Ajuda: O barão de Samões tinha algum irmão?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda: O barão de Samões tinha algum irmão?

#349842 | anitacoelho | 02 set 2014 17:34

Boa tarde

O meu bisavô chamava-se Manuel Pedro e nasceu em 1855 em Alfandega da Fé.

O seu padrinho era Manuel de Almendra. Quer-me parecer que este seria irmão do Barão de Samões-João Pedro Gomes de Almendra, nascido em 1812. Contudo, dado que os registos paroquias de Vinhais não se encontram on-line, por acaso alguém tem conhecimento da existência de algum irmão do barão de Samões, chamado Manuel?
O meu obrigada

Resposta

Link directo:

Ajuda: O barão de Samões tinha algum irmão?

#349856 | RCCORREIA | 02 set 2014 22:53 | Em resposta a: #349842

Atendendo a que tem este sobrinho deverá ter tido pelo menos um irmão/irmã

"ALMENDRA, António Augusto Gomes de

nasceu em 2.6.1853 em Vila Flor, sendo sobrinho do Barão de Samões. Foi Juiz na Comarca de Vila Flor e, mais tarde, Juiz de uma das Varas cíveis de Lisboa. Foi em 1920 que ele e o Dr. António Alexandre de Matos ressuscitaram (em Lisboa) o Clube Transmontano e criaram a Associação dos Transmontanos. Este ilustre Juiz de Vila Flor foi daqueles que viu o seu retrato pintado pelo "Labisga", alcunha do pintor António Manuel de Moura. Este ilustre pintor de Vila Flor realizou vários retratos a óleo. E um desses retratos foi o do Dr. António Augusto Gomes de Almendra. Faleceu em 12.9.1935.

In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura. "

Resposta

Link directo:

Ajuda: O barão de Samões tinha algum irmão?

#376265 | Mar2006 | 16 dez 2016 19:56 | Em resposta a: #349856

O pai deste Juiz, Dr António Augusto Gomes de Almendra chamava-se Manuel Carlos Gomes de Almendra, natural de Vinhaes e era casado com D. Julia Amélia Pereira.
Tiveram pelo menos duas filhas, uma das quais D. Maria da Natividade Gomes de Almendra, nascida em Vila Flor a 8 de Setembro de 1895 (não descobri o assento de nascimento pois não sei a freguesia e faltam muitos registos) e casou em 24 de Novembro de 1921 com António Freire de Magalhães de Pina Callado, filho do Barão de Teixoso. Esta distinta e nobre senhora viveu sempre em Teixoso, Covilhã e não teve descendência. O seu marido legou todos os seus bens, incluindo a casa de residência a uma Fundação no Teixoso, que desenvolve a sua acção benfeitora a favor dos idosos.
Conheci muito bem este casal Antonio de Pina Callado e a sua esposa D. Natividade Almendra.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 17:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen