Ajuda a decifrar assento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda a decifrar assento

#346450 | gmarques1 | 20 mai 2014 21:10

Caros amigos, peço ajuda com estes assentos.

 

https://lh5.googleusercontent.com/-oj0QHTfuswA/U3uylumE7DI/AAAAAAAAB70/VrrDmifs0TQ/w802-h916-no/fernao+de+oliveira.gif

 

 

"fernao de oliveira filho de fernao de..... e de beatriz......  da freguesia de .......de oliveira ..............com catarina gaspar filha de mateus.........e de catarina gaspar  aos set dias de novembro 1582".

 

"Aos .....dias do ano de 1573......manuel pessoa filho de ....pessoa bastardo e da sua mae.... antonia......com maria antonia filha de ,,,,,,,,, ja defunto d da sua mulher......"

 

 

Cump.

G. Marques

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#346454 | AntonioGonçalves | 20 mai 2014 22:54 | Em resposta a: #346450

Prezado G. Marques

A minha leitura:

Fernão de Oliveira, filho de Fernão (no livro deve conseguir-se ler o resto) e Beatriz Pires, da freguesia de S. Miguel de Oliveira do Baria?, recebeu o Padre licenciado Gaspar Rodrigues, com Catherina Gaspar, filha de Mateus Fernandes, tecelão e de Catherina Gaspar, em 7 de Novembro de 1582, testemunhas Simão Gonçalves lação, Antonio de Pontes, Sinld? Rodrigues Ribeiro (assinatura do celebrante ilegível)

Melhores cumporimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#346455 | manuelr | 20 mai 2014 23:02 | Em resposta a: #346450

Caro G Marques

Penso ser:

Fernam de Oliveira filho de Fernam de(Oliveira?) e de Catarina Pires da Freguesia de (S. Miguel?) de Oliveira do Bairro,recebeu o Licenciado Gaspar Rodrigues com Catarina Gaspar, filha de Mateus Fernandes tecelão e de Catarina Gaspar aos sete de Novembro de 1582 testemunhas Simão Gonçalves lação (?), António (de Pontes ?), e Simão Rodrigues Ribeiro.

Aos 11 dias de Janeiro de 1573, (recebi eu) Domingos Fernandes, a Manuel Pessoa filho de (Gaspar?) Pessoa bastardo e de sua mãe Antónia Fernandes da(?) com Maria Antónia filha de João Henriques já defunto e de sua mulher Violanta Rodrigues. Testemunhas presentes Francisco (Ponces?), Francisco de ?, Francisco de Pina e Manuel Fernandes...

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#346459 | vsuzano | 21 mai 2014 00:01 | Em resposta a: #346450

... saõ miguel de oliveira do bairro.....



___________________________________________

pessoa bastardo e de sua mulher antónia (ana?) fernandes ? da .... com maria antónia
filha de joão amriques já defunto e de sua mulher violante
rodrigues testemunhas presentes francisco..... e francisca.....meus fregueses....


____________________________________

junto vai uma link para download de uns livros com abreviaturas...

https://www.dropbox.com/sh/e3nfaxoo3x8lkel/AABbmn6eobKrZD32wemGiovCa


____________________________

já agora eu tenho um "pessoa" nos meus ascendentes.... depois irei ver de onde é pois agora não me recordo....


cumprimentos

vitor suzano

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#346467 | LProjecto | 21 mai 2014 11:36 | Em resposta a: #346455

Caro G Marques,

Concordo, quase na totalidade, com a leitura do confrade Manuel da Silva Rolão. No 1.º assento o nome da mãe será, no entanto, de acordo com a minha leitura, Beatriz Pires e não Catarina Pires.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#346470 | manuelr | 21 mai 2014 12:38 | Em resposta a: #346467

Caro Luís Projecto Calhau

Claro que é Beatriz (aliás está claríssima a grafia). Devia estar a pensar nalguma Catarina!

Um abraço

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#346471 | LProjecto | 21 mai 2014 12:54 | Em resposta a: #346470

Caro Manuel,

Naturalmente, não tive qualquer dúvida de que se trataria de um mero lapso seu...

Um abraço,
LPC

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#346472 | gmarques1 | 21 mai 2014 14:39 | Em resposta a: #346471

e o nome do pai de Manuel Pessoa?

Dificil ver o nome...

G. Marques

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#346478 | manuelr | 21 mai 2014 18:39 | Em resposta a: #346472

Caro G Marques

A mim parece-me Gaspar.
A inicial que está atrás de »pessoa», parece-me um »G». A letra »e» que está por cima do »g», parece-me pertencer à linha de cima, antes de Domingos Fernandes.
Sendo »g» poderá ser Gonçalo ou Gaspar, mas não me parece ser Gonçalo.
Aliás, Gaspar era dos nomes próprios preferidos pelos Pessoa. E os Gaspar Pessoa, são às dezenas! Não me admiraria nada que encontrasse este ligado aos que têm processos na Inquisição.
Mas pode confirmar o nome pelo registo dos filhos, já que dos netos, nesta data, ainda não diziam quem eram os avós.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#346498 | vsuzano | 22 mai 2014 14:10 | Em resposta a: #346459

Tenho um sétimo avô de nome Manuel Pessoa (casado com Maria Pinto a 25.05.1721, em Várzea do Douro).

Era Filho de Luis Pessoa falecido a 02.09.1700 (talvez de alpendorada) e de Maria da Silva.


cumprimentos

Vitor Suzano

Resposta

Link directo:

Madalena Pessoa de Amorim de Gouveia

#351414 | SC | 19 out 2014 22:30 | Em resposta a: #346478

Caro Manuel da Silva Rolão,

No Geneall surge Madalena Pessoa como sendo filha de Gaspar de Oliveira e de Francisca Pessoa, neta paterna de Fernão de Oliveira e de Catarina Gaspar e materna de Manuel Pessoa e Isabel Antónia o que contraria o que se encontra escrito na sua obra Famílias da Beira Baixa, vol. III, tt.º Pessoa §1 Sub§3, n.º 8, pág. 96, haverá certamente um lapso no Geneall.

Gostaria de saber a sua opinião uma vez que tem o assunto bastante estudado.

Cumprimentos,
José Cabral

Resposta

Link directo:

Ajuda a decifrar assento

#351904 | heinrich_ | 06 nov 2014 18:41 | Em resposta a: #346450

Boa tarde.

Esse LUIS PESSOA é meu ascendente. No baptismo da fa. MARIA, 4Jan1686, na VÁRZEA DO DOURO, é padrinho o Ldo. MANUEL PESSOA DE CASTRO, de ALPENDURADA. A mr. de Luís Pessoa aparece como MARIA CORREIA DA SILVA.

Penso que o LUIS e o MANUEL sejam irmãos, eventualmente primos. Estes PESSOAS DE CASTRO provêm do casal MANUEL PESSOA e ISABEL DE CASTRO, de Alpendurada.

Cumprimentos,

Henrique Ribeiro

Resposta

Link directo:

Ajuda a decifrar assento

#379765 | vsuzano | 10 abr 2017 12:58 | Em resposta a: #351904

Por acaso alguém já encontrou o casamente de Luis Pessoa c Maria Correia da Silva circa 1680
e que tiveram os filhos no lugar de Chiam - varzea do douro?



No casamento de Maria (filha de Luis Pessoa e de Maria Correia da Silva)
cc Filipe da Silva (filho de antónio teixeira e de catarina da silva) em varzea do douro a 8.01.1721
diz que eram parentes em 4º grau....

cumprimentos

Vsuzano

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 01:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen