Família Andrade de Pombeiro - Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Família Andrade de Pombeiro - Coimbra

#346874 | BGLC | 04 jun 2014 09:10

Caros confrades:
Depois de vários anos de investigação genealógica relativa a minha familia, cheguei à conclusão que o 6º avô se chamava Nicolau de Andrade e que era natural de Pombeiro - Coimbra. Tendo nascido por volta de 1720-1750.
Algum colega sabe de alguma coisa relativa à Família Andrade, desta região?
Grato pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade de Pombeiro - Coimbra

#346879 | RCCORREIA | 04 jun 2014 11:30 | Em resposta a: #346874

Veja http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1592553

Se este não for o Nicolau que procura pode muito bem ser o seu pai.

1. Pelo nome
2. Pelo casamento em S. Martinho de Cortiça (Pombeiro da Beira, Coimbra)

Cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade de Pombeiro - Coimbra

#346883 | joão reis | 04 jun 2014 12:55 | Em resposta a: #346874

Caro confrade


O Nicolau de Andrade que é referido pelo confrade Rui Correia é meu 7º avô e tenho a descendência dele bem conhecida (bem como alguma ascendência).
Nicolau de Andrade e Figueiredo, nasceu na freguesia de S. Pedro (Coimbra) em c. 1700, e acompanhou Bernardo de Sá Pessoa, de quem foi feitor, de Coimbra para Pombeiro da Beira, onde casou em S. Martinho da Cortiça com Brizida da Cunha (minha 7ª avó) e depois de viúvo (em 1741) com Rosa Angélica de Jesus, tendo descendência de ambas as mulheres.

Como não conheço qualquer outro Nicolau de Andrade nas ditas freguesias, aposto que falamos do mesmo Nicolau e provavelmente o caro confrade descende do segundo casamento, que por mais tardio, sugere que o Nicolau tenha nascido também mais tarde.

Podemos deslindar isto se o confrade partilhar o nome do cônjuge, bem como do filho de que descende.

Ao seu dispor

Com os melhores cumprimentos


João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade de Pombeiro - Coimbra

#346890 | BGLC | 04 jun 2014 14:49 | Em resposta a: #346883

Caro Sr João Reis Caldeira:
Muito aprecio a sua resposta.
As indicações que disponho são as seguintes;
O meu 5º avô - Manuel Andrade - terá nascido na freguesia de Pombalinho, ou Azinhaga (pertencentes ao Distrito de Santarém, Concelho de Golegã).
Pelos assentos de baptismo dos seus filhos (6?) pude constatar que este meu 5º avô (Manuel) era - tal como referi na primeira mensagem - filho de Nicolau de Andrade (de Pombeiro - Coimbra) e de Rosália Maria (esta da freguesia de São Vicente do Paúl (Santarém).
Pelas minhas contas, o Nicolau de Andrade que procuro terá casado (não sei se em 2ªs núpcias) entre (1720-1760).
Bem sei que é um intervalo muito grande.
O que é certo é que encontrei dados relativos à sua descendência (casado com Rosália Maria):
Antes de 1760 terá nascido Inácia no Pombalinho (Santarém) que em 1778 casou com José Ferreira.
Antes de 1761 terá nascido Francisca Joaquina no Pombalinho que em 1779 casou com Estevão Dias.
Antes de 1768 terá nascido Manuel Andrade (desconheço onde) - meu 5º avô, que antes de 1784 casou com Teresa de Jesus.
E antes de 1774 terá nascido Francisca Andrade (na Golegã (?)), que antes de 1792 terá casado com Bonifácio Rodrigues.
Por acaso não tem conhecimento de mais nenhum casamento do seu 7º avô ? Ou da sua data de óbito ?
Talvez assim pudessemos esclarecer se se trata da mesma pessoa.
Cordias cumprimentos

BGLC

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade de Pombeiro - Coimbra

#347020 | JCALD | 08 jun 2014 01:06 | Em resposta a: #346883

Caro Primo João Caldeira:

Só para lhe dizer que estou a seguir com muito interesse este tópico.

Ao relembrar estes seus familiares na BD do GeneAll, verifiquei que alguns antepassados próximos do Nicolau e de sua meulher estão dados como espanhóis. Qual será a razão?

Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Família Andrade de Pombeiro - Coimbra

#347227 | joão reis | 13 jun 2014 17:12 | Em resposta a: #346874

Caro Confrade

Em primeiro lugar gostaria que me perdoasse por apenas agora lhe responder, mas os afazeres da vida fizeram com que me faltasse tempo para lhe responder.
Quanto ao Nicolau de Andrade que falamos, temo que não seja o meu, e isto porque julgo já ter encontrado o seu registo de óbito onde surge como casado com a que lhe dou como 2ª mulher.
O facto do seu ramo ser da Golegã, também não "ajuda muito" à teoria de que sejam ou a mesma pessoa, ou pai e filho. Para deslindar esta questão, nada melhor que investigar os registos. Da minha parte e dentro do meu (pouco) tempo disponível procurarei melhor na freguesia de pombeiro qualquer outro Nicolau, mas julgo que o melhor é tentar encontrar o registo de casamento do "seu" Nicolau e tirar as dúvidas.

Vamos trocando impressões

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

Família Andrade de Pombeiro - Coimbra

#347469 | joão reis | 20 jun 2014 13:38 | Em resposta a: #346874

Boa tarde Primo Zé Caldeira

Não lhe respondi logo e depois foi passando, passando...,

De facto, desconfio que este Nicolau de Andrade seja o mesmo.
Quanto ao facto de na base de dados do Geneall estar a página em espanhol, trata-se de um erro. Esta família nada tem de Espanha, com exceção do casamento do Capitão Felício José da Cunha e da sua mulher Maria Ribeira, que casaram por procuração em Espanha, por serem parentes e estarem suspensos os pedidos de dispensas matrimoniais em Portugal (Maria Ribeira estaria já grávida do primeiro filho - o futuro capitão-mor José Félix da Cunha e portanto não podiam esperar mais).

Um grande abraço

João

Resposta

Link directo:

Família Andrade de Pombeiro - Coimbra

#347470 | joão reis | 20 jun 2014 13:40 | Em resposta a: #346874

Uma correcção à minha mensagem anterior

Desconfio que este Nicolau de Andrade NÃO seja o mesmo.

Cumprimentos a todos

Resposta

Link directo:

Família Andrade de Pombeiro - Coimbra

#348896 | BGLC | 04 ago 2014 15:43 | Em resposta a: #346874

Caro João Reis:
Obtive finalmente cópia dos assentos de baptismo de 3 dos filhos de Nicolau de Andrade e de Rosália Maria.
Como lhe disse, este Nicolau Andrade era de Pombeiro/Coimbra.
Segundo os referidos assentos de baptismo dos seus filhos; 2 deles batizados em 1749 e outro em 1756 na freguesia de Pombalinho/Santarém, o pai era efectivamente do lugar de Covais, Pombeiro da Beira.
Verifique, por favor, se estes dados lhe ajudam a elucidar sobre se se trata da mesma pessoa.
Muito obrigado.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 09:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen