Documentos e dispensas matrimoniais (os papéis de "estilo corrente")

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Documentos e dispensas matrimoniais (os papéis de "estilo corrente")

#349045 | Tgalvao | 08 ago 2014 16:36

Caríssimos confrades e confreiras,

Devido a um hiato que existe nos paroquiais da Paróquia de Mouronho, Tábua, vi-me impedido de estudar um ramo que penso estar ligado aos Fonsecas de Gouveia tratados pelo ilustre Arq. Eduardo Osório na sua obra "Raízes da Beira".

A questão que coloco aqui é sobre um indivíduo chamado Sebastião da Fonseca Ribeiro, nascido na Venda do Vale, Mouronho e casado com Ana da Conceição, natural de Vila Pouca da Beira, Oliv. do Hospital.

Este SEBASTIÃO DA FONSECA RIBEIRO, era filho de José da Fonseca Ribeiro e Maria Borges, ao que parece ambos naturais da mesma Venda do Vale.

Os dados que possuo de momento são a data do seu casamento: 24 de Novembro de 1844 em Vila Pouca da Beira.

Sei também que morreu em data anterior a 1867, dado que descobri no casamento de um filho onde o pároco diz "o nubente de idade de 19 anos, e que apresentou o alvará do juiz respectivo com a licença por ser orfão de pai" (Assento numero 5: http://bit.ly/1mtui6V)

Infelizmente, depois de passar a pente fino vários livros de óbitos, só consegui encontrar o óbito da sua esposa, que morreu viúva de um outro homem, pois voltou a casar. Isto leva-me a crer que SEBASTIÃO DA FONSECA RIBEIRO morreu noutra freguesia que não a de Mouronho.

O meu pedido é muito simples, reunidas estas informações gostaria de saber se algum confrade que resida em Coimbra ou que se vá deslocar brevemente ao Arquivo da Universidade de Coimbra, poderia consultar os documentos referentes ao casamento do filho de SEBASTIÃO DA FONSECA RIBEIRO, AQUI: http://bit.ly/1mtui6V ; Para que eu possa tentar descobrir um pouco mais sobre esta linha dos Fonsecas Ribeiro de Mouronho, nomeadamente quem eram os avós deste Sebastião.

Desde já os meus sinceros agradecimentos.

Com os melhores cumprimentos,

Tiago Filipe M. Galvão

Resposta

Link directo:

Documentos e dispensas matrimoniais

#349046 | Tgalvao | 08 ago 2014 16:44 | Em resposta a: #349045

Mais acrescento que o Alvará de que falo tem data de 25 de Fevereiro de 1867 como é referido no fim do assento.

Tiago Galvão

Resposta

Link directo:

Documentos e dispensas matrimoniais (os papéis de

#349047 | spsv | 08 ago 2014 17:11 | Em resposta a: #349045

Caro Tiago Galvão,

Estive a ver e existem registos para essa data, estão é misturados num só livro, o livro de mistos que vai de 1830 a 1860.

Folhei umas páginas e encontrei o registo de baptismo de um José, em 1848, filho de Sebastião da Fonseca Ribeiro, que poderá ou não ser o que procura (link: http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=46378) clique na imagem 79, logo o primeiro.

No mesmo livro, imagem 82, existe também um José, mas filho de Maria Borges, solteira, e de pai incógnito. Na minha opinião será o último assento que corresponde, pois no primeiro a esposa de Sebastião é outra. Ambos são do mesmo lugar (Venda do Vale). Terá de fazer uma pesquisa mais minuciosa para conseguir desvendar a situação.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

Documentos e dispensas matrimoniais

#349048 | spsv | 08 ago 2014 17:17 | Em resposta a: #349045

Caro Tiago Galvão,

Peço imensas desculpas, não reparei que a mãe do José era Ana da Conceição, sendo assim esqueça a ultima parte da mensagem anterior.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

Documentos e dispensas matrimoniais (os papéis de

#349049 | Tgalvao | 08 ago 2014 17:18 | Em resposta a: #349045

Caríssimo Sérgio Vale,

Obrigado pela sua amável ajuda, mas de facto, penso que não me expliquei bem, o que eu pretendo é saber o que consta no Alvará de autorização que foi apresentado por este José quando se casou.

Documentos estes que penso estarem no fundo da "Câmara Eclesiástica de Coimbra".

Este José não é meu antepassado directo, mas foi o único assento de casamento de um filho de SEBASTIÃO DA FONSECA RIBEIRO que consegui encontrar dando-me uma data aproximada da morte deste mesmo Sebastião.

Em suma, o meu objectivo é saber que são os avós de Sebastião da Fonseca Ribeiro, uma vez que devido ao hiato temporal que existe não consigo obter o baptismo deste Sebastião.

Cordiais cumprimentos

Tiago Galvão

Resposta

Link directo:

Documentos e dispensas matrimoniais

#349050 | spsv | 08 ago 2014 17:38 | Em resposta a: #349045

Caro Tiago Galvão,

Explicou-se bem mas eu com a pressa de ajudar o próximo baralhei tudo. Sendo assim tem razão, terá de procurar o dito Alvará. Lembrei-me que também pode ser útil o processo de casamento do Sebastião, que estará ou no cartório da igreja em que casou ou pode estar também no fundo da Câmara Eclesiástica de Coimbra e normalmente costuma ter os baptismos dos nubentes transcritos.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

Documentos e dispensas matrimoniais (os papéis de

#349051 | Tgalvao | 08 ago 2014 17:45 | Em resposta a: #349045

Caro confrade,

A intenção é que conta, e acredite que me ajudou com esta mensagem última, uma vez que não sabia que se transcreviam os baptismos dos nubentes nestes documentos.

Em relação ao casamento de Sebastião, já enviei um email ao Arquivo da Universidade de Coimbra a solicitar informação da cota actual, porém, já passou quase uma semana e não obtive resposta. Provavelmente é por ser Agosto, uma vez que eles costumam ser muito rápidos na resolução dos pedidos.

Agradeço mais uma vez a sua ajuda e votos de um bom fim de semana!
Tiago Galvão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 21:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen