Sampaios de Felgueiras

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

Sampaios de Felgueiras

#348998 | Cellanova | 07 ago 2014 13:13

Boa tarde,


Gostava de perguntar aos estimados confrades, se algum dos mesmos tem em conhecimento, algum estudo sobre os Sampaios de Margaride, Pombeiro, Vila Fria, Torrados, Pinheiro, todas estas freguesias do concelho de Felgueiras.

Obrigado
Os melhores cumprimentos,
RMS

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349037 | lacardoso | 08 ago 2014 13:44 | Em resposta a: #348998

Caro confrade RMS

Não tenho conhecimento de nenhum estudo mas também em Felgueiras, procuro os ascendentes de:
António de Sampaio (? - Friande, Felgueiras 25.05.1689) e Catarina da Cunha (? - Friande, Felgueiras 12.11.1686) que casam antes de 1641 e têm em Friande, pelo menos:
-- Maria da Cunha (11.01.1641), que casa em Friande a 07.01.1658 com Manuel Carneiro Ribeiro, testemunhas Matias de Lemos Ribeiro, Gonçalo Ribeiro e Jorge Ribeiro e que casa 2ª vez em 1670 com Santos Gonçalves
-- Catarina da Cunha (06.02.1643), que casa em Friande a 26.05.1669 com Domingos Martins, testemunhas Martim Teixeira Coelho e seu filho Luís Teixeira e António Machado Coelho, todos de Sendim

Possui alguma informação adicional deste casal que me permita progredir na ascendência?
Com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

João Alves Lopes e Custódia Marinho de Sampaio

#349152 | jmmoreira | 11 ago 2014 17:17 | Em resposta a: #348998

Caros confrades,

Tenho na minha ascendência o casal João Alves Lopes e Custódia Marinho de Sampaio. Terão nascido, estimo, na primeira década de 1700. Viveram nos lugares de Revel e Cortinhas, freguesia de Regadas, Fafe. No entanto, deveriam ser naturais, mas sem certezas, ele, da freguesia de Lordelo, Felgueiras, e ela de de Friande, Felgueiras. Sobre ela, sei que há um registo de nascimento em Friande de uma Custódia, a 2-1-1698, afilhada de uma Maria filha de António Marinho e de Joana de Sampaio, do lugar de Santo André, Friande. Não consigo relacionar estas pessoas nem consegui progredir na ascendência quer do João Alves Lopes e Custódia Marinho de Sampaio.

Agradeço qualquer ajuda que me possam dar sobre a ascendência destas pessoas.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349184 | lacardoso | 12 ago 2014 18:31 | Em resposta a: #348998

Caro confrade JMMoreira

Sobre a ascendência destas pessoas em concreto não tenho nada mas na minha árvore, seguindo o que coloquei anteriormente, tenho:

António de SAMPAIO e Catarina da Cunha têm em Friande, pelo menos:

-- Maria da Cunha (11.01.1641)
-- Catarina da Cunha (06.02.1643), que casa em Friande a 26.05.1669 com Domingos Martins e têm, entre outros:
JOÃO DA CUNHA
. que casa 1ª vez antes de 1699 com FRANCISCA MARINHO e têm pelo menos:
João 07.09.1699
Mª 17.02.1702
Luís 08.10.1704
Úrsula 24.11.1706
. e casa 2ª vez em Caramos, a 26.08.1708, com Domingas de Lemos e têm pelo menos:
Serafina 24.11.1708
Manuel 12.10.1710

João da Cunha faleceu em Friande a 23.12.1750, “ ... herdeiro seu fº João da Cunha ... seus filhos Custódio, Úrsula e Ana lhe mandaram dizer …”, portanto, além dos mencionados atrás, tem mais filhos.

Espero poder estar a ajudar.
Com os meus cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349198 | jmmoreira | 13 ago 2014 00:47 | Em resposta a: #348998

Cara confreira Lúcia Cardoso,

Agradeço a informação.
A minha dificuldade está no facto de não conseguir encontrar nem o assento de casamento de João Alves Lopes com Custódia Marinho de Sampaio nem o assento de batismo de Custódia Marinho de Sampaio.
No entanto, suspeito que a Custódia seja filha de António Marinho e de Joana de Sampaio (mas não tenho prova documental).

Sobre a ascendência de António Marinho (f. 07-09-1719, fl. 115) e de Joana de Sampaio (f. 01-09-1704, fl. 85v) segue o que sei:
- A 25-02-1680 António Marinho (f. 07-09-1719, fl. 115) filho de António Marinho e de sua mulher Maria Jorge casou com Joana de Sampaio (f. 01-09-1704, fl. 85v) filha de José Gonçalves e de sua mulher Margarida de Sampaio, todos do lugar de Santo André - Friande, fl. 90v.
- O António Marinho filho de António Pinto Marinho morador que foi na freguesia de Santiago de Pinheiro e de Isabel Gonçalves da dita freguesia cc Maria Jorge filha de Duarte Alvres [?] e de sua mulher Antónia de Sampaio já defunta do lugar de Vilarinho desta freguesia de São Tomé de Friande, a 21-06-1656 em Friande, fl. 75.
- O José Gonçalves filho de Diogo Gonçalves e de sua mulher Maria Gonçalves cc Margarida de Sampaio filha de Domingos de Sampaio e de sua mulher Isabel Vaz a 19-04-1657 em Friande, fl. 76.

Sobre a descendência de António Marinho cc Joana de Sampaio segue o que sei:
- Maria, n. 21-4-1681, fl. 57v (que foi madrinha de uma Joana a 22-03-1707, fl. 38v). Padrinhos: Santos Gonçalves e Maria solteira filha de Margarida de Sampaio, todos desta freguesia da aldeia de Santo André.
- Antónia, n. 15-06-1683, fl. 62. Padrinhos: Francisco Fernandes da mesma aldeia de Santo André e Maria solteira de Vilarinho desta freguesia.
- José, n. 01-05-1687, fl. 69 (este José é filho de um António Marinho e de sua mulher pode ser outro António Marinho, o do lugar de Viarinho ...). Padrinhos: Francisco Marinho e Maria solteira do lugar de Vilarinho.
- Antónia, n. 18-01-1693, fl. 9v. Padrinhos: Luís Ribeiro seu cunhado e Maria filha de Santos Gonçalves todos do lugar de Santo André desta freguesia.
- Josefa Marinho, n. 25-01-1696, fl. 16. Padrinho: Duarte solteiro criado do morgado de Simais António Luís Pinto. Madrinha: Maria de Sampaio mulher de Luís Ribeiro da mesma aldeia de Santo André. Casou a 07-07-1726 com Luís de Sousa (fl. 98v-99).
- António, n. 02-03-1701, fl. 27v. Padrinhos: Manuel Pinto solteiro do lugar de Santo André e Angela Ribeira mulher de António Marinho de Vilarinho.
[suspeito que haja mais filhos deste casal, nomeadamente a Custódia Marinho de Sampaio].

Com o melhores cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349202 | JAVSO | 13 ago 2014 05:33 | Em resposta a: #348998

Caros Confrades
Lembro que os Sampaios existentes em Felgueiras têm diferentes origens, ainda que da mesma freguesia. Há os oriundos de Guimarães, de Vila Flor (Trás-os-Montes), Fafe, etc., constituindo famílias distintas, apesar de o nome ser igual.
Melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349208 | aapamp | 13 ago 2014 13:54 | Em resposta a: #348998

Caros confrades
Não sei se alguém me pode ajudar com os ascendentes de Maria de Sampaio http://geneall.net/pt/nome/1019768/maria-de-sampaio/,de Pombeiro (*20.05.1602)que casou com André Coelho da Mota e cujos descendentes durante 2 ou 3 gerações do meu lado usaram Babo ou Coelho da Mota ,cujos ascendentes que estão no geneall são os correctos mas segundo Gaio que avança muitas gerações para trás o pai é Gaspar Gonçalves (correto)senhor da quinta de Sobrado o que os paroquiais confirmam mas a mãe é Leonor de Freitas Sampaio (incorreto)o que é errado,contudo Maria de Sampaio tem uma irmã Leonor de Freitas Sampaio filha de Gaspar Gonçalves e Maria Luis.
E existe a Leonor de Freitas Sampaio filha de http://geneall.net/pt/nome/291373/goncalo-de-freitas-da-silva/ e de http://geneall.net/pt/nome/291374/leonor-de-sampaio-coelho/ que segundo Gaio era a mãe de Maria de Sampaio,só que esta suposta Leonor casou em Roriz em 1609.
Ou seja ou a Maria Luis ou o Gaspar Gonçalves são Freitas de Sampaio a questão é qual,e filho de quem?

Agradecia qualquer ajuda
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349213 | JAVSO | 13 ago 2014 15:50 | Em resposta a: #348998

Caro António Mendes

Penso que a Maria Sampaio é irmã de uma Leonor de Sampaio, que casou com Pantaleão Dias, mas, não tendo tido descendência, deixou a casa do Sobrado a seu sobrinho António Coelho da Mota, filho do casal André Coelho da Mota/Maria Sampaio. Estas Leonor e Maria eram filhas de Gaspar Gonçalves, do Sobrado, e de sua mulher Leonor Leonor de Freitas de Sampaio, sendo esta filha de António Luís, da quinta de Pidre, e de sua mulher Maria de Freitas de Sampaio. Assim, será desta última que vêm os apelidos Freitas de Sampaio.
O Felgueiras Gaio tem alguns erros nestes ramos.

Como poderá ver, sou descendente do casal André Coelho da Mota/Maria de Sampaio, pois que minha trisavó na varonia era Coelho da Mota.
Cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349220 | aapamp | 13 ago 2014 17:00 | Em resposta a: #348998

Caro José Alfredo Soares de Oliveira
Sou descendente igualmente do casal André Coelho da Mota e Maria de Sampaio,e é precisamente esta Maria de Sampaio que queria ajuda para a ascendência .
Esta é que o Gaio dá como filha de Leonor de Freitas Sampaio.
Os pais dela são Gaspar Gonçalves (da quinta de Sobrado)e Maria Luis.Sabe quem são os avós?
Já agora não sei se tem a ascendência do André Coelho da Mota eu apenas tenho que é filho de Cosme de Campos e neto de António Gonçalves de Campos e de Inês Gonçalves.
Grato pela ajuda
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349221 | aapamp | 13 ago 2014 17:15 | Em resposta a: #348998

Peço desculpa os pais de Andre Coelho da Mota estão certos no geneall,os que coloquei são os pais da sua mulher Francisca de Magalhães,quanto a ascendentes de André Coelho da Mota o unico dado que tenho a mais é que é neto paterno de Antónia Coelho
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349222 | aapamp | 13 ago 2014 17:31 | Em resposta a: #348998

Peço desculpa uma vez mais,onde digo mulher de André Coelho da Mota queria dizer mãe,recapitulando já que coloquei erros sucessivos:
Pais de André Coelho da Mota são André do Vabo (ou Babo)e Francisca de Magalhães
Pais de André do Vabo são N e Antónia Coelho
Pais de Francisca de Magalhães são Cosme de Campos e N
Pais de Cosme de Campos são António Gonçalves de Campos e Inês Gonçalves.
Quanto ao que o confrade José Soares de Oliveira diz sobre a ascendência da Maria de Sampaio nossa ascendente comum está errado pois segue o Gaio,mas efectivamente tem essa irmã Leonor de (aparece às vezes como Leonor de Fretas Sampaio nos paroquiais) Sampaio casada com Pantaleao Dias
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349381 | aapamp | 18 ago 2014 20:37 | Em resposta a: #348998

Caro confrade
Julguei que seguia o Gaio mas atribui uns pais diferentes à mulher de Gaspar Gonçalves,o problema é que a mulher de Gaspar Gonçalves que morre em 20.10.1626 em Pombeiro se chamava Maria Luis e no batismo de Maria de Sampaio vem expressamente que é Maria Luis a mãe.A pergunta que lhe coloco é se não poderá ser Maria Luis filha de António Luis da quinta de Pidre e de Maria de Freitas Sampaio o que pelo nome da Maria Luis e de sua filha Leonor de Freitas Sampaio pelo menos onomásticamente faz sentido.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349389 | ruifaria3 | 18 ago 2014 23:42 | Em resposta a: #348998

Caro confrade António Mendes,

Embora sem prova documental coeva, tenho Maria Luís de Freitas, nascida na quinta de Pride, em Roriz, como filha de António Luís, senhor da dita quinta e de sua mulher Maria de Freitas Sampaio , neta por esta via de Gonçalo de Freitas Silva escrivão na no concelho de Felgueiras e de sua mulher Leonor de Sampaio Coelho, senhores da Quinta da Carreira, Felgueiras.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349392 | aapamp | 19 ago 2014 00:28 | Em resposta a: #348998

Caro confrade Rui Faria
Muito obrigado pela sua resposta,igualmente sem qualquer prova achava poder ser essa a ascendência da Maria Luis,talvez daí a confusão do Gaio com a Leonor Freitas Sampaio que vai igualmente casar a Roriz em 20.09.1609 e que a confirmar-se esta ascendência é irmã da Maria Luis.
Vendo que tem mais dados do que eu porque diz que Maria Luis de Freitas nasceu em Roriz?
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349427 | JAVSO | 20 ago 2014 09:46 | Em resposta a: #348998

Caros Confrades

Peço desculpa pela confusão criada a propósito da ascendência de Maria Luís m.er de Gaspar Gonçalves.
Mais uma vez confiei em trabalho publicado, em que já detetara alguns erros, mas que, também aqui tem lapsos, embora sirva de auxiliar precioso para quem consiga estar alerta.. Trata-se de Felegerias Rubeas, de Eduardo de Freitas.

Cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349958 | aapamp | 05 set 2014 20:50 | Em resposta a: #348998

Caro confrade Rui Faria
Ao ver no NFP tomo XI titulo Cerqueiras numero 49 conclui-se que Maria Luis é efectivamente filha de António Luis( http://geneall.net/pt/nome/1174210/antonio-luis/) e Maria de Freitas Sampaio(http://geneall.net/pt/nome/1174209/maria-de-freitas-sampaio/).Pois que nesse titulo ao contrário do titulo de Freitas que nada diz sobre a titularidade da quinta de Sobrado ,diz explicitamente que essa quinta pertencia a António Luis e pelos paroquiais na geração seguinte está em Gonçalo Gonçalves e Maria Luis,que têm 2 filhas Maria de Sampaio casada com André Coelho da Mota cujo filho António Coelho da Mota continua, segundo Gaio ,senhor da dita quinta e outra filha Leonor de Freitas Sampaio que casou em Roriz e por lá ficou.
Houve confusão no Gaio no nome da mulher de Gaspar Gonçalves,que não era a Leonor mas sua Irmã Maria e tudo o resto bate certo.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349966 | JAVSO | 05 set 2014 23:05 | Em resposta a: #348998

Penso que não será Gonçalo Gonçalves, mas Gaspar Gonçalves.

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#349982 | aapamp | 06 set 2014 02:51 | Em resposta a: #348998

Caro confrade JAVSO
Tem toda a razão,escrevi de memória...e deu asneira.Obviamente referia-me a Gaspar Gonçalves e não Gonçalo Gonçalves.
Cuprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#359498 | jmnovais | 14 jul 2015 10:53 | Em resposta a: #348998

bom dia,
noa pesquisa sobre um ramo proveniente de Felgueiras, cruzei-me com bastante Sampaio ("são-payo"), nomeadamente a Maria de São-Payo casou com um avoengo meu, Francisco Ribeiro Osório (v casamento em 19 de Abril de 1682, em Idães), bem como a presença assiduos nos assentos dos seus filhos e netos de Sampaio enquanto padrinhos ou testemunhas.. Vinha, porém, perguntar antes se não terão os confrades conhecimento ou dados sobre estes Osório de Felgueiras?

com os melhores cumprimentos,
joão novais

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#447314 | Mjspn | 26 abr 2023 02:02 | Em resposta a: #348998

Boa tarde. Eu, procurando os pais (de nomes: António de Sousa e Rosa da Cunha) de Joaquim de Sousa, n. e bapt. a 30.06.1850, em Margaride e que veio a casar em 1881, na paróquia de S. Tomé de Friande com Maria Lopes da Costa) encontrei o assento de batismo de Rosa da Cunha:
Rosa da Cunha, filha legitima de Francisco da Cunha e de Maria Josefa, do lugar de Casanova, freg.ª de Margaride, neta paterna de Francisco da Cunha e de Antónia de Freitas , do mesmo lugar e freg.ª supra e materna de Luiz Francisco de São Paio (e...) [nascida] ... Dezembro de 1827.
Não consigo perceber o apelido a seguir a São Paio (nem quase nada do que vem a seguir), mas caso este São Paio seja um Sampaio que lhe interesse, poderá aceder ao Livro dos Registos de Baptismos, ano de 1827. (trata-se do ficheiro terminado em mm00080.tiff do link https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=538815). Se conseguir ler a segunda página, ficar-lhe-ia muito grato pela partilha. Obrigado a todos os que possam ajudar.

Resposta

Link directo:

Sampaios de Felgueiras

#447315 | Mjspn | 26 abr 2023 02:05 | Em resposta a: #447314

Retifico: não é Maria Josefa é Josefa Maria.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 08:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen