Teixeira de Sampaio / Teixeira da Cunha / Magalhães de Alijó / Carlão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Teixeira de Sampaio / Teixiera da Cunha / Magalhães de Alijó / Carlão

#348656 | João Mamed | 27 jul 2014 15:59

Boa tarde

O Dr. Júlio Teixeira na sua obra dá como pai de Gonçalo Teixeira da Cunha (de Sampaio) Francisco Teixeira de Sampaio Alcoforado, e mãe Maria de La Puente. Mas a I.G. de João Teixeira da Cunha filho do referido Gonçalo, identifica como seus avós paternos Estêvão Teixeira da Cunha e D. Teresa Pinheiro, da freguesia da Golfeira, Mirandela.
De igual modo identifica como pai da mulher de Gonçalo Teixeira da Cunha, Catarina de Magalhães, José Sobrinho de Mesquita, mas na IG o nome do avô materno é Domingos Sobrinho de Mesquita, de Carlão. A avó materna é a única coisa que está bem: Filipa de Magalhães.
A base de dados do Geneall está, erradamente, apoiada na obra do Dr. Júlio Teixeira.

Cpts.
João Mamede

Resposta

Link directo:

Teixeira de Sampaio / Teixiera da Cunha / Magalhães de Alijó / Carlão

#348693 | AQF | 28 jul 2014 14:11 | Em resposta a: #348656

Caro João Mamede,

Embora o tema já tenha aqui sido tratado pelo confrade António Taveira e por mim em tópicos de Alijó (ver p. ex. http://geneall.net/pt/forum/16220/borges-moutinhos-de-alijo/#a286085), agradeço o alerta ao Geneall.

Contudo, penso que este método não costuma ser eficaz para alterações da BD do Geneall, sugerindo-lhe que use o pedido de correcção da base de dados, justificando a alteração com as fontes que indicou.

Como saberá, infelizmente, esta situação não é única, pois erros destes são recorrentes nas obras de Júlio Teixeira, Felgueiras Gayo e outros autores, e, consequentemente, em todos os que o seguem sem validar a informação.

Esperemos que a pouco e pouco se vão depurando esses erros a bem da verdade genealógica.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Teixeira de Sampaio / Teixiera da Cunha / Magalhães de Alijó / Carlão

#348830 | João Mamed | 02 ago 2014 19:02 | Em resposta a: #348656

Caro Ângelo da Fonseca

Muito obrigado pela sua resposta. Curiosamente Gonçalo Teixeira da Cunha e Catarina de Magalhães são antepassado da mulher do Dr. Júlio Teixeira.
Sobre o Estêvão Teixeira e sua mulher sabe quem foram os seus pais?

Peço-lhe desculpa por só hoje lhe estar a responder, mas o Geneall não me avisou da sua mensagem.

Cpts.
João Mamede

Resposta

Link directo:

Teixeira de Sampaio / Teixeira da Cunha / Magalhães de Alijó / Carlão

#349025 | FGJ | 07 ago 2014 23:15 | Em resposta a: #348656

Esperando ajudar alguém informo alguma coisa sobre os TEIXEIRA DA CUNHA do Rio de Janeiro.
JACINTHO TEIXEIRA DA CUNHA. Sogro de CONSTANÇA AUGUSTA MATTOS MONTENEGRO.
1860-Dispensado de ser jurado no Rio de Janeiro por morar em Niterói(DRJ/ed.18.04.1860).
1871-Cumprimentado pelo seu aniversário(Diário do Commercio/ed.08.01.1891).
MATHIAS TEIXEIRA DA CUNHA, cunhado de CONSTANÇA AUGUSTA MATTOS MONTENEGRO(1835-????), nasceu na freguesia do Sacramento da cidade do Rio de Janeiro. Casou pela primeira vez com
MARIA LUIZA INOCÊNCIA FREIRE na freguesia de São José, também no Rio (L 5º, fls 108), em 1843. Seu segundo casamento foi com
MARIA EUFROSINA DA FONSECA, nascida na freguesia do Engenho Velho do Rio de Janeiro, filha de JOSÉ PEREIRA DA FONSECA e de BARBARA MARIA. O segundo casamento foi realizado em 12/04/1846 (ACMRJ/Candelária, L-10, fls 79v).
1856-Por decreto de 15/12/1856, MATHIAS “recebe a serventia vitalícia do ofício de 2º tabelião e escrivão das execuções cíveis e crime do termo de Estrella, na Província do Rio de Janeiro”(Correio da Tarde/ed.19.12.1856).
1859-Já se vê no Correio da Tarde (ed.1812.1859) uma certidão passada por MATHIAS datada do Rio de Janeiro.
1863-MATHIAS é identificado e citado como tabelião pelo Diário do Rio de Janeiro(ed.03/031863). Em edições de julho/1863 aparecem transcrições de certidões assinadas por MATHIAS como tabelião, uma datada do dia 13 e outra, do dia 20, publicada no DRJ do dia 21.
1871-MATHIAS morava no Beco do Suspiro 14, no Livramento, onde podia ser procurado para testamentos a qualquer hora da noite, conforme anúncio no Diário de Notícias de 31/05/1871, pag.8. O nome atual desse beco é Rua João Álvares.
1880-Salvo homonímia, na década de 1880, MATHIAS era Tabelião do 1º Ofício de Notas na cidade do Rio de Janeiro, com cartório na Rua do Rosário 66, residindo na Praça Pinto Lima 18_atual Praça Dom Pedro II_ em Niterói(WEHRS, pag.272).
FONTES&ABREVIATURAS
ACMRJ=Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.
DRJ=Diario do Rio de Janeiro.
WEHRS=”Niterói, cidade sorriso. História de um lugar”.Edição do autor,Carlos Wehrs,1984.
Atenciosamente,
FREDERICO

Resposta

Link directo:

Teixeira de Sampaio / Teixeira da Cunha / Magalhães de Alijó / Carlão

#349951 | AQF | 05 set 2014 15:55 | Em resposta a: #348830

Caro João Mamede,

Agora fui eu que não dei conta da sua mensagem, daí o atraso na resposta.

Infelizmente, também estou parado no Estêvão Teixeira e esposa. Ainda não tive tempo de ver se é possível recuar mais alguma geração e como dificuldade adicional estou longe de Braga para explorar as IG's mais antigas.

Se acaso descobrir alguma coisa avisarei e peço-lhe o mesmo.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Teixeira de Sampaio / Teixeira da Cunha / Magalhães de Alijó / Carlão

#374927 | João Mamed | 04 nov 2016 16:18 | Em resposta a: #348656

Caro Ângelo da Fonseca

Parece que Estêvão Teixeira é filho de Baltazar Silvestre e de sua mãe Maria Teixeira, falecida a 21/9/1578 em Suçães, Mirandela.

(Hab, Sto Oficio - João Teixª. da Cunha)

Cpts.
João M.

Resposta

Link directo:

Teixeira de Sampaio / Teixeira da Cunha / Magalhães de Alijó / Carlão

#375496 | AQF | 23 nov 2016 03:07 | Em resposta a: #374927

Caro João Mamede,

Penso que não fui avisado desta sua mensagem, que só agora dei conta dela, daí o atraso neste agradecimento ao seu envio da informação.

Sabia que os processos de habilitação ao S. O. têm vindo a ser disponibilizados em linha, mas, por falta de tempo, não tenho feito pesquisa sistemática deles e não sabia que o P.e João Teixeira da Cruz tinha sido FSO.

Tomei nota da sua informação e logo que possa vou ler o referido processo, que pode ser visto no site da TT em http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2332599 .

Curiosamente, sobre este Padre, no meu site tinha o link de uma mensagem do confrade António Macedo (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=273583#lista), onde ele já referia os nomes que indicou.

Também tinha o link da IG do referido padre (I.G. de 1691-12-18, proc. n.º 19.165 no ADB, ver https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-42432-662-36?cc=2125025&wc=SSVT-NQM:363117901,363394601,363406701,1077064928), que seguramente indicarão os avós paternos, mas que, por qualquer razão, em ambos os casos nem os acrescentei à minha B. D. nem lhe deixei aviso como prometido.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Teixeira de Sampaio / Teixeira da Cunha / Magalhães de Alijó / Carlão

#375516 | AQF | 23 nov 2016 13:04 | Em resposta a: #374927

Caro João Mamede,

Talvez devido ao adiantado da hora, fiz confusão entre os avós e os bisavós do Padre João Teixeira da Cunha. De facto, os avós já eram do nossos conhecimento e já estavam na minha B.D., e por isso não houve falha minha em avisá-lo.

Os bisavós paternos que indicou é que são a novidade que terá recolhido nos testemunhos do processo de FSO e que eventualmente também poderão vir nomeados nos testemunhos da IG do padre, mas que eu não encontrei porque não li o processo todo.

Se se confirmarem os nomes Baltazar Silvestre e Maria Teixeira como bisavós, "só" falta saber-se quem eram os pais deles ...

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 set 2024, 20:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen