Carta de Brasão

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Carta de Brasão

#348838 | Júlia Brandão | 02 ago 2014 20:34

Procuro alguma informação que me leve à carta de brasão (com o desenho do brasão) de "José Antonio Sanches Brandão de Barbosa e Silva"; já vi a sua referência na torre do tombo, bem como na obra do visconde sanches de Baema - archivo heraldico genealogico; queria saber se existe algum livro ou documento no qual o desenho se encontre.
Desde já, muito grata pela informação disponibilizada
Júlia Brandão

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348845 | RCCORREIA | 03 ago 2014 00:07 | Em resposta a: #348838

Encontra alguma informação em "Ferreira Pinto Brandão" de Manuel A Soveral que facilmente encontra na internet.

RCCORREIA

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348846 | RCCORREIA | 03 ago 2014 00:35 | Em resposta a: #348838

Está representada a pedra de armas no Solar dos Brandões em Sanfins de Ferreira onde funciona hoje um Museu, e que fica ao lado da Igreja Velha daquele lugar.

A pedra apresenta um escudo esquartelado tem as armas dos Silva (I), Brandão (II), Ferreira (III) e Barbosa (IV) com timbre dos Silva.

RCC

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348847 | RCCORREIA | 03 ago 2014 00:37 | Em resposta a: #348838

http://retratoserecantos.pt/freguesia.php?id=844#

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348855 | Júlia Brandão | 03 ago 2014 11:58 | Em resposta a: #348838

Nem sempre coincidentes com os dados que se retiram da obra do Visconde Sanches de Baema, senão vejamos:
A Mãe do "José António Sanches Brandão de Barbosa e Silva", na obra do Visconde S. B. chama-se "Maria de Barbosa Leam" o Ex.Mo Dr. M. A. Soveral chama-lhe "Maria Barbosa de Leão";
O Avó paterno, na obra do V. S. B. dá pelo nome de "Simeão Ribeiro da Silva", o M. A. S. troca-lhe a ordem para "Simeão da Silva Ribeiro". São dados que importa estarem correctos, para quem procura mais informação para a sua árvore genealógica.

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348858 | Júlia Brandão | 03 ago 2014 12:09 | Em resposta a: #348838

Obrigada pela sua ajuda Ex.Mo RCC, mas sei de tudo isso, uma vez que vivo perto do museu da citânia, em Sanfins de Ferreira; o que eu queria era ver a representação gráfica do Brasão, uma vez que existem duvidas por esclarecer quanto à sua representação na pedra.

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348871 | RCCORREIA | 03 ago 2014 18:34 | Em resposta a: #348838

Cara Júlia Brandão

1. Peço-lhe para retirar os tratamentos "especiais". É sempre um prazer ajudar e aqui somos todos confrades e confreiras destas pesquisas e assuntos.

2. Leam=Leão, apenas variando na grafia antiga e actual.

3. Os apelidos nem sempre eram usados na mesma ordem, podendo referir-se à mesma pessoa. No baptismo muitas vezes colocava-se apenas o nome próprio e só mais tarde se referiam as pessoas com apelidos.

4. Quero com isto dizer que quer SB quer MAS podem estar certos dependendo das fontes que utilizaram e referiram-se seguramente aos mesmos.

5. Pela foto da pedra de armas a representação está correcta Silva - um leão rompante, Brandão - cinco brandões postos em santor, Ferreira - quatro faixas, Barbosa - banda com crescentes e dois leões passantes, timbre o leão do escudo dos Silvas. Faltam as cores...

6. Nada garante que a CBA (dos dois irmãos) possua o desenho podendo conter apenas a descrição que remetendo para as dos chefes das famílias acima as faria iguais às da pedra da entrada do museu. Teriam diferenças no I para identificar a qual dos irmãos seria cada.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348883 | Júlia Brandão | 03 ago 2014 22:14 | Em resposta a: #348838

Caro Confrade Rui, obrigada pelos esclarecimentos em relação aos nomes das pessoas; Quanto ao Brasão e às suas cores, elas estão descritas num papel que um familiar tinha em sua posse (só com o seguinte):

"Armas - Um Escudo esquartelado; No primeiro quartel as Armas dos Silvas, (de prata, leão de purpura armado de azul), no segundo Brandões, (de azul, cinco brandões de ouro acesos), no terceiro as dos Ferreiras, (em campo vermelho, quatro faixas de ouro), no quarto as dos Barbosas, (de prata, uma banda azul com três crescentes de ouro, entre dois leões batalhantes de vermelho).
Elmo de prata, aberto, guarnecido de ouro; Paquife dos metais e cores das Armas; Timbre dos Silvas (o leão de armas), e por diferença uma Brica de azul com um farpão de prata."

A minha dúvida, remete para o tipo de Elmo Aberto (viseira?);
Cores: língua do Leão nos Silvas; Cor dos Leões nos Barbosas; Cores do Paquife;
Saber se está representado algum "Suporte" no Brasão de pedra;
Está representado o paquife no Brasão de pedra, uma vez que não vejo qualquer ligação com o elmo?
É por isto que gostava de ver uma representação gráfica do mesmo, para esclarecer as minhas dúvidas e poder desenhar o mesmo o mais correctamente possível.

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348887 | RCCORREIA | 04 ago 2014 00:10 | Em resposta a: #348838

Cara Júlia

Da fotografia que vi da pedra (obviamente sem cores) é visível paquife (que na ilustração deverá ser de prata e vermelho, metal e cor do I) mas não suporte (a pedra em si já suporta as armas). O elmo em prata terá viseira aberta.

A lingua deve ser azul. Os leões em Barbosa são vermelhos (gules).

Se pesquisar "brasão silva brandão" deve achar a imagem dum (com o III e IV diferentes) num blog conhecido de heráldica. No mesmo acha exemplos dos outros quarteis (Ferreira e Barbosa).

Rui

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348895 | Júlia Brandão | 04 ago 2014 15:31 | Em resposta a: #348838

Caro Rui, obrigada mais uma vez por me estar a ajudar, e sem querer ser maçuda com tudo isto vamos então ás minhas dúvidas:

Em 1.º lugar sobre as cores do Paquife, penso eu que quereria dizer "...metal e cor do III".
Sendo dito na C. B. "Paquife dos Metais e cores das Armas", porque é que o Paquife não leva as cores dos Metais (Ouro e Prata) e as das Armas (Vermelho e Azul)?

2º - "O elmo em prata terá viseira aberta", refere-se ao seguinte elmo:
http://???.armorial.net/imagens/elmo_des2.gif
ou a este:
http://???.armorial.net/imagens/elmo_des3.gif

3º - "Os leões em Barbosa são vermelhos (gules)", aqui devo dizer-lhe que tem sido a minha principal dúvida, uma vez que na minha primeira tentativa de colorir os ditos, pintei-os de vermelho (Corpo, garras e língua), por causa do "... entre dois leões batalhantes de vermelho", mas depois de ver as seguintes obras de referência:

Livro do Armeiro-Mor 1506-1509 - Jean du Cros, Pag.31:
http://???.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CDQQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.vikinganswerlady.com%2FFTP_Files%2F1506-1509_Livro_do_Armeiro-Mor_Portugal.pdf&ei=A4zfU9HuOsqp0AW38oBg&usg=AFQjCNHBzk8rAYCDS5ksWw3zS-o8WLZ6BQ&bvm=bv.72197243,d.d2k

Livro da Nobreza e Perfeiçam das Armas, mais conhecido por Livro da Torre do Tombo - António Godinho:
http://???.digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4162407 no separador (PT-TT-CR-D-A-1-20_m0049.TIF)

E o Livro Armaria Portuguesa - Braamcamp Freire, Pag. 60
https://???.archive.org/details/armariaportugues00braauoft
Não serão os leões na cor purpura, e o termo "batalhantes de vermelho", refere-se ás suas garras e língua?

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348915 | RCCORREIA | 04 ago 2014 23:03 | Em resposta a: #348838

Cara Júlia

Em principio o paquife tem apenas 2 cores (um metal e uma cor) sendo normal serem as do escudo mais relevante (num esquartelado o primeiro) e por isso prata e púrpura no caso concreto.

Iria mais pela primeira opção do elmo. Não significa que não possa ser outra. Depende do artista. Veja por exemplo em sites de referência como o "Rei d'Armas" alguns exemplos.

Quanto a Barbosa diz-se que as armas são "de prata, uma banda azul carregada de três crescentes de ouro, ladeada de dois leões afrontados e trepantes de púrpura, armados e lampassados de vermelho. Timbre: um dos leões do escudo, sainte.", apesar de no texto que tinha colocado aqui dizer que eram vermelhos (que também já vi assim representados e por vezes também suceder com os Silvas). Batalhantes porque parecem ser colocados em posições opostas e de luta entre si.

Acho que se no I usar o leão de púrpura, usaria a mesma cor nos leões do IV.

Rui




Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348951 | Júlia Brandão | 06 ago 2014 13:23 | Em resposta a: #348838

Caro Rui

Mais uma vez o meu obrigada pela sua colaboração, e apraz-me dizer-lhe que a sua ajuda tem contribuído muito para o esclarecimento das minhas dúvidas.
Quanto ao Paquife, só lamento é que não hajam regras definidas para a sua representação (cores), senão vejamos o que diz num site de heráldica... "É de consenso geral entre os heraldistas que a sua coloração é definida pela cor mais externa do escudo, mais a cor de um metal também do escudo....", neste caso eu iria para o Vermelho mais a Prata.
Quanto ao Elmo, também estou mais inclinada para o Elmo de torneio de Viseira aberta.
E os Leões do Barbosa, vou colocar de purpura também.
Mais uma vez obrigada pela sua ajuda e mais tarde colocarei aqui um link para o desenho do brasão.

Júlia Brandão

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#348963 | RCCORREIA | 06 ago 2014 16:31 | Em resposta a: #348838

Talvez prata e púrpura, metal e cor predominantes em 2 quartéis.
Fica muito bem.
O II é de azul e o III de vermelho.

Como está aqui //miguelboto.blogspot.com/2011/05/francisco-pinto-brandao.html ?

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#349000 | RCCORREIA | 07 ago 2014 15:46 | Em resposta a: #348838

Apesar das minhas limitações artisiticas fiz um esboço do mesmo para orientação
ver //meditar365.weebly.com/-textos.html

RCC

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#349093 | Júlia Brandão | 09 ago 2014 20:34 | Em resposta a: #348838

Ou seja qualquer coisa deste género:

http://i918.photobucket.com/albums/ad22/ariafdio/NovoBrasatildeoASBBS2_zps2bf19be2.jpg

Agradeço imenso a sua ajuda confrade Rui Correia.

Júlia Brandão

Resposta

Link directo:

Carta de Brasão

#349101 | RCCORREIA | 09 ago 2014 23:39 | Em resposta a: #348838

Cara Júlia

Está certa. E muito melhor executada.

Fico satisfeito em ter podido ajudar.

Rui

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 14:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen