D. N., filha de Gil VASQUES BACELAR, senhor de Bacelar, Lanhelas e honra de MIRA e de LARA e de sua mulher D. Sancha GARCIA de ABREU. Destes é que procedem os BACELARES.
Afonso PEREIRA do LAGO, de que vimos tratando, era descendente dos PEREIRAS, por sua 3a avo, D. Brites PERES de PEREIRA, irma do Conde D. Gonçalo PEREIRA, avô de D. Nuno ALVARES PEREIRA.
Sao assim os Pereiras do Lago, de Sopegal ligados com os PEREIRAS de Bragança. Etc"
Mais acima, na mesma pagina, diz :"Os filhos de Afonso PEREIRA do LAGO, jà anteriormente haviam mudado o apelido LAGO em CASTRO, numa sepultura antiga etc , etc". Eu encontro um 7° avô Antonio PEREIRA do LAGO, nascido em 18-02-1686 no lugar de Senra em Messegaes, filho de um Manuel ALVARES e de uma Maria PEREIRA. O filho do Antonio P. do L. é José PEREIRA do LAGO, nascido em 10-07-1729 no mesmo lugar de Senra, meu 6° avô.
Haverà neste forum alguém que conheça estes detalhes de mudança de nome, em que época, por que razao ? Em Messegaes encontramos muitos Pereiras ( de Castro, do Lago, da Lomba ). Que relaçao entre uns e outros ? Penso que hà coisas interessantes a tirar de tudo isto. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Os PEREIRA do LAGO da Casa do SOPEGAL em Cambeses

#346005 | Samuel C O Castro | 08 mai 2014 15:36 | Em resposta a: #346000

Estimada Natércia,

Não sou a pessoa mais apropriada para responder a seus questionamentos, mas vou arriscar dando minha opinião.

Bem sabes que a adoção de apelidos pelos descendentes de um casal, tinha muitos motivos que determinavam essa atitude, desde a influência de uma determinada família na região que houve o casamento, ou de moradia dos pais; o convívio dos filhos com os ascendentes de um lado do casal; a homenagem que se fazia aos padrinhos ao batizarem os filhos e, outros mais.

Os filhos dos casal Afonso Pereira do Lago e Inês Vaz Velho de Castro, nos antigos nobiliários, às vezes encontramos eles com os apelidos Lago, e às vezes Castro. Geralmente este último apelido passou a predominar, pois os descendentes do casal Afonso e Inês, muitos deles casaram com descendentes de outros ramos de Castros, nas mais variadas gerações, primos nos mais variados graus de consanguinidade, com vastíssima descendência em minha base. Talvez tenha sido mais um motivo de os descendentes terem passado a adotar o duplo apelido "Pereira de Castro". Quanto ao período, seria no final do século XV.

É muito provável que o apelido LAGO, de seu 7º avô, venha pelo lado da Maria Pereira. Por acaso tens a ascendência dela?

Desconheço a ligação dos Castros, com os Pereira da Lomba, da qual também tenho interesse, pois tenho visto dois casamentos entre essas famílias, sem saber onde se ligam entre eles, e com os demais da região. São eles:

"Joana de Castro. * Monção, Messegães 05.08.1638. Casamentos. Francisco Pereira da Lomba. Filhos. João * 02.02.1646; Ana de Sá c. c. Jacinto de Caldas

Manuel de Castro. * Monção, Messegães. Casamentos. Maria Pereira da Lomba. Filhos. João Pereira da Lomba e Castro c. c. Maria de Sá"

Estes dois casais citei-os aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=343892&fview=c#reply .

É o que está a meu alcance de dar minha opinião. Carinhoso abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Os PEREIRA do LAGO da Casa do SOPEGAL em Cambeses

#346007 | natercia7 | 08 mai 2014 16:20 | Em resposta a: #346005

Caro Samuel,

Obrigada pela ràpida resposta. Passo a dar-te o que tenho para jà sobre esses Pereiras de Messegaes.
A 8a avo, Maria PEREIRA, c.c. Manuel ALVARES nasceu em Messegaes em 05-09-1652. Os pais da Maria Pereira eram Miguel PEREIRA c.c. Guiomar ROIZ em 17-10-1648 em Messegaes. Quanto aos dois casamentos de PEREIRAS da LOMBA parece-me que o Victor Gomes tem conhecimento desses nubentes, jà me falou deles. Um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Os PEREIRA do LAGO da Casa do SOPEGAL em Cambeses

#346009 | Samuel C O Castro | 08 mai 2014 17:58 | Em resposta a: #346007

Estimada Natércia,

Quanto ao Miguel Pereira (c. c. Guiomar Roiz), tens a ascendência dele?

O colega Victor, me informou que a Joana de Castro seria filha de um Antônio Fernandes (de Araújo), da quinta de Santo Antão, mas não tenho a ascendência dele.

Continuo a disposição. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Os PEREIRA do LAGO da Casa do SOPEGAL em Cambeses

#346013 | natercia7 | 08 mai 2014 19:06 | Em resposta a: #346007

Caro Samuel,

Continuando a nossa conversa, posso dizer-te que o Miguel PEREIRA, nascido em 15-05-1623, em S. Miguel de Messegaes e casado com a Guiomar ROIZ, era filho de um outro Miguel PEREIRA e de uma Isabel PEREIRA, falecida em 20-11-1649, no lugar de Senra Messegaes. Para jà no que pedias por mail, ainda nao encontrei nada. Mas prometo investigar. Um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Os PEREIRA do LAGO da Casa do SOPEGAL em Cambeses

#346024 | badim | 08 mai 2014 22:02 | Em resposta a: #346013

Caros Samuel e Natércia
O Miguel Pereira esposo de Isabel Pereira, faleceu no lugar da Senra 02/04/1641 foi cumpridor seu filho Manuel, eu tenho uma Catarina Pereira nascida no Lugar da Senra, nos anos 1630 que deve ser filha de Miguel e Isabel.

A Guiomar Rodrigues Velosa cc Miguel Pereira deve ser filha de outra Guiomar Velosa e sobrinha de Paio Rodrigues de Araujo e de Gregorio de Castro Araujo.

O Francisco Pereira da Lomba, era viuvo de Inês Brandão esta faleceu em 1635 e Francisco casa com Joana de Castro 05/08/1638, mas não tenho mais dados sobre este Francisco, que viviam no lugar de Santo Antão;
A Joana de Castro era filha de Antonio Fernandes falecido 26/05/1644 em Santo Antão, cumpridor seu genro Francisco Pereira e Miguel Esteves este do lugar da Senra e este Antonio Fernandes é testemunha do casamento de Pedro de Castro cc isabel Vaz, pode ser que Joana de Castro seja irmã de Pedro de Castro e temos um Esteves Besteiro a ter filhos com apelido Castro: expl Amaro de Castro + 02/05/1639 cumpridor seu pai João Esteves Besteiro.

Um abraço

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Os PEREIRA do LAGO da Casa do SOPEGAL em Cambeses

#346033 | natercia7 | 09 mai 2014 08:40 | Em resposta a: #346024

Muito Bom Dia Victor

Obrigada pela ajuda sempre tao documentada que dà. O Pedro de Castro c.c. Isabel Vaz, avos do meu 7° avô Manuel de Castro e Araujo, estao na minha linha, pois foram, grâças aos documentos que nos ofereceu o Caro Dr. Eduardo de Albuquerque no topico MARINHOS FALCAO III, identificados como pais do Domingos de Castro c.c. com a Domingas Pereira (da Lomba?). Os pais do Domingos de CASTRO deram-nos muitas dores de cabeça ! Mas jà so na sua resposta, vê-se a complexidade desses Pereiras, desses Castros de Messegaes. Jà agora aproveito para lhe perguntar se tem alguma coisa sobre esses PEREIRA do lugar de Senra, S. Miguel de Messegaes, que passam a assinar Pereira do Lago, por volta de 1680.Um abraço da prima Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Os PEREIRA do LAGO da Casa do SOPEGAL em Cambeses

#346040 | Samuel C O Castro | 09 mai 2014 15:17 | Em resposta a: #346024

Estimado Victor,

Muito obrigado pelas informações complementares.

Os Castros aqui retratados, continuam uma incógnita a ascendência deles, impossibilitando entroncá-los junto aos demais.

Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Os Pereira do Lago da Casa do Sopegal em Cambeses

#365877 | anabcosta | 08 fev 2016 15:51 | Em resposta a: #346000

Boa Tarde,
Procuro ascendência de Manuel Joaquim Pereira de Castro - relacionado com a Casa da Barreira ou Casa do Paço, em Verdoejo (Couto de S. Fins - Valença) e / ou Casa de Lara, em Lara (monção). Foi pai de um outro Manuel Joaquim Pereira de Castro, este nascido em 1782. Saberão algo? Obrigada.

Resposta

Link directo:

Os Pereira do Lago da Casa do Sopegal em Cambeses

#392156 | natercia7 | 15 mai 2018 15:24 | Em resposta a: #365877

Boa tarde, cara Anabela.

Fazendo uma revisao de mensagens antigas, vejo que deixei esta de 2016 sem resposta. Faça o favor de desculpar. E que ou nao a vi na altura ou mais provàvelmente, mas devia ter-lhe respondido, não dispunha de mais elementos. O que ainda é o caso. Fiquei parada no casal de avos Pedro de CASTRO e Isabel VAZ. Se por acaso adiantou pelas gentes de Messegaes, pense em comunicar-nos. Melhores saudações
da Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 14:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen