Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

Este tópico está classificado nas salas: Genética

Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346305 | Thalita Meros | 15 mai 2014 00:16

Oi havia colocado em um tópico anterior que minha bisavó havia nascido na ilha da Madeira.

Encontrei a Certidão de casamento dela e descobri que na verdade ela é de Trás-os-Montes

Procurei no e-tombo e não encontrei nada sobre ela ou sobre os pais dela, onde mais posso pesquisar???

Maria da Conceição Silva - nascida 27/10/1905 - Trás- os - montes

Filha de Maria do Carmo e José Venâncio da Silva

Outros filhos do casal

Albertina da Silva
Magno da Silva
Antonio da silva

Os pais vieram para o Brasil com os quatro filhos por volta de 1912-1915

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346336 | mila1000 | 15 mai 2014 18:08 | Em resposta a: #346305

Thalita,

Tente encontrar alguma informação a mais,pois, Trás-os-Montes tem muitas freguesias.
Procure em certidão de óbito,fale com algum parente,pois,eu também tive este problema,meus avós diziam que eram de Trás-os-montes e,descobri que muita coisa não era verdade.
Pesquisei no site www.familysearch.org,na parte América do Sul,el localizei um José Venancio da Silva,na parte de:
Brasil/SP/Cartoes de Imigração 1902-1980, letra S- Silva-Parte 7 na imagem 103,veja se é o seu bisavô.


https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-41913-242031-4?cc=2140223&wc=MYR2-HZ9:1063001702,1063009701


Todos estrangeiros tiveram que se identificar ,e, se for seu parente,tente escrever ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e,informe os dados e numeros dos documentos que estão neste cartão,é um serviço pago,pois,foi assim que recebi cópia de documentos ,e,pude prosseguir minha pesquisa.Não é caro.

Não desanime,eu demorei meses para localizar o batismo de um parente!

Mila
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346340 | a13263 | 15 mai 2014 21:42 | Em resposta a: #346305

Cara Thalita,

Para que cidade do Brasil foi a sua bisavó?

Cumprimentos,
Ana Silva

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346344 | Thalita Meros | 15 mai 2014 22:36 | Em resposta a: #346340

Oi eles foram para São Paulo e moraram no Brás / Mooca -A mãe da minha bisavó morreu menos de um ano depois que chegaram e o pai se casou novamente, mas deu os filhos da primeira esposa para os vizinhos cuidarem.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346347 | a13263 | 15 mai 2014 23:49 | Em resposta a: #346344

Thalita,

Siga o conselho da Mila e peça o prontuário de registro de estrangeiro ao Arquivo Nacional. Se não estiver no Rio de Janeiro consulte o site para saber como proceder. Eles têm um serviço de atendimento à distância muito eficiente.

Boa sorte,
Ana Silva

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346350 | mila1000 | 16 mai 2014 00:17 | Em resposta a: #346344

Thalita,

você consultou o link que mandei s/cartão de imigração?clique no endereço que abrirá o cartão de jose venancio,talvez seja seu parente.No cartão diz endereço Rua Bresser,que eu sei que é o Brás em São Paulo,consta nome de pai e mãe,local de
trabalho.Há numero do prontuario e carteira de identidade,voce pode escrever ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro ,informe os dados do cartão e,aguarde a resposta deles.Eu recebi 14 folhas da pasta de quem eu procurava.

Converse com os filhos dos irmãos de sua avó,talvez consiga informação que lhe ajude.

Insisto nisso porque se voce quiser encontrar alguma coisa,terá que ser assim.

O arquivo portugues é imenso e,existe mais de 4 mil freguesias ...

Mila

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346351 | Thalita Meros | 16 mai 2014 00:34 | Em resposta a: #346336

Mila entrei nesse site que você me passou mas não entendi como você encontrou esse cartão, pode ser que ele seja meu parente, mesmo a data não batendo ele trabalhou nessa empresa de bondes em são Paulo
2

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346352 | mila1000 | 16 mai 2014 01:01 | Em resposta a: #346351

thalita,
aqui vai o passo a passo do site:www.familysearch.org
-clique em pesquisas,na parte inferior esquerda entre em South America
-vai aparecer todos paises da America do Sul,clique em Brasil
-depois vá olhando e vai aparecer:
Brasil, S.Paulo,Cartões de imigração 1902-1980
-vai aparecer todas as iniciais de nomes,clique em S e,procure Silva-parte 7, irá abrir uma pagina e,do lado direito superior mude o numero da imagem para 107 e,aparecerá o cartão de José Venancio Silva.

Você terá os dados de seu bisavô,e, para saber os nomes dos pais dele ,terá que encontrar nas certidões de casamento ou de óbito.Se ele casou novamente,deve ter tido outros filhos,que devem estar vivos ou netos,você terá que falar com eles para conseguir alguma cópia de documento>Nos documentos dos novos filhos constam os nomes dos avós paternos(pais de José).Existe um cartão de maria da conceição Silva nascida a 29/10/1909,terá que pesquisar.

Se ele trabalhou na empresa de bondes,tente saber se existe algum arquivo CPTM ou Fepasa ou Mogiana,caso contrário não fará progressos.Veja onde sua avó foi enterrada,existe arquivo de cemitérios de SP no site familysearch.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346353 | Thalita Meros | 16 mai 2014 03:24 | Em resposta a: #346347

Obriga pela ajuda de vocês

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346360 | a13263 | 16 mai 2014 14:27 | Em resposta a: #346351

Thalita,

A data é, provavelmente, a do seu primeiro registro como estrangeiro, que, como deve saber, só passou a ser obrigatório a partir de 1939.

Siga as instruções da Mila relativas ao FamilySearch e procure noutras partes do apelido Silva. Já me aconteceu encontrar mais do que um cartão para a mesma pessoa, o que é normal dado que este registro tinha de ser renovado periodicamente. Procure também na coleção dos sepultamentos de São Paulo a morte da mãe da sua bisavó.

Ana Silva

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346374 | Thalita Meros | 17 mai 2014 02:10 | Em resposta a: #346350

Muito obrigada eu consegui achar a ficha e estou tentando procurar da minha bisavó naquele site, ou dos irmãos dela antes de pedir ao arquivo, mas com toda certeza ligarei lá. Muito obrigada novamente está me ajudando muito, pois é muito difícil achar os dados das pessoas que não estão digitalizados. E não se tem muita certeza sobre os dados, cada pista é de grande valia por isso agradeço muito a ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento bisavó tras-os-montes

#346379 | mila1000 | 17 mai 2014 15:13 | Em resposta a: #346374

Thalita,
Que bom que voce conseguiu localizar a ficha,mas,como voce disse que seu bisavô morou no Brás,voce pode tentar localizar algum registro de nascimento ou de óbito,pois, no site dos cartões de imigração,há tambem registros de muitas cidades.Você teve sorte,pois, S.Paulo tem muita coisa digitalizada.
Consulte o site www.familysearch.org
/America do Sul/São Paulo e,verá que consta S.Paulo-Registros Paroquiais de 1900-1960,entre na cidade de S.Paulo e aparecerá muitas igrejas, a do Brás é Bom Jesus.
Se o seu bisavô teve filhos com a nova esposa ,se souber o nome e,se este teve algum filho que esteja vivo,pergunte,depois,tente localizar alguma coisa.Como lhe disse,voc~e teve sorte,pois,eu demorei 2 anos para conseguir alguma coisa,as cidades que meus parentes nasceram não estão microfilmadas.
Quanto ao arquivo nacional,voce terá que informar o numero da ficha de imigração,data,documento de identidade,nome do bisavô,nome dos pais,quanto maior a informação,mais chance de encontrar documentos.Depois disso,voc~e saberá onde seu bisavõ nasceu e,provavelmente tenha se casado com a Maria do Carmo.

http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=168

clique no atendimento ao publico e preencha a ficha.Aguarde a resposta.
Boa sorte.
Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 11:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen