Aires ou Airas - Carregal do Sal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Aires ou Airas - Carregal do Sal

#16726 | silvestre | 05 fev 2002 12:31

No sec. xvii, no Carregal do Sal, casou uma avó, filha natural de "Estáceo de Novais de Araujo, da cidade de Braga e de Ana de Aires (ou Airas)" Quanto a Estáceo, já foi identificado c. a ajuda deste forum, como avô de três padres ordenados em Braga, nos anos 20 e 30 do sec. xviii. Quanto a Ana, desconheço se Aires / Airas se refere à localidade perto de Ázere ou se se trata de apelido, desconhecido no Carregal, já que o regº se torna ambíguo.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Aires ou Airas - Carregal do Sal

#29442 | JPL | 24 out 2002 23:45 | Em resposta a: #16726

Cara Vera,

Não sei se está lembrada de mim. Falámos há uns tempos acerca do seu querido tio, Sr. Eduardo Silvestre. Como lhe disse na altura, também o meu pai é originário de Carregal do Sal. Desenvolvi entretanto, algo mais sobre a minha família que gostaria de partilhar consigo. Julgo que o Colóquio III seria uma optima oportunidade para o fazer. Serve pois esta minha mensagem para a desafiar a inscrever-se.

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Aires ou Airas - Carregal do Sal

#29450 | silvestre | 25 out 2002 11:02 | Em resposta a: #29442

Caro Zé Pedro
Claro que não me esqueceria de quem conheceu o meu tio avô e grande amigo Eduardo, cuja amizade e abertura de espírito não encontram termo na morte.
Quanto ao colóquio, não posso, para já, prometer nada pois é a um sábado, tenho um filho de 4 anos, o Colégio está fechado e ele não dispensa a mãe. Pormenores que podem ter solução...
Poderia enviar-lhe a minha página que está noutro site que não pode ser aqui divulgado. Se estiver interessado em comparar com os seus estudos, escreva para o meu mail.
silvestre@aeiou.pt

Cumprimentos
Vera

nota: tem algum familiar na Faculdade de Letras (I.E. Clássicos) em Coimbra?

Resposta

Link directo:

RE: Aires ou Airas - Carregal do Sal

#238495 | A. Miranda | 08 set 2009 23:35 | Em resposta a: #16726

Cara Vera

Não é Aires ou Airas.

A senhora em causa chamava-se Ana Airó.

Atentamente

A. Miranda

Resposta

Link directo:

Ana Airo

#238530 | silvestre | 09 set 2009 07:57 | Em resposta a: #238495

Caro A Miranda

Agradeço a resposta. Com o prosseguimento das pesquisas, pois já passaram sete anos desde que coloquei o tópico, descobri outras pessoas com o o apelido Airo sem, contudo, ter descoberto qualquer relação de parentesco com Ana, minha antepassada.

Cumprimentos

Vera Silvestre
juzarte @ iol. pt

Resposta

Link directo:

RE: Ana Airo

#238596 | A. Miranda | 09 set 2009 18:52 | Em resposta a: #238530

Cara Vera:

O apelido é mesmo Airó.

Também descendo desse casal e tenho o apelido bem escrito em vários assentos de S. João de Areias.

Não investigo esta parte da família desde 2006, mas tenho cópias dos assentos do A.D.V.

Atentamente

A. Miranda

(Ana Miranda)

Resposta

Link directo:

RE: Ana Airo

#238598 | A. Miranda | 09 set 2009 19:03 | Em resposta a: #238596

Ana de Airó faleceu a 3 de Janeiro de 1705 em Parada e deixou, que eu saiba, uma filha:

Maria Estácia de Novais de Araújo que teve 6 filhos, dos quais:

Maria Estácia de Novais Coelho que teve 7 filhos, dos quais:

Domingas de Abrantes que teve, que eu saiba, uma filha:

Mariana Rodrigues, nascida em S. João de Areias, que teve 4 filhos, dos quais:

Francisco Rodrigues Borges, que teve 2 filhas, das quais:

Maria Cordeiro de Jesus, minha tetravó.

Atentamente

A. Miranda

(Ana Miranda)

Resposta

Link directo:

Ana Airo

#238613 | silvestre | 09 set 2009 22:10 | Em resposta a: #238598

Ana
Nesse caso, somos parentes, pois também descendo de Ana e de Estácio de Novais de Araújo. A minha pesquisa sobre a descendência deles está aqui no Genea, à qual poderá acrescentar os seus dados: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180970

Quanto a Estácio, tive ajuda no Forum e tenho a Inquirição e Genere de um dos filhos. A ascendência que aqui figura vem no "Felgueiras Gayo".
juzarte @iol.pt
Vera Silvestre

Resposta

Link directo:

Ana Airo

#238615 | silvestre | 09 set 2009 22:23 | Em resposta a: #238613

A minha ligação a Ana de Airó e Estácio N Araújo é a seguinte:

Estácio N Araújo e Ana de Airó > Maria de Novais de Araújo cc João Coelho > Maria de Novais Coelho * 1695 cc Amaro de Abrantes > Manuel de Abrantes Coelho * 1723 cc Maria Pinto > Pedro Pinto * 1780 cc Teresa Angélica Maria > Ana de Jesus Pinto * 1806 cc António Gomes Provedor > Antónia Rosinha do Espírito Santo Gomes * 1848 cc Emídio de Sousa > Maria da Natividade de Sousa * 1877 José Silvestre do Amaral (meus bisavós)

Resposta

Link directo:

RE: Ana Airo

#238640 | A. Miranda | 10 set 2009 10:24 | Em resposta a: #238615

Cara Vera:

Somos de facto primas.

A minha família permaneceu depois em S. João de Areias.

Actualmente vivo em Vila Dianteira e trabalho em Carregal do Sal.

Se tiver mais novidades sobre este nosso tronco comum, avise.

Um abraço

Ana Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Ana Airo

#238650 | silvestre | 10 set 2009 11:37 | Em resposta a: #238640

Olá, Ana,

Mais uma prima encontrada graças ao Genea!
A família do meu avô materno é quase toda oriunda do Carregal do Sal e eu vou frequentemente ao Vimieiro onde tenho a minha mãe. Deixo-lhe o meu email para podermos conversar e através dele dar-lhe-ei o meu nº de telemóvel: juzarte.vera@gmail.pt
A Ana, nossa avó, era de Ázere? O documento mais antigo que tenho é o do casamento da filha Maria onde o "o" de Airo aparece confuso, uma mancha de tinta negra...
Até breve
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Ana Airo

#238651 | silvestre | 10 set 2009 11:40 | Em resposta a: #238640

O mail é juzarte.vera@gmail.com e não pt

Resposta

Link directo:

RE: Ana Airo

#271741 | garfield | 04 mar 2011 01:07 | Em resposta a: #238596

Ana
Minha sétima avó era Maria de Airó,casada com Diogo Joam,de São João de Areias.Sua filha Antonia de Jesus casou-se com Manoel Luís Pinto de Vila Real.Você teria algum assento de Maria e Diogo (1700-1720)?
Muito grata
Luísa

Resposta

Link directo:

RE: Ana Airo

#287838 | isabel71 | 23 set 2011 16:18 | Em resposta a: #238596

Caros confrades,

Deparei nas minhas pesquisas genealógicas, com um antepassado de nome António de Airó, natural de Parada de Carregal do Sal, que foi casar em Elvas em 13 de Julho de 1749. Os pais eram Simão de Airó e Maria de Morais. Por acaso nas suas pesquisas não depararam com nenhum destes nomes?
Obrigada.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Ana Airo

#287873 | silvestre | 24 set 2011 10:05 | Em resposta a: #287838

Isabel,

O nome de Simão de Airó não me é estranho, embora não o tenha registado nos meus cadernos. Tê-lo-ei visto em Parada ou S João de Areias que outrora foram a mesma freguesia. Vou procurar pois também descendo de Airó e Morais de Parada. Deixo-lhe o meu contacto: juzarte.vera (arroba) gmail . com

cumprimentos

Vera

Resposta

Link directo:

Simão de Airó e Maria de Morais, Parada, Carregal do Sal

#352983 | silvestre | 17 dez 2014 17:47 | Em resposta a: #287838

Sobre o casal Simão de Airó (filho de João Antunes e Ana Vaz) e Maria de Morais (filha de João Francisco e Isabel Morais), de Parada, Carregal do Sal, tiveram, pelo menos, a seguinte descendência:
1. Ana Vaz que casou em 1.1.1733 com José de Airó, filho de João de Airó e Maria Fernandes. Tiveram:
1.1. Maria de Airó c. em 15.1.1758 com Manuel Leitão
2. Domingos de Airó que casou em 9.8.1736 com Isabel Maria, filha de João Lourenço e Mª Tomásia Nunes. Este casal teve:
2.1. Vicência Maria cc António Fonseca.
2.2. António de Airó c. em 18.8.1772 com Maria Francisca, filha de Manuel Rodrigues e Mª Francisca.

Resposta

Link directo:

Aires ou Airas - Carregal do Sal

#441056 | joão reis | 17 mai 2022 23:33 | Em resposta a: #352983

Cara Prima Vera

Espero que esteja bem.

Como se deverá recordar eu em tempos estudei um pouco mais a fundo os paroquiais de Parada, fazendo um apanhado geral de todos os assentos, cruzando todas as informações constantes nos registos.
Ora, voltei a pegar nos dados e verifiquei um caso que não me parece correto no genea.
A Ana de Airó que tem uma filha com o Estácio de Novais não me parece a filha do casal António Vaz e Maria de Airó, como surge no geneall, bap. em 1646.
A filha de António Vaz e Maria de Airó parece ser a Ana Vaz, que casa com João Antunes, conforme os registos dos batismos dos filhos, em que surgem como padrinhos vários filhos do António Vaz.
Para além disso a filha Maria (de Novais) tem um filho com Francisco de Airó, que por acaso é filho do citado casal, ou seja seria tio (o que embora possível, contribui para desaconselhar essa tese).
Para que a minha tese vingue falta só encontrar a Ana de Airó que tem a filha Maria com o Estácio.

Cumprimentos

João R. Caldeira

Resposta

Link directo:

Aires ou Airas - Carregal do Sal

#441058 | silvestre | 18 mai 2022 13:58 | Em resposta a: #441056

Boa tarde, primo João,

Há muito tempo que não "visito" os Airó mas também me causou algum estranhamento esse casamento com o Francisco. Nunca me tinha colocado a hipótese de haver outra Ana, sendo tão óbvio... Estácio e a família viveram em São João de Areias onde também há vários Airó.

cumprimentos

Vera

Resposta

Link directo:

Aires ou Airas - Carregal do Sal

#441059 | tiagosmend | 18 mai 2022 15:16 | Em resposta a: #441056

Caro João Caldeira,

Vejo que está de volta aos Eirós. Como sabe tenho muita curiosidade nesta família e queria ver se voltava a me dedicar à mesma, para esclarecer a ligação dos de Parada aos mais antigos de São João de Areias, descendentes do Joane Anes, adegueiro e criado do Bispo de Viseu. Por acaso tem descoberto mais dados sobre os de Parada?

Um abraço,
Tiago

Resposta

Link directo:

Aires ou Airas - Carregal do Sal

#441077 | joão reis | 19 mai 2022 22:47 | Em resposta a: #441058

Boa noite Vera

Obrigado pela resposta.

Parece-me que a Ana virá mesmo de São João de Areias, até porque as Anas que encontrei de idade aproximada não me parecem ser ela.

Enfim,

Havemos de voltar a falar deste tema.

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

Aires ou Airas - Carregal do Sal

#441078 | joão reis | 19 mai 2022 22:49 | Em resposta a: #441059

Boa noite Tiago


De facto só agora voltei a estes estudos de Parada, porém em épocas mais recentes (passagem do SecVII para o VIII) e apenas em paroquiais.

Se detetar algo "suspeito" voltamos a falar.


Um abraço

João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 07:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen