Família na Galiza

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Família na Galiza

#349403 | FaiscaPrincesa | 19 ago 2014 14:28

Boa tarde,

Acabei de descobrir uma tetravó nascida na Galiza. Como consigo fazer a pesquisa em Espanha? Como se organizam os registos paroquiais em Espanha? Como podemos aceder?

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Família na Galiza

#349439 | biaoliv | 20 ago 2014 19:08 | Em resposta a: #349403

Já agora como se sabe de familiares que tenham ido para a Galiza no inicio do séc. XX.
Onde encontrar registos?

Resposta

Link directo:

Família na Galiza

#349448 | RCCORREIA | 21 ago 2014 09:45 | Em resposta a: #349403

Tal como em Portugal os registos mais antigos eram feitos nas paróquias. A diferença, se não me engano, é que em Espanha os mesmos continuam em posse da igreja na própria paróquia ou diocese a que pertence.

Já tive que pesquisar na Andaluzia e foi o pároco local que ajudou. Mas aqui vai depender muito da abertura individual de cada um e sei de casos dificeis.

Suponho que em tempos mais recentes haverá um registo civil independente mas nunca usei pois os meus vieram para Portugal e ficaram por cá.

Existem também alguns foruns semelhantes a este em que podem colocar as v. questões.

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Família na Galiza

#349475 | ppb | 22 ago 2014 11:30 | Em resposta a: #349403

Olá,


As pesquisas que fiz em Espanha começaram nos archivos diocesanos, na maioria são eles que têm os arquivos, e são bastante colaboradores.
Em alguns casos remeteram para as paróquias, noutros não.
No family search também encontra muita informação.

https://familysearch.org/learn/wiki/es/España:_Registros_parroquiales

Cumprimentos

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Família na Galiza

#349494 | Millafre | 22 ago 2014 17:06 | Em resposta a: #349403

Para Faisca Princesa

La investigación genealógica puede hacerse en España mediante los Registros Civiles creados en 1870; cada concello o municipio tiene su correspondiente R.C., que en los municipios que son cabeza de partido judicial están incardinados en el propio Juzgado bajo la dirección de un Juez, y en los demás, en un Juzgado de Paz dependiente del Juzgado de la cabeza de partido judicial. Los registros no están digitalizados y las partidas son, por el momento, gratuitas pero hay que facilitar datos exactos porque los funcionarios no suelen buscar con demasiado ahinco. El procedimiento para solicitar partidas españolas, va explicado en el tópico Registro Civil en España, de fecha 12.2.2009 .
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=220918

Para fechas anteriores a 1870 hay que acudir a los registros parroquiales, que en su gran mayoría está depositados en los correspondientes Archivos Históricos Diocesanos, dependientes de las diócesis gallegas, y situados en las ciudades de Santiago de Compostela, Lugo, Mondoñedo, Ourense, Tui y Astorga (esta por la parte de territorio que tiene en el oriente orensano). Los registros no están digitalizados y aunque no realizan búsquedas por cuenta de tercero, si facilitan copias de partidas si se les dan datos exactos. Puede encontrar más detalles de utilidad en la páginas que los dichos obispados tienen en la red. Saludos.

Resposta

Link directo:

Família na Galiza

#349499 | ppb | 22 ago 2014 18:09 | Em resposta a: #349403

Boa tarde,

alguns contactos podem ser vistos em:

http://www.linajecontreras.com/archivos/archivos-eclesiasticos/

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Família na Galiza

#349515 | FaiscaPrincesa | 23 ago 2014 12:19 | Em resposta a: #349403

A minha tetravó e os seus pais eram naturais de Muíños. Até ao momento apenas sei que ela era casada com um português da zona da Guarda e o meu bisavô e os seus irmãos nasceram todos em Portugal.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 15:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen