busca de Freguesia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

busca de Freguesia

#349809 | lauragouvea | 02 set 2014 04:19

Prezado, bom dia.
Procuro e peço sua valiosa ajuda, para encontrar a Freguesia de nascimento de THOMAZ MENEZES, nascido em 1903-09-15, filho de Francisca Eugenia Borges de Menezes e Manuel Nunes de Menezes, possivelmente procedente de Santarém (Tomar, Sabacheira), ou Aveiro, ou ainda, Lisboa, conforme consta de seus documentos., o qual imigrou ao Brasil, em junho de 2013, pelo porto de Lisboa, então com 10 anos e idade. Sou grata.

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349815 | MCNN | 02 set 2014 10:39 | Em resposta a: #349809

Cara Laura

Pelo registo de entrada da família no porto de Santos em 19/06/1913, e que pode ver em:

http://museudaimigracao.com/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=09A&pagina=038&familia=34220

aparentemente a família (pelo menos o pai era) seria mesmo natural de Tomar (no registo está escrito que era natural de Thomaz, mas com toda a certeza refere-se a Thomar).

Manuel Silva Nunes de Menezes teria nascido em 21/12/1877, e teriam embarcado em 31/05/1913.

Infelizmente não se consegue consultar a página digitalizada.

Quer os livros de Tomar quer os passaportes de Santarém não estão ainda disponíveis para consulta online.

Porém, se tem essa suspeita que eles eram naturais de Sabacheira, porque não pede ao Arquivo Distrital de Santarém que procure o batismo de Thomaz ? (Nessa data o registo civil não era ainda obrigatório, o que terá de procurar é o batismo).

Preencha e envie o formulário que existe nesta página:

http://adstr.dglab.gov.pt/informacoes-uteis/formularios/reproducao-de-documentos-paroquiais/

Indique o nome do batizado, o nome dos pais, a data previsível de nascimento, peça para procurarem na freguesia da Sabacheira, concelho de Tomar, peça uma cópia simples e escolha a opção envio pelos CTT (para receber pelo correio).

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349844 | lauragouvea | 02 set 2014 19:13 | Em resposta a: #349809

Prezado, boa tarde.

Tudo isto já fiz.
O pai e mãe são de Santarém, Freguesias de Sabacheira, porém o filho THOMAZ, a quem procuro, lá no Distrito de Santarém não o encontraram, tampouco o passaporte emitido por eles, em 18 de maio de 1913.
Por favor, oriente-me.

Sou grata.

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349853 | MCNN | 02 set 2014 22:13 | Em resposta a: #349809

Cara Laura

Pelo que percebi, no Arquivo Distrital de Santarém não encontraram nem o Batismo de Thomaz na Sabacheira, nem o seu passaporte que teria sido emitido em 18/05/1913.

Isso pode implicar que, apesar de seus pais serem naturais da Sabacheira, Thomaz nasceu e foi batizado noutro lado qualquer. E o facto de em Santarém não terem encontrado o passaporte indicia que eles podem ter ido residir para outro distrito.

Diga por favor uma coisa, como sabe a data em que o passaporte foi emitido ? Tem por acaso esse passaporte ? Se for esse o caso, esse passaporte diz o local onde foi emitido ? Por acaso não mencionará qual o Governo Civil onde foi emitido ? E tem a certeza na data ? Pergunto isso porque 18/05/1913 calhou a um Domingo, e não é normal os organismos oficiais trabalharem ao Domingo.

Mencionou ainda Aveiro e Lisboa como locais que constam nos documentos de Thomaz. Que documentos são esses ? E, já agora, como descobriu que os pais de Thomaz eram naturais da Sabacheira ? Foi pelos documentos deles ou pelos documentos do filho ?

Desculpe tanta pergunta, mas é apenas para tentar ajudá-la.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349860 | lauragouvea | 03 set 2014 03:29 | Em resposta a: #349809

Prezado, bom dia.
Tenho interesse noregistro de batismo de THOMAZ MENEZES, filho de Francisca Eugenia Borges e Manuel Nunes de Menezes, nascido em 15.09.1903.
No "Registro de Estrangeiro" feito no Brasil, a Francisca Eugenia Borges (de Menezes, após casada), nascida em 01.12.1883 ou 14.08.1882, apresentou passaporte emitido por Santarém, em maio (dia 13 ou 18,está ilegível), dizendo ser originária de Santarém. .Entretanto, solicitando o passaporte e batismo ao ADSantarém, disseram-me não tê-los encontrado.
No assento de óbito de Manuel Borges de Menezes, informa-se que a sua Freguesia de origem era Sabacheira, e achei o seu assento de batismo em Sabacheira.

Sou grata.

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349861 | lauragouvea | 03 set 2014 03:36 | Em resposta a: #349809

Prezado, os documentos de Thomaz Menezes dizem-no procedente de:

. Aveiro: certidões de casamento (civil e religioso)
. Lisboa: certidão de óbito e registro de pessoal na empresa que trabahou no Brasil até aposentar.

Quanto ao pasaporte de Francisca Eugenia Borges, sua mãe, não há menção da entidade portuguesa que o emitiu, mas, somente, a data de sua emissão e o Distrito (Santarém), que creio eu ser o de suas origens e moradia ao tempo da imigração para o Brasil.

Grata


Grata.

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349908 | lauragouvea | 04 set 2014 13:46 | Em resposta a: #349809

Prezado, os documentos de Thomaz Menezes dizem-no procedente de:

. Aveiro: certidões de casamento (civil e religioso)
. Lisboa: certidão de óbito e registro de pessoal na empresa que trabahou no Brasil até aposentar.

Quanto ao pasaporte de Francisca Eugenia Borges, sua mãe, não há menção da entidade portuguesa que o emitiu, mas, somente, a data de sua emissão e o Distrito (Santarém), que creio eu ser o de suas origens e moradia ao tempo da imigração para o Brasil.

Grata


Grata.

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349922 | MCNN | 04 set 2014 22:29 | Em resposta a: #349809

Boa noite Laura

Estive a dar uma vista de olhos à ficha no registo de estrangeiros de Francisca Eugénia Borges e conclui-se que, a menos que a pessoa que preencheu a ficha se tenha enganado, ela apresentou um passaporte emitido em Santarém em 18/05/1913.

Admito como provável que, aquando da elaboração dessa ficha, tenha havido um lapso na transcrição da data (para todos os efeitos o passaporte teria em 1944 mais do que 30 anos e a data poderia ser já pouco legível), mas a haver lapso seria no dia e não no mês ou ano. A família iniciou viagem no final de Maio de 1913 pelo que o passaporte teria de ter sido tirado pouco tempo antes.

Já acho bastante improvável que tenha ocorrido qualquer lapso na transcrição do local de emissão do passaporte, pelo que deve ter sido mesmo emitido em Santarém. Mas nunca se sabe ...

Assim sendo, acho bastante estranho que o Arquivo Distrital de Santarém não tenha encontrado o passaporte. Quando pediu ao Arquivo que procurasse o passaporte, pediu para procurarem em que nome ? O mais provável é que tivesse sido passado apenas um passaporte, no nome do pai, e que incluia a mulher e os filhos que viajariam como acompanhantes. Mas podem também ter sido emitidos passaportes individuais.

Agora quanto à naturalidade de Francisca Eugénia Borges, a ficha apenas menciona que ela era natural de Santarém. Ora isso tanto pode querer dizer que ela era natural da cidade de Santarém ou então que era natural do distrito de Santarém.

Pelo que percebi, o único assento de baptismo que localizou foi o de Manuel Silva Nunes de Menezes. Mas chegou a pedir cópia desse assento de baptismo ? Em caso afirmativo, viu se esse assento tem averbado à margem o casamento de Manuel Silva Nunes de Menezes com Francisca Eugénia Borges ?

Se tivesse era importante pois permitir-lhe-ia localizar o casamento, e o casamento deve conter o local de onde Francisca Eugénia Borges era natural.

Creio que o mais provável era que Francisca Eugénia era natural de outra qualquer freguesia do concelho de Tomar, tendo os filhos sido lá baptizados. O problema é que os livros de Tomar não estão consultáveis online ...

Mas há um pormenor bastante estranho, que é a menção nalguns registos de que Thomaz era natural de Aveiro. Mais uma vez essa indicação é bastante vaga, pois a ser verdadeira tanto poderia querer dizer que ele era natural da cidade de Aveiro como que ele era natural do distrito de Aveiro.

Se, por hipótese, ele fosse mesmo natural do distrito de Aveiro, então não será de excluir a hipótese da família se ter mudado para esse distrito e de ter sido em Aveiro que o passaporte tenha sido solicitado. Assim sendo, creio que nao perde nada em pedir ao Arquivo Distrital de Aveiro que procure o registo de um passaporte emitido em Maio de 1913.

Eu já procurei nos livros com os registos dos passaportes de Lisboa e não encontrei nada nos nomes em questão em Abril e Maio de 1913.

Desculpe não estar a conseguir ajudá-la grande coisa, mas o caso que tem em mãos é complicado, e o facto dos livros paroquiais de Tomar não estarem ainda disponíveis para consulta online não ajuda nada.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349926 | lauragouvea | 05 set 2014 00:32 | Em resposta a: #349809

Prezado Mário, boa noite.
De início, agraceço muitíssimo a sua boa vontade em ajudar-me.
Você entendeu muito bem a minha mensagem.
Tenho o registro de batismo do bisavô Manuel, da Freguesia de Sabacheira, que só descobri ao olhar a sua certidão de óbito, e nela, não há qualquer averbação.
Possivelmente, quando a bisavó Francisca Eugenia apresentou o passaporte, ele não era de Santarém que é o Distrito ou cidade de origem dos mesmos (casal), mas, sim, Aveiro, como você também acha.
Ontem pedi os passaportes em nome de todos eles à Aveiro, Santarém e Lisboa (arquivos distritais).
Amanhã vou à Policia Civil em São Paulo, pois também consegui a identidade brasileira do avô de meu marido, e verei no prontuário se há alguma informação da freguesia de origem.
Sou grata por ter procurado nos arquivos as informações de que eu preciso.
Abraço

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349928 | mila1000 | 05 set 2014 00:57 | Em resposta a: #349809

Laura,
Localizei o cartão de imigração de sua avó no familysearch:
Francisca eugenia borges pagina 431
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1971-37582-26448-4?cc=2140223&wc=MY5V-VZS:1056966001,1057099301

pagina 432
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1971-37582-26475-7?cc=2140223&wc=MY5V-VZS:1056966001,1057099301

Após 1930 todo imigrante,pela lei, tinha que se apresentar na Policia Federal,e,tinham apenas o passaporte como documento,onde conseguiam o registro de estrangeiro.Quem possui a microfilmagem da pasta do imigrante é o Arquivo Nacional do RJ ,através de e-mail com todos os dados,chegada no Brasil,navio,etc...eles informam o que possuem,é um serviço pago,não é caro.

Mila

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349931 | lauragouvea | 05 set 2014 03:14 | Em resposta a: #349928

Cara Mila, boa noite.
Eu já tenho a RE da Sra. Eugenia. É nela, no verso, que está assentado ser ela de Santarém, mas não diz a Freguesia.
Ontem pedi ao AN do Rio de Janeiro, o RE do marido dela, Manuel e de um dos filhos mais novos, pois são só dois anos de diferença de nascimento entre este e o avô que tanto buscamos.
Assim mesmo, muito obrigada por sua ajuda.
Gostaria de saber onde está o cadastro de estrangeiros quando desembarcaam no porto, no dia da sua chegada. Se houver este documento, talvez tenha a sorte de encontrá-lo.
Amanhã, bem cedo, vou à Policia Civil-Instituto de Identificaçao (RG´s), para tentar localizar o cadastro dele. Tomara que tenha sorte, pois tenho o RG brasileio dele, emitido por São Paulo.
Grata, querida.

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349952 | mila1000 | 05 set 2014 16:34 | Em resposta a: #349809

Laura,
No Museu da Imigração em SP é onde encontram-se documentos sobre os imigrantes que desembarcarm em Santos,eu tenho um documento emitido por eles onde atestavam o desembarque de minha avó.
A chegada de manoel,Eugenia e os filhos estão aqui:
http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=09A&pagina=038&familia=34220
Quanto a lista de bordo que eles possuem nao há Navio Samara em 19/06/1913,talvez não esteja microfilmado,teria que falar com eles.
Museu da Imigracão-Rua Visconde de Parnaiba.1316-Brás/S.Paulo fone (011)2692-1866
http://museudaimigracao.org.br/o-museu/informacoes/

Você acessou o link que mandei antes?O cartão de imigração de Eugenia está legivel nas duas páginas(datilografado)

Mila

Resposta

Link directo:

busca de Freguesia

#349957 | lauragouvea | 05 set 2014 20:49 | Em resposta a: #349809

Sim, Mila,ja pesquisei muitissimo e o Arquivo Nacional enviou-me o desembarque e is prontuarios de RNE, mas nao ha a Freguesia.
Acabo de vir do Instituto de Identificacao de SP e tb do Arquivo do Estado, e, nada.
Achei o batismo do pai dele pq no obito ten a a Freguesia, mas, dele, nada, nem mesmo nos livros de RNE e certdao/habilitacao de de casamento civil e religioso.
Mto obrigada pot tudo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 jun 2024, 12:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen