Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

Este tópico está classificado nas salas: Genética

Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346128 | natercia7 | 11 mai 2014 10:22

Exmos Confrades,

Na minha linha paterna, as fotos que possuo do meu avô, Joaquim José PEREIRA JUNIOR, assim como as do pai dele, Joao Antonio PEREIRA, apresentam um ligeiro prognatismo. Tenho uma foto do seu tempo de estudante em Coimbra, em que o queixo estava um bocado escondido por uma barba muito curta, que , além de disfarçar o "defeito", lhe dava encanto ao resto das feiçoes. Dos cinco filhos que teve, nenhum herdou desse queixo, nem os netos. Mas o meu primeiro neto, de quasi 40 anos, que é seu trineto, herdou dele. E um rapaz encantador. Onde quero eu chegar ? A este detalhe interessante, genéticamente falando, que passeando no geneall, na ficha de um colateral ilustre, o Contra-Almirante Jorge RAMOS PEREIRA, vejo nessa ficha, que contem uma foto, o famoso queixo ligeiramente prognata. Em RIBA d'ANCORA, na familia PEREIRA, mestres-canteiros de grande mérito, estava sem duvida presente esse gene. Que os confrades competentes nessas matérias, comentem. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346134 | saintclair | 11 mai 2014 13:21 | Em resposta a: #346128

-
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=469209
-
http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=2146469
-

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346137 | natercia7 | 11 mai 2014 13:49 | Em resposta a: #346134

Caro Confrade,

Agradeço-lhe a atençao, mas a nao ser uma "reserva" pelo facto de eu nao apresentar fichas com fotos, nao vejo bem o que quere dizer.
Se eu for capaz tecnicamente de o fazer, tentarei pôr a foto do meu avo e a do seu pai, mas de maneira nenhuma conto pôr a do meu neto. Melhores cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346141 | MariaDavid | 11 mai 2014 15:44 | Em resposta a: #346128

Cara Natércia

Achei interessante a sua observação e eu mesma já tinha constatado essa constante de parecenças físicas numa família.
A minha, por exemplo, seja do lado paterno do meu pai seja do materno dele, tem apresentado diversas características ao longo de gerações e só posso lamentar não haver naquelas épocas máquinas fotográficas que registassem os rostos.

A título de exemplos, pelo lado paterno os homens apresentam rostos ovais, pele clara, sardenta ou com sinais, orelhas grandes, sobrancelhas hirsutas, lábios finos, cor dos olhos azuis ou verde água, mediana estatura.
Pelo lado materno, pele morena, cabelos escuros, um sinal (pinta negra tipo cabeça de alfinete) na íris, olhar vesgo, elevada estatura. O interessante é que as famílias foram sempre numerosa e os filhos, os que se parecem com o pai têm as características do primeiro grupo e os que se parecem com a mãe as do segundo. Depois, as gerações mais próximas no tempo, vão apanhando duas ou três características de ambos, dados os casamentos com gente de outras paragens. É que no grupos iniciais que retratei, os casamentos foram feitos ao longo de séculos entre a família, numa endogamia assustadora. Daí, talvez, a explicação.

O mais curioso, disto tudo, é que analisei centenas de processos do TSO que dizem respeito aos meus antepassados e alguns deles, infelizmente muito poucos, fazem retratos descritivos das pessoas, o que vem confirmar as constatações mais recentes.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346161 | Menarue | 12 mai 2014 07:11 | Em resposta a: #346141

The Habsburg lip comes to mind. Generations and generations of this trait can be seen in portraits.
Menarue

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346162 | natercia7 | 12 mai 2014 08:49 | Em resposta a: #346161

To Maria David and Mr. Menarue.

Obrigada a ambos pela atençao. O meu fim era recolher infos cientificas, excluindo todas as teorias "racistas", sobre a presença, apos 4 geraçoes, desse detalhe fisico. Trata-se possivelmente de un gene recessivo, como o dos olhos azuis. Cumprimentos a ambos. Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346166 | Menarue | 12 mai 2014 10:02 | Em resposta a: #346162

Here is something I found.

http://www.nature.com/scitable/topicpage/inheritance-of-traits-by-offspring-follows-predictable-6524925C

Cumprimentos,
Menarue

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346168 | natercia7 | 12 mai 2014 10:50 | Em resposta a: #346166

Thank you very much, Mr. Menarue, but I couldn't open the link you gave me. Best wishes Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346170 | Menarue | 12 mai 2014 11:29 | Em resposta a: #346168

Sorry a about that, I couldn't open it either. I found it by putting "Inheritance of Traits by Offspring Follows Predictable Rules"
in Google, so you could try that. It is not deeply scientific but it gives some general rules.
Menarue

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346171 | luis262 | 12 mai 2014 12:06 | Em resposta a: #346168

Cara prima Natércia:

Bom dia!

Pode ser que a consiga ajudar. Veremos ser aparece o texto...

http://www.nature.com/scitable/topicpage/inheritance-of-traits-by-offspring-follows-predictable-6524925

Um abraço,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346176 | natercia7 | 12 mai 2014 14:39 | Em resposta a: #346171

Ora Viva Luis. Como estao, o Luis e a Teresa ? Voltamos a encontrar-nos no forum. O Almirante Ramos Pereira de que me lembro perfeitamente deu-nos essa oportunidade. Mas nao me lembrava do detalhe do "queixo" dele. Confesso que sendo eu uma criança e ele da idade do meu pai, pouco falei com ele, duas ou três vezes. Foi a foto na ficha do geneall que provocou a reflexao. E a ajuda do Luis agora mesmo foi optima. Acabo de ler o artigo que indicou e refrescou-me bem a memoria sobre as ervilhas do frade (?) Mendel. O artigo é extremamente acessivel, tanto na forma como no fundo. Obrigada e até um destes dias. Dê noticias. Tenho muitos elementos frescos recolhidos em Viana e é preciso mandà-los para o geneall. Tenho que ver isso com tempo e disposiçao, mas sou muito preguiçosa. Abraços para ambos da prima Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas em certas familias

#346179 | rfmc | 12 mai 2014 16:05 | Em resposta a: #346176

-
Caterina;
Seguem estes links para sua apreciação.
http://www.nature.com/scitable/blogs
http://www.nature.com/scitable/people
http://www.nature.com/scitable
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas em certas familias

#346180 | natercia7 | 12 mai 2014 16:14 | Em resposta a: #346179

Bom dia Rfmc.
Alma minha, gentil que te partiste... E isso ? Tenho uma filha Caterina (Catherine), mas eu sou Natércia, graças ao nosso imenso Camoes. E pretendo guardar este nome. Mas, sans rancune, obrigada pelos links. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas em certas familias

#346241 | rfmc | 13 mai 2014 23:21 | Em resposta a: #346180

-
Natércia;
Verifico que tem especiais qualidades.
Assim, dentro do espirito construtivo, sugiro
que comente este artigo.

O QUARTO CÉREBRO;

"O ser humano está a ser permanentemente construído, a cada momento morre e nasce de novo, não apenas ao nível das células. A pulsação de vida e de morte está em constante alternância. Dentro de nós existe um agente auto-regulador que prescinde de apoio exterior. Trata-se de um sistema auto-regenerador autónomo e auto-criador independente. É ele que preside à evolução embrionária com operacionalidade genética, é a base matricial, o elemento anímico, a alma ou o sopro de vida. Sem esta matriz fundamental somos condenados à auto-destruição.
Os antigos conheciam intuitivamente a relação psique – soma ; este saber, de que, por exemplo, uma emoção pode ser tão destrutiva, tal como um alimento tóxico ou um veneno, levou ao desenvolvimento de uma psicoterapia que resolva a toxicidade emocional. A salvação da alma é um acto terapêutico. Para salvá-la chama-se a atenção para o facto de que a alma poder ser portadora de um princípio destruidor. Daí surge a fenomenologia do milagre, muitas vezes ligada a certos locais propícios. O milagre é a entrada em acção de uma agente não previsto nas duas categorias de cura, nem na psico-terapia nem na terapia orgânica. Este terceiro elemento introduz algo de imprescindível, um factor de auto-regulação que tem a ver com a economia do milagre. É um espaço de abertura a um agente interior, um agente de cura que está em todos nós, mas que ignoramos.
Estrutura do cérebro;
O cérebro humano divide-se em três partes. O cérebro arcaico (3) ou reptiliano, é o sistema mais antigo, ao qual o ser humano recorre na acção psicomotora. O cérebro límbico (2), ou mamífero, é o cérebro que lida com a nossa economia emocional ; finalmente, há o cérebro neocéfalo (1), ou neocortex, é estrutura cerebral mais recente em termos evolutivos, propriamente humana, e que lida com o pensamento e a racionalidade. As terapias tradicionais sabem como funcionam estes três cérebros. Hoje dependemos, em termos evolutivos e intelectuais, do primeiro cérebro.
Há, contudo, um quarto cérebro, e é este faz uma verdadeira diferenciação entre o ser humano e os antropóides superiores . O seu sistema opera a economia do milagre, que é o terceiro factor de natureza inteiramente nova, operacionalizando uma terapia própria, além da psicoterapia e da terapia orgânica. As tradições espirituais conhecem este terceiro agente, que se compõe, e baseia organicamente, em dois elementos, a hipófise [corpo pituitário], e a epífise [glândula pineal], atribuindo à primeira características lunares, e à segunda aspectos solares. Este quarto sistema cerebral tem possibilidades de activação diferentes. Ao passo que os três sistemas anteriores respondem a estímulos externos, com uma capacidade de resposta que se tornou cada vez mais complexa ao longo da evolução, o quarto não reage a estímulos vindos de fora.
Descartes localizou na pineal a sede da alma, – e pode-se lhe dar razão, uma vez que o quarto cérebro lida com a Pura Consciência. A pineal não é uma glândula mineral, é cristalina, é formada por cristais. Esta estrutura cristalina tem as propriedades do cristal com possibilidades bastante interessantes. A sua estrutura salinizada, à base de cristalização orgânica, é uma espécie de chefe de orquestra que tem a ver, por um lado, com o sistema endócrino, por outro, está ligada ao sistema nervoso central, a feixes de nervos / plexos nervosos, cérebros secundários ou sub-cérebros inteligentes em número de sete, referenciados como chacras na tradição oriental. Esta estrutura cerebral é latente e não responde a estímulos externos. Há, contudo, muitos métodos com os quais se tentou activar este cérebro, que é o lugar da Consciência e tem capacidades transpessoais.
Toda a imaginação, incluindo a imaginação activa, cria-se nos outros três cérebros, este quarto não cria imagens. Assim, a arte-terapia, por exemplo, age sobre o cérebro límbico, o exercício muscular das artes marciais e os sons ritmados da percussão actuam sobre a cérebro arcaico, enquanto a matemática e o raciocínio actuam através do neocortex. Mas o quarto cérebro funciona a partir de dentro, dele irradiam as grandes experiências religiosas, as experiências não-verbais, sem conceitos nem imagens, experiências de Pura Consciência. É um sistema cerebral de apercepção intuitiva, activada em condições excepcionais, provocadas por estados meditativos.
O primeiro cérebro reage ao estímulo exterior com memórias associativas e emocionais, levando à comparação e provocando reacções e respostas à situação nova a partir do passado. Este cérebro é muito útil para a aprendizagem, mas perturba e cria problemas, porque recorre à memória. O quarto cérebro não responde a partir de memórias, inverte a dinâmica e funciona do centro para a periferia, emitindo os seus próprios estímulos. A origem deste estímulos não condicionados é o Self – Pura Consciência. Emitindo estes sinais para o sistema vital, espera respostas novas, não condicionadas. A irradiação de estímulos não condicionados faz dele um cérebro de redenção, um cérebro religioso, mas não devoto. Não se serve de nenhum equipamento dos outros cérebros, não recebe nem emite informações, é o espaço da Pura Consciência.
A acção do quarto cérebro;
É uma acção dinamizadora e transformadora que se faz sentir em todo o sistema nervoso central, endócrino e orgânico. Nele encarna-se a Consciência , voltada para a auto-realização do ser humano, tornando possível uma espiritualidade autêntica. A activação deste cérebro leva o ser humano à auto-realização que é o seu propósito, a sua finalidade. Esta activação processa-se sem estímulos exteriores condicionados, vem do centro para periferia, e não são registados pelos outros cérebros, agindo muitíssimo mais longe. Os sinais emitidos impregnam o sistema psicossomático e irradiam mais além, para o Cosmos, para o infinito do espaço, e o infinito responde. A esta experiência do Uno, do universo como um só, as religiões chamaram Deus.
O quarto cérebro é uma espécie de Big Bang ao nível da consciência pessoal, é como se o universo fosse recriado por dentro, como no Big Bang que esteve na origem do universo [admitindo esta hipótese], quando um pequeno ponto se projectou no espaço, continuando ainda hoje a expandir-se. No quarto cérebro existe todo o conhecimento, ele é o estado de Buda, de Cristo. Entra em actividade supramental, sem estar sujeito a informação prévia. Um dia chegará, onde este cérebro se pode utilizar voluntariamente.
O projecto do desenvolvimento humano chegou a um culminar da sua evolução. O novo patamar apenas se pode alcançar por mutação do ser humano, e não pela continuação do processo evolutivo. O quarto cérebro pode accionar esta mutação para o Homem Novo.
Pedagogia de mutação do campo de Consciência humana;
É preciso desenvolver uma pedagogia de mutação do campo de consciência humana, única hipótese para que a humanidade não se auto-destrua. Esta pedagogia começa com a vivência do intervalo. No espaço entre um pensamento e outro, o quarto cérebro pode entrar em acção. Na meditação que prolonga este intervalo, toma-se consciência do quarto cérebro. Graças ao quarto cérebro há coerência entre corpo e alma, ele é o centro organizador desta coerência. Quando o “eu” psicológico chega aos seus limites, o quarto cérebro entra em acção. O auto-conhecimento é uma ferramenta para descobrir o intervalo, através de experiências potenciadoras. O quarto cérebro é o emissor organizador. Pessoas que irradiam emissões do quarto cérebro são mestres capazes de transmissão sem utilizar a palavra, trata-se de transmissão transpessoal, sem determinação exterior. Funcionar ao nível do quarto cérebro é pensar, sentir, agir sem interferência psicológica, chegando a outras formas de expressão, além da dualidade, num sistema de inteligência não-dual."
--
"sans rancune," obrigado.
Cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas em certas familias

#346254 | natercia7 | 14 mai 2014 08:31 | Em resposta a: #346241

Caro Rfmc,

Agradeço-lhe a atençao que vem proporcionando à minha "pequenina pessoa". Se coloquei essa pergunta na sala de Genetica, foi, em principios, para solicitar ajuda de confrades sabedores nessa disciplina. O Senhor faz-me passar um exame bem "puxado", em matéria, como em tantas outras, em que sou totalment leiga." L'Homme Neuronal", do Professor Jean-Pierre CHANGEUX, publicado hà mais de 20 anos, foi a unica tentativa que fiz, e confesso, nao pude ir até ao fim. Por isso, desculpe, mas descarto o desafio. A d'autres! Talvez a si mesmo... Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346382 | luis262 | 17 mai 2014 19:37 | Em resposta a: #346176

Olá Natércia.

Junto uma fotografia do pai do Almirante Ramos Pereira.
Como usava barba é mais difícil de se notar, mas parece que também revela um certo prognatismo...

Um abraço do primo Luís.

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346383 | luis262 | 17 mai 2014 19:44 | Em resposta a: #346382

Não mandei o retrato. Agora sim !

http://luisdantas.skyrock.com/2761731020-LUIS-INOCENCIO-RAMOS-PEREIRA.html

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Caracteristicas fisicas presentes em certas familias

#346392 | natercia7 | 18 mai 2014 09:02 | Em resposta a: #346383

Bom dia Luis.
Nao faz ideia como fiquei feliz, ao abrir a caixa do correio, de ver o que mandou ontem à noite. Conhecer melhor esse ramo de artistas, de beneméritos, de republicanos na melhor acessao do termo, ramo esse que nos é comum à Teresa e a mim, é uma grande satisfaçao.
Eis uma familia, de uma provàvel origem humilde, que tendo feito fortuna pelo seu mérito, contribue ao Bem-Estar de populaçoes inteiras. A criaçao de "Vila Praia de Ancora", que eu frequentei todos os anos, dos 18 meses até aos 20 anos, é um detalhe interessantissimo. As relaçoes familiais entre os PEREIRA de Riba d'Ancora e Sopo em Cerveira, e os PEREIRA de Monçao devem ter-se mantido estreitas durante muitos anos, pois o meu avô paterno e padrinho, Joaquim José PEREIRA JUNIOR, farmaceutico, nascido em 26-09-1874, teve ele mesmo por padrinho Joao Antonio da ROCHA PEREIRA, proprietario, de SOPO. E, estou quasi certa ( é so um palpite) que o irmao mais novo do Joaquim José, meu tio-avô Sebastiao (TEIXEIRA de MAGALHAES) PEREIRA, teria por padrinho algum PEREIRA do ramo do Almirante. Embora o "gap" nas datas em que viviam uns e outros me pareça importante demais! Mas para voltarmos ao detalhe do "queixo", o problema para mandar o que tenho a proposito do meu avô e bisavô, é a minha impericia tecnica. E nesta época do ano, nao tenho ninguém para me ajudar. So là para o Verao. Um grande abraço para a Teresa e para si da prima Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 08:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen