Apelido Maricata

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Apelido Maricata

#349404 | FaiscaPrincesa | 19 ago 2014 14:30

Boa tarde,

Tenho uma avó chamada Maria Maricata que é de Quiaios, assim como os seus pais. Este apelido Maricata será a mesma família com o nome Maricato?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Apelido Maricata

#349406 | lezico | 19 ago 2014 14:58 | Em resposta a: #349404

Parece que sim, antes era comum os apelidos estarem de acordo com o sexo da pessoa.

http://pagfam.geneall.net/1354/pessoas.php?id=1185161

Resposta

Link directo:

Apelido Maricata

#349413 | 2570 | 19 ago 2014 19:24 | Em resposta a: #349404

Boa tarde
Penso que tem tudo a ver.
A Informação que lhe foi fornecida pelo confrade anterior, e que a guia para um link, diz respeito à familia de minha esposa (foi por mim carregado aqui no Geneall).
Agradeço caso tenha informações que possa fornecer ou queira trocar ideias sobres este assunto o favor de me contactar aqui no forum.
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

Apelido Maricata

#349415 | FaiscaPrincesa | 19 ago 2014 19:29 | Em resposta a: #349404

A minha avó Maria Maricata casou com Manuel Fajardo e foi mãe de Urbano Fajardo (todos de Quiaios).
O Urbano Fajardo casou com Ana de Oliveira filha de António Margarida e de Joaquina de Oliveira (também todos de Quiaios).
Urbano Fajardo e Ana de Oliveira foram pais de Rosa Margarida de Oliveira nascida em Aldegalega (actual cidade do Montijo, distrito de Setúbal, onde ainda hoje existem várias pessoas com o apelido Maricato).

Resposta

Link directo:

Apelido Maricata

#349416 | 2570 | 19 ago 2014 19:43 | Em resposta a: #349404

Boa tarde
A Maria Maricata que consta na minha base de dados, foi casada com Martinho Jose dos Santos, do Luso.
Penso que este casamento se deu por volta do ano 1838.
É, na arvore de minha esposa, 4ª avó, e portanto em principio não será a mesma pessoa.
Contudo, sendo de Quiaios existe uma forte possibilidade de a sua avó, e a 4ª avó de minha esposa terem um antepassado comum, pois segundo tenho conhecimento os "Maricato" de Quiaios têem todos um tronco familiar comum.
Posto isto, será interessante averiguar os antepassados da sua avó
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

Apelido Maricata

#349417 | FaiscaPrincesa | 19 ago 2014 19:56 | Em resposta a: #349404

Eu gostava de saber mais sobre esta família mas para isso tenho de ir ao Arquivo em Coimbra e de momento, por motivos profissionais, não é possível. Mas assim que tiver oportunidade irei.
A minha avó deve ser do início do século XIX porque ela é avó da Rosa que nasceu em 1867. A Maria Maricata é minha 5ª avó.
Pelo que li (não sei se a informação está correcta) esta é uma família oriunda da zona que é hoje a Alemanha, e deslocaram-se para Florença, no século XIX já estavam em Portugal onde se espalharam entre a Figueira da Foz e a Península de Setúbal e outros foram para o Brasil.

Resposta

Link directo:

Apelido Maricata

#349419 | 2570 | 19 ago 2014 21:04 | Em resposta a: #349404

Boa noite
O facto de a Maria Maricata ser sua 5ª avó, e segundo pensa dos principios do século XIX, começa a ser interessante, pois as datas começam a aproximar-se. Seria interessante se soubesse a data de nascimento da filha dela, isto é: da sua 4ª avó, pois talvez a partir dai eu pudesse dar uma ajuda. Contudo, caso tenha qualquer data dessa época a partir da qual se possa investigar é favor postar aqui, pois creio que rapidamenbte chegaremos a algum lado.
No que respeita às informações que postou referentes aos Maricato, envolvendo a Alemanha e Itália, agradeço que me informe onde as conseguiu (por ex: algum livro....), pois como pode imaginar estou muito interessado.
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

Apelido Maricata

#349428 | Maria Ribeiro | 20 ago 2014 10:05 | Em resposta a: #349404

Confrade
As informações, sobre a origem italiana dos Maricatos, constam aqui mesmo, no Forum mas, sem qualquer indicação de fontes.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

Apelido Maricata

#349432 | FaiscaPrincesa | 20 ago 2014 12:05 | Em resposta a: #349404

Quanto à origem internacional do nome li algo na internet, daí eu não saber se a informação está ou não correcta e ainda não tive oportunidade de procurar em fontes fidedignas.
Deste ramo da família a única coisa que sei é que a minha tetravó Rosa Margarida de Oliveira nasceu em Aldegalega em 06/03/1867. Sendo neta paterna de Maria Maricata calculo que esta minha 5ª avó seja do início do século XIX.

Resposta

Link directo:

Apelido Maricata

#349436 | 2570 | 20 ago 2014 17:10 | Em resposta a: #349404

Boa tarde
Na certidão de nascimento da sua tetraavó consta que ela nasceu a 16 de Março de 1867.
Não consegui (ainda) encontar o nascimento do Urbano Fajardo, nem a casamento de Manuel Fajardo com Maria Maricata na freguesia de Quiaios.
Tem por acaso qualquer outra data que possa servir de ponto de partida, como por exemplo a data de óbito do Urbano Fajardo? e onde sucedeu?
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 00:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen