Novo Geneall já chegou !

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Informática

Novo Geneall já chegou !

#347092 | AQF | 11 jun 2014 00:01

Caros Confrades,

Como facilmente detectaram o Novo Geneall já chegou.

Antes de qualquer sugestão ou critica positiva, ficam desde já as felicitações aos responsáveis por mais este marco na já longa vida do "nosso" Geneall.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347093 | Tiago R de Andrade | 11 jun 2014 00:31 | Em resposta a: #347092

Muitos parabéns! Layout muito bom e menus mais acessíveis. Óptimo trabalho!

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347095 | MariaDavid | 11 jun 2014 00:50 | Em resposta a: #347092

Ainda não deu para explorar totalmente mas as primeiras impressões são ÓPTIMAS! Parece ser mais acessível/amigável e a imagem é bastante mais atractiva! Com tempo, poderei dar outras opiniões mais fundamentadas. Mas para já, os meus sinceros parabéns aos responsáveis pelo esforço de modernização, pelo interesse em ir ao encontro dos frequentadores e por todo o trabalho que esta iniciativa representa, certamente um esforço suplementar a tantos que já foram feitos, em prol desta causa.
Obrigada!

Maria

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou: Falta a pesquisa por mapas.

#347108 | agp | 11 jun 2014 12:56 | Em resposta a: #347092

Está muito bom. Parabéns.

Desapareceu, contudo, a minha pesquisa preferida. Refiro-me à pesquisa por mapas onde se podiam ver, por freguesia, os registos já inseridos na base de dados respeitantes a nascimentos, casamentos e óbitos.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347109 | acota | 11 jun 2014 13:41 | Em resposta a: #347092

Caro António G. Pereira

Tem razão, também notei a ausência destas ferramentas bastante úteis nas pesquisas do site.

Espero que as consigam repôr.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347110 | HelenaB | 11 jun 2014 13:47 | Em resposta a: #347092

Muito Parabéns pela iniciativa da grande transformação do Site, especialmente do Fórum!

Contudo, há umas coisinhas que pessoalmente não creio que ajudem a comunicação visaul da página do fórum:

- O texto das mensagens não deve ter um tipo de letra serifado.
Eu sei que está mais ligado à grafia manual, mas não ajuda. Dificulta a leitura :/.

- O fundo completamente branco de cada caixa das mensagens do fórum torna a página toda muito igual.
Ao tentar ler na diagonal a actualização e cada tópico, perco-me um bocado... Se houvesse uma suave diferenciação, as mensagens "agrupavam-se visualmente" e ía-mos logo directo ao que queríamos. O olhar era direccionado.

Não quero estar a derrubar o vosso estudo. É louvável o empenho nesta mudança!
Mas apenas pretendo contribuir, se acharem válidos os meus conselhos.

Com amizade,
HelenaB

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347120 | aeiou2 | 11 jun 2014 18:23 | Em resposta a: #347092

E como se conseguem ler todas as mensagens colocadas no mesmo tópico. Só consigo ler a última
Cumprimentos

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347126 | J.G. | 11 jun 2014 20:07 | Em resposta a: #347092

Pode estar mais bonitinho, mais moderninho... mais q.q. coisinha.... mas para o utilizadôr
ficou mênos confortavel, e talvez mênos eficaz e não tão rapido.... em tôdo o caso é sempre de
louvar o esfôrço de inovação e progresso.
Cumprimentos ao Geneall

J.G.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347130 | rfmc | 11 jun 2014 22:13 | Em resposta a: #347095

MariaDavid;

... Note que qualquer participante neste Forum, a partir de agora, passa a ter a " descobero " o
nome completo, morada, data nascimento e profissão! ...
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347131 | pgirao | 11 jun 2014 22:18 | Em resposta a: #347092

Muitos parabéns ao Geneall! São de louvar a persistência e a dedicação ao longo destes anos. Os problemas e as dificuldades que foram surgindo não fizeram parar o empenho neste projecto, e isso é absolutamente notável. Um grande abraço ao Luís, com quem tive o prazer de contactar pessoalmente.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347132 | Lourval | 11 jun 2014 22:19 | Em resposta a: #347092

Caros colegas,

É impressão minha ou realmente algumas datas de nascimento e óbito desapareceram?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347135 | MCNN | 11 jun 2014 23:21 | Em resposta a: #347092

Caros amigos do Geneall, em primeiro lugar queria louvá-los pela vossa iniciativa em promoverem esta mudança.

Calculo que devem neste momento estar sobrecarregados com as afinações que um upgrade como este sempre acarretam, mas queria para já dar um alerta.

Assim, quer-me parecer que as notificações automáticas às respostas às nossas mensagens não estarão a funcionar correctamente, pois coloquei uma mensagem solicitando que quando a mesma fosse respondida eu fosse alertado, e recebi um alerta desencadeado pela minha própria mensagem.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347136 | loms | 11 jun 2014 23:26 | Em resposta a: #347092

Boa noite

Ainda nao aprofundei o novo Geneall, mas o que vi gostei.
Parabéns.

Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou: Falta a pesquisa por mapas.

#347143 | AQF | 12 jun 2014 04:34 | Em resposta a: #347108

Caro António Pereira,

Embora ainda um pouco escondido, consegue aceder aos Mapas aqui: http://geneall.net/pt/mapa/-100/portugal/

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347145 | cardosodoamaral | 12 jun 2014 07:41 | Em resposta a: #347092

Caros Confrades

Esteticamente está melhor, sem dúvida alguma, mas para uma funcionalidade rápida me parece que não.

Enquanto que, quando queríamos ver as informações da pessoa que aparecia no dia de "hoje" era fácil, agora me parece que algo não se consegue ver ou falta de experiência minha.

Pode ser que com o tempo me habitue.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347147 | aeiou2 | 12 jun 2014 09:14 | Em resposta a: #347092

Continuo sem saber como se faz para ler todas asrespostas de um tópico. Só leio a última.

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347151 | acota | 12 jun 2014 10:57 | Em resposta a: #347092

Caro Ângelo da Fonseca

Sim, consegue-se aceder aos mapas por aí, mas o que aconteceu foi ter desaparecido do motor de busca Mapas, ficando Pessoas, Títulos e Famílias.

Outra coisa fundamental foi ter desaparecido de cada freguesia a lista de batismos, casamentos e óbitos, o que era de muita utilidade.

O Geneall realmente deu um pulo enorme em termos de qualidade e grafismo visual.
O facto de terem deslocado para o lado esquerdo os nomes, alguns estavam por debaixo dos anúncios publicitários, foi uma mais valia.

Os casamentos e os nomes dos noivos em cada linha também foi uma inovação bastante boa, entre muitas outras.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347152 | MariaDavid | 12 jun 2014 11:17 | Em resposta a: #347092

Bom dia!

Pois é, isso é verdade e é uma situação que urge ser repensada. Esse tipo de informações só devia ser disponibilizada depois da concordância da pessoa. Pessoalmente, nada tenho a esconder mas não me é agradável pensar que os meus dados possam ser utilizados por estranhos, sabe-se lá para quê. Como eu, a maioria das pessoas, estou em crer.
Sobre as remodelações feitas, ainda não tive tempo para explorar o site e ver as diferenças mais substanciais. Li os vários comentários e, à partida, considero-os pertinentes e úteis. Logo que me seja possível, irei "investigar" tudinhoooooo....
De qualquer forma, é de salientar a vontade dos responsáveis em melhorar o site e todo o trabalho que isso representou até termos esta formidável ferramenta para trabalharmos em genealogia.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347153 | aeiou2 | 12 jun 2014 11:56 | Em resposta a: #347092

Maria David, como leu os vários comentários ao mesmo tópico?
Bjs
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347154 | cardosodoamaral | 12 jun 2014 12:03 | Em resposta a: #347092

Cara Confreira

Peço desculpa pela minha ignorância, mas como é que chegou a essa conclusão?

Onde aparece isso?

Grato

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347155 | aeiou2 | 12 jun 2014 12:13 | Em resposta a: #347092

Não sei se é para mim esta mensagem, mas cliquei em "responder para este tópico" e aparecem algumas mensagens

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347157 | MariaDavid | 12 jun 2014 12:57 | Em resposta a: #347092

Boa tarde, Maria

No primeiro momento em que tomei conhecimento desta remodelação, aconteceu-me o mesmo que a si: não conseguia rolar as várias mensagens. Penso que foi uma inabilidade da minha parte.
Para visualizar o conjunto das mensagens de um tópico, coloquei o cursos à direita e"puxei" na vertical. Embora não tenha visto a barra normal de rolagem, a verdade é que http://resultou.Apareceram todas as mensagens.
Penso que ainda há muita coisa a fazer para tornar ainda mais confortável a utilização desta ferramenta. Contudo, é preciso não esquecer que a maioria de nós tem alguma relutância às mudanças, quando saímos das nossas zonas de conforto. Falo por mim: habituei-me ao modelo antigo e tudo fluía. Agora, é uma questão de treino e de habituação. Mas para ser sincera, não me posso pronunciar, ainda, na totalidade das mudanças pois nada explorei por falta de tempo.
Abraço!

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347158 | HelenaB | 12 jun 2014 12:59 | Em resposta a: #347130

Caro/a RFMC,


"[...] a partir de agora, passa a ter a " descoberto " o
nome completo, morada, data nascimento e profissão!".

Isto é mesmo verdade? Como é que verifico isso?

Atentamente,
HelenaB

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347160 | cardosodoamaral | 12 jun 2014 13:48 | Em resposta a: #347092

Cara Maria Oom

Sim. De facto a mensagem era para si.

Como é que esta a descoberto aquilo que nos diz respeito?

Grato pela atenção

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347169 | roz | 12 jun 2014 16:14 | Em resposta a: #347147

Ola' Maria

Quando se abre o topico vai directamente para a ultima mensagem que foi publicada mas consegue-se ver todas as mensagens rolando a rodinha do rato para cima e para baixo. Pelo menos 'e o que tenho feito e nao tive problemas.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347176 | NBA | 12 jun 2014 16:49 | Em resposta a: #347092

É louvável um esforço de actualização um esforço de actualização técnica e mesmo gráfica do Geneall, de que tenho sido frequentador regular e assinante desde há muito anos. Independentemente do princípio em causa, regra geral não estou nada satisfeito com várias alterações efectuadas sobretudo no que se refere à concepção gráfica global. O Geneall tinha um design gráfico excelente, fácil de usar, que podia obviamente ser melhorado nalguns aspectos.
Espero brevemente ter a oportunidade de expôr a minha opinião sobre as alterações efectuadas de forma mais detalhada e construtiva, porque enquanto for frequentador deste website o meu interesse sempre foi contribuir para que seja melhor, embora nem sempre as críticas construtivas possam ser entendidas dessa forma.
De momento refiro apenas três questões:
- De entre as inovações, a que mais me incomoda é a actual leitura de costados com os antepassados todos "encavalitados". Sempre detestei esta forma de apresentação, comum em outros websites genealógicos. A leitura das gerações é graficamente confusa e visualmente cansativa.
- Chamo a atenção para a ausência dos mapas no menu, e na ferramenta de pesquisa. Eu não a consegui encontral e não é através de um 'link' fornecido por especial deferência de um dos utilizadores que se devia lá chegar. Trata-se de uma ferramenta muito útil, que não merece ser descontinuada ou relegada para um plano de invisibilidade.
- Tal como já aqui foi manifestado, não vejo nenhum interesse e parece-me atentatóro da privacidade dos frequentadores do fórum que clicando no nome da pessoa fique a saber o seu nome, caso a pessoa não o coloque na mensagem, o ano em que nasceu e a localidade onde vive (i.e.: que AQF. é Ângelo da Fonseca, mora na Portela e nasceu em 1946). Com esses dados é fácil descobrir muito sobre a pessoa, nomeadamente a sua actual morada. A meu ver, num fórum como este o que interessa é o que as pessoas dizem, e não estes dados.
Com os meus cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347182 | aeiou2 | 12 jun 2014 17:48 | Em resposta a: #347092

Olá muito obrigada, já vi isso, foi nabice minha
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347183 | aeiou2 | 12 jun 2014 17:53 | Em resposta a: #347092

Está a responder à Maria David. Também ainda não descobri isso de que fala

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347184 | aeiou2 | 12 jun 2014 18:01 | Em resposta a: #347092

Obrigada Maria David,já descobri

Bjs
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347185 | aeiou2 | 12 jun 2014 18:24 | Em resposta a: #347092

Clic no seu username à esquerda

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347186 | MLuisa | 12 jun 2014 18:37 | Em resposta a: #347092

Ainda não tive tempo de explorar todo o novo Geneall mas concordo com o confrade no que diz respeito aos costados: Vêem-se mal e não dão a panorâmica geral que tinha o antigo.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347187 | cardosodoamaral | 12 jun 2014 18:41 | Em resposta a: #347092

Cara Maria Oom

Grato pela ajuda.

Não sei se fiz bem, mas da minha pessoa só aparece a cidade onde vivo e o concelho.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347189 | aeiou2 | 12 jun 2014 18:44 | Em resposta a: #347092

É essa a única informação, nem vem o nome.Só a idade!!!!
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347190 | cardosodoamaral | 12 jun 2014 18:48 | Em resposta a: #347092

No meu caso nem isso, não sei porquê.

Adelino

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347193 | NBA | 12 jun 2014 19:34 | Em resposta a: #347092

Neste momento já só se vê a localidade do membro do fórum porque acabou de ser alterado, o que me parece bem.

Há outro aspecto na árvore de costados que me esqueci de mencionar e me parece importante. Na nova solução gráfica o que antes era uma discreta seta no rectângulo de cada pessoa, agora é uma barra verde vertical que, em minha opinião, tem uma visibilidade excessiva. Chama mais a atenção do que o próprio nome da pessoa, que ali é o mais importante. A meu ver há aqui um problema de hierarquia, em que o grafismo se sobrepõe ao conteúdo.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347195 | roz | 12 jun 2014 19:54 | Em resposta a: #347193

Caro NBA

Ainda nao foi alterado, so que certas pessoas tem a informacao toda, outras so' a morada e mais outras que nao tem informacao nenhuma!
Rosario

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347196 | NBA | 12 jun 2014 19:58 | Em resposta a: #347092

Se tem a ver com níveis de acessibilidade a informação, sendo assinante do GeneallPlus eu deveria ter acesso à informação toda. Há duas horas tinha e agora não tenho? É estranho...

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347197 | NBA | 12 jun 2014 20:00 | Em resposta a: #347092

E mais do que estranho, não admito sequer que algum dos membros não administradores tenha acesso à minha informação.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347200 | acota | 12 jun 2014 21:24 | Em resposta a: #347092

Caro NBAe todos os demais

Nao só há esse problema, como, e volto a insitir, com os mapas e listas dos registos das freguesias.

Outro ponto foi ter desaparecido certas notas biográficas, nas páginas individuais, informações úteis e elucidativas.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347203 | rfmc | 12 jun 2014 22:32 | Em resposta a: #347158

-
HelenaB;
... Posteriormente fizeram algumas correcções, já não aparece a profissão.. nem o dia de nascimento.
Sou de opinião que não deveria constar absolutamente nada.
... Vamos aguardar que " a poeira assente "...
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347204 | MariaDavid | 12 jun 2014 22:56 | Em resposta a: #347092

Estou de acordo com Rfmc: o ideal seria que nenhuma informação, do foro pessoal de cada um, estivesse acessível aos visitantes, quer tenham o "Plus" ou não. Basta que os moderadores tenham esses dados. Em casos especiais, salvaguardar a consulta ao próprio, na eventualidade de serem pedidos os tais dados de natureza privada.
Partilho, igualmente, da opinião que é melhor deixar repousar um pouco deste fru-fru, gerado pela mudança de visual.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347222 | FLMF | 13 jun 2014 12:23 | Em resposta a: #347092

Julgo que só nos Mosteiros não se muda de Hábito e daí entender e bem aceitar a novidade oferecida; se dúvidas houver, devem ser expostas e esperar justificações.
Não tinha sido avisado desta nova, mas tenho de a absorver, acreditando na boa finalidade do mentor.
Bem haja a Geneall

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347257 | marco pereira | 14 jun 2014 17:34 | Em resposta a: #347092

Ola
Um agradecimento à equipa pela continuaçõa deste excelente trabalho e para já gostei da mudança.
Ab Marco Pereira

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347265 | vpguedes | 14 jun 2014 19:56 | Em resposta a: #347092

Penso que o novo visual é interessante e atraente.

Porém, existem algumas funcionalidades que não estão agora disponíveis e que eram muito úteis
Para além dos mapas de freguesias e das listas de nascimentos, casamentos e óbitos já referidas, também existia a possibilidade de pesquisar nas mensagens do Fórum usando expressões com aspas que agora não funcionam!

Por exemplo, antes a pesquisa "bom dia" encontrava todas as mensagens que tivessem as palavras - bom dia - seguidas, agora encontra as mensagens com essas palavras - bom dia - estejam elas separadas em qualquer local da mensagem.

Espero que em breve, passados todos os pequenos ajustes mais imediatos, estas funcionalidades passem a estar novamente disponiveis.

Parabéns e continuem o bom trabalho.

Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347270 | rfmc | 14 jun 2014 22:39 | Em resposta a: #347092

-
... Decorridos estes dias com o novo visual da Geneall, já dá para tirar algumas conclusões...
... Vou sempre sentir aquela falta do Geneall Matriz,... quantas ajudas.... quantas consultas
na hora etc....enfim era um ponto de encontro, com alguns Confrades dispostos a encontrar
soluções.....e a alimentar aquela " concorrência " , para ver quem apresentava melhores soluções.
... Os tempos mudaram, agora só nos resta uma simples miragem do que foi efectivamente tentar encontrar soluções via Geneall, para consumo de algum Confrade da América Latina ou da Europa! ...
Estou convencido que melhores dias hão de vir.
Saudações Genealógicas.
Rfmc

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347275 | aeiou2 | 15 jun 2014 10:11 | Em resposta a: #347092

Porque razão ao clicar no username de alguns, não tem informação nenhuma, noutros só a localidade e noutros a localidade, a nacionalidade e a idade?

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347277 | saintclair | 15 jun 2014 12:10 | Em resposta a: #347275

-
O motivo está no facto de aquando da inscrição do utente, este
ter omitido vários dados pessoais, será esta a razão a meu ver.
Entretanto constacto que o novo visual da Geneall, fica muito
aquém do clássico, não é funcional, etc.
Vamos ter esperança que os responsáveis introduzam algumas
modificações, para que se torne " competitivo " e apetecível.
Cumptºs
Saintclair


Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347281 | artembal | 15 jun 2014 15:22 | Em resposta a: #347092

Sinceramente, numa primeira análise, verifico que o Geneall é uma confusão.
Tenho imensa pena que as alterações implementadas tornassem um site fantástico numa baralhada que não sei como devo consultar. Com calma e desgosto vou analisar melhor !!

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347283 | mariapires | 15 jun 2014 16:26 | Em resposta a: #347092

Concordo plenamente consigo.
Tenho inscrição em dia até 31-12 -2014
Tinha incluído nos «Favoritos» a ,geneall net,a torre do tombo online,o Arquivo Histórico Ultramarino,as Inquirições de genere do Arquivo Distrital de Braga, a pouco e pouco fui perdendo as fontes de informação.Só me restava a Geneall...
Com a minha avançada idade já não consigo seguir as instruções recebidas,terei que consultar um engenheiro informático.
Mas qual foi realmente o interesse em modificar o sistema que servia tão bem?
matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347284 | aeiou2 | 15 jun 2014 16:47 | Em resposta a: #347092

Hoje surgiu-me outra dificuldade. Ao procurar uma pessoa que pertence ao Genall Plus, como não é casada não se consegue encontrar, pois a pesquisa avançada é com o nome masculino e um nome feminino.
Fui às famílias e só consegui os mais antigos.
Estou a ficar um pouco desiludida.
Continuo a não ser notificada quando alguém responde à minha mensagem

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347285 | acota | 15 jun 2014 17:21 | Em resposta a: #347092

Cara Maria Oom

Outra questão é a seguinte, antes conseguia-se comprimir os textos das mensagens, de forma a ter uma leitura melhor e podiamos seleccionar a que queríamos.

Agora é tudo em lista contínua.

António Cota

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347286 | aeiou2 | 15 jun 2014 17:31 | Em resposta a: #347092

Infelizmente piorou !
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347287 | natercia7 | 15 jun 2014 17:53 | Em resposta a: #347176

Exmo Confrade,
Passados uns dias de novo regimem, digamos que o acesso nao està dificultado. A vista é "alegre" e atraente. Mas concordo com o Senhor sobre a apresentaçao dos "costados". A precedente permitia abranger so de uma vista de olhos. As quatro geraçoes ficavam ali, acessiveis. Agora temos de subir e descer, perde-se tempo. Peço ao moderador que transmita a contrariedade quase geral nesse ponto. Melhores cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347305 | pedrolx78 | 16 jun 2014 10:40 | Em resposta a: #347092

Bom dia,

A imformação que aparece sobre os utilizadores do fórum pode ser alterada por eles mesmos. Neste caso basta ir ao seu perfil e nos campos onde não quer que apareça nada, não coloca nada.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347306 | aeiou2 | 16 jun 2014 10:53 | Em resposta a: #347092

Obrigada

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347315 | PAIVAMANSO | 16 jun 2014 11:53 | Em resposta a: #347092

Caras Confreiras e Confrades
Estou velho e cansado e por isso peço desculpa se estou a dizer asneira, ou algo que já todos sabem, mas arrisco dizer o seguinte: Gostariam de continuar a utilizar o “Velho Geneall” !?
Ao entrarem no Novo Geneall, na página que tem as fotos de personalidades dos diferentes países, subam a página e onde diz Geneall Plus, entrem em Memórias Genealógicas de Lisboa.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347319 | cardosodoamaral | 16 jun 2014 13:39 | Em resposta a: #347092

Caro Confrade

Grato pela ajuda.

Realmente o "velhinho" Geneall.net sempre é melhor.

Continuo a ir por ali

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347321 | roz | 16 jun 2014 14:09 | Em resposta a: #347315

Amigo Jorge Santos

Belissima descoberta! Nao me tinha dado conta disso......
Aqui diz-se "a cao velho nao se pode ensinar truques novos" e 'e bem verdade. Nao 'e desgostar propriamente do novo, 'e que no antigo ja' ia automaticamente aos sitios.

Obrigada!
Rosario

Resposta

Link directo:

GENEALL

#347333 | saintclair | 16 jun 2014 20:26 | Em resposta a: #347315

-
Caro Jorge Santos;
.... Os bons velhos tempos já lá vão, pelo que me é dado observar, ..." a coisa está a ficar muito ruim!".
Fica na nossa memória aquelas grandes "investigações", ainda se recorda da Foto Mistério?....Batalha!
Não desanime, melhores dias virão.
Boa sorte e muita saúde, é o que lhe desejo.
Obrigado por ter participado neste tópico.
[Ana Simões ]

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347340 | PP | 17 jun 2014 00:40 | Em resposta a: #347092

Caros senhores,

É sempre louvável o esforço de actualização de um «website», sobretudo, a nível gráfico...

Porém, desapareceram algumas funcionalidades que pareciam ser do agrado da maioria das pessoas.

No meu entendimento e conforto, acho que faz falta a capacidade de se poder decidir que tipo de vista se pretende para apresentar as mensagens. O modo «comprimido» e «expandido» davam bastante jeito em termos de pesquisa e de rapidamente se perceber claramente sobre quem responde a quem...

Assim, julgo que não está muito eficaz para pesquisa e torna-se algo aborrecido esta visualização de blocos...

Pessoalmente, confesso que não me agrada, pois o contraste de cor é bastante grande e torna-se visualmente cansativo ver passar as barras verdes que encimam os blocos.

Entende-se a ideia do verde, atendendo ao logótipo, mas julgo que o anterior tinha um esquema cromático mais suave e menos cansativo.

Não seria melhor ideia aplicar uma esquema cromático de cores pastel em tons similares aos dos documentos/papel antigo no fórum?

Não nos podemos esquecer que o fórum é sobretudo para leitura e consulta, pelo que deve o esquema de cores, tipo de letra e fundo serem muito bem pensados para que não cause desconforto visual no utilizador. Há muitos estudos sobre isso, que facilmente poderão encontra em literatura especializada.

Há ainda um aspecto que julgo ter sido um passo atrás: na caixa de pesquisa, podíamos no anterior colocar expressões entre aspas e obtínhamos um resultado de pesquisa diferente; agora parece-me, e desculpem se estou errado, que a aplicação das aspas é irrelevante.

Em suma, a entrada do portal, o logótipo, o tamanho da fonte, parece-me bem conseguidos... há uma clara modernização do mesmo. No fórum, o esquema cromático, o tipo de apresentação de mensagens em bloco, a incapacidade de se claramente perceber de quem responde a quem, bem como a ausência de outras funcionalidades de pesquisa, que citei, penso que poderiam ser repensadas no sentido de não causar principalmente desconforto visual e falta de eficácia na pesquisa rápida do que pretendemos encontrar.

Às vezes, o sucesso das coisas assenta sobretudo na sua simplicidade: "Less is more.", Ludwig Mies van der Rohe (arquitecto).

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Novo Geneall já chegou !

#347356 | PAIVAMANSO | 17 jun 2014 15:20 | Em resposta a: #347321

Cara Amiga Rosário
Eu também não desgosto do novo Geneall, mas pelo menos por agora, prefiro o anterior.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: GENEALL

#347357 | PAIVAMANSO | 17 jun 2014 15:27 | Em resposta a: #347333

Cara Ana Simões Ainda me lembro das investigações onde tentámos ajudar, umas vezes com sucessol e outras nem por isso, apesar de termos feito o nosso melhor. No tópico da foto mistério, a Ana foi brilhante e mais uma vez mostrou o seu valor. Tenho saudades desses dias. Quero voltar a este fórum. Não farei mais tentativas de ajuda como antes, mas intervirei pontualmente tentando ser útil. Sinto falta da troca de informações e ideias entre as amigas e amigos deste fórum. As amizades virtuais, têm o seu valor, que não deve ser desprezado e este fórum é uma boa roda de amigos. Por dificuldades económicas, (quem não padece deste mal ?) deixei caducar o acesso ao Geneall Plus em Novembro 2013, mas vou fazer um esforço para tentar renovar. Sinto que não basta apoiar o Geneall.net apenas com bonitas palavras de incentivo. É preciso retribuir com alguns ovos, a quem desde há tantos anos continua constantemente a fazer-nos boas e saborosas omeletas. Cumprimentos para todas e todos os meus amigos virtuais neste fórum. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347362 | vabopi | 17 jun 2014 18:50 | Em resposta a: #347092

Ao Geneall:
Verifico que usando um telemovel com o sistema operativo Windows Phone 7.8, - onde estou a escrever -na visão de costados não é visível a árvore. No IOS não há esse problema, já nem falo do Symbian onde nem sequer permite o login, mas o Windows embora minoritário passa por ser o terceiro SO globalmente mais usado em telemóveis.
Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347376 | PP | 17 jun 2014 22:03 | Em resposta a: #347092

Caros confrades,

Gostaria de contar com a vossa colaboração e análise no seguinte:

Há alguma forma de, no atual Geneall, procurarmos mensagens onde conste apenas, por exemplo, as palavras: «padre José Teixeira Ferreira»?

Segundo posso constatar, mesmo colocando as palavras entre aspas, devolve-me um resultado de 160 mensagens. Mas, pelo que vejo, a pesquisa devolve-me todas as mensagens onde consta qualquer uma das palavras e não o "grupo" de palavras desejado.

Ora isto, tal como já antedisse, não é nada funcional.

Alguém conhece outra forma para restringir a pesquisa?

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347379 | saintclair | 17 jun 2014 23:01 | Em resposta a: #347357

Caro Jorge Santos;
... Antes que me esqueça quero dizer-lhe que no tópico do Confrade Luis Leotte, [Foto antiga] ;todos os
participantes foram brilhantes, conforme poderá conferir pelo endereço que envio; principalmente o Jorge,
pelas várias maquetes antigas....[ainda em madeira etc... do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, que fez
o favor de me enviar, e que me abriram horizontes na direcção certa.
http://geneall.net/pt/forum/160767/foto-antiga/#a345719
-
Vamos continuar por cá, logo mais nos contactamos.
Melhores cumprimentos
[Ana Simões]
-




Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347385 | bernieasf | 18 jun 2014 01:24 | Em resposta a: #347092

Gosto do grafismo, mas logo à partida, na minha página, detectei um erro nesta nova versão. Os meus pais aparecem como meus pais, mas nas suas páginas respectivas eu não apareço como filho deles (aparece a nota "Não houve descendência deste casamento", o que não acontecia na versão anterior. Mudar o grafismo à custa do aparecimento de erros como este não me parece boa política! Cumprimentos. Bernardo Faria (id=1230080)

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347390 | acota | 18 jun 2014 09:15 | Em resposta a: #347092

Caro Bernardo Faria

Efectivamente não se compreende esta mudança.

Havia notas biográficas relevantes, entroncamentos de indivíduos e pistas com dados relevantes.

Outro ponto são os mapas, há freguesias na ilha de São Miguel que vão dar ao mar, bem sei que são ilhas rodeadas de água. As listas de batismos, casamentos e óbitos eram extremamente úteis desapareceram de cada uma delas.

O grafismo está excelente e precisa de alguns toques, mas não compreendo ter desaparecido ferramentas úteis e eficazes na pesquisa.

António Cota

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347391 | acota | 18 jun 2014 09:18 | Em resposta a: #347092

Peço desculpa.

Parte de notas biográficas de cada indivíduo desapareceram na mudança.

As listas de batismos, casamentos e óbitos era de cada freguesia, Norte a Sul e Ilhas, desapareceram.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347402 | aníbal | 18 jun 2014 14:07 | Em resposta a: #347092

Quanto a mim, acho a apresentação das árvores de Costados, uma tremenda confusão! e mais, acontece porém que nalguns antepassados na mesma árvore, não aparece sequer o registo colorido da proveniência familiar ( as antigas Bolinhas).

Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

Principio do Fim

#347417 | rfmc | 18 jun 2014 22:33 | Em resposta a: #347092

-
...Tenho estado à espera da sua critica " Positiva ", porém por qualquer circunstância a mesma ainda não
apareceu, e é pena, pois está a fazer muita falta.
Claro que no meu entender só quém paga a assinatura no Geneall Plus pode reclamar de algum modo,
Como tenho até Julho as " cotas em dia", ainda me resta algum espaço de manobra....
É confrangedor ver como este espaço de encontro se está a transformar!.
Até final de 2013, sempre que alguém solicitava ajuda e era ajudado, vinha posteriormente agradecer de
algum modo.... Entrados em 2014, a maioria dos Confrades que recebeu ajuda, não teve a cortesia de vir
agradecer.. enfim, estamos mergulhados no Pântano....
Infelizmente quer parecer-me que tudo isto é o principio do FIM...
Melhores cumprimentos.
Rfmc
.
-

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347426 | MariaDavid | 19 jun 2014 00:28 | Em resposta a: #347092

Boa noite, caro Rfmc

Não podia ficar indiferente ao seu desabafo pois o mesmo faz eco das minhas próprias constatações. Lembro-me das minhas primeiras incursões neste espaço e recordo com imensa saudade os contributos de tantos investigadores, curiosos e simpatizantes. Com todos eles aprendi sempre qualquer coisa e demonstrei a minha gratidão. Mas sei de muita gente que pediu auxílio, foi ajudada e...marchou como cão por vinha vindimada. É muito triste verificar quanta ingratidão e falta daquele sentido básico de civismo existe hoje em dia.

Havia, inclusivamente, um espaço muito peculiar que se chamava Rossio (está recordado?), onde podíamos desabafar muita coisa que não cabia no âmbito da genealogia. Era um esgrimir de ideias, palavras, memórias que nos faziam muito bem. Desse modo, o espaço para a genealogia ficava desimpedido de "fofocas", de questões marginais ao tema. O Rossio permitia alguns deslizes, alguns bem interessantes e cómicos, na verdade, mas também muito úteis porque nos facilitava a comunicação. Foi com muita pena que vi desaparecer aquele cantinho do geneall. E não fui a única...

Anime-se! Não são meia dúzia de pessoas que conseguem mudar o mundo...mas fica-nos o conforto de sabermos que fizemos sempre o nosso melhor...

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347453 | cardosodoamaral | 19 jun 2014 17:56 | Em resposta a: #347092

Caro Jorge santos

Agora não dá para ir por esse processo.

Será por eu não pertencer ao GeneaPlus?

Eu faço o login e não entra.

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347459 | PAIVAMANSO | 19 jun 2014 22:14 | Em resposta a: #347092

Caro Adelino Cardoso do Amaral
Também já não consigo entrar no "velho" Geneall.
No dia 16 e 17, estava tudo conforme informei, mas entretanto renovei o meu acesso ao Geneall Plus e deixei de ter essa opção. A partir daí julguei que só funcionaria para quem não tivesse aderido, mas após ler esta sua mensagem, vejo que essa opção deixou de existir, para todos. Talvez implicasse uma duplicação de ficheiros e um peso excessivo no syte.
Vamos ter de nos adaptar o melhor possível ás mudanças.
A nova configuração das árvores de costados não me incomoda. As minhas folhas manuscritas em tamanho A4 incluem mais uma geração, (a dos trisavós), e cabe tudo sem problemas com datas de nascimento, batismo, casamento e óbito, de todos os 32 parentes entrelaçados.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Força Anímica

#347460 | rfmc | 19 jun 2014 22:19 | Em resposta a: #347426

MariaDavid;

..."O Rossio permitia alguns deslizes, alguns bem interessantes e cómicos, na verdade, mas também muito úteis porque nos facilitava a comunicação".

Possivelmente esse espaço de comunicação;[ Rossio] foi antes da minha entrada no Forum, pela maneira
como colocou a questão, depreendo que seria muito interessante.
Ainda assim nestes últimos três anos tive ocasião de tomar conhecimento de algumas trocas de ideias,
entre meia-dúzia de Confrades, que por vezes faziam as delícias de muita gente. Infelizmente há cerca de
um ano, da noite para o dia tudo acabou e por arrastamento outros Confrades se desligaram do sistema.
...Nunca em tempo algum a humanidade teve à sua disposição tantos meios de comunicação, apesar
disso, a Falta de Comunicação é uma lacuna que cada vez mais nos atinge a todos...
Obrigado pela força anímica com que sempre nos brinda nas suas mensagens.
Até breve.
Melhores cumprimentos
Rfmc



Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347461 | cardosodoamaral | 19 jun 2014 22:40 | Em resposta a: #347092

Caro Jorge Santos

Grato pela explicação.

Pois eu não estou inscrito no Geneall Plus.

Somente tenho acesso às situações normais. Antigamente(2005 ou antes) dos costados que se podiam visualizar, eu tinha acesso. Não ponho objecções a tal situação. Como não pago, também não posso exigir.

Poder partilhar no Fórum já é muito bom. Aliás aprendi muito nesse espaço e ainda aprendo. Estou grato poder acedê-lo.

Bem, fico-me por aqui na esperança que haja acessibilidade a outras funções no Geneallnet.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

Sistema Clássico

#347462 | rfmc | 19 jun 2014 22:59 | Em resposta a: #347459

-
Caro Jorge Santos;
... Repare na situação dos Mapas da Google;
-Sistema clássico= Google Maps
-Sistema novo=== Google Maps
--
O sistema Clássico para mim contínua a ser o melhor.
Entretanto foi criado um novo sistema, que ainda não
está à altura do " velhinho clássico!
Cabe a cada utilizador fazer a respectiva escolha.
Pergunto;-- Não seria aconselhável a Geneall analisar
esta situação?..... bem sei que uma coisa é a Google, outra
coisa é a Geneall....
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347464 | acota | 20 jun 2014 11:17 | Em resposta a: #347092

Concordo perfeitamente.

No outro sistema os dados estavam muitos mais completos, era eficiente, mas agora surge só a indicação no google maps da freguesia. A finalidade que tinha, que era excelente, passou agora a uma mera constatação.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347465 | acota | 20 jun 2014 12:20 | Em resposta a: #347092

Voltaram a colocar as listas de batismo, casamento e óbito. Que bom, assim aos poucos e poucos temos o velho Geneall num novo grafismo e com futuro promissor.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347471 | AQF | 20 jun 2014 13:41 | Em resposta a: #347465

Caro Confrade,

Efectivamente, como era espectável, já aparecem as listas de pessoas por nascimento, casamento ou óbito nas diferentes freguesias, embora depois a selecção das pessoas não funcione por um erro que o sistema indica ser devido a alteração da estrutura da base de dados, que verifiquei ser a seguinte:

link da pessoa na lista : http://geneall.net/pt//1311587/nome-da-pessoa/
link da pessoa na B.D. : http://geneall.net/pt/nome/1311587/nome-da-pessoa/

Em todo o caso, penso que é perfeitamente normal que sejam necessárias mais alguns dias até que parem as adaptações do Geneall a que estávamos habituados à nova interface, pelo que não será de valorizar este problema e outras falhas que vêm sendo indicadas no tópico.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347472 | Geneall | 20 jun 2014 15:44 | Em resposta a: #347092

Caros confrades,

Agradecemos a atenção que têm tido neste processo de transformação do site. Muitos de Vós compreendem o esforço que estamos a fazer para as melhorias que pretendemos. Mas através de algumas intervenções colocadas neste tópico, verificamos que houve quem não reparasse na notícia que, com a devida antecedência, colocámos na homepage sobre a alteração no site.

Vale por isso a pena recordar o essencial do que aí escrevemos:

1.
"Em 2008, com o surgimento do navegador (browser) Chrome da Google e o lançamento da versão 8 do Internet Explorer, começou a revelar-se inadiável uma nova reestruturação técnica de fundo que, de facto, foi iniciada em princípios de 2009. Mas os elevados custos deste processo coincidiram, no tempo, com o agudizar da crise de que ainda não conseguimos sair. "

2.
"Mais importante do que o aspecto gráfico, esta alteração tem subjacente uma reformulação tecnológica substancial, adaptada à realidade tecnológica actual".

3.
"Não obstante o período que foi feito de testes e do nosso esforço para que esta nova versão do Geneall esteja isenta de quaisquer sobressaltos ou problemas, não é impossível que eles possam surgir. Não temos dúvidas que os utilizadores, nomeadamente os que se têm mantido fiéis ao longo destes 14 anos e constituem o nosso grande apoio, não deixarão de nos alertar para eventuais deficiências, que poderão ser prontamente corrigidas".

Isto repetido, reafirmamos:

1. Muito mais do que o aspecto gráfico - que naturalmente acompanha as tendências gráficas actuais - o site tem subjacente uma reformulação tecnológica profunda. Em bom rigor, é um site absolutamente novo, construído de raiz com as novas ferramentas deprogramação que sofreram, neste últimos 14 anos, uma verdadeira revolução.

2. Foi quase um ano de trabalho intenso para, com a possível brevidade, lançar esta nova versão. Mas como é bem sabido, a "equipa" que tem assegurado a manutenção do site ao longo destes 14 anos é muitíssimo reduzida e, enquanto íamos trabalhando na nova versão, não deixámos de ir acompanhando o dia-a-dia da versão anterior, nomeadamente continuando a moderar o forum, a introduzir milhares de novos registos resultantes da transcrição de trabalhos publicados que continuamos todos os dias a fazer, a enriquecer a base de dados iconográfica e a acolher as sugestões de correcções que nos enviam.

3. As melhorias introduzidas são sobretudo tecnológicas e, por isso mesmo, menos visíveis. A mais visível, neste sentido, é seguramente a navegação através dos smartphones e tablets que não existia anteriormente e tem, cada vez, mais adeptos, como as estatísticas nos revelam.

Continuamos a trabalhar para resolver inevitáveis bugs que, sendo tranquilamente aceites por todos em novas versões que mega-companhias como a Google ou a Microsoft lancem, por vezes, parecem menos toleráveis num software exclusivamente português como o Geneall. Sabendo que o nosso site é hoje uma referência internacional, com milhares de utilizadores espalhados pelos quatro cantos do mundo, temos bem presente que, entre todos, o público português é connosco sempre o menos tolerante quando alguma coisa não corresponde à perfeição plena. Tivemos por isso mesmo a preocupação de, previamente, alertar para eventuais falhas.

De qualquer modo, agradecemos as provas de apreço que pelas mais variadas formas nos foram transmitidas, e as sugestões de melhorias que foram propostas. Continuamos atentos a outras possíveis falhas que possamos detectar ou nos sejam alertadas, da mesma maneira que continuaremos todos os dias a trabalhar para fazer um Geneall sempre melhor e mais completo em informação.

Geneall

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347481 | MariaDavid | 20 jun 2014 20:49 | Em resposta a: #347092

Obrigada, Geneall, pela consideração demonstrada pelas opiniões de todos nós. Da minha parte, estou confiante no sucesso do vosso trabalho e, com o limar das arestas que se vão detectando, será um novo site que muito nos orgulhará, portugueses.

Maria

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347487 | rfmc | 20 jun 2014 22:09 | Em resposta a: #347481

-
O.K.
E de louvar este esclarecimento da Geneall.
Cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347513 | PAIVAMANSO | 21 jun 2014 10:37 | Em resposta a: #347092

Caro Adelino Amaral
Eu é que agradeço.
Vejo que o amigo não está inscrito no Geneal Plus, mas tem perfil para voltar a estar. Refiro-me á sua capacidade de perceber e aceitar o que é por demais evidente; Que estando em causa a sobrevivência deste syte, é necessário resguardar grande parte da informação suplementar á que está no Fórum, para manter a fidelização dos assinantes do Geneall Plus e despertar o interesse de novos potenciais aderentes. Esta minha visão pessoal, coincide com a que nos tem vindo a ser transmitida pelos gestores deste syte.
Quanto a não fazer exigências porque presentemente não está a pagar, sinto que o senhor concorda comigo, se lhe disser que aqueles que pagam, também não devem exigir nada que ultrapasse o que fica implícito no ato do pagamento; Ou seja, o acesso á vasta informação e vantagens suplementares. Imagine se àqueles que pagam fosse dado o direito de introduzirem alterações aos conteúdos e ou decidirem quais as rubricas que na ótica de cada um deles, deveriam ser disponibilizados em regime aberto……… Instalar-se-ia o caos completo e até vários inimigos deste syte se inscreveriam no Geneall Plus, só para terem o “direito” de destruírem este projecto, que é de todos nós, que dele construtivamente usufruímos.
Confesso que, tal como o senhor, também eu já aprendi muito sobre Genealogia, neste Fórum. Toda a vida fui mau aluno e por isso nunca aprendi o suficiente, mas neste Fórum, temos muitos e bons professores e na maioria dos tópicos estão disponíveis excelentes lições.
Permita-me que amigavelmente lhe sugira, que quando puder, passe a ser, ou volte a ser, associado do Geneall Plus. Não só porque vale a pena aceder a essa parte reservada do syte, mas também para que este magnifico Fórum, nunca esteja em risco de deixar de ser partilhado.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347514 | PAIVAMANSO | 21 jun 2014 11:27 | Em resposta a: #347092

Caro Rfcm
Antes de mais, permita-me que lhe peça, que me diga qual o seu primeiro nome, (será Rui?) porque é desconfortável tratá-lo por Rfmc. Não parece uma pessoa, mas sim uma firma.
Em segundo lugar confesso que nunca consultei esses mapas do Google no Geneall e por isso desconheço o sistema novo e o antigo. É claro que eu podia esconder a minha ignorância, mas detesto mentir. Fora do Geneall, costumo pesquisar no Google Earth`s mas creio que serão coisas totalmente diferentes.
Sinceramente, gostaria que o senhor me dissesse como aceder a esse sistema do Google Maps no Geneall, como é que se navega nele e o que é que lá se pode ver e aprender.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347515 | cardosodoamaral | 21 jun 2014 11:48 | Em resposta a: #347092

Caro Jorge Santos

Totalmente de acordo. Quem seria eu para poder "ditar" o que quer que fosse. »»»Se estou bem fico, caso contrário não adiro««««

Sou a favor das mudanças quando elas são profícuas. Aliás, este tipo de site tem que acompanhar "a modernidade informática", caso contrário vê-se ultrapassado por outros similares.

Não sou a favor da anarquia.

Quiça um dia volte.

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347516 | Salamares | 21 jun 2014 12:26 | Em resposta a: #347092

Tanto quanto me foi possível ver, até agora, não é possível a pesquisa nos mesmos termos em que se fazia no antigo geneall. Havia a possibilidade de inserir um nome individual (Fulano de Tal) aparecendo esse nome com a sua genealogia, ou de inserir um título (Barão de.....). Actualmente, temos de saber o nome da pessoa e de seu cônjuge para se fazer a pesquisa.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347518 | PAIVAMANSO | 21 jun 2014 12:40 | Em resposta a: #347092

Caro Adelino Amaral
Por favor não entenda mal o meu comentário. Concordo consigo e sinto que estamos próximos na ideia que temos sobre o Geneall. Acredito que o Geneall Plus possa vir a ter cada vez maior e melhor quantidade de conteúdos com grande interesse e qualidade, de modo a provocar a atenção e adesão de muitos mais confrades e também do amigo em particular.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347521 | rfmc | 21 jun 2014 15:10 | Em resposta a: #347514

-
Caro Jorge Santos;
... Repare que a Geneall nada tem a ver com o Google Maps;
Envio este mapa da Google [ sistema Clássico ], para vc. ver
o que pretendi dizer em determinada mensagem.
http://goo.gl/maps/bZg6T
--
... Agora existe um sistema recente;--[O novo Google Maps]....
Portanto a coisa é simples... ou escolhe o sistema antigo/ ou o
sistema recente]...
Quanto à Firma comercial Rfmc, pode continuar a escrever assim,
não é por isso que nos vamos desentender.....[ nós já comunicamos
há bastante tempo.....]
Melhores cumprimentos
Rfmc
-

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347526 | PAIVAMANSO | 21 jun 2014 16:35 | Em resposta a: #347092

Caro Rfmc
.... Nós já nos comunicamos há bastante tempo....!?
Peço desculpa mas nem me tinha apercebido disso.
Vou seguir as suas instruções, para ver se aprendo algo mais, que dá sempre jeito.
Cumprimentos e agradecimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347672 | PP | 26 jun 2014 22:06 | Em resposta a: #347092

Caro confrade Aníbal,

Relativamente à sua «nota», também, infelizmente, parece que senti o mesmo.
Esperemos que seja uma fase...

Coloquei um pedido de ajuda e demorou... quando costumava ser quase automático. Estava, provavelmente, mal habituado.... :)

Todavia, o meu interesse perde-se um pouco se não for possível alterar o modo de pesquisa, pois o atual não faz muito sentido.

E, desculpe, de reincidir na «mesma tecla»: quero procurar mensagens onde conste, por exemplo, o nome "Gonçalo de Meireles Freire" e a pesquisa devolve-me todas as mensagens onde existam as palavras: Gonçalo, Meireles e Freire.... para mim, não faz sentido.

Não é, no meu entendimento, funcional. E dava-me muito, mas muito jeito.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347673 | rfmc | 26 jun 2014 22:06 | Em resposta a: #347092

-
Caro Aníbal;
... "pedrada no charco / o tiro no pé"
Infelizmente assim parece ser.
Vamos ter esperança que algo de positivo
aconteça...
Melhores cumprimentos
Rfmc

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347690 | aníbal | 27 jun 2014 09:33 | Em resposta a: #347092

Caro Rfmc

Ainda bem, que somos da mesma opinião !

Os meus melhores cumprimentos e p.f., disponha,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347744 | fteresa+ | 29 jun 2014 11:01 | Em resposta a: #347092

Uma maneira de rodear a questão é pesquisar "Gonçalo Meireles Freire" no Google, o resultado da pesquisa vai incluir as ocorrências no Geneall, nomeadamente tópicos e mensagens no Forum.
Dentro de tópico específico, "Control F" faz o resto.
Espero ter ajudado,
Teresa HVTD

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347745 | fteresa+ | 29 jun 2014 11:11 | Em resposta a: #347092

Caro PP,
Uma maneira de rodear a questão é pesquisar "Gonçalo Meireles Freire" no Google, o resultado da pesquisa vai incluir as ocorrências no Geneall, nomeadamente tópicos e mensagens no Forum.
Dentro de tópico específico, "Control F" faz o resto.
Espero ter ajudado,
Teresa HVTD

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347804 | pedrolx78 | 30 jun 2014 23:30 | Em resposta a: #347472

Espero não levarem a mal fazer uma sugestão. Uma aplicação interessante a adicionar seria uma calculadora de parentescos. (p.ex. pessoa X é prima em n graus de pessoa Y).

Penso que informaticamente não é difícil de fazer e seria uma informação interessante para os utilizadores!

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347805 | gonperes | 30 jun 2014 23:36 | Em resposta a: #347092

Caros utilizadores, informo que pesquisa a costumizada do Google já foi integrada neste fórum, sendo agora possível fazer buscas de texto-livre mais "certeiras". Basta aceder à opção "Pesquisar" no menú do fórum e encontram a referida caixa de pesquisa.

Saudações.
Gonçalo Peres

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347806 | PP | 30 jun 2014 23:39 | Em resposta a: #347745

Cara confreira Teresa,

Obrigado pela sua sugestão.

De facto foi assim que eu descobri o Geneall... :)

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347934 | PP | 04 jul 2014 13:20 | Em resposta a: #347092

Cara confreira,

Se entendi correctamente a sua dúvida, clique em «Pesquisar» (está no topo do site, mais ou menos a meio), e depois aparecem três caixas. Na última caixa, a do lado esquerdo da seta verde, clique na caixa e aparece o menu de escolha: «Tópico»; «Tópico + Mensagem» e «Utilizador».

Julgo que era isto que pretendia.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Novo Geneall já chegou !

#347936 | natercia7 | 04 jul 2014 13:57 | Em resposta a: #347092

Caro confrade PP.
Muito obrigada pela ajuda tao ràpida. Vou tentar o que me indica. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 09:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen