Família Beltrão, de Aguiar da Beira e Carapito

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Hispânia

Família Beltrão, de Aguiar da Beira e Carapito

#347536 | spsv | 21 jun 2014 20:02

Caros Confrades,

Venho por este meio solicitar informações sobre esta família, principalmente desde as origens até ao início do séc. XVIII. Tenho particularmente interesse no casal António de Almeida Beltrão - Maria Luísa Saraiva, que consta da minha ascendência e que segundo o NFP de Felgueiras Gaio seriam parentes (3º grau e pelo lado dos Beltrões) mas como não sei onde se casaram não posso ter a certeza disso.

Sei que aparecem tratados no Nobiliário de Felgueiras Gaio mas não tenho mais fontes para provar a ascendência dos Beltrões a partir de André Beltrão Soares, que casou em 1617 na antiga Vila de Carapito com Filipa de Andrade, filha de Manuel do Amaral e de Isabel da Fonseca, sendo que no registo do seu casamento apenas é dado como natural de Aguiar da Beira, não indicando filiação.

Desde já os meus agradecimentos.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

Família Beltrão, de Aguiar da Beira e Carapito

#347537 | jaboo | 21 jun 2014 20:26 | Em resposta a: #347536

Caro Sérgio Vale,

Pode encontrar alguns dados e alguma descendência Beltrão (dos Beltrão do Carapito) na obra do Pedro Quadros Saldanha "Os Trancosanos". Segundo essa obra, António de Almeida Beltrão (casado com Maria Luísa Saraiva) foi FSO e por isso se procurar essa habilitação de certo irá encontrar lá os dados genealógicos que procura.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Família Beltrão, de Aguiar da Beira e Carapito

#347540 | spsv | 21 jun 2014 21:47 | Em resposta a: #347537

Caro João Braz,

Obrigado pela informação, procurei a dita habilitação para FSO e encontrei através do google o link para a Diligência de Habilitação de António de Almeida Beltrão, mas a plataforma DIGITARQ parece estar com problemas.
Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

Família Beltrão, de Aguiar da Beira e Carapito

#347541 | spsv | 21 jun 2014 21:54 | Em resposta a: #347536

Parece que a plataforma já voltou a funcionar.

Resposta

Link directo:

Família Beltrão, de Aguiar da Beira e Carapito

#347561 | jaboo | 22 jun 2014 17:36 | Em resposta a: #347540

Caro Sérgio Vale,

Muito bom. Quando consultar essa habilitação, diga alguma coisa se encontrar dados novos! Talvez ajude outros confrades do forum.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Família Beltrão, de Aguiar da Beira e Carapito

#347563 | spsv | 22 jun 2014 19:00 | Em resposta a: #347561

Caro João Braz,

Assim o farei. Espero ir lá este verão, não sei é se terei tempo para todas as pesquisas que tenho em mente.

Entretanto descobri mais uns parentes dos Beltrão de Carapito que não constam dos nobiliários nem de outras obras! Com uma rápida pesquisa no DIGITARQ da Torre do Tombo encontrei um Alvará "Para que possa vender certa quantidade de bens de Raiz em Praça Pública" pertencente a Luísa Cardosa.

Neste Alvará consta bastante informação sobre este ramo "desconhecido", nomeadamente que a dita Luísa Cardosa era filha do L.do Leonardo Beltrão do Amaral, já defunto e de Isabel do Amaral, já defunta, moradores na Vila de Carapito, que teria menos de 18 anos e seria seu tutor Diogo da Fonseca Beltrão (casado com Brites Osório) e precisava de vender uma certa quantidade de bens de raiz de forma a atingir 450.000 réis, necessários para o dote e propinas para entrar no mosteiro do Tojal (Antigo Mosteiro de Nossa Senhora de Oliva, no lugar de Tojal, freguesia e concelho de Sátão, distrito de Viseu), onde teria a profissão de Religiosa.

Com as informações do dito documento pude entroncá-la na árvore abaixo, que já andava há algum tempo a tentar saber mais:

1. Luísa Cardosa, n: depois de 1628, (teve irmã Leonarda, f. em 1643) filha de:

2. L.do Leonardo Beltrão do Amaral, morador da vila de Carapito e falecido antes de 1646 e de

3. Isabel do Amaral, natural de Carapito, falecida a 05-10-1643 em Carapito, filha de:

6. Manuel do Amaral, falecido em 6-12-1620 em Carapito e de

7: Isabel da Fonseca, falecida depois de 1612, que eram os pais de

3. Filipa de Andrade, nascida e falecida em Carapito e mulher de André Beltrão Soares.

Este L.do Leonardo Beltrão do Amaral, agora especulando, seria talvez filho de Manuel Beltrão (pai de André Beltrão Soares) e de sua segunda mulher Maria do Amaral, que sendo assim teria mais uma irmã, Madalena do Amaral, que casou com Afonso Pinto de Campos e era avó materna de Maria Luísa Saraiva (casada com António de Almeida Beltrão).

Para quem estiver interessado deixo os respectivos links abaixo:

- Descrição do Alvará de Luísa Cardosa:
http://digitarq.arquivos.pt/details?id=2130908

- Imagem do Alvará de Luísa Cardosa:
http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2130314 (imagem 217.TIF)

Espero que mais alguém possa contribuir com mais elementos sobre estas famílias e seus antepassados.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 23:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen