AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348241 | zeved | 14 jul 2014 14:08

Caros Confrades,

Solicito a alguém que frequente o ADVC e que tenha alguma disponibilidade, me procure o Assento de Baptismo de Flora Bernarda Pereira Pinto (de Castro?) da freguesia de Gondoriz.
Como referência indico que casou na freguesia do Vale em 24/1/1763 com António Luís de Sá Sottomaior de Barbosa.
A minhas dúvidas advém do facto de o Assento de Casamento de Flora Bernarda Pereira Pinto (de Castro?), apresentar o seu pai como Baltazar Pereira Pinto, e no assento de baptismo de seu filho António de Sá Sottomaior, apresentar o avô materno como Gabriel Luís Pereira Pinto.
Grato colaboração.
Hernani Sottomayor Araújo

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348403 | Casimiro | 18 jul 2014 17:23 | Em resposta a: #348241

Caro Confrade,

Estive hoje no Arquivo de Viana e não me deixaram consultar o livro de Gondoriz, pois o mesmo, nascimentos de 1718 a 1755, já se encontra digitalizado na net.
Aproveitei para procurar os irmãos do António, nascido em 29-04-1766 em São Pedro do Vale, na Casa e Quinta da Sub-Deveza. Todos eles, Mariana Luiza, Rita Clara, Mariana Flora, Flora Joaquina e Joseph, apresentam como avô materno Gabriel Luís Pereira Pinto de Castro.
Uma dúvida: como sabe que a Flora Bernarda nasceu em Gondoriz? E já agora, em que freguesia teriam casado os pais? Pesquisei em Vale e São Paio, Arcos e não encontrei.
Ao dispôr, cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348505 | zeved | 21 jul 2014 10:45 | Em resposta a: #348241

Caro confrade Casimiro Puga,

Em primeiro lugar quero agradecer-lhe publicamente a sua disponibilidade e boa vontade demonstrada não só a mim, como a todos os confrades com dificuldades de acesso ao ADVC.

Voltando à Flora Bernarda Pereira Pinto, à falta de mais informações, assumi que fosse de Gondoriz devido, e de acordo com Gayo ter existido uma família “Pereira Pinto” apelidos de seu pai, com origem em Gondoriz, Arcos de Valdevez, e também outra família na mesma freguesia de apelido “de Brito dos Guimarães” apelidos de sua mãe.

Tomo a liberdade de colocar no link http://s1332.photobucket.com/user/haraujo4/media/CasFBPP-page-001_zpsb9a5389c.jpg.html?sort=3&o=0 o assento de casamento de Flora, onde leio como seu pai Baltazar. Também não consegui decifrar de onde os pais são originários.

Qualquer ajuda que me possa dar para encontrar os avós de Flora Bernarda Pereira Pinto será bem recebida.

Com os meus melhores cumprimentos.
HSA

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348509 | jpm2353 | 21 jul 2014 14:26 | Em resposta a: #348505

Caro confrade Hernâni Sottomayor Araújo,

Através da ligação que publicou, consigo ler que os pais de D. Flora Bernarda Pereira Pinto, Baltazar Pereira Pinto e sua mulher D. Clemência Antónia de Brito dos Guimarães, são naturais da Vila dos Arcos, comarca de Valença.
Possivelmente já teria lido o mesmo que eu, pelo que a minha leitura não será uma mais-valia.
Entretanto lembrei-me de pesquisar na base de dados das Inquirições de Génere do Arq. Distr. de Braga e aparecem diversos processos da freguesia de São Salvador, Arcos de Valdevez cujo pai é um Baltazar Pereira Pinto sendo a mãe D. Brízida Araújo Barbosa. Poderá tratar-se do mesmo Baltazar casado outra vez com outra senhora ou de um parente próximo homónimo.
Envio-lhe a ligação a um dos processos de IG de um filho desse Baltazar e D. Brízida para que possa ver se há algum dado que lhe seja familiar e permita descobrir alguma coisa sobre o seu Baltazar: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-41273-7611-99?cc=2125025&wc=9KK9-P1V:363118001,363359301,1077029531,1077051709


Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348511 | zeved | 21 jul 2014 15:46 | Em resposta a: #348241

Caro João Peixoto de Magalhães,

Desde já agradeço o seu interesse e colaboração. O problema com que estou confrontado é de não encontrar o assento de baptismo de D. Flora, o assento de casamento de um possível segundo matrimónio de Baltazar Pereira Pinto, ou qualquer outra ligação entre Baltazar e Gabriel Luís Pereira Pinto.

Mais informo, que de acordo com a investigação feita pelo sempre prestável confrade Casimiro Puga, no ADVC, todos os filhos de Flora Bernarda Pereira Pinto e António Luís de Sá Sotomaior de Barbosa apresentam como avô materno Gabriel Luís Pereira Pinto e não Baltazar Pereira Pinto.

Talvez o confrade Casimiro Puga consiga eventualmente descobrir o assento de baptismo de Flora Bernarda Pereira Pinto e desvendar este imbróglio.

Com os meus melhores cumprimentos.
HSA

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348512 | spsv | 21 jul 2014 16:26 | Em resposta a: #348241

Caro Hernani Sottomayor Araújo,

No assento de casamento que publicou neste tópico lê-se que a D Flora era natural da "Vila de Arcos", o que corresponderá actualmente à paróquia de Salvador, Arcos de Valdevez, Arcos de Valdevez, pelo que deve procurar o baptismo da D Flora nesse lugar. Informo também que não se encontram os online registos dessa freguesia, como pode confirmar em http://tombo.pt/f/avv34.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348514 | spsv | 21 jul 2014 16:32 | Em resposta a: #348241

Caro Hernâni Sottomayor Araújo,

Por lapso não incluí na minha mensagem anterior que também deve procurar o baptismo da D Flora na paróquia de São Paio, Arcos de Valdevez uma vez que pertencem as duas à mesma Vila de Arcos de Valdevez.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348548 | zeved | 22 jul 2014 13:17 | Em resposta a: #348241

Caro Sérgio Vale,

Desde já agradeço o seu "input". Infelizmente como não tenho acesso ao ADVC, terei que esperar que algum abnegado confrade tenha a gentileza de me procurar o dito assento de baptismo na freguesia de Salvador.
Melhores cumprimentos.

HSA

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348554 | Casimiro | 22 jul 2014 17:45 | Em resposta a: #348241

Caro confrade,

Há gente com muita sorte, por isso aqui vai.

Gabriel Luís Pereira Pinto casou em 22 de Agosto de 1748 em São Salvador, Arcos de Valdevez, com D. Clemência Antónia de Brito e Araújo.
Ele filho de Baltazar Pereira Pinto, morador na vila dos Arcos e de D. Brízida de Araújo Barbosa. Neto paterno de Miguel Pereira Pinto, desta vila (Arcos) e de D. Leonor Gomes e neto materno de Rafael de Araújo e Sousa e de D. Isabel de Araújo Barbosa, naturais e moradores no lugar do Pugido, Gondoriz.
Ela filha de António de Brito dos Guimarães, morador em Gondariz e de Ventura de Araújo e Costa. Neta paterna de Domingos de Brito e de Sabina de Brito e neta materna de Manuel de Araújo Xisto e de Ursula da Costa de Amorim, de Vale.
... dispensados no quarto grau de consanguinidade, estando por testemunhas o Padre Marcos de Brito, da freguesia de São Cosme e Damião, Domingos de Sousa e seu filho Pedro António, da freguesia de Santa Eulália de Rio de Moinhos e António de Brito, pai da contraente, da freguesia de Gondoriz e o Reverendo Miguel de Sousa, Abade desta freguesia e o Padre Manuel Vaz da Silva e outras mais pessoas que estavam presentes ...
(Cota: 3.3.2.11, Misto 2, 1710-1748, fls. 73 (última folha do livro), São Salvador, Arcos de Valdevez).

Em consequência deste achado, procurei e encontrei o baptizado da Flora em São Salvador, em 16-06-1749 e nascida em 11-06-1749. Por esta data, a Flora Bernarda casou c/ cerca de 13 anos e meio.
Padrinhos: Pedro António de Sousa Pereira Pinto, solteiro, filho de Domingos de Sousa, da freguesia de Santa Vaya e madrinha D. Flora Pereira Pinto, filha de Francisco de Araújo Morim, da freguesia de Madalena de Jolda.
(Cota: 3.3.2.13, Nascimentos 2, 1745-1776, fls. 27 v. e 28, São Salvador, Arcos).
Desde 1748 a 1865 não aparece o registo de qualquer possível irmão da Flora. Possivelmente os pais teriam ido para outra freguesia ou não.

Depois de bem compilar isto tudo, veja o que faz falta e se estiver dentro das minhas possibilidades ...

Com os meus melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348560 | jpm2353 | 22 jul 2014 22:07 | Em resposta a: #348554

Caro confrade Hernâni Sottomayor Araújo,

Face ao que o benemérito confrade Casimiro Puga aqui publicou envio-lhe alguns nº de processo de IG de familiares seus, entre os quais o do pai de D. Flora.
http://epl.di.uminho.pt/~jcr/PROJS/inquiricoes/novo_pgsql/igenere/processo.php?pid=15647

Com os melhores cumprimentos,
JPM

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348563 | spsv | 23 jul 2014 00:43 | Em resposta a: #348241

Caro Hernani Sottomayor Araújo,

Nos links abaixo pode ver algumas das Inquirições de Genere que se encontram online, que contêm informações interessantes, como por exemplo a facto de o seu antepassado Gonçalo Luís e os irmãos serem 14 ao todo, entre outras coisas.

Link para as IG de Pedro (irmão de Gonçalo):
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-40602-2995-18?cc=2125025&wc=9KK9-4WR:363118001,363359301,1077029531,1077045007

Link para as outras IG que terá de procurar uma por uma:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-40602-2995-18?cc=2125025&wc=9KK9-4WR:363118001,363359301,1077029531,1077045007#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fwaypoint%2F9KKM-7MD%3A363118001%2C363359301%2C1077029531%3Fcc%3D2125025

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348565 | zeved | 23 jul 2014 09:36 | Em resposta a: #348241

Caros Confrades,

A todos que me ajudaram neste processo, o meu bem-haja. Mais uma vez a ideia fundamental deste Fórum foi alcançada para o bem da Genealogia.

Especialmente ao confrade Casimiro Puga, sempre disponível para ajudar-nos no ADVC, os meus sinceros agradecimentos.
.
Hernani Sottomayor Araújo

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348892 | zeved | 04 ago 2014 09:57 | Em resposta a: #348554

Caro Confrade Casimiro Puga,

Sem de maneira nenhuma querer abusar da sua paciência e boa vontade, caso seja possível e dentro da sua disponibilidade, agradecia uma vez mais os seus bons ofícios junto do ADVC.

Procuro dados sobre pais e avós de Maria Caetana da Rocha, nascida entre 1750 e 1800, casada com António Fernandes, avó materna de Simão José de Santana e Rocha, nascido em 10/03/1856 no lugar do Porto do Rio, freguesia de Sabadim, concelho de Arcos de Valdevez.

Tenho em meu poder o assento de baptismo de Simão José de Santana e Rocha, que se encontra no L. 3.3.2.2, fl. 194 (Sabadim), mas sobre Maria Caetana da Rocha, nada.

Mais informo que de acordo com o assento de baptismo de Simão José de Santana e Rocha, os avós paternos residiam também em Sabadim, mas não ponho de parte a hipótese de a avó materna (Maria Caetana) ter nascido na freguesia de Aguiã.

Desde já agradeço qualquer ajuda que o Casimiro Puga ou outro confrade, eventualmente me possam dar nesta investigação.

Com os meus melhores cumprimentos.
HSA

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348935 | Casimiro | 05 ago 2014 19:02 | Em resposta a: #348892

Caro confrade,

Maria Caetana da Rocha nasceu em 27-09-1774 no lugar do Porto do Rio, Sabadim.
(Cota: 3.3.2.1, fls. 32 v.).

Irmãos:
José António, nascido em 14-04-1770 (Cota: 3.3.2.1, fls. 6).
Francisca Maria, nascida em 13-05-1772 (Cota: 3.3.2.1, fls. 16 v.).

Luís António da Rocha e Joaquina de Jesus de Araújo Lima casaram em 17-01-1850 em Sabadim.
Ele filho de António José Fernandes e de Maria Caetana da Rocha, do lugar do Porto do Rio, Sabadim, neto paterno de António Fernandes de Brito e de Rosa Maria de Sousa, do lugar da Barrosinha e neto materno de António da Rocha e de Antónia de Caldas, do lugar do Porto do Rio.
Ela filha de Miguel Carlos de Araújo Lima, da Casa do Trogal e de Maria de Jesus e Araújo, neta paterna de Francisco Freire de Lima e de Ana Maria Barbosa, do lugar do Trogal e neta materna de António de Araújo Barbosa e de Vitoriana Maria de Lima, da Eira de Baixo(?).
(Cota: 3.2.5.33, fls. 70 v. Testemunhas: os Reverendos Luís José de Brito, da Casa do Felgido(?) e Manuel José de Araújo Lima, da Casa do Trogal e Francisco Vaz, morador na Casa da Quinta, lugar de S. Fins, Sabadim).

António José Fernandes e Maria Caetana da Rocha casaram em 17-02-1800 em Sabadim.
Ele filho de António Fernandes de Brito e de Rosa Maria de Sousa, do lugar da Barrosinha, neto paterno de Gregório Fernandes e de Maria de Brito, da Barrosinha e materno de Luiza da Cunha, solteira, de Ferreira, Paredes de Coura.
Ela filha de António da Rocha e de Antónia de Caldas, de Porto do Rio, neta paterna de Bento da Rocha e de Catarina da Costa, do lugar da Lamela, Sabadim e neta materna de Francisco Pires e de Maria de Caldas, do Porto do Rio.
Testemunhas: o Capitão António de Sousa Lima e António José Rodrigues, Escrivão dos Arcos e Francisco Xavier de Brito, da Barrosinha, Sabadim.
(Cota: 3.3.2.5, fls. 171, Sabadim).

António Fernandes de Brito e Rosa Maria de Sousa casaram em 20-11-1763 em Sabadim.
Ele filho de Gregório Fernandes e de Maria de Brito, da Barrosinha, neto paterno de Paulo Fernandes e de Maria Afonso, do lugar do Outeiro, Arcozelo, Ponte de Lima e neto materno de Bento de Araújo e de Ana de Brito, do lugar da Barrosinha, Sabadim.
Ela filha natural de Luiza da Cunha, de Ferreira, Coura e neta materna de Domingos da Cunha e de Maria da Cunha, de Ferreira, Coura.
(Cota: 3.3.2.5, fls. 88, Sabadim).

António da Rocha e Antónia de Caldas casaram em 23-01-1769 em Sabadim.
Ele filho de Bento da Rocha e de Catarina da Costa, do lugar da Lamela, Sabadim, neto paterno de João da Rocha e de Domingas Barbosa, da Lamela e neto materno de José Domingues e de Custódia da Costa, de Sabadim.
Ela filha de Francisco Pires e de Maria de Caldas, do Porto do Rio, neta paterna de António Pires e de Ana Rodrigues, de Sabadim e neta materna de José Vaz e de Ana de Caldas, de Sabadim.
(Cota: 3.3.2.5, fls. 98 e 98 v., Sabadim).

Francisco Freire de Lima e Ana Maria Barbosa casaram em 05-05-1764 em Sabadim.
Ele filho de Cipriano Gomes de Lima e de Isabel Freire, do Trogal, neto paterno de Domingos Fernandes e de Catarina Gonçalves, do lugar de Telhosa (será Telhado?), Vilela, Arcos e neto materno de Francisca de Araújo, solteira, filha esta de Domingos Gonçalves e de Ana de Araújo, de Sabadim.
Ele filha de Manuel de Araújo, do lugar de Cestães e de Maria Barbosa, do lugar da Quintam, neta paterna de João Antunes e de Bento de Araújo, de Guilhafonche e neta materna de Bartolo Barbosa e de Isabel Lopes, do lugar da Quintam, Sabadim.
(Cota: 3.3.2.5, fls. 89, Sabadim).

António de Araújo Barbosa e Vitoriana Maria de Lima casaram em 28-11-1767 em Sabadim.
Ele filho de Francisco de Araújo e de Maria Barbosa, neto paterno de Domingos de Araújo e de Maria Barbosa, do lugar do Enxerto, Rio Frio (Arcos) e neto materno de Francisco Dantas e Paula Dantas, do lugar da Torre, Rio Frio.
Ela filha de António Gomes e de Francisco Nunes (ou Rodrigues), do lugar de Cestães, neta paterna de Domingos Fernandes e de Maria Gonçalves, do lugar do Telhado, Vilela e neta materna de Domingos Rodrigues Nunes e de Catarina Fernandes, da freguesia de Mei, Arcos.
(Cota: 3.3.2.5, fls. 96 v., Sabadim).

Se tiver alguma dúvida, informe-me, pois com todos estes dados, é natural que haja alguma inprecisão.

Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

AJUDA - ADVC - Freguesia de Gondoriz

#348946 | zeved | 06 ago 2014 09:56 | Em resposta a: #348241

Caro Casimiro Puga,

Não tenho palavras para lhe agradecer, é realmente muita informação para digerir.

Os dados de Francisco Xavier Freire de Lima da Casa do Trogal, até ao momento batem certo com a informação que eu já tinha na minha base de dados, sobre Maria Caetana da Rocha, a informação é toda nova para mim.

Mais uma vez os meus agradecimentos pela sua disponibilidade e informo que entrarei em contacto caso tenha alguma dúvida.

Melhores cumprimentos
HSA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 13:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen