Ajuda para decifrar um registo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda para decifrar um registo

#348219 | Tgalvao | 13 jul 2014 21:02

Caríssimos confrades,

Venho mais uma vez por este meio solicitar a ajuda de olhos mais experientes que me ajudem a decifrar este assento de baptismo de quem penso ser Rita Ludovina Castanheira de Gouveia Pinto *Anceriz.

http://pesquisa.auc.uc.pt/vaultimage/?id=8DD7BED500688378B6595F568EBC2335&r=0

Filha de Manoel Joaquim Ribeiro da Fonseca e D. Josefa Clara de Gouveia Pinto.

Resposta

Link directo:

Ajuda para decifrar um registo

#348265 | Tgalvao | 14 jul 2014 19:55 | Em resposta a: #348219

Precisava também de ajuda a decifrar este registo de casamento:

PAG 176 deste livro:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=31762

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para decifrar um registo

#348314 | jpm2353 | 16 jul 2014 02:23 | Em resposta a: #348219

Caro confrade,

A qualidade da imagem é péssima.
Veja pf. a minha mensagem ao tópico «Qualidade imagens no AUC», se conseguir localizar este assento por aí e se aqui publicar o caminho, talvez o consiga ajudar.

Com os melhores cumprimentos,
JMagalhães

Resposta

Link directo:

Ajuda para decifrar um registo

#348327 | Tgalvao | 16 jul 2014 15:02 | Em resposta a: #348219

O primeiro:(RITTA)
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-29437-18402-21?cc=1928593&wc=MPZ3-K6N:222378701,222378702,222378703,222395801


O segundo:(CASAMENTO DE MANUEL JOAQUIM E JOSEFA CLARA)
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-29437-16695-89?cc=1928593&wc=MPZ3-K6N:222378701,222378702,222378703,222395801

Resposta

Link directo:

Ajuda para decifrar um registo

#348336 | hlen | 16 jul 2014 16:55 | Em resposta a: #348219

Caro Tgalvao,

Uma tentativa de leitura parcial do registro de casamento referido de Manoel Joaquim e Josefa Clara segue,

"(...) Me.l Joachim Ribr.o de Affon.ca [e Alvim vasco] soltr.o na.l do lugar da Bemfeita [fr.s da V.a] [duvida] f.o legitimo do Cap.am Xavier Marques de Affon.ca na.l do lugar do garda Bemfeita nepto Paterno do Cap.am Me.l Marques da Costa, e de sua m.er Izabel da Fon.ca naturais do lugar do Salgueiro nepto Materno de Joao Nunes, e de sua m.er Maria Ribeira naturais do lugar da Bemfeita, com D. Josepha Clara Pt.o de Gouv.a soltr.a f.a legitim [do Dr. Christogino] Nunes Castanhr.a naturais deste lugar de Anseris e sua m.er D. Gregoria de Jesus Esteves de Gouv.a Pt.o na.l da v.a da Covilham Bisp.do da [cid.e da Gd.a,] nepta Paterna de Bento Dias Castr.a na.l deste lugar de Anseris e de sua m.er Maria Ignes na.l da v.a da [duvida] e nepta Materna [do Dr. Sylvestre] Esteves da [Fonceilica] na.l da v.a da Covilhaa, e de sua m.er Luiza [da G.a] Pt.o na.l do lugar de [duvida] (...)".

Saudacoes,
Herculano de Lima Einloft Neto

Resposta

Link directo:

Ajuda para decifrar um registo

#348337 | hlen | 16 jul 2014 17:08 | Em resposta a: #348219

Caro Tgalvao,

Eu tinha omitido uma linha. Uma outra tentativa de leitura parcial do registro de casamento referido de Manoel Joaquim e Josefa Clara segue,

"(...) Me.l Joachim Ribr.o de Affon.ca [e Alvim vasco] soltr.o na.l do lugar da Bemfeita [fr.s da V.a] [duvida] f.o legitimo do Cap.am Xavier Marques de Affon.ca na.l do lugar do Salgueiral, e de sua m.er Maria Ribeira na.l do lugar da Bemfeita nepto Paterno do Cap.am Me.l Marques da Costa, e de sua m.er Izabel da Fon.ca naturais do lugar do Salgueiro nepto Materno de Joao Nunes, e de sua m.er Maria Ribeira naturais do lugar da Bemfeita, com D. Josepha Clara Pt.o de Gouv.a soltr.a f.a legitim [do Dr. Christogino] Nunes Castanhr.a naturais deste lugar de Anseris e sua m.er D. Gregoria de Jesus Esteves de Gouv.a Pt.o na.l da v.a da Covilham Bisp.do da [cid.e da Gd.a,] nepta Paterna de Bento Dias Castr.a na.l deste lugar de Anseris e de sua m.er Maria Ignes na.l da v.a da [duvida] e nepta Materna [do Dr. Sylvestre] Esteves da [Fonceilica] na.l da v.a da Covilhaa, e de sua m.er Luiza [da G.a] Pt.o na.l do lugar de [duvida] (...)".

Saudacoes,
Herculano de Lima Einloft Neto

Resposta

Link directo:

Ajuda para decifrar um registo

#348340 | RCCORREIA | 16 jul 2014 17:38 | Em resposta a: #348219

"Aos dezasseis dias do mês de Janeiro de mil e sete centos e oitente e seis anos, na presença de mim e muita gente do povo, o padre João de Sousa cura atual desta paroquial igreja de S. Bento do lugar de Anseriz, Bispado de Coimbra ... Sto Sebastião ...por procuração do ... Reverendo Senhor Vigário Geral Severino de ... provisor se receberam por marido e mulher e por palavras de presente sem que houvesse impedimento algum na forma do Sagrado Concilio Tridentino, constituição e pastorais deste Bispado, Manuel Joaquim Ribeiro da Fonseca [...] soltreiro natural do lugar da Benfeita freguesia da vila de Coja filho legitimo do Capitão Xavier Marques da Fonseca natural do lugar do Salgueiral e de sua mulher Maria Ribeira natural do lugar da Benfeita neto paterno do Capitão Manuel Marques da Costa e de sua m.er Izabel da Fonseca naturais do lugar do Salgueiral neto materno de João Nunes e de sua mulher Maria Ribeira naturais do lugar da Benfeita, com D. Josefa Clara Pinto de Gouveia solteira filha legitima do
Dr. Crisógono Nunes Castanheira, naturais deste lugar de Anseriz, e de sua mulher D. Gregória de Jesus Esteves de Gouveia Pinto, natural da vila da Covilhã, neta paterna de Bento Dias Castanheira, natural de Anseriz, e de Maria Inês, natural da vila da Pampilhosa, neta materna do Dr. Silvestre Esteves da Fonseca, natural da vila da Covilhã, e de sua mulher Luísa de Gouveia Pinto, natural do lugar de Caria, todos três do Bispado da Guarda. Foram testemunhas Pedro de Abreu e seu filho José de Abreu, naturais da Quinta da Costa freguesia de Nogueira. Os pais dos contraentes prestaram seus consentimentos e por verdade faço este termo que assinamos dia, mes e era ut supra"

Resposta

Link directo:

Ajuda para decifrar um registo

#348341 | RCCORREIA | 16 jul 2014 18:10 | Em resposta a: #348219

"Subsídios

IX

Nos fins do século XVIII viram a luz na Bemfeita os dois mais antigos padres de que até ao presente encontrámos referência: um, que deve ter nascido por volta de 1773, chamava-se Luiz António Xavier da Fonseca; o outro, nascido cerca de 1795, usava o nome de António Pedro Nunes Teixeira.

O padre Luiz António Xavier da Fonseca era filho do capitão Xavier Marques da Fonseca, do Salgueiral de Côja, e de Maria Ribeiro, da Bemfeita; foi colocado na freguesia da Cerdeira em 1836 e ali faleceu, com mais de oitenta anos, em 22 de outubro de 1854.

Serviu de testemunha no casamento do dr. Joaquim José Dias com D. Rita Ludovina de Gouveia Pinto, de quem era tio paterno, consórcio celebrado na Bemfeita em 11 de junho de 1808."

Resposta

Link directo:

Ajuda para decifrar um registo

#348342 | Tgalvao | 16 jul 2014 18:43 | Em resposta a: #348219

Fico muito agradecido pela ajuda prestada caros Confrades, de facto a sabedoria e experiência é meio caminho andado para a compreensão destes escritos. Eu ainda tenho dificuldades em ler alguns registos, mas aos poucos, com a ajuda dos confrades vou aprendendo.

Os meus sinceros agradecimentos pela ajuda!

Tiago Galvão

Resposta

Link directo:

Ajuda para decifrar um registo

#348383 | RCCORREIA | 17 jul 2014 19:05 | Em resposta a: #348219

Aos vinte e seis dias do mês de Março de mil e setecentos e oitenta e nove anos, eu o padre João de Sousa cura atual neste Igreja de S. Bento do lugar de Anseriz Bispado de Coimbra baptizei solenemente e pus os Santos Óleos a Rita filha legitima, ... Manuel Joaquim Ribeiro da Fonseca, natural do lugar da Bemfeita freguesia da vila de Coja e de sua mulher D Josefa Clara Gouveia de Paiva natural deste lugar de Anseriz ... neta paterna de Xavier Marques da Fonseca, natural do lugar do Salgueiral e de sua mulher Maria Ribeiro natural do lugar da Bemfeita neta materna do Dr Crisogno Nunes Castanheira natural deste lugar de Anseriz e de sua mulher D. Gregória de Jesus Esteves Gouveia Pinto, natural da vila da Covilhã. Foram testemunhas o Dr Rodrigo Borges Pinto de Gouveia de Sever ... e N Sra do Desterro ...

Resposta

Link directo:

Ajuda para decifrar um registo

#348526 | Tgalvao | 21 jul 2014 19:39 | Em resposta a: #348219

Caríssimo confrades, desta vez venho pedir ajuda para tentar decifrar o nome da avó paterna do Baptizado:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-29437-12632-22?cc=1928593&wc=MPZ3-K6F:222378701,222378702,222378703,222385101

Eu julgo ser Marta Dias, mas gostava de ter a vossa opinião.

Muito Obrigado!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 10:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen